Existe algo que não é explicado durante o jogo todo. No começo, quando você está chegando em Termina (já como Deku Kid), você chega num local que tem uma árvore toda retorcida, com uma cara triste. Tatl comenta “It looks so dark and gloomy… almost like it could start crying any second now…” (parece tão escura e triste… como se pude começar a chorar a qualquer momento agora). Quando você zera o jogo, você vê o mordomo Deku ajoelhado, lamentando. Especula-se que aquele seja o filho dele, mas não se clarifica mais nada. Teorizam ainda que Skull Kid pode ter roubado a alma do filho do mordomo e a forçado em Link, transformando-o num Deku. Isso explica porque Deku Link parece sempre triste.

Uma rápida menção aos irmãos Flat e Sharp (Bemol e Sustenido). São fantasminhas bigodudos que são compositores. Pela aparência, claras referências a Mario e Luigi. Miyamoto safadinho!

Mais um Easter Egg em MM são um conjunto de máscaras que você pega. Uma raposa, um falcão, um sapo, um coelho e um porco… Não chegou a nenhuma conclusão? Veja então esse vídeo:

Não poderia passar também sem comentar sobre a trilha sonora. Claro, Koji Kondo e Toru Minegishi utilizam-se de algumas músicas recicladas de OoT (Song of Time,  tema do Rancho Lon Lon, etc), mas os timbres e temas estão bem mais soturnos e sombrios. Grande parte das músicas é numa anotação 3/4 (o que significa a cada três tempos um novo compasso, como uma valsa. Tum-tan-tan, Tum-tan-tan) que é mais usada para coisas dramáticas, além de abusar de tons menores (que dão um aspecto triste), e nas músicas agitadas cacofônias, poliritmias, atonalismos, trítonos, etc. Enfim, um trabalho impecável, que coroa o tom melancólico do jogo.

A série Zelda, em outro game (Link’s Awakening), faz um grande trollface aos fãs mostrando uma aventura inteira que Link apenas sonhou (ou acha que sonhou, whatever). Algumas teorias provam, outras desprovam isso sobre Majora. Vou expor alguns pontos a respeito:

Prós:

- O fato de todos os personagens serem cópias de Zelda OoT: Claro que isso foi feito para cortar custos, mas pode ser visto como se Link re-arranjasse num sonho ou ilusão aquelas pessoas e situações. Todos tem sua contra-parte, inclusive Link, que seria Kafei.

- A queda de Link em Lost Woods: Link caí num abismo em Lost Woods e vai parar em Termina. Talvez ele tenha batido a cabeça, entrando em coma e sonhado com tudo aquilo! Brincadeiras a parte, algumas pessoas descutem se não é um mundo paralelo ou algo parecido. De fato Termina parece meio que isolado de Hyrule.

Contras:

- Referências em outros jogos: Em Zelda Twilight Princess, o artefato que Midna procura, o Fused Shadows tem um design que lembra muito a Majora’s Mask. O povo antigo que fez a Majora era um povo que tinha um grande controle do poder das trevas, e pode muito bem ter feito ambos. É dito em TP que os Twili que fizeram o Fused Shadows. Também é percebido por fãs que os Twili podem ter dado origem eventualmente aos Sheikas (um olho sinistro com pontas em cima, hã?). Além disso, Zant o vilão de TP luta com duas lâminas, semelhante aos Garos de Ikana Canyon.

Enfim, Zelda Majora’s Mask é um jogo que pode ser MUITO discutido. Ele tem muita coisa sombria e também que muitos acabam reelevando, além de um bocado a se especular. Foi um excelente jogo na época, mas um pouco obscurecido pelo seu excelente predecessor. Gostaria de vê-lo refeito no 3DS assim como vão lançar o Ocarina of Time.

Quem não jogou, jogue. Quem jogou, jogue novamente, e fique a vontade para comentar e discutir essas teorias malucas. Se tiverem alguma sugestão de jogo para que eu tente analisar (nem que seja uma parte), deixem nos comentários!

Paolo Cezar

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

12 Comentario(s)

  • Drugue 5 anos atrs

    Um ótimo desfecho para uma excelente série de textos, gostaria de parabenizá-lo mais uma vez por essa escelente análise desse grande jogo. Vou tentar o quanto antes jogá-lo para poder acompanhar essa aventura de verdade! Parabéns!

  • Maneiro! A trilha desse jogo é mesmo impressionante. Aliás é umas das coisas que mais gosto nele, como tudo é triste, sombrio e melancólico acho que esse é mais um indicio de que parte da mente de alguém mesmo que não seja do Link.

    De fato teorizar sobre ele sempre foi algo divertido. Quando mais novo gostávamos de afirmar que ali era um dimensão paralela pois tinha todos (ou quase) personagens de OoT em situações diferentes e com nomes diferentes.

    Eu particularmente prefiro acreditar na teoria do "bateu a cabeça e sonhou tudo" mas pare pra pensar quantas referências tem a Alice no pais da maravilhas e vocês vão ficar ainda mais loucos! Hahahha

    Curti a Bônus Content sobre Majora, gosto muito mesmo desse game, ele marcou minha vida e nunca vou enjoar de joga-lo!
    Abraços e parabéns pelo trabalho!

    • paolocezar 5 anos atrs

      acho que da pra fazer alguns paralelos com alice… o lance do tempo, o link cair num buraco e surgir numa terra meio maluca… mas não sei se e bem isso, tipo coisas óbvias que se usariam como referência, como as rainhas vermelha e branca, o chapeleiro, o gato, sei la… se você viu alguma referência ainda, mande aí nos comentarios =)

  • Lpolon 5 anos atrs

    "Teorizam ainda que Skull Kid pode ter roubado a alma do filho do mordomo e a forçado em Link, transformando-o num Deku. Isso explica porque Deku Link parece sempre triste."

    Quando o Link conversa com o mordomo do lado de fora do palácio (aquele minigame). Ele fala no final sobre o filho. Para mim tinha ficado bem claro que isso que teorizam é exatamente a explicação. Bem, eu tinha isso como certo na cabeça..

    zerei wind waker essa semana. Só queria dizer aqui como é o melhor zelda ja feito. (Sim, joguei todos os outros de snes e gameboy. Não os de DS..) =p

    • diegogc 5 anos atrs

      pra mim o A link to the past é o melhor ja feito =P

    • paolocezar 5 anos atrs

      na verdade ele diz que o filho dele se perdeu, e você vê, quando zera, ele se lamentando… então presume-se com muita exatidão… hahaha tudo bem, mas não tem uma estampa escrito FILHO DO MORDOMO DEKU hehehe

  • inominavel 5 anos atrs

    Grande desfecho para um grande texto, foi muito bom teorizar sobre coisas no Majoras Mask, bom trabalho cara, foi uma leitura muito prazerosa, espero que você produza mais textos, um jogo que seria lega fazer esse tipo de análise, seria o Xenogears que saiu no PsOne, mas ai teria muitos spoliers, e como ainda não terminei o jogo, iria acabar com a minha diversão! No aguardo de mais textos!!

  • Wow! That’s a really neat anwesr!

  • Hey, subtle must be your mildde name. Great post!

  • Ramon 4 anos atrs

    Eu terminei esse jogo hoje (Sim, 07/2012) porque quando era criança tinha muito medo do Skull Kid… enfim. Eu achei esse jogo de uma filosofia sem tamanho! Cara, aquelas crianças brincando na lua (me lembrou O Pequeno Príncipe) com os "restos mortais" dos bosses e quando vc brinca com elas, elas te dizem coisas super tensas sobre seus amigos, sobre sua personalidade. Eu achei fantástico! No fim, o verdadeiro Link é quem derrota a Majora's Mask e não a máscara que cobria o rosto dele. Entretanto, prefiro o OoT por me emocionar até hoje. Sou um grande fã de games, os trabalhos do Miyamoto nunca me decepcionaram e mesmo o MM não tendo uma produção direta dele, foi incrível.

  • luciano 2 anos atrs

    boa tarde, gostei das teorias postadas,mais gostaria de saber se apos o majora mask a historia de link em busca de navi continua em outro jogo de zelda? pq pelo oq me pareceu a historia nao se acaba apos a despidida de skull, pois link retorna a sua jornada anterior.
    obrigado.
    se possivel favor responder via email.