Details

Sejam bem vindos a mais um review aqui no Fênix Down!

Aya Brea está de volta, dessa vez direto no PSP, para lutar não com as mitocôndrias mas com a nova ameaça: os twisted! Por isso Diego e o convidado Alex Seph, discutem hoje sobre o novo jogo onde a série se reinventa, não só em história como em jogabilidade. Saiba como funciona o sistema de overdive, como ele é aplicado nas estratégias do jogo, veja as CGs mais lindas de PSP e tente descobrir como funciona o esquema de genética mais complexo de toda a história dos games, além do fato comprovado que o povo japonês é tarado! Tudo isso você vê aqui, no review dessa semana!

E fique tranquilo, esse review é isento de spoilers. Então basta dar o play e conferir nossas opiniões!

Não esqueça de comentar no post e no youtube, deixar um dedinho pra cima e divulgar o vídeo!

Qualquer dúvida, sugestão, crítica ou elogio, envie para contato@fenixdown.com.br! E siga-nos no twitter : @fenix_down !

Confira também a versão em áudio da coluna!

Pior host do mundo, criou o Fênix Down para continuar falando de games. Mas sua mania compulsiva acabou criando mais colunas do que ele aguenta.

Facebook Twitter YouTube 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

48 Comentario(s)

  • Caraca, que CG linda… fantástica

    Eu não conheço nada da série, sei que é de respeito… e cara, é algo da Square que me atraiu… mas não vou poder jogar, pois 'brikou' meu psp -.-'

    Em relação ao fator shooter, acho que acertaram mesmo, parece que está agradável.

    Exceletente Review 'galerinha' do Fênix Down!

    • diegogc 5 anos atrs

      brikou? q droga hein? Pega o de alguem emprestado e joga pq é muito divertido ficar trocando de corpos =P

  • inominavel 5 anos atrs

    Aeeee!!! muito bom o Review, ouvi tudo o que eu queria ouvir sobre o jogo, estava meio com o pé atrás, mais agora estou com muita vontade de joga-lo, sou fã de Parasite Eve, mais não joguei o 2, nem considero aqui um jogo da série, pois não lembra em NADA o seu anterior, e esse novo lembra bastante! As CG's são reamente muito impressionantes, ainda não joguei nenhum jogo de tiro no PSP, mais já que foi mencionado que ele está sendo o melhor lançando até agora, me sinto feliz por ele ser o primeiro nesse estilo que irei jogar.
    Sobre o lance de genética, bom… seria essa maneira Radom de eles balancearem o jogo? ou eles pensam que as pessoas do outro lado mundo também tem aulas de genética nas escolas como eles? hehehe! ótimo review como sempre e agora é correr atrás desse jogaço!

    • diegogc 5 anos atrs

      o lance da genetica é uma faca de dosi gumes. Você até recebe bastante orbs de genetica mas o lance é que exsitem algumas com status negativos e dependendo da posição q vc coloca uma orb vc pode acabar mutando a Aya e fazer ela perder certos status q estao fodas. É diferente, legal, mas é frustrante!!!

      • inominavel 5 anos atrs

        caraca, algumas dão erro de genética, que chato isso, ainda estou tentando entender o PQ deles fazerem isso, como assim você ganha uma coisa que te faz mal? estranho isso, mas enfim.. vai entender esses japas malucos! hehehe

        • diegogc 5 anos atrs

          nem toda mutação é benéfica… pelo menos eu vejo dessa maneira
          imagine vc só ganhar. Acho uma forma justa, eles te dão muito, e se por um lado melhora, do outro piora. Tem q combinar com inteligencia.

          • inominavel 5 anos atrs

            Sim claro, pelo que vejo todo cuidado é pouco, e assim como tudo na vida você ganha por um lado e perde pelo outro, claro que ai você coloca na balança se o que você vai perder vale apena pelo o que vai ganhar, nossa… foi meio gamer divã isso que eu falei agora! hahauaha, quem disse que não dá de filosofar com games? hehehe

  • diogomelov 5 anos atrs

    Caraca realmente impressionante essas CG's dentro de um portatil…. lembro da minha época de PS1, pensar nessas CG's em portatil era historia dos amigo do meu primo que tinha comprado um portatil X e o resto é história.

    Belo review mesmo…… até me animou para jogar o jogo continuem assim pq da gosto dar um F5 no site!!!

    • diegogc 5 anos atrs

      quero ver F5 até o site cair!
      E as CGs são realmente impressionantes

  • Realmente, a Square veio e fez no psp! Remakes de Clássicos, com graficos e musicas remasterizadas! Continuações com CG's fantásticas como vocês mesmo citaram e sei lá o que mais. Outro "joguinho" que me impressionou bastante nesse aspecto de gráficos foi o Metal Gear Solid : Peace Walker que, pessoalmente, tem o melhor gráfico possivel no portátil.

    O "TPS" caiu muito bem nas mãos de Third Birthday, apesar de repetitivo em alguns pontos do jogo, deixa a ação do jogo muito mais continua comparado aos outros jogos dá série, o que deixou muito fã de raiz irritado.

    Em relação a história, eu fiquei meio perdido, não entendi direito porque a Aya agora tá tão sentimentalzinha, espero que tenha uma explicação coerente, pois do pouco que joguei dos dois primeiros jogos, ela era mais macho que muito policial do jogo! Como eu só joguei umpouco do 3 em japones, pensei que foi simplesmente "coisa de japones" e transformaram ela em "menininha insegura" pra apenas ter mais fãs.

    Enfim, excelente review com qualidade Fênix Down! haha e Alex Seph também ai com ótimos comentários! :D

    • diegogc 5 anos atrs

      pois é, ela teve uma queda na personalidade mesmo. Ela era mais macho, nesse jogo ela meio q parece mais mole, mais fragil, mais mulher. Tudo bem q ela aparenta estar psicologicamenet afetada o tempo todo por conta das visões e todo o passado dela q insiste em persegui-la… mas mesmo assim não é qq um q se mete a enfrentar monstros daquele tamanho a ponto de se rasgar toda (/tarado) e carregar três armas com ela!

      • Verdade, apesar de fragil ela tá ai botando pra fudê, e pensando nesse ponto, mesmo com as perseguições do passado, ela é bem macho ainda, apesar de não ter a mesma personalidade do primeiro.

        Pois é, nesse jogo ela não tem a caixinha magica e invisivel chamada "itens" ou "inventory" que guarda todos seus equipamentos, ela usa as mitocondrias, ou dna's ou "desculpinha da square" (veja Kingdom Hearts e o Bartz do Dissidia.) pra trocar as armas!

  • lucasbronze 5 anos atrs

    Como me arrependo de não ter comprado um PSP. Esse é um dos jogos que me dão aquela agulhada de remorso, mas darei um jeito de jogar com algum amigo, porque Parasite Eve é uma das série que adorei na época de PS1, e gostaria muito mesmo de jogar o 3º. Enfim, A Square está mesmo meio mortibunda nos consoles (digo pela qualidade de seus jogos), o que é um abismo em sua eficiência nos portáteis.
    Jogarei, uma hora ou outra, mas espero que saia de alguma forma pro NGP também, porque esse eu com certeza compro. xD

  • Squallnathan 5 anos atrs

    A série Parasite Eve é uma das que eu mais gosto e fui um dos fãs que ficaram desesperados quando soube que o terceiro jogo ia sair para celular. Os controles não me incomodaram tanto por já ter jogado Resistance Retribution (que tem uma jogabilidade parecido), mas bem que poderiam ter posto um no estilo de Peace Walker (acho um dos "melhores" para jogos de tiro no PSP).

    Tb achei esse lance das esferas muito random, eu tento pegar alguma que tenha atributos ou cores iguais aos equipados e fico apertando quadrado até achar uma combinação de nível mais alto. Um ponto que eu gostei bastante e não foi citado no vídeo é a dublagem que ficou bem acima da média das outras dublagens da Squarenix americana.

    • diegogc 5 anos atrs

      verdade, a dublagem ficou sensacional. Tivemos q cortar muita coisa pro video dar 15 minutos =(
      O video esta em japones pq não consegui gameplay em alta qualidade em ingles, mas joguei o game americano e está realmente muito bom nesse ponto!

  • SeoCrispim 5 anos atrs

    Joguei um pouco esse jogo semana passada e realmente gostei da movimentação dele. É bem melhor que, por exemplo, a do Peacewalker.
    CGs, num tem nem o que dizer, enchem os olhos.
    O Gráfico não deixa a desejar, levando em consideração a limitação do aparelho.
    Não posso dizer muito da história visto que joguei pouco. Só me tirem uma dúvida: Joguei o PE 1 no psOne a mais de 10 anos (nossa…). Nunca joguei o 2. Essa Aya é a mesma do PE1? Se for, devo dizer que ela dorme no formol, porque nos ultimo 13 anos ela não envelheceu nada.

    P.S.: Outro ponto que me agradou pacas foi a trilha, como foi comentado no review. A releitura do tema clássico do PE1 ficou muito boa.

    • diegogc 5 anos atrs

      sim, é a mesma….
      foda q o primeiro ocorre em 97 e esse em 2013. São 16 anos!
      Ela ta incrivelmente nova ainda! Será uma falha da square andar com tempo e não envelhecer a Aya?
      Não acho huahuahua ponto pra ela conservar ela tão linda assim =P

      Quem se importa com isso, deixa a sex symbol nova, é como envelhecer a Lara Croft e ver os peitos dela cairem.

      • Vai ver as midiclóreans, nanomáquinas ou mitocôndrias mantêm ela nova.
        De qualquer maneira é marketing. Ninguém vai querer jogar com uma tia… a menos que seja a Boss!

        • diegogc 5 anos atrs

          é uma boa explicação…. seja qual for o fator, está fazendo um bom trabalho

          • SeoCrispim 5 anos atrs

            CARACAS, tava pesquisando aqui e ela tem 38 anos no 3rd Birthday.
            Praticamente um MILF.

          • diegogc 5 anos atrs

            O_________O
            38 anos??? fato que as mitocondrias estao trabalhando

          • alex_seph 5 anos atrs

            Lembro de ter lido sobre isso, que o fato dela continuar, digamos, fisicamente inteira, é por causa das mitocondrias.
            A sim, quem terminar o jogo uma quantidade X de vezes (10 se não me engano), será agraciado com uma CG extra que vai deixar os fãs bem felizes, se é que vocês me entendem.

          • Lembro de ter lido sobre isso, que o fato dela estar, digamos, inteirassa, é porque causa das mitocondrias.
            Para quem tem determinação, se você terminar o jogo umas 10 vezes, se não me engano, você ligera um CG extra que será um deleite para os pervertidos de plantão.

          • Darcy 5 anos atrs

            Mas isso e comentado no PE 2, as Mitocondrias da Aya estão mantendo ela jovem, "por que um hospederio jovem e algo desejavem"

            Alem disso, no PE foi comentado que as Mitocondrias controlam o envelhecimento, então se elas querem ficar Forever Young, elas ficam principalmente se isso for desculpa para Fanservice.

          • diegogc 5 anos atrs

            isso É desculpa para fan service huahuahu fato

  • Nunca fui muito fã de Parasite Eve e não joguei, mas vi, 3rd Birthday no PSP de um amigo.

    Fui verificar o review do jogo no Gametrailers só para comparar e eles pegaram muito pesado nos pontos fracos. Um exemplo é a nota que eles deram para apresentação que seria sons e gráficos. Notaram que os gráficos são ótimos reconhecendo até que são os melhores do PSP, mas, porque a dublagem é fraca, abaixaram a nota para 5.4 nesse quesito (5.4? Qual parametro exatamente eles têm para um valor tão específico já que cada jogo é julgado apenas por um reviewer?).
    Não que eu leve a sério, já tinha parado de assistir os reviews do Gametrailers dês do 9.0 que eles deram para Fable 3. É um site grande, mas acho que eles são muito parciais algumas vezes e fico decepcionado que tanta gente se baseie neles para reviews só porque eles tem uma apresentação em vídeo e um score numérico.

    Rant 1 over, agora vamos para o rant 2!

    Eu sinto dó (pena mesmo) ao ver um jogo que poderia ser ótimo no PSP. É como ver um pássaro numa gaiola, para mim. Acho que o PSP nasceu de um conceito nobre: "vamos fazer uma plataforma portátil que atenda ao público hardcore" e acabou pecando nesse exato ponto.
    Eu, por exemplo, sou um jogador "hardcore" e eu sei disso com certeza porque comprei uma televisão FullHD de 42" e um sistema de som 5.1 só pra jogar videogame! Eu quero ter o máximo de definição, precisão, gráficos, som e imersão quando estou jogando, isso a telinha do PSP nunca vai poder me proporcionar.
    Imagina só se 3rd birthday tivesse dois analógicos, se Dissidia tivesse gráficos em HD, se Monster Hunter tivesse uma estrutura online da Live ou PSN por trás. Não dá dó?
    Pra mim, um portátil bom teria o triplo dos botões e um tela de no mínimo 30"… mas acho que ia gastar muita bateria! :-P

    Sobre o review em si, a qualidade do audio e vídeo estava muito boa e, como eu já disse, senti muito mais objetividade no review de vocês do que no do GT que ficou meio obscuro. Vocês argumentavam as causas dos pontos positivos e negativos e como tais pontos afetavam o seu jogo enquanto o GT usou muito o "isso é ótimo, isso é péssimo" deles. Continuem assim!

    • diegogc 5 anos atrs

      Obrigado Gaspar!

      Acho q dar nota para algo é complicado. Prefiro discutir pontos positivos e negativos à no final dar uma nota. Na verdade a gente sempre tenta fazer um levantamento geral no fim, dizendo se a gente ao menos se divertiu com o jogo, se sim, é recomendação, senão… fazer o q?

      O Yakuza 4 é exemplo disso, no fim do video eu nao recomendei o jogo pq o demo era uma merda, mas ao ver gameplays vi que tinha muito mais do jogo q nao tinhamos visto ainda. Fazer reviews é divertido pq a gente pode expressar o que a gente sentiu jogando o game e falar o que agradou e não nele =)

      Tem gente que necessita de notas, a gente prefere trazer mais a experiência com o game e a nossa opinião! Ainda bem que o público do site curte esse tipo de abordagem!

      • É, foi uma boa escolha. Acho que valores numéricos são muito absolutos e desestimulam a pessoa a ler o texto todo e talvez tirar as próprias conclusões.
        Fora que hoje em dia estão, por algum motivo, superinflados. Parece que um jogo não é bom se não tiver uma nota acima de 8, um jogo horrível costuma ter nota 6. Nunca entendi o motivo disso.

        O sistema que vocês usam acaba gerando bastante debate, o review fica muito mais rico. Lembra bastante o Epic Battle Axe, um podcast americano, no qual os reviews são baseados em um fator X, onde X é um outro jogo, estilo ou elemento de jogabilidade.
        Se você gosta de X vai gostar do jogo, se não gosta de X não vai gostar. Simples assim!

  • KrazyFox 5 anos atrs

    A GameTrailers detonou esse jogo no review deles, mas eu achei completamente injusto, o review de vocês tá muito melhor, muito mais imparcial. Eu também joguei ele (só experimentei na verdade, tá na minha já grande lista de "jogar depois") e concordo completamente com vocês.

    Até dos gráficos do jogo a GT falou mau, sendo que esse jogo eu achei absurdamente lindo, até alguns sharders pesados de iluminação tem no jogo. E as texturas todas dos objetos estão na medida certa, é tudo bonito e equilibrado. Pra um jogo de PSP ele mandou muito bem, a Square soube como tirar ótimo proveito da capacidade do portátil.

    Claro, foi preciso sacrificar algo, no caso de 3rd Birthday foi o mapemanto dos cenarios, apesar de graficamente bonitos, os cenários são bem limitados, as sessões do mapa são bem curtas e relativamente lineares, mas nada que estrague a experiencia do jogo.

    Por incrível que pareça, não senti cansaço depois de jogar um bom tempo, é tudo questão de costume, quando eu comprei meu PSP também sentia no começo, ía jogar God of War, jogava no máximo uma hora e ficava logo torcendo pra achar um save, porque o dedão principalmente já tava dando cãimbra, mas eu me acostumei, a culpa é do costume que o DualShock coloca em você de segurar o controle deitado, aí quando precisa segurar o PSP na sua frente, você não consegue achar uma posição confortável assim de cara, só depois de muitas horas de experiencia com o aparelho. =P

    The 3rd Birthday, Parasite Eve, é um jogo que eu recomendo pra quem quer puramente diversão no PSP. Se você tá cansado de ter que ler um manual gigante ou ter que aprender uma mecânica totalmente nova e confusa num tutorial enorme toda vez que vai jogar um jogo novo, pode jogar 3rd Birthday descansando.

    • diegogc 5 anos atrs

      Eu ainda não assisti esse review do gametrailers q todo mundo fala… alias, eu nao costumo ler nem ver nada sobre um jogo que pretendo fazer um review ou até mesmo jogar. Curto mesmo jogar, ter a minha experiencia e trazer pra vcs o q eu senti jogando o game, pela minha ótica.

      Acho que o grande fator é que nós do Fenix Down, tanto a gente que faz as colunas quantos os que leem, veem e comentam, é que todos somos gamers. A nossa descrição das coisas, nossa visão dos games é mais informal, mais de amigos conversando sobre um jogaço que jogaram ontem e estão doidos pra contar pros camaradas. Claro que tentamos colocar um certo profissionalismo na coisa para ter uma organização no conteudo, uma pauta, um padrão para que fique mais fácil entender, mas no fundo a opinião apresentada são de amantes da coisa que estão fazendo os reviews totalmente de graça enquanto em alguns sites, e talvez nem seja o caso do gametrailers, trazem a opinião de um cara que é contratado, odeia um gênero ou uma franquia e está trazendo a opinião, as vezes até sincera, sobre algo que não o agradou pq realmente não faz o tipo dele.

      Enfim, é bom saber que a opinião do publico do site bate com a nossa =P
      mas nunca que será sempre assim huahuahahu
      será que daqui a um mês vc vai estar nos xingando aqui ?

      • KrazyFox 5 anos atrs

        A vantagem que vejo é justamente essa, a sinceridade com a qual os jogos são tratados aqui, tanto pela equipe quanto pelos leitores.

        Quem gosta, gosta. Quem não gosta, não gosta, e todo mundo argumenta sempre dando prioridade à experiencia proporcionada, não puramente à valores técnicos. Independente da opinião final, concordando ou discordando, eu gosto dessa forma de como os jogos são tratados.

  • eu estou com esse jogo, mas não joguei ainda, quando terminar o final fantasy 4 eu pretendo jogar, nao vou mentir que todos meus jogos de psp são baixados, mas ja é bem complicado manter os originais do ps3 heheheh

  • mathgss 5 anos atrs

    O jogo parece muito bom apesar dos defeitos. eu só acho uma pena que esse e outros jogos bons do psp vão acabar vendendo mal, o psp já não vendeu tão bem, dai a sony deu um tiro no pé com o psp go além de estar no fim da vida útil como vocês falaram no video.

  • Drugue 5 anos atrs

    Realmente uma das CGs mais lindas que eu já vi o PSP fazer!
    Não posso me dizer um grande fã da série por que eu não terminei nenhum dos dois jogos anteriores, mas sempre fui fã da Aya e da história do game e já que o PSP ta nas ultimas, por que não dar uma chance né?rs
    Gostei muito do que eu vi e ouvi no review! Compra certa, pode não ser por agora, mas…

  • espantalho555 5 anos atrs

    Perceberam a data no começo do vídeo, 24 de dezembro de 2012. O mundo vai acabar em 21 de dezembro de 2012, logo….

    hahahaha

    Essa parada de assuntos biológicos é bem complicado na história, até porque eu li que são baseados em coisas que realmente existem (mas claro que o jogo dá uma viajada neles), mas como odiava biologia no colégio, fico todo perdido.

    Infelizmente não joguei os anteriores porque qnd fiquei sabendo da série eu já não tinha o meu PS1.

    Essas batalhas parecem ser bem no estilo do Mass Effect 2, o que é bom! Só uma coisa que fiquei com dúvida: vcs falaram mal de muitos aspectos do jogo, mas no final dizem é recomendado? como assim? não entendi

    • diegogc 5 anos atrs

      um jogo pode ter defeitos, mas se os defeitos nao destroem a diversão, passam batidos. O jogo é recomendado sim! Ele é ótimo como eu disse no fim, apesar dos defeitos, não estraga a experiência!

  • Ow porra, nunca joguei nenhum Parasite Eve :(
    Mas ele tá na lista de jogos antigos que eu ainda vou jogar xD

    Achei lindão o jogo, e parece ser bem legal mesmo a mecânica dele .-.
    ~~ nem tenho mto a acrescentar :'(

    mas bom trabalho, gente
    Abss

  • @marco_fenix 5 anos atrs

    tambem nunca joguei nenhum Parasite Eve então vou comentar o que me chamou a atenção. Qual o nome da música que toca no final? Que música foda.

  • RogerDKS 5 anos atrs

    Opa! Primeiramente ótimo Review!
    Na epoca em que comprei meu PSP, já haviam os boatos da saída deste jogo para ele, e isso me motivou mais ainda… Joguei muito os dois primeiros, muito mesmo… Eram de um estilo que eu nunca havia visto antes, e poder misturar meus dois generos preferidos na época (RPG e Shooter) foi muito doido… O primeiro parei somente quando encontrei os Squirrel Gods, e o segundo só quando terminei duas vezes e não consegui terminar a terceira no modo dificil… Lembro da evolução gráfica ocorrida entre o 1 e o 2, e de como a "crássica" cena do banho no 2 quase fez os moleques da locadora em que eu estava jogando lamber a TV… Alguns até me pediram para comprar o jogo XD

    Este jogo será o próximo que pretendo jogar (na verdade era o terceiro da lista, mas o review mudou a ordem das coisas)… Espero que eles não tenham feito nada de zoado com a história, permitindo assim uma boa transição, como ocorreu entre 1 >> 2

    No mais, sem Monster Baby para final boss?!?!?!

  • Mas que foda esse jogo ta hein ja acompanho faz um bom tempo e desde que soube que ia sair outro Parasite fiquei curioso pra ver como seria e curti a pegada desse novo jogo. Mas ai ate´que ficou bom as cenas de CG que maravilha viu ta ai um jogo que vou ter que jogar muito hehehehehe.

  • Dinopron 5 anos atrs

    O jogo é excelente e divertidíssimo, mas como foi dito no review a história é MUITO confusa, esse é o aspecto do jogo que mais me decepcionou, eu acho que a transição do 2 para o 3 não foi muito boa. A personalidade da Aya também é algo que me irrita as vezes, aconteceu a mesma coisa com a Samus no Metroid Other M, nas CGs parece que ela se assustaria com a própria sombra mas no jogo ela detona chefes dignos do Kratos (talvez seja porque o corpo não é dela mesmo então ela está pouco se lixando :D), mas eu não terminei ainda então quem sabe no final as coisas façam mais sentido no final…

    Sobre os controles a culpa não é do jogo e sim do hardware, vários jogos fodas de PSP recebem essa crítica, além de faltar um outro analógico os botões são mal posicionados, os jogos mais complexos são os que sofrem mais. Já que o PSP tem uma saída pra TV porquê não lançaram também um adaptador pra controle de PS3? :D

    E ainda bem que as minhas roupas são feitas de pano e não de papel maluco como as da Aya, se não quando eu batesse a cabeça na mesa minha calça rasgaria ou quando a eu tropeçasse minhas roupas desapareceriam dependendo do dano.

  • Anarcker 5 anos atrs

    Ainda tenho MUITA curiosidade em jogar a trilogia. E esse jogo me pareceu bem fodão… é, perdi muita coisa sem um PSP nessa geração… mas não foi por falta de vontade de ter 1. :/