Jogo de produção e desenvolvimento brasileiro, feito pelo estudio miniboss, ganhador do concorso e-games de 2010 do Senac.

O Personagem

Talbot é uma bolinha amarela, com perninhas, bracinhos, olhos pequenos e tristonhos, uma boca grande e de um carisma e simpatia gigantes. É o tipo de personagem sempre disposto a ajudar os outros por pura e simples ingenuidade e bondade. Um Winged Minion que obedece as ordens do Lord do Mal Pakku, o qual ele sempre chama de “mestre”. Talbot é muito desprezado por ele, mesmo com todo o esforço do minion. Sempre está reclamando, por mais que o coitado realize as tarefas mais perigosas incubidas a ele.

Os controles

As setas direcionais do teclado movimentam o personagem para frente, para atrás ou para baixo (caso esteja no ar). Quando seu personagem está voando a seta para baixo é usada para dar um STOMP para destruir bloqueios que obstruem passagens nas fases.

A tecla “X” funciona como um botão de ação no jogo, as vezes para responder um YES ou NO, ou para acionar algumas estátuas.

A tecla “P” pausa o game.

A tecla Z ou “Barra de espaço” serve para pular e apertada consecutivamente faz o Talbot voar.

O jogo

No jogo você deve ir atrás dos ingredientes que o lord do mal manda talbot procurar. No começo de cada fase é mostrada uma lista com o que deve ser coletados ao longo do percurso. Existem armadilhas espalhadas pelas fases, como espinhos, dardos lançados por dispositivos na parede, machados que ficam pendendo de um lado para o outro e etc. Além disso, é possível coletar os baby ghosts. Quanto mais você coletá-los, mais a sua luz aumentará, já que as fases são escuras, praticamente calabouços mal iluminados. Durante seu caminho existem estátuas, que podem ser usadas para iluminar toda a tela lhe mostrando assim possivéis passagems escondidas na fase, porém elas iluminam muito rapidamente, apenas um flash em um lampejo, então prepare sua memória ao aciona-las, pois elas tem um limite de uso (3 vezes), até se destruirem. Outro elemento encontrado nas fases é um mercador, que lhe vende itens ou abre portas fechadas ao preço de baby ghosts.

O humor é simples e engraçado. É muito legal ver como o character design do Talbot nos passa uma certa simpatia e ingenuidade de sua parte, o que torna suas piadas simples e muito divertidas, devido ao carisma que nos é passado pelo personagem.

O design do jogo é simples: gráficos em 2D, com animações bastante simplório, mas que não tiram a diversão do jogo, muito pelo contrário, nos deixa muito confortável como se estivéssemos jogando os jogos da nossa infância (vide Super Meat Boy). O level design das fases é bem escuro, afinal você é um ser das profundezas e por lugares assim andará (ou melhor voará), como torres, porões, campos de batalha repleto de mortos, poços, etc.

A trilha sonora é um show a parte. Achei sensacional, lembrando bem o clima das animações do Tim burton, como por exemplo A Noiva Cadáver ou O Estranho Mundo de Jack. Me surpreendi ao ouvir uma trilha dessas e saber que toda ela é original e desenvolvida pelo próprio estudio brasileiro, é de se orgulhar mesmo.

No entando, o jogo é apenas uma versão beta, por isso possui apenas cinco fases para você testar o jogo. Infelizmente não temos ainda a sua versão final, porém, você pode ajudar na conclusão do game, relatando bugs, dando dicas para sua melhoria e etc. Tudo isso através de um fórum de jogo indies, no qual também é possível fazer o download dessa versão beta. Por questões comerciais, o jogo pode ser jogado tanto no idioma inglês, como em português brasileiro. Legal, não?

Baixe talbot e tire as suas conclusões. Fiquei impressionado com a qualidade do jogo, mesmo ele ainda sendo um beta e é muito gratificante saber que existem talentos assim no nosso país. Um jogo belo e artistico, que torcemos para um dia dar as caras na PNS, live arcade ou steam.

Faça download do jogo e reporte seus bugs aqui.

Genilson Santos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

22 Comentario(s)

  • RogerDKS 5 anos atrs

    Opa!
    Para ser sincero, não é o tipo de idéia que me desperte muito a atenção, mas o fato de haverem brasileiros envolvidos em sua produção vale o download…

    Ainda em tempo, o link tá zoado.. Tem com o postar um novo?

    • inominavel 5 anos atrs

      RogerDKS

      este Link aqui esta funcionando
      http://www.indiedb.com/games/talbots-odyssey-part

      cara, também não era o tipo de coisa que me chama atenção, mas dei uma chance para o projeto e me surprendi, acho que vale apena o download, e fale aê o que você achou, fiquei impressionado com qualidade do jogo, ainda mais por ser brasileiro, onde o mercado de jogos produzidos aqui é muito pequena.

      • RogerDKS 5 anos atrs

        Só para constar, terminei hoje o download (tava meio corrido) e finalmente consegui jogar uns minutinhos… Minha primeira impressão foi boa, trilha sonora digna e gráficos razoáveis… O humor presente na história é suave, porém perceptivel… Jogarei mais depois para ter novas considerações, mas pelo menos já valeu o download ^^

        Ainda em tempo, bela idéia de review!

        • inominavel 5 anos atrs

          Que bom que curtiu! e que vai dar uma chance para o jogo! comenta ai depois suas considerações finais depois de terminar o BETA.

    • diegogc 5 anos atrs

      link consertado =)

  • inominavel 5 anos atrs

    Me perdoem pelos erros de digitação! primeira vez que faço um review na minha vida! e obrigado FenixDown por me motivar a começar a fazer tal coisa, prometo melhorar minha digitação =/

    Para as demais pessoas que não estiverem conseguindo acessar o download, segue aqui um link funcionando.
    http://www.indiedb.com/games/talbots-odyssey-part

  • Esse jogo foi muito bem feito, a equipe do MiniBoss realmente é talentosa.

  • henrique 5 anos atrs

    Caraca, jogo muito foda. E qualquer elogio não é "para um jogo nacional", não. Ele dá surra em muito jogo por aí na maioria dos aspectos. A arte do jogo tem um estilo bem sólido, a jogabilidade não é um simples mais-do-mesmo, e a trilha sonora é, putz, sem palavras. Parece de filme.
    Jogo de qualidade mesmo. Que orgulho, rapaz!

    • inominavel 5 anos atrs

      Eu tive essa mesma impressão, nem parece coisa feita aqui mesmo né? e a trilha sonora é com você disse ai mesmo,uma coisa de filme! a qualidade é muito grande!
      Mas que bom que você deu uma chance para o jogo,testou e gostou! e sério mesmo… quero muito jogar a versão final desse jogo, se o BETA já me deixou assim, estou muito afim de jogar a versão final quando sair, e quem sabe né, futuramente não sai um review da versão final!

  • marcoaps19 5 anos atrs

    O review ficou ótimo. parabéns Sr. Iniminável.

    Quanto ao jogo achei muito bom. A jogabilidade é muito boa, mas a arte é o que se destaca. Uma boa dica é ouvir o podcast que o Café com Games fez com o pessoal da Mini Boss. Muito bom.

    Mini Boss – http://studiominiboss.blogspot.com/
    Podcast – http://www.cafecomgames.com/podcast-27/

  • Angiuli 5 anos atrs

    Primeiro, parabéns pelo review, fez uma ótima avaliação do jogo; segundo, a qualidade do jogo é realmente excelente, o design é simples e bonito, a jogabilidade é divertida e intuitiva e os personagens bem carismáticos e a trilha sonora é realmente espetacular e (na minha opinião) o maior destaque do jogo. A única coisa que achei que faltou foi uma dificuldade maior nos puzzles.

    Vale ressaltar também as várias referencias a outros jogos como Zelda ("Manter fadas em garrafas é um crime"), Portal ("The stew is a lie!") e Resident Evil 4 ("What are you buying? What are you selling?").

    • henrique 5 anos atrs

      Sim, também gostei das referências. Tá cheio de detalhes que enriquecem muito o jogo.

      "Meu nome é Nikolai Percyval Crus, mas meus amigos me chamam de NPC."

    • inominavel 5 anos atrs

      CARACA!! agora que você falou… verdade! são mega referências, e outra coisa também é se você notar na vendinha do cara lá, tem dois cogumelos no balcão, um vermelho e outro verde(certamente uma homenagem ao mário)

      Seu comentário concerteza acrescentou mais ao post, valeu!

      Meu nome é Nikolai Percyval Crus, mas meus amigos me chamam de NPC hauhaua essa foi uma piada boa do jogo!

      Sem contar no final do beta né? plotwist maneiro! hehehe só não vou contar pra não estragar a experiência de que for testar esse jogo!

  • Parabéns pelo review, Inominável!

    Fiquei bastante curioso pelo jogo, estou baixando na minha cipó-net aqui (tá acusando mais 20 minutos pra baixar os 20 MB restantes)

    Uma coisa ficou clara: se tem uma forma de o Brasil conseguir entrar no mercado de games é através das indies da vida. Essa geração tem algo que era visto muito pouco nas anteriores: a força de um jogo independente apoiado na Internet e na comunidade gamer.

  • Guest 5 anos atrs

    Galera, apenas para constar : e equipe MiniBoss também desenvolveu o jogo Planetary Plan C, que foi premiado entre os 10 melhores do Global Game Jam 2011 – http://glo.bo/ezut7y

  • Pessoal, esse é um dos reviews mais legais que eu já vi sobre o nosso jogo! Muito obrigada, de todo coração, não só pelo review fantástico, mas também pelos comentários! Beijo grande!

    • diegogc 5 anos atrs

      que legal ver o pessoal do MiniBoss aqui! Parabéns pelo trabalho de vcs!