Pegue seu pincel mágico (não é uma metáfora para outra coisa seu pevertido) e acompanhe Amaterasu em uma grande aventura contra demônios que assombram o mundo! Isso mesmo pessoas, o GamerDivã dessa sema é sobre a obra prima da Clover Studios, Okami!

Chutando as regras de etiqueta que gosto, religião e preferência de console não se discute, vamos ao fundo no verdadeiro sentido da trama, explicando a moral e a crítica a religião que o jogo revela disfarçado de um lobo muito talentoso e um sidekick irritante!

Aviso: Spoilers sobre a batalha final!

Fernando X de Megaman X! Não de pornografia ou de Xuxa!

Facebook Twitter YouTube 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

24 Comentario(s)

  • Squallnathan 5 anos atrs

    Ainda não tive a oportunidade de jogar Okami, mas tenho muita vontade.
    Acho que ia ser muito legal jogar a versão do Wii com aquele Wiimote especial em formato de pincel que anunciaram pro Epic Mickey.

    • Ricardo Pasqual 5 anos atrs

      É esse o wiimote que tu mencionou? http://bit.ly/hKO78H

      Joguei a versão do wii, mas não sei se jogaria com aquele trambolho lá xD Até pq é só uma capa plástica em forma de pincel e esses trecos nunca me chamaram a atenção. Mas pra quem curte, deve ser mais imersivo mesmo.

      PS.: Epic Mickey não vale nem um pouco a pena, terminei ele só de raiva, mas quase me envergonho de dizer isso. =P

  • Dinopron 5 anos atrs

    Eu joguei um pouco o Okami, mas como quase todo mundo na era PS2 eu era "milionário" e tinha mais de cinquenta jogos não me dediquei a quase nenhum, deixei o jogo de lado depois de poucas horas de jogo. O mesmo aconteceu com Shadow of the Colossus, Ico, Kingom Heats, Final Fantasy XII… :(

    • FernandoX 5 anos atrs

      hahahaahha
      entendo cara, tive esse problema tb no começo quando arrumei um ps2 (já era 2006!). mas coloquei a cabeça no lugar e decidi jogar um jogo por vez e deu certo xD (ok, algmas vezes…)

  • Ricardo Pasqual 5 anos atrs

    !!!!SPOILER!!!!
    Boa Fernando! Cara, só de lembrar da batalha final me arrepiei, principalmente quando surge a "Super Ammy" após receber a fé do pessoal. Isso tudo graças ao chato (=D) do Issun, que finalmente encabeça o trabalho de Enviado Celestial, trabalho que havia renegado anteriormente.
    !!!!FIM DO SPOILER!!!!!!!

    !

    !

    O jogo é sensacional. Gostei da análise e a reflexão sobre religião. Também não sou um cara religioso e religião é algo que não se discuti, mas entendi a proposta do comentário e acho que é por aí mesmo. Independentemente da crença ou descrença da pessoa, é isso exatamente o que acho que o jogo tenta passar, que a "fé dá força aos deuses". E isso pode ser interpretado de N maneiras, religiosas ou não.

    Joguei a versão de Wii, cujo o ponto fraco é ter que sacudir o wiimote pra cada ataque (menos na versão japonesa que é no botão "A"), porém tem a vantagem de ser widescreen e poder fazer os movimentos do pincel apontando para a tela. Embora digam que a versão de PS2 seja um pouco menos colorida, com um tom mais amarelado, o que combinaria melhor com a arte do jogo.

    Enfim, jogo EXTREMAMENTE recomendado para quem não jogou, é um "Zelda like" que vale muito a pena. Mas infelizmente parece que está na turma do Beyond Good and Evil, um jogo muito foda que ninguém jogou.

  • inominavel 5 anos atrs

    GamerDivã muuuuuuuuuuuuuuito bom! hehehe, jogos estilo zelda são sempre bem vindos, o tema abordado no jogo também é muito interessante, mexe com a cultura de muitos povos.
    Eu só tinha ouvido falar de Okami, não tinha jogado e nem visto nada da historia ou gameplay e agora entendo o porque falavam tanto do jogo.

    Ahh só para constar Fernando, lembra que eu prometi terminar o Braid? pois é ! depois de ter terminado Machinarium Pulei de cabeça no jogo, joguei ele novamente do começo, porém dessa vez terminei ele e ….. final FODÁSTICO!! explica TUUUUUUUUUUUUDO! promessa cumprida!

    • FernandoX 5 anos atrs

      boa! agora vai ouvir o gamerdivã de Braid e ouvir o cast tb xD
      se vc teve um BUM sem ouvir nossas teorias, espere até saber xD

  • Nossa, queria mto ter jogado esse game :(
    Mas pelo o que eu já havia lido sobre ele, parece ser foda.

    E ficou mto boa sua analise :B
    Abss

  • KrazyFox 5 anos atrs

    Eu também era "milhonário" na minha época de PS2, mas nunca deixei de dar atenção aos jogos que gostava, zerei MUUUUUUUITOS.

    Mas Okami eu achei chato bagarai. =/
    __________________

    Agora depois desse Gamer Divã eu até fiquei com vontade de jogar, mas acho que não consigo mais voltar ao PS2. XD

    • FernandoX 5 anos atrs

      porra, como assim chato? =(
      tudo bem q eu pensei q tinha finalizado umas 5 vezes, e pra comprar itens bons tem q grindar mto, mas curti o jogo inteiro! xD

      • KrazyFox 5 anos atrs

        Talvez tenha sido a época, 2007, eu já tava cansando do PS2, já tinha terminado muitos jogos sensacionais. Acho que GoW II foi o ultimo jogo que joguei pra valer até zerar. (depois joguei todos os jogos velhos de novo. =P)

        Okami eu joguei pouquinho e achei meio boring, nessa época também eu já tinha enchido o saco de RPG, aí vem esse jogo me mandando só diálogo em caixa de texto. >__<
        Eu não me lembro nem de ter chegado em algum chefão, só fiz experimentar o jogo mesmo no comecinho, aí joguei de lado e fui zerar We♥Katamari de novo. XD

  • Nunca joguei Okami, mas agora vi que isso é um pecado meu. Esse final realmente parece ser emocionante, me lembrou muito o final de Persona 3.

    • FernandoX 5 anos atrs

      eu me sinto envergonhado de dizer mas nunca joguei jogos da série Persona! Tenho mto q dar um tempo pra eles e fazer análise! Parecem fodasticos

  • lucasbronze 5 anos atrs

    Ótima avaliação Fernando!

    Okami era um desses top rated games que eu torcia o nariz por ter medo de ser o que chamo de "japonês" demais, mas depois da insistência (acreditem) da minha namorada, comecei a jogá-lo e óbvio, a paixão pelo jogo aconteceu.
    Sou ilustrador, e a beleza do game me facinou! Além óbvio da história bacana, jogabilidade legal e muito inovador quanto ao sistema de pincéis. Enfim, um game que ficará marcado na minha história gamer.

    Valeu por mais essa, abraço!

  • Nunca joguei Okami só ouvi relatos falando dele ate´que um dia vi meu irmão jogando e curti pra caramba o jogo viu me deu vontade de jogar ele mas acabei deixando queto mas um dia ouvindo um cast do nowloadingo sobre trilha sonora e escolherão a musica de enceramento que desacredite ide tão boa que era que deu vontade de jogar ele .E agora vendo essa analise sua FernandoX sobre o jogo concerteza vou jogar ele e ate´colocar na lista de jogos que preciso zerar .

  • espantalho555 5 anos atrs

    Já tinha esqucido o quanto Okami era bom, foi o último grande game de PS2 que joguei antes de comprar o Xbox 360, além de ser o último jogo realmente bom feito no japão.

    Quando joguei também tinha percebido esse lado da história e a análise feita pelo Fernando X está muito boa, mas estaria perfeita se colocase no final um "Okami tem toda essa crítica com a religião… ou não", afinal essa história de ter fé e blá blá blá ajudar o herói no final dando sua força blá blá blá é muito cliché pra mim.

  • SeoCrispim 5 anos atrs

    Valew Fernando por mais um ótimo game divã!
    Okami foi é um jogo excelente. Com certeza um dos melhores de PS2. Tenho vontade de jogá-lo no Wii, mas por causa do seu tamanho, fico meio desencorajado, já que já o finalizei.
    Só uma coisa nele me incomodou, a pseudodublagem. Aquele monte de interjeição fanha, nossa… Sei que era pra simular uma lingua antiga e diferente, mas comigo não funcionou bem. Mas de longe isso tirou minha diversão e vontade de explorar o mundo de Okami.
    Quanto a mensagem do jogo ressaltada no seu vídeo, concordo plenamente com essa acomodação das pessoas em só pedir e nunca agradecer.

  • Anarcker 5 anos atrs

    Muito bom! E está de parabéns, a mensagem do jogo é essa mesmo.

    E o final desse jogo é MUITO FODA! Tenho arrepios sempre que vejo! XD

  • willianmat 5 anos atrs

    Mais um jogo da série 'não joguei e deveria me envergonhar por isso', mas por ser meio antigo é difícil de achá-lo para PS2. Quem sabe um dia.

    E bom, só faltou o Fred uivando =P

  • Gamer Spoi..cof cof, digo, Gamer Divã! claro, claro! (Só ouvi esse Gamer Divã, não vou ver cenas! haha)

    Não joguei Okami todo, já sabia da batalha final e tal, mas whatever, depois de comentar ele no New Game me deu uma vontade de pegar o jogo denovo, e vendo toda essa evolução da história, ver que, como você mesmo disse, “o buraco é mais embaixo”, a coisa fica só mais intensa e aumenta a minha vontade de arrumar um PS2 novo (o meu quebrou.)

    É, eu percebi que um deus não é sozinho por si só em Dragoon Ball Z POR INCRIVEL QUE PAREÇA, com 12/13/14 anos de idade, quando Goku apanhava pro Buu baixinho lá, ele não era nada, e precisou da ajuda de todos, precisou de fé, de crença, que foi mostrado como uma grande bola de energia destruidora (A.K.A Genki Dama ou Spirit Ball). Mas isso, acredito, foi só por causa da catequese (que foi forçado a fazer.) tive uma aula sobre a crença, e que deus precisa de fé, e tal.

    Okami é lindo por si só, já queria jogar novamente pela musica e pela arte desenhada dele, e agora, quero ver essa história se desenvolvendo mais de perto. (Também tem o fator Amaterasu chutando bundas no Marvel vs Capcom 3, mas ninguem precisa ficar sabendo.)

  • Fábio Guedes,25,DF 5 anos atrs

    Jogo muito bom. É meio lento no inicio, mas depois fica viciante. O mundo bastante amplo, o que as vezes dá preguiça de caçar todos os segredos, porém a diversão é gratificante. Joguei uma semana sem parar(8h por dia!) e não foi o suficiente para zerar. A versão do DS parece ter uma jogabilidade estranha, mas ainda não joguei de fato. Agora o que eu realmente queria ver seria um Okami 2 para PS3. Aquele estilo artístico em alta definição deve ser sensacional. Que viu Eternal Sonata e Valkyria Chronicle sabe qual o potencial do PS3 para isso.

  • Ótimo divã para um jogo que parece incrível!
    Esse negócio de você dá força pro seu Deus… que papinho ridículo de cavaleiros do zodíaco… Um Deus que PRECISA de preces não é Deus. É… sei lá… Goku fazendo Genkidama…rsrs

  • Thanks for sharing your info. I really appreciate your efforts and
    I will be waiting for your further write ups thanks once again.