Olá, aventureiros desbravadores de terras longínquas!

Atendendo a pedidos, o CGC desta semana falará sobre RPG’s!!!

Saiba o porquê de tanto apego à esse estilo de jogo. Entenda a importância dele para nós gamers e veja o quanto a Square contribuiu para a massificação do gênero e as semelhanças entre Chrono Trigger e Dragon Quest. E como uma boa coluna saudosista, relembre momentos de alegria e imersão em alguns jogos que marcaram suas tardes com maravilhosas histórias!

Nosso Pio: @michelvvs e @fenixdown

Contatos imediatos de 1º grau: michel.vvs@gmail.com

É nóis que recussita, Fênix Down!

Michel Victor

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

46 Comentario(s)

  • Marlon_Vienna 5 anos atrs

    ja havia dito e repito , melhor coluna do site! claro , todas são muito boas e interessantes, mas para um “coroa” como eu , essa aqui em especial sempre tras ótimas lembranças.

    sem falar que adoro ver meu filho jogando esses RPGs classicos, os quais muito joguei tbem mas hj infelizmente não tenho mais tanto tempo para me dedicar novamente a um

  • diegogc 5 anos atrs

    se nao me engano, a musica é de DK2 … mas a versao é do serios monkey business do OC remix.

    Se chama rare respite… remix da musica original jib Jig
    to certo ? Se nao, shame on me pq essa e´a minha trilha favorita de todos os tempos

  • zabuzagxb 5 anos atrs

    Gostei muito do vídeo, embora eu não tenha passado minha infância com jogos de RPG's (Talvez um dos motivos de ser o gênero que menos curto). A parada de imersão é fantástica, o enredo é foda… mas ainda não sei pq não consigo gostar muito de RPG's, talvez seja pela grande maioria deles terem aquele j'eito' de se jogar, turno e talz.

    Parabéns Mika! Mi-kativou ^^

    • mika_souza 5 anos atrs

      Bro, tenho uma teoria sobre os RPGs: sempre faço analogia à livros grossos ou filmes longos. A barreira inicial é a complexidade e o tempo à ser gasto neles. Mas quando se dá uma chance, poucos são os que se decepcionam, principalmente depois de imergir na história. q viagem, né?

      Eu por exemplo nem sou um grande jogador de RPGs, jogando apenas as franquias obrigatórias e tal.

      Mi-kativou foi boa huahuauhauh!

  • Squallnathan 5 anos atrs

    Excelente vídeo! Nostalgia pura. Pra mim, foi o melhor video até agora. Só um adendo, Dragon Quest não era da Square, e sim da Enix, que na época eram empresas diferentes.

    PS: a música de Fly não era chata. =/

  • Drugue 5 anos atrs

    RPG, ta ai três letrinhas que me deixam mais feliz….rs
    Sempre gostei de RPG, comecei jogando os RPGs de mesa, os quais eu coleciono e jogo até hoje, mas é claro que como um gamer eu não podia ficar de fora da jogatina digital né? Lembro de muitos clássicos que joguei e realmente "amei", mas acho que o que verdadeiramente fez minha cabeça não entra como um clássico ainda, estou falando de Grandia, foi a primeira vez que eu vi uma "boa" dublagem em um jogo e o enredo é ótimo.
    Parabéns mais uma vez pela coluna, ela está a cada dia melhor!

  • diegogc 5 anos atrs

    mas nunca disse q essa era a minha favorita
    falei isso no cast do meia lua x e até mesmo em um nerdrops q participei
    a minha preferia é a bramble reprise… sempre será
    e antes dela era a propria stickerbrush symphony

  • inominavel 5 anos atrs

    Depois de ler aqui os comentários, estou me coçando para ver o video, mas como você no tubo é bloqueado aqui no trabalho, vai ter que ficar pra mais tarde =/ , CGC é a minha coluna preferida aqui no Fênix Down!

  • Drugue 5 anos atrs

    Porra… Nem me fale… a musica tema do jogo, que sempre se repete por mais imperceptível em cada um dos momentos fodas é simplesmente brilhante. Fora que tudo no jogo é bem feito, ah, não tem como, mesmo tendo uma quantidade absurda de trackback Grandia é O jogo pra mim.

    • inominavel 5 anos atrs

      É cara, pena que hoje em dia não fazem RPG's tão envolventes assim e Épicos!! claro que temos Mass Effect e Dragon Age, são ótimos! mas sei lá… ainda assim acho os antigos melhores, uma pena os JRPG's terem perdido a mão de fazerem bons RPG's….. Grandia é realmente um GRANDE RPG!

      • Drugue 5 anos atrs

        Falou tudo, temos ótimos RPGs hoje em dia, mas o problema é que nenhum é o que Grandia é, até hoje ele é um ótimo jogo, e hoje ta bem difícil ver jogos tão profundos e completos quanto ele. Temos ótimos jogos, ninguem tem como negar isso, mas ainda assim eu sempre acho que falta algo em alguns deles. Grandia eu acho que é o jogo completo…rs

  • KrazyFox 5 anos atrs

    A trilha sonora ficou meio alta, quase não prestei atenção no que você tava falando pra ficar ouvindo ela. XD

    Mentira, nem prestei atenção mesmo, vou ter que ouvir de novo. =P

    • mika_souza 5 anos atrs

      realmente eu aumentei o bgm em relação aos outros vídeos, mas não resisti, a música é muito EPIC WIN!

  • SeoCrispim 5 anos atrs

    Cara, gostei bastante desse CGC.
    Por coincidência eu ando jogando exatamente 2 RPG das antigas no meu PSP.
    Chrono Trigger versão de PSX com animações, que são muito boas, e FF IV nessa versão remasterizada pra PSP.
    Na minha tenra infância eu tive tanto um Master como um Mega Drive, mas nunca joguei até hoje Phantasy Star. Nem versões recentes eu fui atrás. Outro que nunca joguei foi o famoso Dragon Quest.
    Tirando esses dois, todos os outros eu joguei, nem que fosse só um pouquinho.

  • 0martinelli 5 anos atrs

    Digo e repito, melhor coluna do FD!

  • Escolhido 5 anos atrs

    Eu me odeio por nunca ter jogado Chrono Trigger =/

  • espantalho555 5 anos atrs

    Mais uma vez o vídeo tava muito bom

    Mas não é só de japoneses que vivem o RPG e pra mim faltou vc falar dos títulos que sairam pra pc nos nos 1990, como Diablo, The Elder Scrolls entre outros.
    Tudo bem que os JRPG sempre foram mais famosos no passado, mas hoje em dia eles são um saco!

    Aliás, não sei por que vc colocou a música do DK2 como trilha e não de um Final Fantasy, mas ele se encaixou perfeitamente! E PQP que música linda!

    • mika_souza 5 anos atrs

      brother, o intuito do CGC é fazer vídeos curtos mesmo, falando de apenas alguns jogos do assunto, não só pra manter o formato, mas pra dar margem pra eu voltar a falar do assunto, entende?

      Sobre a trilha, eu estava escutando ela no mesmo dia da edição, e vi o quanto ela tem a ver com o mundo meio árcade ,medieval, sabe?
      q bom que gostaram!!

  • RogerDKS 5 anos atrs

    Lembrei de um bom joguinho de SNES no Zelda Style… Lagoon, alguem ai jogou??

  • Squallnathan 5 anos atrs

    Aquele que não deve ser nomeado, o John Williams não é o compositor da abertura não. Quem compôs foi o Noriyuki Iwadare que também trabalhou na trilha de Lunar.

    Eu adoro Grandia e acho ele melhor que muito RPG famosinho por aí, que tem espadas gigantes e heróis meio emos… Infelizmente é um jogo muito underrated.

    • inominavel 5 anos atrs

      sim sim… verdade, esse é o nome do cara, mas foi john willians que foi o maestro então, tem o nome dele lá no meio da música, ou então foi a orchestra dele, não sei ao certo, mas ele esta envolvido no meio.

  • inominavel 5 anos atrs

    RPG é o estilo que eu mais jogo, simplesmente porque eles suprem a minha imaginação de aventuras, obras como Final Fantasy,Chrono Trigger,Grandia,Wild Arms,Xenogears, entre outros são os jogos que me deixaram imersos em seus universos, O CGC dessa semana foi magnifico e mágico como esse estilo de jogo! muito bom!!!
    Agora é esperar pelo da próxima semana!!!

  • Julinho-Rockman_kun 5 anos atrs

    Clap, Clap, Clap

    Ouviu isso?
    Minhas palmas pra ti cara… muito foda o video dessa semana…

    e realmente não tem como não se arrepiar ao ouvir falar de Chrono Trigger

    Parabens mesmo cara ^_^

  • Realmente essa é uma das melhores colunas do site, esse vídeo foi bem nostálgico. Na minha infância joguei muito JRPGs e não joguei quase nada de RPGs ocidentais, hoje em dia simplesmente não suporto mais JRPGs, só depois de adulto que comecei a jogar os RPGs ocidentais que existiam na minha infância, e ainda estou recuperando o tempo perdido, tem muito jogo para jogar ainda.

  • Eu nunca tive experiências com histórias infantis ou contos fantásticos, as unicas histórias fantásticas da minha vida foram a de Final Fantasy's e meus saudosos RPG's <3 Quando eu era pequeno, não entendia muita coisa por não dominar a lingua de tio sam, mas foi responsavel pela montagem da grande imaginação que acredito possuir hoje em dia. Já na minha adolescencia, meus livros foram alguns dos RPG's e hoje quase não jogo pela falta do preciosos tempo necessário para estes grandes poços de personagens complexos e profundos.

    Obrigado Senhor Michel, por essa experiência que meche com meu estomago e arrepia os pelos dos meus braços. (Isso foi gay, mas foi de coração!) Continue assim os CGC's são algo sagrado a minha terça. (:

  • COMO ASSIM HOJE É QUARTA?

  • TERRANIGMA NO FINAL!
    quase chorei =~

  • Ricardo Pasqual 5 anos atrs

    Ta ficando cada vez melhor manolo. Boto fé. =D

  • Freddie Penido 5 anos atrs

    ocarina of time>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>a link to the past

  • lucasbronze 5 anos atrs

    Parabéns cara, esse foi o melhor CGC de todos! E quanta nostalgia, putz, mesmo que a maioria dos rpgs classicos eu não tenha feito final, lembro de todos. =)

  • Eu sei que não se compara aos renomados títulos de RPG , mas marcou para mim foi o título
    Shining Force III – Sega Saturn
    Alguém + jogou???

  • Sushi0 5 anos atrs

    Caramba video ficou foda de mais!
    É muito nostalgica essa coluna, ver esse RetroPGs me fizeram voltar no tempo… ah como era bom.
    RPG é um dos se não o genero que mais gosto e graças a Square que fez dois do melhores jogos que já joguei Vagrat Story e Legend Of Mana.
    Agora vou voltar para o FF IV aqui. até…

    Parabéns e por favor contiune!

    Ah e ficou foda a imagem final do video xD

  • mathgss 5 anos atrs

    Caramba só de ver o pedacinho de chrono trigger já me tras memórias, muito bom o episódio.

  • Legend == Lenda, mas entre outras Legendas ^^

  • Nunca comentei no CGC antes, mas acho essa, sem duvida, uma das melhores colunas do Fenix Down. O cara manda mto bem, o texto é excelente e ainda por cima curto a edição. Mto foda.

    Parabens ^^

  • Fábio Guedes,25,DF 5 anos atrs

    Difícil prestar atenção no texto com essa trilha espetacular. Eu podia jurar que era um remix do Chrono Trigger! Dos 18 ótimos episódios, esse se destaca pela nostalgia que causa. Por causa da maldição, só pude jogar o SM RPG e Chrono Trigger em emuladores há uns 8 anos. Hoje estou "desamaldiçoado" , comprei um DS e logo, logo irei rejogá-lo. "Eu subestimei essa joça…" Muito bom. Ah, para quem apanhou um pouco para descobrir o nome da trilha, é a faixa "1-04 Rare Respite (Jib Jig) [Patrick Burns]" do album "Donkey Kong Country 2 – Serious Monkey Business", by OCRemix

  • FelipeRaabe 5 anos atrs

    Ah, ótima matéria =D
    Nostalgia lá em cima….
    Mas só tenho que comentar uma coisa, Phantasy Star não veio bem para disputar outros RPGs já existentes, pois não existiam concorrentes significativos na época, já que Final Fantasy foi lançado apenas 2 dias antes de Phantasy Star.
    Lí certa vez que o projeto de Phantasy star foi mais demorado que final fantasy, o que indicaria que ele foi iniciado antes, mas a fonte não era confiável =p
    Inclusive, Phantasy Star não seria escrito com "Ph" só pra parecer diferente de Final Fantasy (como já ouvi por aí), afinal, o nome Final Fantasy não apresentava nenhuma grandiosidade até ser lançado. Só foi coisa de japonês querendo parecer hi-tek.

    P.S.: Nota-se que existe um fanboy de Phantasy star por aqui… Desculpe, não posso resistir…