Fala galera!

Criar uma ilustração como fã de um game é um trabalho prazeroso, porém você não recebe nada por isso, a não ser satisfação pessoal. Mas tem muita gente talentosa que acaba indo ilustrar pra desenvolvedoras e criando o conceito de tudo o que for visual no jogo: itens, personagens, ambientes. Ou seja, esse trabalho árduo e fundamental, se bem feito e bem avaliado, é quem vai definir a beleza e funcionalidade de todos os elementos do game.

Esse é o caso de Matt Rhodes, um canadense que acabou caindo na Bioware e fazendo concept art para grandes franquias como Mass Effect e Dragon Age, sendo ele hoje quem comanda a área de concept da produtora. A arte do cara é incrível, e você consegue perceber seu estilo em muitos detalhes dentro e fora dos jogos (como por exemplo em imagens de divulgação).

Só pra exemplificar, ele é um dos responsáveis pela armadura da Tali’Zorah, que quem jogou sabe que necessitava ter toda a carga referencial ao Oriente Médio além de ser funcional para a deficiência biológica dos Quarians.

Ah! E é com ele que você tem que reclamar se não curtiu a mudança visual em Dragon Age 2!

Uma pergunta: você ficou de queixo caído quando viu o Illusive Man pela primeira vez, sentado naquela sala com um planeta brilhante ao fundo?

Pois saiba que foi o Matt quem criou o conceito tanto do personagem quanto do ambiente. E a ilustração do dia é justamente esse conceito fodástico:

Na galeria, você confere conceitos dos aliens de Mass Effect, uma série de conceitos interessantes pro visual da Subject Zero, além de outras artes conceituais. Menção honrosa ao concept de Wrex Rei!

Tem mais coisas em seu site, mas vão achar bem mais conteúdo em seu blog.

E pra fechar, deixo um video de uma entrevista com o próprio Rhodes enquanto ele produzia o concept de Mass Effect 2. No video, dá pra perceber como é necessário uma infinidade de ilustrações pra se chegar ao resultado final, aquele que realmente vai ser levado adiante pra galera que faz a modelagem 3D.

Grande abraço, até semana que vem e não esqueçam de comentar.

Lucas Bronze

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

10 Comentario(s)

  • The C 5 anos atrs

    Achei sensacional a arte do cara. Ainda não joguei Mass Effect 2 (shame on me), mas o conceito do Illusive Man inserido nesse ambiente é fantástico, tirei o chapéu. As concept arts do Dragon Age 2 mostram a maestria com que o cara trabalha tanto ambientes de fantasia medieval quanto sci-fi. No mais, coluna cada vez mais foda. Vida longa à Artwork.

  • sou fanatico pelos dois jogos e sempre que vejo algo relacionado a eles fico maluco, ja conhecia um pouco dessas artes mas nao todas

  • Sushi0 5 anos atrs

    Gosto de fanart, mas gosto mais ainda de artwork originais.
    O desenho mostrando a evolução do conceito do Salarian ficou muito maneiro.
    Parabéns pela coluna e que venha mais dela.

  • Nossa cara, que incrivel as ilustrações desse cara, e eu adorei a mudança de visual de dragon age (nao a hud, menu e tal, mas sim o concept mesmo).

    Sério, adoro sua coluna, mto bom conhecer artistas! Sempre da uma pitadinha na sua força de vontade rs
    Abss

  • Primeiramente parabéns pela coluna Lucas,sempre fui fã do trabalho do Matt Rhodes ,mas nunca havia visto alguns dos trabalhos que você mostrou inclusive a dos Krogans virou o meu WallPaper.

  • Hadjin 5 anos atrs

    Pera, quem mudou o visual de DA2 não foi o diretor de arte? Fiquei confuso agora.

    O trabalho dele é excelente. Ainda mais em Mass Effect, que tem muito detalhe visual e da muita importancia a isso.

    • lucasbronze 5 anos atrs

      Ele álem de concept artist, é lead designer também, ou seja o diretor de arte. lol