Mais uma semana,  mais um Tô jogando aqui no Fênix Down! A coluna onde você, leitor, pode participar!

Essa semana recebemos um review e as considerações do leitor Florentino Silva sobre o grandioso (em todos os sentidos) Shadow of the Colossus! Com apenas uma espada, um arco e flecha e um cavalo você conseguiria enfrentar 16 gigantes colossais para salvar sua amada? Saiba um pouco do porquê desse jogo ser tão aclamado por tantas pessoas e veja o efeito que ele ainda causa mesmo sendo de uma geração passada.

Game: Shadow of the Colossus
Plataforma: PS2
Player: Florentino Silva

Para enviar seu conteúdo, comentários, sugestões, críticas ou elogios mande um e-mail para contato@fenixdown.com.br.

Pra falar a verdade eu também só fui jogar Shadow of the Colossus em 2010, mais precisamente em novembro.

O que aconteceu foi que eu tinha o meu lindo e maravilhoso Xbox 360, até que um certo dia ele resolveu dar as infernais “three red lights”. Resultado? Fiquei órfão de videogame.

Mas como todo viciado em games eu não podia ficar sem jogar, foi ai que peguei emprestado um ps2 com um amigo meu, e de tanto ouvir vocês falando tão bem de sotc eu não me contive e comprei o jogo, afinal são pouquíssimas pessoas que eu conheço que ainda possuem consoles e games da geração passada, e a maioria segue aquele estereótipo “gta, winning eleven e god of war” então eu tive que comprar mesmo.

A primeira vista eu não sabia direito do que se tratava, eu sabia que existiam chefões colossais, mas eu pensei que assim como todo adventure você iria pegar armas novas ao longo do jogo, aumentar sua força, barra de energia e essas coisas normais de um jogo deste tipo. Para a minha surpresa e prazer não tinha nada disso, a experiência foi fantástica, é muito fácil se identificar com o protagonista, pois além de seguir aquela temática do herói mudo (algo que dá mais interação entre o jogador e o personagem). Wander era um cara simples sem nenhum superpoder com um super-herói ou uma super habilidade sobre humana como Ryu Hayabusa ou Kratos.

Talvez isso faça de sotc um jogo único aonde você realmente se põe no lugar do personagem. Outra coisa que intriga mais é o fato de você não saber exatamente qual a ligação que a princesa e ele possuem. Se eles são irmãos, namorados ou apenas bons amigos. Isso aumenta mais ainda a vontade de jogar pra saber o que vai acontecer.

Quando você menos percebe você nota que você é realmente um davi em uma terra povoada apenas de golias, e a suas únicas armas são uma espada, um arco e flecha, um cavalo e sua força de vontade.

É muito interessante ver como wander se emprenha em salvar a princesa, mesmo que para isso ele tenha que seguir ordens de uma voz que ele nem mesmo sabe de onde vem, nem ao menos se sabe se aquela voz é benéfica ou maléfica, mas na situação em que se encontrava quais outras opções wander teria ?

Vendo por outra perspectiva, não seria Wander o vilão da história ? Pensem bem, na verdade todas as lutas começam com o pesonagem atacando os colossi, e cada um deles estava em seu habitat, sem fazer mal a ninguém! É Wander que vai atrás deles! Pelo menos eu sentia uma certa pena cada vez que eu matava um colossi… sempre tocava uma música triste e você via aquele gigante caindo morto sem nem saber o porque aquilo aconteceu. Logo depois vinha a petrificação. Era uma coisa que me deixava meio pensativo, será que estou fazendo a coisa certa?

Toda vez eu tentava inutilmente fugir dos tentáculos negros, mas sempre (claro) era em vão. Era legal que depois de mortos, eles além de ficarem petrificados e crescer um certo tipo de vegetação, ficava um ponto luminoso no céu indicando a localização do gigante desfalecido.

Na minha opinião sotc faz uma alusão a vida, que mostra que mesmo se você se sentir pequeno, e seus problemas forem colossais, a única coisa que realmente importa é você ter força de vontade e um real propósito. Somente assim você poderá derrotas as dificuldades mundanas. Pelo menos foi isso que sotc me passou.

Derrotar os colossus é uma experiência única e Sotc foi um jogo lindo de jogar, mesmo já acostumado com gráficos do xbox360, o game não deixou nada a desejar, é claro que sempre dá pra perceber um errinho aqui e ali, mas nada que viesse a atrapalha a jogatina, como as travadas de agro em alguns lugares me deixava louco, ou então quando era necessário usar a espada como bússola para achar a identificação dos colossis e nunca se achava os malditos.

Porém, os gráficos impressionantes (aquela hora em que você voa em cima de um colossi é impressionante), um final anti Hollywood, uma imersão extraordinária, uma trilha sonora de arrepiar a alma e um replay nota 1000 fizeram desse jogo uma das obras primas que é obrigatório jogar se você se considera um gamer de verdade.

Pior host do mundo, criou o Fênix Down para continuar falando de games. Mas sua mania compulsiva acabou criando mais colunas do que ele aguenta.

Facebook Twitter YouTube 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

60 Comentario(s)

  • DioRod 5 anos atrs

    Shadow of the Colossus é COM CERTEZA, o grande jogo de PS2 pra mim… ele me faria comprar um Play3, caso saísse o 2 para o console.

    • gamerinconstante 5 anos atrs

      Bom, além da versão HD dele próprio, tem o sucessor espiritual "The Last Guardian" vindo aí… mas aquele cachorro-pombo gigante não está me convencendo.

      • Sushi0 5 anos atrs

        Quando saiu o SotC e me falaram do que se tratava tambem não dava muita coisa por ele, até que joguei e descobri o quanto é foda. Espero que com o The Last Guardian seja da mesma forma.

  • Gabriel Perux 5 anos atrs

    Cara, ótimo review.
    Eu estive em uma situação parecida com a sua, a única diferença é que nao perdi meu 360 p/ as malditas 3rls.
    emprestei o ps2 de um amigo e comprei o Sotc, por indicação de vários podcasters (confesso que nunca tinha ouvido falar do jogo).

    continua–>>

  • Gabriel Perux 5 anos atrs


    Ao iniciar minha "jornada", estranhei um pouco os gráficos da geração passada e as texturas nao HD, mas com o tempo vi que se tratava de uma obra de arte. O jogo é muito bonito mesmo, grandioso como um todo. Percebi isso quando um tio meu que nao esta nada ligado em games me viu jogando e disse "nossa que jogo bem feito esse!". O jogo em si é maravilhoso, jogabilidade simples e bem resolvida, o personagem, como você disse, é fácil de você se identificar, e te da vontade de saber se você vai conseguir ou nao salvar a princesa.
    as batalhas contra os colossi sao ÉPICAS, nao tem os famosos quick time events, você faz tudo na munheca, com as ferramentas que o jogo te da no inicio.
    ainda nao terminei o game, estou no 13 colossi, por ter lido esse review deu vontade de terminar o jogo HOJE!

    no mais, é isso ai! ótimo post! e continuem o ótimo trabalho!

    • diegogc 5 anos atrs

      quer levar um cascudo? Como vc me para esse jogo no meio? É impossivel!

      • E quem só matou o 1º Colosso pq não teve um Ps2 e o tempo na locadora acabou justamente nesse momento?

        E se me der um cascudo, leva dois!

      • Gabriel Perux 5 anos atrs

        poxa vida, é que o ps2 esta na TV da sala, e o 360 esta no quarto, entao.. qdo eu menos percebo to na live sentadao na minha poltrona.. =x mas termino hoje, eu prometo =x haha.

        • diegogc 5 anos atrs

          quero teu comentario aqui entao. Cumpra sua promessa!

          • Gabriel Perux 5 anos atrs

            vou comentar sim! amanha mesmo! virar a noite jogando se necessário! *challenge accepted"

          • Gabriel Perux 5 anos atrs

            haha pronto, chega de cascudos! comentei lá em baixo! ;) fiquei até 1:30 da matina mas termineeei!

          • diegogc 5 anos atrs

            ae! parabens!
            Fala a verdade, o ultimo colossi é legal pra cacete né??

          • Gabriel Perux 5 anos atrs

            cara, o último é uma obra de arte! haha muito ÉPICO! até gostei de subir ele umas 3x (cai 2x até descobrir como pular no ombro hehe) mto bom.. preciso discutir o final do jogo com alguem! haha

          • diegogc 5 anos atrs

            em breve teremos um gamer divã sobre o jogo. Fique tranquilo =)

          • @marco_fenix 5 anos atrs

            E quem não terminou pq não tem coordenação pra jogar jogos de plataforma em 3d e não conseguiu passar do terceiro colosso até hoje?

            Não q isso tenha acontecido comigo, é só uma hipótese.

          • diegogc 5 anos atrs

            fico com pena dessa pessoa hipotetica, mas ela levaria um cascudo hipotetico por nao se empenhar mais. Upe seu level interior, se supere e passe. Afinal, os games nada mais são do q testes de superação =)

          • @marco_fenix 5 anos atrs

            Não se empenhar? Vi esse post ontem no trabalho e qual foi a primeira coisa que fiz quando cheguei em casa? liguei o ps2 na tv do quarto pra tentar novamente. passei duas horas e meia jogando e não consegui passar do quarto colosso. Detalhe: no meu save eu já tinha matado 3. Fiquei muito puto então fui jogar CoD, matar uns nego pra relaxar.

            Hipoteticamente.

          • diegogc 5 anos atrs

            Isso nao esta parecendo uma historia hipotetica huahuahua
            mas retiro meu cascudo hipotetico pelo seu empenho hipotetico!
            Parabens, hipotetico

  • lucasbronze 5 anos atrs

    Esse é simplesmente meu jogo favorito de todos os tempos.
    Mesmo tendo os clássicos das gerações anteriores guradados no coração, o encanto que Shadow of the Colossus me trouxe me fez ama-lo como meu favorito. Só de lembrar cada colosso eu já fico arrepiado, e desde que surgiram as primeiras imagens do jogo eu já previa que seria épico. E foi muito mais do que isso, foi perfeito.

  • florentino silva 5 anos atrs

    uma boa pedida pra quem ficou fascinado com a trilha sonora 'e ouvir "Shadow Of The Colossus Wandererontheoffensive(liveedit)" do Grandioso site Oc Remix ·

  • inominavel 5 anos atrs

    Concerteza Sotc é um jogo que marcou a geração passada! tive a oportunidade de joga-lo também, e havia até mesmo uma certa competição com alguns amigos mesmo de quem conseguiria terminar o jogo primeiro, lembro até mesmo de um dia um amigo meu me ligar no celular para saber como passava o colosso voador, ele parecia realmente muito aflito com a situação, mais eu não disse a ele como derrotar não, disse que seria muito mais prazeroso ele conseguir isso sozinho sem nenhuma ajuda, eu não podia tirar essa experiência dele, pois pra mim derrotar cada colosso foi uma coisa épica!
    O Tô jogando dessa semana transmitiu tudo aquilo que eu sentia pelo jogo, muito bom!

  • Squallnathan 5 anos atrs

    Ainda não tive a oportunidade de jogar SotC por não ter tido um PS2 na geração passada (tive um Cubo), mas vou me redimir com o relançamento dessa jóia em HD pro PS3.

  • Dinopron 5 anos atrs

    Na geração passada eu "comprava" cada semana um ou dois jogos, certa vez eu me deparei com o Shadow of the Colossus e a capa do jogo me chamou muito a atenção, comprei, joguei por mais ou menos meia hora e achei mó boring, não sabia o que fazer, achei os gráficos lindos mas nunca mais joguei de novo. Depois de muito tempo ouvia todo mundo falar bem do jogo, sempre no topo das listas de melhores jogos e tal, até aí tudo bem, mas essa foi a primeira vez que eu vi um vídeo da batalha E PUTAMERDA!!! Foi isso o que eu perdi? Quer dizer que eu tive essa preciosidade nas mãos e troquei por Naruto Ultimate Ninja??? Eu queria ter uma máquina do tempo só para me dar uma surra no passado. Ah e que vontade de jogar esse jogo hein! Parabéns pelo review!

    • Como assim você trocou Shadow of the Colossus por Naruto Ultimate Ninja?
      Tem um lugarzinho especial no inferno feito pra gente como você, LOL!

      • Júlio Neto 5 anos atrs

        Cara, eu fiquei com pena, fico imaginando ele vendo a batalha e lembrando que trocou, putz.
        Acho q ele já tá sofrendo bastante…

    • diegogc 5 anos atrs

      vc merece um cascudo

    • Squallnathan 5 anos atrs

      Vc merece uma surra se jornal molhado! (aquele que nem jogou criticando XD)

  • Assim que eu comprar um PS3 COM CERTEZA vou comprar ele e ICO (que não joguei, por sinal rs).

    De fato SOTC é um jogaço, pra falar a verdade, é um dos poucos jogos que eu realmente curti jogar no PS2. Infelizmente não curte tantos jogos :(

    Mas amigo, você transmitiu muito bem o sentimento que se tem ao jogar o jogo, parabéns pelo review :D
    Abss

  • espantalho555 5 anos atrs

    Ótimo texto, passou exatamente aquilo que todos que jogaram SotC sentiram naquela terra deserta e fantástica. Parabéns

    Infelizmente eu também não consegui terminar o jogo pq o jogo travou quando ia enfrentar o 8º Colossu. Mas até aquele momento, ele estava me proporcionando uma experiência incrível e que poucos jogos dessa geração me fizeram passar de novo…

  • diegogc 5 anos atrs

    *cascudo!
    Corra atrás e feche!

  • Falou tudo, Florentino!
    Esse é, na minha opinião, o melhor jogo de todos os tempos.
    Acho que ele tem alguma chance de ser ultrapassado pela próxima obra do Ueda (The Last Guardian no Ps3), mas pode ser, também, que Shadow of the Colossus tenha sido sua obra prima e nada mais que ele faça consiga superar. E tudo nesse jogo grita "obra prima", dos gráficos com animações procedurais muito fluidas ao desafio de, na pele de um garoto armado apenas com a espada mágica, derrubar os 16 gigantes de pedra ou à trilha sonora perfeita digna de um filme épico de cinema!

    [edit] Aliás, elogio a animação do personagem em Shadow e Ico, por um motivo principal: Escadas!
    Presta atenção nas escadas quando for jogar algum jogo de terceira pessoa. Pouquíssimos jogos levam escadas a sério. Ico, Shadow of The Colossus e GTA 4 são os poucos em que eu notei que o personagem tenta pisar em cada degrau e não trata a escada como uma rampa.

  • Acredito que a sua opinião é a mesma de muita gente, tu pôs ela muito bem nessa coluna.
    Shadow of Colossus é isso, impressiona, com uma proposta até meio ambiciosa de um menino que é muito pequeno (Wander é menor que humanos normais, não é a toa que Agro é ENORME comparado a ele.) enfrentar seres gigantescos, sem nenhum guia, nada, perdido, com apenas uma voz, uma espada, um cavalo e uma força de vontade capaz de mover montanhas.

    Impressiona demais…com certeza é uma obra prima, Ueda parece sempre saber o que está fazendo. Mesmo que ICO não tenha sido tão impressionante tanto, é outra obra prima do tio. The Last Guardian parece que também tá vindo pra impressionar!

    E fora tudo isso, é divertidissimo! com uma jogabilidade ótima, (com uns bugs, mas, né.) jogar denovo e pegar as armas novas, capas, e etc, apesar de ter a chance de jogar o jogo denovo, mas agora sabendo as manhas, pra terminar mais rapido possivel! E ficar falando com os amigos como diabos você fez aquilo tão rapido! É um jogo pra ser rejogado mil vezes.

    • É verdade, isso até dá uma nova perspectiva.
      Como quase não aparece nenhum outro humano no jogo você meio que perde a noção do tamanho do garoto. Eu inicialmente achava que ele tinha uns 18, 19 anos de idade e que o cavalo era um daqueles cavalos gigantes nórdicos. Mas é, pode ser que o rapaz tenha uns 14 anos ou menos e o cavalo seja normal, dá até pra perceber pela voz quando ele chama o Agro que ele não é tão adulto.

      Curiosidade: o nome dele não é Wander (quer dizer, agora meio que é por que todo mundo chama ele disso), ele só costuma ser chamado de "wanderer" que significa andarilho ou viajante, mas ele não tem bem um nome (a menos que seja um nome indígena "O Viajante").

  • diegogc 5 anos atrs

    da um cascudo nele, por favor

  • diegogc 5 anos atrs

    nao jogou? merece duas surras de jornal molhado

  • inominavel 5 anos atrs

    contagem de 3 cascudos nesse post =D

  • mathgss 5 anos atrs

    Eu sempre ouço falar bem desse jogo, mal posso esperar por ele em hd junto com ico, assim que tiver um preço razoável vai ser compra certa.

  • O que eu acho foda em SoTC é a forma que ele te joga no mundo sem explicar praticamente nada, não te dá indicações de nada,de onde ir, do que fazer, de como fazer, nada(odeio tutorias e a imbecilização dos jogos).Um cavalo, uma espada e se vira aí.E ele te instiga e descobrir as coisas de uma forma divertida.Você perceber sozinho que tem um botão que levanta a espada e que a luz varia conforme a direção que você está e acaba formando uma espécia de seta apontando um caminho.E se você for por esse caminho?

    O quão mais tosco seria uma série de instruções “aperte circulo para levantar a espada” – levanta espada – “siga a direção da luz”.Perde total o sentido da coisa.

    Aí tu segue na direção indicada percebe que existe uma forma de escalar o lugar e encontra o primeiro ser vivo no jogo além de você e o cavalo.Tá lá o inimigo?? 100 vezes o seu tamanho e novamente nenhuma instrução, tenho que matar, não tenho que matar, bora lá.Morre umas 10 vezes até perceber que o bicho tem uns pelos estranhos e você já sabe que existe um botão de agarrar, agarra e percebe que dá pra escalar, escala um pouco e percebe que dá pra cravar a espada, embora não tenha nenhum efeito, percebe um símbolo estranho no corpo do colossus.Vai lá finca a espada no símbolo espirra sangue e o inimigo sofre.Pronto, é isso que eu tenho que fazer!?

    Venceu o inimigo, volta para o ínicio e uma estátua se quebra.Vamos quebrar todas as estátuas.Temos um objetivo.

    E os caras te passam tudo isso sem praticamente nenhum texto, pensaram na melhor forma de você viver essa experiência e botaram ali, por isso que dá pra falar sem medo que esses caras são gênios.Mario em momento nenhum te diz que se você pular nos inimigos eles morrem, você vai lá e faz, vai lá e aprende sozinho.

    Pode até ser uma visão romanceada demais e até meio pedante sobre os jogos, mas quando os caras executam essas idéias de forma bem feita não tem como não sair coisa boa.Aí se separam os homens dos meninos

    Desculpa o comentário gigante,faz uns quatro anos que joguei SotC e fui puxando tudo da memória e considerando que minha memória é uma merda a ponto de eu não lembrar qual a cor da camisa que eu estava usando ontem dá pra ter uma idéia de como o jogo me marcou.Acompanho o site desde quando ele ainda nem era site(reviews de super meat boy), acompanhava o Nowloading desde o começo, é o primeiro comentário que eu faço aqui(poderia dizer de muitos mas estaria mentindo) e tô curtindo muito tudo o que vocês estão produzindo e o que estão agregando também e apesar de não comentar tô dando joinha em tudo, pq se tem alguém que merece joinha vocês são os caras que merecem joinha.Que merda.

    • diegogc 5 anos atrs

      exatamente! o jogo nao te extplica nada e isso é sensacional
      ao mesmo tempo tive varios amigos q desistiram do jogo por nao saber o q fazer
      nao sabiam q a espada guiava o cara! É um jogo pra quem ja jogou videogame na vida. um jogador casual nao anda mesmo com esse jogo.

      Obrigado pelo comentario gigante e pelos joinhas. Comente sempre q puder e obrigado pelo apoio! =)

    • Júlio Neto 5 anos atrs

      Como assim? Mas o primeiro colosso É um tutorial, no caminho ele diz como escalar, como passar os obstáculos, como ver o ponto fraco deles, e logo no começo Dormim diz como salvar o jogo e como se guiar com a espada.

      • diegogc 5 anos atrs

        Desculpe, mas eu nao acredito em vozes do além. Fiz o que fiz pq achei que deveria ser assim!

      • É, rola umas dicas de vez em quando, e no começo tem aquele morro com obstáculos onde introduzem os movimentos mais básicos, mas é bem pouco e, se bem me lembro, ninguém te explica as coisas mais avançadas como as manobras sobre o cavalo, por exemplo ou como aumentar a energia comendo frutas e lagartos.

      • Como eu disse faz tempo que eu joguei e como eu disse, na minha cabeça o jogo praticamente não tinha instruções.
        Portanto EU>>>>>>>>>>>Fumito Ueda.

  • Ta ai um otimo jogo de PS2 viu eu tenho o Ico que é muito bom também mas sotc é demais viu pelo desafio de perseguir os collosus

  • mateusix 5 anos atrs

    Puta madre…ESSE JOGO É DEMAIS!

    oguei ele antes do ICO, mas não me arrependo, os dois sao demais.
    Bora comprar a versão PS3 trhopies e HD ;)

  • Gabriel Perux 5 anos atrs

    Terminei o JOGO ONTEM! e cara.. que experiência, os 2 últimos colossi, P*** que PARIU! animal mesmo!
    queria falar do final com alguem!! ahhhh! preciso tirar dúvidas! comentar! =x ahhh!

    só tenho 1 coisa pra falar: "AGROOO!!!!!" ela é foda! paguei pau! (Epona X Agro, quem é a melhor?? ham? ham? ham? essa eu nao sei responder)

    Parabéns pelo post novamente! um abraço!

  • Júlio Neto 5 anos atrs

    Nada mais a adicionar, com certeza SotC vai ser por muito tempo uma obra-prima dos games. Pena que como toda forma de arte poucos gamers reconheçam seu valor.

    • Eu vejo praticamente o mundo todo reconhecendo o valor de Shadow of the Colossus, com exceção de alguns do-contras aqui e ali.

  • Júlio Neto 5 anos atrs

    Essa coletânea + The Last Guardian são os maiores motivos por de vez em quando eu me arrepender de ter comprado um 360

  • Sushi0 5 anos atrs

    Idem, se bem que valeria a pena só pelo SitC HD. :)

  • Depois de ouvir falarem tão bem deste jogo e de ler tantos reviews bons (como este), tive que "jogar" no YouTube (porque não tenho PS2). Jogaço de fato!

    Sem trollagem, Shadow of the Collossus e God of War são OS jogos que me atraem pra Sony. Sempre fui Nintendo/PC/Xbox, mas não dá pra ignorar estes jogaços!

  • shadow of rome 5 anos atrs

    as vezes sinto arrepio na barriga quando vo enfrentar os colossus. na minha opinião o querreiro tem q matar os colossus para transferir a alma deles para a princesa. eu começei a jogar ontem não tive mto tempo de jogar SOTC.Mas matamos os colossus pq de todo o jeito eles morreriam um dia.Pode ser ideia de loko a minha mas foi oq passou na minha cabeça.

  • Daniel Avelan 5 anos atrs

    SInto muito cara,mas voc~e é apenas um psicopata matando animais em extinção
    0__0

  • Daniel Avelan 5 anos atrs

    Concordo com tudo,MENOS o replay nota 1000:sotc é um quebra cabeça.Uma vez que você já sabe o que fazer,só sobra a execução,que é mais cansativa do que divertida

  • replica watches new best omega replica watches replica swiss patek watches http://bigreplicastore.com/ – watches channel replicas replica watches in uk