Hello, esmagadores de tartarugas!

Mais uma quarta feira e o CartUUUUUcho game clube de pé, firme, forte e vigoroso!

Hoje a pauta é: Games de plataforma!

Neste CGC fomos direto ao ponto! Sem lengalengas! Descobrimos a importância do estilo para o mundo gamístico e lembramos das principais características deles e os grandes clichês que eles insistiam em repetir. Além de, é claro, assistir de camarote os grandes clássicos dos plataformeiros.

Aperte “T” para Twittar: @fenix_down e @michelvvs

Te espero na próxima fase!

até!

Michel Victor

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

24 Comentario(s)

  • zabuzagxb 5 anos atrs

    "óó o bixo vindo moleque" uaahuauah boa

    Jogos de plataforma, é uma das coisas que (eu acho) separa os gamers hardcores dos casuais.
    Porém, deles inovaram, utilizando de formas que deram certo (fases assim, fases assado.. etc)
    Outro ponto não discutido (pelo fato de não ter o pq, mas vou citar) é o perfeito conhecimento de geografia dos level's designers que colocar uma fase (região) de gelo e do lado um local totalmente tropical (assim como em Donkey Kong Country LOL), maluquice foda huahuahu

    Fiquei feliz de vc ter incluído o jogo do Mickey (não me lembro do subtítulo, sry)… que eu tanto jogava na minha infância, bateu aquela nostalgia lazarenta =D

    Valeu Mika, seu lindo, MI-Katalizou em minha busca para jogar esse jogo de volta!

  • Drugue 5 anos atrs

    Jogos de plataforma são tão clássicos que até hoje, muitas gerações depois de sua "invenção" eles ainda estão ai, presente e fazendo cada vez mais sucesso, tanto é que muitos jogos ainda não conseguiram achar seu lugar fora desse gênero (Sonic, é com você que eu to falando).
    A dificuldade crescente, a infinidade de itens para coletar, sem contar as fases secretas que muitas vezes só eram encontradas ou por pura sorte ou após ler aquele texto em uma revista fazem desse gênero uma bela lembrança, acho que eu preciso comprar um SNES…rs

    • mika_souza 5 anos atrs

      compre um dingoo e seja feliz!

      • Drugue 5 anos atrs

        Dingoo? To de boa…rs Prefiro comprar aquele portátil de TecToy, esse Dingoo não me passa muita confiança.

        • mika_souza 5 anos atrs

          presenteei minha futura esposa com aparelho chinês e me surpreendi bastante! custo benefício ótimo! roda muita coisa sem lag, principalmente se vc instalar o dingux (linux no dingoo)

          • Drugue 5 anos atrs

            Opa, então o segredo deve estar ai, por que o que eu testei, original de fábrica deu uns bons lags em alguns jogos, vou tentar instalar linux no de um camarada meu e testar.

    • UncleF0cker 5 anos atrs

      emulador ora bolas xD

      • Drugue 5 anos atrs

        Emulador não entra pra coleção né? Prefiro o SNES que fica bonitão na prateleira e claro é um clássico com um dos melhores controles ever.

  • SeoCrispim 5 anos atrs

    Jogos de ladinho estarão sempre nos corações dos gamers. As melhores aventuras do passado são em 2D (muito pela limitação, mas isso é outra história). É bom ver que ainda hoje esse estilo é referenciado. Outland, um jogo recente da LIVE e PSN mostra como o estilo não morreu, ao contrário, ainda pode inovar.

    Ressalto, também, o estilo 2D que teve um aprimoramento do padrão "de ladinho": o Metroidvania.
    Um dos jogos meus jogos favoritos dessa geração segue à risca esse estilo. Shadow Complex. Jogo de Live Arcade com modelos em 3D e movimentação lateral. Foi o primeiro jogo que baixei na LIVE logo que assinei. EXCELENTE.

    Mas acho que isso já desvirtua um pouco do tema. Bom, pelo menos fica aí uma sugestão para algum CGC.

    Abraços e continua o bem trabalho!!

    • mika_souza 5 anos atrs

      sim! Metroidvania é uma prova de que jogos de plataformas podem ser mais sérios e profundos! Nesse CGC eu quis algo mais muleque mesmo, "pular na muringa dos bichim" e passar de fase.

      De qualquer forma, sugestão anotadíssima! THX!

  • Antes do meu comentário, quero complementar que faltou a fase da lava e da motinha/carrinho/whatever e a fase que você tem que correr do final da camera pra não morrer, que são muito validas!

    Fora isso, sempre gostei de plataformas, mas nunca tive tanta simpatia com os clássicos. Gosto muito de Mário e DK, mas nunca zerei e nem joguei mais de 4 horas de cada jogo, porém, Castlevania e Megaman são jogos que joguei incessantemente, pois eles me chamavam mais atenção talvez pela ambientação umpouco mais séria.

    Fora isso, plataformas são jogos que não envelhecem, até hoje você pode ver Braid ou Super Meat Boy, que são considerados jogaços por muitos, e principalmente por serem plataformas.

  • lucasbronze 5 anos atrs

    Amo plataforma! Amo de ladinho!

    Nas geracões cartucho eram meu gênero favorito, e com certeza o favorito de muita gente. Afinal, o maior clássico dos games é de ladinho: Mario.
    Eu fico feliz que hoje em dia os jogos de plataforma estão de volta, e se utilizando dos vastos recursos gráficos e técnicos pra criar experiências inovadoras, mas com aquele toque de nostalgia. É só olhar pra Braid, Limbo, Shadow Complex entre tantos outros.

    Belissimo CGG Michel, um beijo no coração!

  • yogodoshi 5 anos atrs

    Eu gostava só no SNES, Mega Drive, etc… hoje em dia não curto mais jogos plataformas não, n sei pq tb =S

  • Eduardo Silva 5 anos atrs

    "1900 e geral de lado" foi ótima!
    Belo tema, gosto dos jogos de plataforma, mas hj, com essa onda de achievements ou troféus, esses jogos estão com uma dificuldade muito maior!
    Os jogos mais novos são mais difíceis e os antigos, que já eram suficientemente dificeis, retornam com coisas como:
    "Zerar o jogo sem morrer" ou "Zerar o jogo sem ser acertado por um inimigo"
    Gosto de jogá-los pela diversão da jogatina, mas nunca me preocupo em ficar catando tudo pq senão é pra enlouquecer!

  • KrazyFox 5 anos atrs

    Sidescrollers >>> all

    Até hoje prefiro os plataformers 2D do que os 3D, e mesmo nos 3D, prefiro os que pelo menos tem a jogabilidade 2D (sidescroller). Por isso ando tão apaixonado pela Nintendo ultimamente, não tem pra onde correr, meu próximo VG tem grande chance de ser um console da Nintendo (que a muito mantive distância involuntariamente).

    Mika, tu pelo visto nunca mais se livrou dessa gripe. What's happening man?

    • mika_souza 5 anos atrs

      cara, esse negoço de frio > calor > frio > calor acaba comigo, fora q além de algérgico, tenho a imunidade mais fraca que um bebê…

      obrigado pela preocupação!

  • Cardiano 5 anos atrs

    Ta ficando muito melhor, cara. Parabens msm…

    vc só poderia adicionar os nomes dos jogos q vc colocou no video

  • Diogo Cemin 5 anos atrs

    E as fases de água? Sempre tinha a maldita fase da água que ia subindo. Ou então que a "câmera" ia se movendo e você tinha que fazer tudo com velocidade se não morria.

  • inominavel 5 anos atrs

    Fase do Gelo/Neve
    Fase da Água

    SEMPRE são clichês no jogo de ladinho! hehehhe

    Foi um ótimo CGC como sempre, desculpa a demora para assistit, mas final de semestre na faculdade é sempre bem corrido e não sobra muito tempo, mas estou aqui como sempre, atrasado mas estou!! heheh