Olá a todos, bem vindos a mais um GamerDivã, dessa vez super especial! Eu, Fernando, venho falar de um dos RPG’s mais aclamados de todos os tempos, Chrono Trigger!

Pela imensidão de detalhes e grande potencial de coisas para explorar, Chrono Trigger merece uma série de GamerDivã própria, começando hoje pela exploração de 3 personagens: Marle, Lucca e Frog! Entenda a psicologia de cada personagem, o que cada um passou, o que cada elemento representa e suas evoluções durante o jogo!

Como dito antes, Chrono Trigger tem muitos aspectos a serem analisados e queremos tentar cobrir tudo. Nessa primeira parte focaremos nos personagens, mas ainda temos as histórias, acontecimentos, paradoxos temporais e muito mais!

Então pegue sua máquina do tempo, volte para 1995 e entre no mundo de Chrono!

Atenção: Spoilers sobre a trama! Você já teve 16 anos para jogar o jogo, tome vergonha na cara!

Para enviar seu conteúdo, comentários, sugestões, críticas ou elogios mande um e-mail para contato@fenixdown.com.br.

Não esqueça de seguir nosso twitter @fenix_down, se inscrever no nosso canal no youtube, dar jóinha no vídeo, deixar um comentário e divulgar o vídeo!

E não para por aí não! Se você não tem tempo de assistir ao vídeo, mas está doido para ouvir a nossa opinião, preparamos uma versão em áudio da coluna!

Fernando X de Megaman X! Não de pornografia ou de Xuxa!

Facebook Twitter YouTube 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

43 Comentario(s)

  • UncleF0cker 5 anos atrs

    CRASSICO!!

  • Squallnathan 5 anos atrs

    Infelizmente ainda não consegui terminar CT, mas depois de terminar alguns jogos que estou jogando, vou finalmente termina-lo.
    E Fernando, vc conseguiu fazer um vídeo à altura do jogo. Muito bom trabalho!

    • termine!!!! evitei de falar de mtos spoilers e concentrei mais nos personagens, mas tem mta coisa por vir ae! =D

      • Squallnathan 5 anos atrs

        Parte da culpa por ainda não ter teminado é sua, que por causa dessa sua coluna fez minha lista de jogos aumentar. Pois tive que comprar The World Ends With You (que já estou quase terminando) e Heavy Rain (que ainda nem comecei). XD

  • lucasbronze 5 anos atrs

    Pronto, agora fui incentivado. Vou me redimir e até o fim do ano termino CT. Prometo.

  • henrique 5 anos atrs

    Agora em formato video/pod cast? :D

    • diegogc 5 anos atrs

      sim, reviews, previews, cutscene e gamerdivã se manterão assim. Em audio e em video =)

  • Henri Zombie 5 anos atrs

    Fernando, esse jogo é um enorme clássico, com certeza é um dos RPG's mais aclamados de todos os tempos na opnião de fãs do gênero.

    Frog também é um personagem que eu curto muito, a parte da história em que se foca a história do Frog foi na minha opnião a mais emocionante do jogo, claro que existem várias outras, mas é um personagem que eu gosto mais, assim como o Robô.

    Eu tenho certeza que se eu tivesse jogado Chrono Trigger quando eu tinha entre 8 a 14 anos eu ia chorar em várias partes, mas mesmo mais velhinhos nós sentimos a emoção que o jogo transmite que para mim é a chave do RPG se tornar um épico.

    Parabéns pelo vídeo, ótimos argumentos a respeito do jogo e está sim fazendo jus ao que é Chrono Trigger.

    PS: Zerei apenas uma vez, não lembro direito qual dos finais eu fiz mas foi algum bem completo, com todos os personagens.

    • Robo também é muito legal! Principalmente quando vc conhece a verdadeira história dele!
      O que acho foda no jogo é ele conseguir focar em cada personagem em algum momento e ainda sim conseguir linkar isso com a própria história do jogo!

      na minha adolecesncia joguei demais! acabei zerando várias e várias vezes e vários finais! =D

  • Bruno_Laterza 5 anos atrs

    Chrono Trigger é um jogo que quem gosta de vídeogames precisa jogar, possui uma ótima história e trilha sonora.
    Pena que eu não consegui terminar ainda. =/

  • mateusix 5 anos atrs

    Esse jogo é demais. Já falei lá no SC que acho que joguei ele tarde demais, lá em 1999, Não sei, na época eu tava naquela de gráficos eram superiores etc e tal. adolescentes com videogame né hahaha

    Cheguei a terminar o Chrono Cross antes, e fui jogar eo Trigger e por umas 5 vzs., deixei ele parado. Só em 2009 fui pegar ele pra valer e terminar a versão de PSX. Ai sim, entendo porque o jogo fez tanto sucesso e porque é tão EPIC.

    Olha X, parabéns mesmo. Essa coluna é muito bacana, e realmente faz as pessoas quererem jogar os games aqui citados, acho que se tu consegue passar isso pra galera, teus sentimentos sobre o game, tua analise…e acho que esse é melhor pagamento possivel, fazer o pessoal jogar!

  • hatjerboy 5 anos atrs

    eu comecei a jogar chrono por causa do fernando, ele falou em algum dos cast do nowloading, eu vi que tinha um port pro nintendo DS, baixei e amei, e pra mim meu personagem preferido é o Frog, não nem pela pessoa em si que ele é, é mais por estética mesmo XD

  • O Chrono Trigger foi o melhor RPG japonês que joguei, ele tinha uma mecânica muito boa para época e uma historia muito bem construída, coisa rara nos tempos de SNES. Todos os personagens tiveram suas personalidades muito bem definidas e com motivações diferentes, coisa que ainda falta em certos jogos de hoje em dia. Quem nunca jogou esta perdendo um verdadeira clássico dos games.

    O personagem que achei mais interessante foi o Magus, no começo ele parece aqueles vilões genéricos, mas conforme se avança na historia você vai compreendendo melhor suas motivações e acaba se revelando um personagem bem complexo com uma historia pessoal excelente.

  • Angiuli 5 anos atrs

    Simplesmente genial!
    Chrono Trigger é conm certeza o melhor RPG de todos os tempos e a análiso do Fernando fez jûs ele.
    Nunca havia parado para pensar a respeito da relação entre os poderes de cada personagens e suas características, e realmente faz completo sentido. Abstraindo mais um pouco, quando o Frog é transformado em sapo, ele está parcialmente na água e parcialmente na terra, como um girino saindo da água que, evoluindo, vai para a terra como um sapo, representando o momento de transição da personalidade do Frog.

  • kleber 5 anos atrs

    Muito bom Fernando X esse Game Divã foi demais e eu assino em baixo sobre o que você disse a respeito dos personagens até agora e esse game é foda pra caramba e vou ficar na espectativa da continuação do proximo .

  • Anarcker 5 anos atrs

    Ótimo Game Divã. Chrono Trigger best RPG ever!!!!!!!!

    Nunca parei pra pensar no significado de cada elemento dos personagens.

    Enfim, espero ansiosamente pela segunda parte. \O

  • inominavel 5 anos atrs

    Finalmente um Gamer Divã de um jogo que joguei né Sr.Fernando??? hhehee joguei Chrono e joguei na plataforma original mesmo SNES, tive que alugar duas vezes o cartucho e dei sorte de não apagarem meu SAVE e nem terem jogado ele.

    Concordo com a sua análise e gostaria até de acrescentar algumas coisas.

    Certamente faz sentido, a Marle se o gelo, o que sentimento vem na sua mente quando se fala gelo ou frio? solidão,tristeza,isolamento, coisas que realmente aconteciam na vida da marle, como você disse, o elemento não esta falando a personalidade da personagem e sim do que acontecia a ela na vida dela, ela ser isolada das outras pessoas, viver na solidão de ser uma princesa.

    Fogo concerteza se remete a Luca, não tinha parado para pensar que ciêntificamente o FOGO foi a primeira descoberta Ciêntifica do ser humano, faz todo sentindo, sem contar que na Luca .

    Frog, um dos meus personagens preferidos juntamente com o Robô, Água, a pureza, concerteza, e os sapos vivem na água certo ? hehehe, mas então o Frog em termos de classe de RPG ele é um Paladino, o paladino é um cavaleiro que se presta a fazer somente o bem, lutar pela justiça, proteger os mais fracos,destruir o mal maligno, coisas que é bem típico de um paladino, e para ser um paladino, você ter que ser uma pessoa pura, livre da maldade no coração, fazer aquilo que é justo! isso ele deixou bem claro quando se abdica de sua vingança e não mata o magus, e só para finalizar mais simbolo da pureza é a Água Benta! hehehe

    Ótimo Gamer divã como sempre, e no aguardo das próximas! e cara, você transmitiu um sentimento real sobre o jogo, e isso ficou muito claro no video, concerteza está a altura do épico que é esse jogo!!!

    PS: e o Gamer divã de Alan Wake?

    • boa comparação do Frog com paladino! não tinah feito a referência!
      sempre vi como uma figura de cavaleiro heróico, mas isso remete a paladino mesmo! =D

      e vc jogou alan wake? hahahha tá ficando limitado falar dos jogos pra vc hein?

      • inominavel 5 anos atrs

        hehehe to jogando , falta uns depois capitulos para terminar, agora no final do semestre ta pesado na faculdade! mas irei terminar ele passando a agora a semana de prova! heheh

  • O melhor de todos.

    Só de ouvir essa musiquinha do começo da versão de PSX me dá um nó na garganta, que grandes momentos passei com esse jogo, primeiro no Super Nintendo e depois com a versão pra PSone.

    Quando vi reproduzida em Anime a minha cena preferida do jogo, o momento em que Frog empunha a Masamune pela primeira vez, tive um ataque cardiáco.

    Os melhores personagens, a melhor história, a melhor trilha sonora…simplesmente genial.

    Meu personagem preferido de longe é o Frog, sempre que penso em um personagem honrado e leal aos seus valores quem me vem a cabeça é ele, os dilemas dele, de não se achar digno ou se achar incapaz perante os outros, são extremamente humanos, quem nunca os teve? Como foi dito, a Água além de representar a pureza também tem o sentido da mudança citado na forma de Sapo que ele tem.

    A água se adapta a diferentes formas, ela se molda enquanto flui calmamente, mas ao mesmo tempo pode ser destruidora e extremamente poderosa. E é isso que o Frog é, um cavaleiro forte mas que possui um coração sereno, chegando ao ponto de negar a sua vingança.

    Muito bom o programa, espero mais sobre esse jogo genial.

    • valeu cara!
      realmente o frog é foda! aquela cena dele empunhando a masamune em anime me dá calafrios até hj! e foi o melhor jeito de encerrar esse gamerdivã xD

  • Rafael A. 5 anos atrs

    Melhor RPG que já joguei, sofri muito para terminar ele, até derreti meu super nintendo e joguei com uma fita do super famicon, tudo em japonês sem entender nada.

    Eu não sei qual é meu personagem favorito, gosto de todos até do ozzy.
    Mas eu sempre sentia o peso dos personagens Frog e Marle.

    Se forem jogar essa obra prima dos games, leiam tudo com calma, analisem a história e joguem com outros olhos porque esse é um rpg fantástico, que não te força a ficar upando que nem louco, a história é boa com varias reviravoltas. (y)

  • mathgss 5 anos atrs

    Um ótimo gamer divã para um ótimo jogo, chrono trigger tambem foi muito especial pra mim, joguei quando era menor em um emulador na época em que demorava horas pra baixar uma rom e eu não entendia quase nada do que os personagens diziam, trouxe devolta várias memórias.

  • O Fernando nem queria falar de Chrono né?

  • Tuto Cury 5 anos atrs

    Tenho que te dar os parabéns Fernando X, vc conseguiu realmente expressar tudo o que eu penso e um pouco mais sobre chrono trigger, não se preocupe pois realmente este gamer divã já está a altura do game.
    Gostei muito das comparações sobre os elementos e os personagens, e por aí da pra ver o quão intensamente podemos viajar dentro desse maravilhoso game.
    Eu não sei dizer qual é o meu personagem favorito, gosto muito do próprio Chrono, mas ele acaba recebendo a nossa própria personalidade quando jogamos né.
    Mas o Frog é realmente o personagem mais significativo para mim pois rola uma identificação, vejo muito de minha própria personalidade nele e é muito legal ver o seu amadurecimento ao longo da história.
    Não sou muito de comentar, mas não pude deixar de te parabenizar pelo excelente vídeo.

    • valeu pelo comentário e pelos elogios! =D
      realmente todos personagens tem um carisma e caracteristicas próprias! até o crono, que apesar de não falar, se mostra importante e se impõe em várias partes do jogo!

      mas frog ainda tme um lugar especial!

      e tente comentar mais! é bom saber que o trabalho está sendo bem recebido!

  • dudu - darth vedder 5 anos atrs

    Finalmente Chrono Trigger!!!!!!!!!!!!!!

  • marcelinoap 5 anos atrs

    Parabéns pelo review! Gostei muito deste game ainda quero termina-lo outras vezes para ver outros finais. Mas não sei se precisa jogar tudo de novo para cada final diferente… Bem, ficou muito boa a comparação dos personagens com seus elementos e também saber mais sobre a personalidade deles.
    Fernando você se comportou tal qual seu personagem preferido quando você disse que tinha medo de falar do jogo por este ser muito bom e você não ser digno para este review!
    Continue o ótimo trabalho.

    • FernandoX 5 anos atrs

      hahahah
      ele é o meu personagem preferido por um motivo né? ;D
      mas valeu pelo apoio! espero que tenha curtido mesmo esse episódio super especial!

  • Eduardo Silva 5 anos atrs

    Excelente gamer Divã! Com certeza Chrono Trigger merece mais do que um episódio, merece ser explorado a fundo.
    Parabéns!
    Aguardarei ancioso pelos próximos

  • Glad I’ve fanilly found something I agree with!

  • Dom-ken 5 anos atrs

    Muito legal o post, eu tambem gosto muito desse jogo, so que nunca me aprofundei na historia pois nao sei ingles e descobri essas coisas é simplesmente fantastico

  • AndPeroty 4 anos atrs

    BAH! Muito legal cara!
    CT tbem é meu jogo preferido, mas devo admitir que fiquei me sentindo um noob aqui te ouvindo.
    Ansioso pela continuação.

  • GabrielVRosa 4 anos atrs

    humilde opinião o caceta,chrono trigger é foda bagarai
    e posso dizer com certeza que é um dos melhores RPS que ja joguei in my life
    tem a cena mais foda que eu já vi na minha vida gamer(SPOILER a cena que o chrono morre,como assim,foi a primeira e a unica vez que vi um protagonista morrer,e digo morrer de verdade SPOILER)
    ele tem um lugar especial na minha memória junto com o final fantasy IV
    chrono trigger é foda,tudo nele é perfeito,personagens carismáticos,trilha sonora foda,jogabilidade foda,história foda…tudo nele é foda TUDO