Bem vindos a mais um GamerDivã, com Fernando retornando ao seu posto! Seguindo novamente uma linha diferente, essa semana falaremos de músicas nos games! O papel dela em te animar, te assustar e como ela controla seus sentimentos! Para isso, contamos com a ajuda de nosso amigo DJ compositor gamer Thiago Ádamo Adamo!

Entenda a diferença de trilhas de fundo e ambientação, saiba como descobrir quando tem um taken por perto e que o silêncio pode ser aterrorizador!

E caso esteja no trabalho ou queira aprender mais sobre a parte técnica das trilhas sonoras de jogos, confiram a versão em audio abaixo!

Para enviar seu conteúdo, comentários, sugestões, críticas ou elogios mande um e-mail para contato@fenixdown.com.br.

Não esqueça de seguir nosso twitter @fenix_down, se inscrever no nosso canal no youtube, dar jóinha no vídeo, deixar um comentário e divulgar o vídeo!

Links

Fernando X de Megaman X! Não de pornografia ou de Xuxa!

Facebook Twitter YouTube 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

29 Comentario(s)

  • SeoCrispim 5 anos atrs

    Caras, ótimo Game Divã. Um dos melhores até agora.
    Não podemos generalizar dizendo que hoje só criam musicas para ambientação e nada mais marcante.
    E Halo???
    E God of War?
    Para acrescentar (e não para ficar comparando), recomendo para a galera assistir o episódio de game music do Extra Credits da Escapist: http://www.escapistmagazine.com/videos/view/extra

    Sobre jogos com ambientação, acho que o exemplo mais recente pra mim (que ando com pouquíssimo tempo pra jogar) foi Mass Effect (1 e 2, joguei em sequência), com suas músicas integrada ao contexto futurista épico.

    Já no quesito música grudenta eu ficaria com a trilha de Scoot Pilgrim da Anamanaguchi. Excelente.

    • lucasbronze 5 anos atrs

      Amo o tema de Mass Effect, é uma das coisas mais lindas que já ouvi.

    • mas nao generalizamos (pelo menos não intencionalmente!)
      temos sim ainda musicas de ambientação e musicas de fundo (praticamente todos marios e sonics por exemploo até hj usam de fundo) e são otimas triljas!

      scott pilgrim é uma de fundo mto foda tb!

      mas há de concordar que as musicas de ambientação não sao aquelas que mais ficam marcadas na cabeça… por outro lado é só ouvir de novo que dá frio na espinha!

      • SeoCrispim 5 anos atrs

        Concordo. Na hora do jogo as vezes vc nem da importância, mas quando escuta fora do jogo, da mesmo aquela arrepiada.

  • lucasbronze 5 anos atrs

    As respostas pra mim são certeiras:

    A melhor trilha de um jogo que joguei é a de Ocarina of Time, não dá pra discutir a qualidade impecável das músicas desse clássico.
    A trilha que mais me ambientalizou jogando com certeza é a do meu jogo favorito (que alias a música é um dos pontos chaves da experiência), Shadow of the Colossus. Sem mais comentários se não me emociono.

    E a melhor trilha de um jogo que não joguei, mas sou eternamente viciado, é a trilha de Crisis Core. Conheci ela não sei como, e me apaixonei, nunca saiu da minha playlist diária.

    :)

    • SeoCrispim 5 anos atrs

      A cara, tu matou a pau!
      Resolvi escolher coisas relativamente recentes, mas Ocarina of The Time e Shadow of The Colossus deveriam ser considerados "Or Concur". Ambas tem um lugar especial no coração de qualquer gamer (ou pelo menos deveria).

  • espantalho555 5 anos atrs

    Como a presença de um "especialista" faz diferença. Muito boa a participação do Ádamo Adamo, contribuiu pra várias informações para o game

    Pra mim, o jogo com a melhor trilha é megaman. Até hoje acho que é a trilha com mais arranjos de músicas. É so acompanhar o Violão de 8 bits pra saber.

    Porém, a música que mais me marcou foi a "At Zanarkand" do FF X, principalmente pela cena em que ela está presente, logo na abertura do game, com um clima bem melancôlico. Perfeita

  • Bacana esse Gamer Divã, até pq foi ideia minha (e esse Fernando nunca me da os creditos e ainda entrega pros outros minhas ideias).

    Uma vez ouvi dizer, se n me engano no making off do Sr. dos Anéis, falando que na maioria das vezes uma boa trilha sonora de ambientação passa desapercebida pelo publico. Acho que isso só reafirma oq o Thiago flw, sobre n ser tão populares.

    Eu n costumo ouvir trilhas de jogos, mas ouço varias de filmes, series e animes. O legal é q inicialmente quando vc ouve uma faixa se lembra de trechos dos filmes em q ela tocava, mas depois de um tempo vc acaba assimilando mais o sentimento q ela quer passar do que tais trechos.

    • hahahaah
      sabe que nem lembrei de falar q foi sugestão sua? melhor pra mim q fico com os créditos o

      e poh, tem vários jogos q merecem ter sua trilha no seu pc! a de dragon age pra ambientar uma partida de rpg de mesa é ótima

      • Tu é mto pilantra. Vou ter q fazer um contrato por escrito com vc, com copias autenticadas e firma reconhecida. Tá foda. Vc n contente em não me dar credito ainda passa minhas ideias pros outros. O que me deixa MUITO puto.

        Fico até com medo de abrir meu twitter e receber o link da MINHA ideia pra proxima semana sendo usada em outra coisa.

  • KrazyFox 5 anos atrs

    Essa história de diferenciar as trilhas em duas categorias (música de fundo e de clima) eu acho meio furada, isso é muito relativo.

    A de Katamari por exemplo, pra mim ela também é uma trilha de criar clima, a proposta do jogo é ser um puzzle animado cheio de dorgas e a trilha sonora consegue te passar essa sensação. O mesmo se aplica a Mario, que aliás tem trilhas muito mais criadoras de clima que muito dos jogos citados aí (as fases do fantasminha do Super Mario World por exemplo tinham uma trilha tensa pra mim na época), Loco Rocco, Sonic. A diferença é que varia de passa pra pessoa e as sensações são muito diferentes, umas sentem, outras não, umas trilhas sonoras são de fato mais eficientes, outras não, mas pra mim todas elas podem ser "música de fundo" ou "inseridoras de clima", o que vai definir isso vem da pessoa que tá ouvindo, se está causando alguma efeito nela ou não. No meu caso, uma trilha bem feita num momento épico consegue me atingir profundamente, Shadow of the Colossus, God of War, Metal Gear e Kingdom Hearts foram as franquias que mais me marcaram nesse sentido.

    Mas até tetris consegue passar uma sensação pra pessoa. =P

    Vou deixar uma pergunta no ar que eu DUVIDO que, seguindo essa lógica de julgamento do Gamer Divã, as pessoas entrem num consenso: As músicas de Patapon são de fundo ou de clima?

    • tem algumas trilhas que andam na linha de divisão entre fundo e ambientação, isso é verdade! mas se fosse pra decidir eu diria que de katamari é de fundo
      por mais que ela seja animada acho que os créditos pro clima fica bem mais por conta do jogo e da jogabilidade do que da música…
      as trilhas que ambientam mesmo ficam mais claras quando falamos de survivor horrors ou jogos de suspense

      • KrazyFox 5 anos atrs

        Katamari sem as músicas não é mais katamari, perde completamente 80% do clima, fica chato, repetitivo e sem graça.

        Por isso eu acho que não é trilha de fundo e sim de clima, as músicas são o que mais te passam a sensação que o jogo se propõe à passar. Concordo que o resto do jogo também é muito propício à criar esse clima, mas sem a música fica um buraco ENORME alí. Todo mundo que é fan de katamari considera a OST dele o principal atrativo do jogo.

        Acho que o problema é só a "raridade" de determinadas sensações, a maioria das pessoas se impressiona mais com o clima de terror porque isso não é algo tão comum no cotidiano, já músicas mais "alegres"/"alto astral" (lol) é algo tão comum que as pessoas tão acostumadas à se sentir animadas. Mas pra entender o que eu tô falando é só experimentar sem, aí todo mundo sente a falta que faz.

        Um outro exemplo que eu deixo é o Robot Unicorn Attack, a música é 90% do clima do jogo, ela te trás pra dentro do jogo, te imerge naquela fantasia, te cativa, quando você se dá conta seu teclado está todo melado do arco-íris que você vomitou. XD

    • Concordo com o KrazyFox, é complicado classificar apenas em uma linha. Ia até citar no meu comentario a trilha de Geometry Wars, q a primeira vista parece uma musica de entretenimento, mas como é um jogo q vc facilmente desliga o cerebro já coloquei outras musicas e o jogo perde toda a emoção.

    • Krazy,

      Na verdade essa categorização não é uma regra, é que hoje em dia a música incidental(coisa que rola com mais frequência no cinema) teve um importante espaço nas trilhas.

      Um fato importante é: por mais que a música não seja incdental o objetivo do compositor sempre é trazer o jogador para o clima proposto, acho que a grande sacada é que quanto mais elementos o jogo tem menos elementos que tiram a atenção devem ser apresentados pela música talvez isso explique um pouco a teoria do Fernando.

      No mais gostaria de dizer que o nivel dos comentários esta muito alto, parabéns a todos os envolvidos

      • KrazyFox 5 anos atrs

        Eu entendo a "intenção" dessa classificação, realmente existem músicas que ajudam a compor o clima de um jogo de forma tão bem feita que você meio que nem percebe que ela esta alí, ela faz o papel dela bem feito, porém é só mais um recurso do ambiente do jogo. Já em outros casos a música é algo mais principal, num Castlevania ou Megaman da vida ela é praticamente um dos focos do jogo, você presta atenção e até cantarola a música. Realmente são tipos de música com focos diferentes, só que eu não concordo muito com os títulos "música de fundo" e "música de clima"…

        Sei lá, acho que não tem muito haver, pra mim a diferença entre os dois tipos é um pouco mais complexa que isso, acho que deve haver uma forma melhor de definir esses tipos, mas não consigo achar um termo melhor. =P

  • eu comecei a me ligar nas musicas dos games depois que comecei a ouvir podcasts sobre o tema, antes eu nao sabia PORRA nenhuma sobre isso, hoje em dia sou fã de trilhas sonoras.

  • Tirando as osts dos épicos que o pessoal já citou, não tem como não lembrar da trilha de Castlevania: Symphony of the Night… Qual quer um que tenha jogado não consegue evitar de lembrar do local no momento que ouve a música *–*

    Ótimo GamerDivã como de costume :B
    Esperando por um do Bioshock, tipo, Would you KINDLY?! ahhah
    Abss

  • SeoCrispim 5 anos atrs

    A trilha de Chrono é foda mesmo. Recomendo pra todos o arranjo feito pela OCRemix.
    A mais ou menos um mês no jornal local daqui de Fortaleza passou uma série de reportagens sobre nem lembro o que, mas eu vi a semana inteira pq sonorizaram as matérias com temas de Chrono Trigger. Lembro que usaram o tema que toca nas florestas de 600 AD, outro que toca na igreja onde se resgata a rainha Leene, além de mais um que não lembro.
    Eu via a matéria com o sorriso no rosto imaginando o gamer que trabalha lá sonorizando a matéria achando que ninguém ia notar.

  • Squallnathan 5 anos atrs

    Acho que não tem como escolher UM só jogo com a trilha que mais gostei. Mas a primeira que me veio à cabeça agora foi a trilha da franquia Kingdom Hearts. Acho que foi por além das trilhas fantásticas compostas para o jogo, estão presentes músicas de filmes clássicos da Disney que estão enraizados na cabeça minha desde criança.

    Outro jogo que me veio foi Chrono Cross que, na minha opinião, tem uma das melhores trilhas orquestradas já feitas pra um game.

    • escolher um é impossivel! pode ter seu preferido, mas tem tantas trilhas fodas nos jogos q fica dificil falar um só xD
      KH tem uma trilha bem legal!

      já Chrono Cross joguei MTO pouco, entao pra mim só existem 2 músicas dele =

  • inominavel 5 anos atrs

    Muito bom o Gamer Divã dessa semana, poxa cara a trilha sonora de Silent Hill é de uma ambientação Macabra! muuuuuuuuuuito tensa, ela faz toda diferença para o clima do jogo, ela realmente te faz sentir o terror e o medo do local do jogo.
    Concordo totalmente que as trilhas são divididas entra Música de fundo e Ambientação, nunca tinha parado para pensar, mas depois que você comentou realmente faz sentindo.

    É dificil escolher uma OST preferida, afinal são tantas, sou muito apaixonado por OST's, uma que eu uso bastante para pensar é a do BRAID, e para Agitação Guilty Gear \m/ .

  • As trilhas sonoras que estou mais gostando ultimamente são da série Assassin's Creed, são muito bem feitas e agradáveis de ouvir. Gosto bastante das do Fallout, principalmente dos primeiros da série, elas ajudam muito na imersão, faz você sentir o mundo pos-apocalíptico na pele. Também vale citar as excelentes trilhas dos Donkey Kong Country e dos já citados Metroid e Chrono Trigger.

  • mika_souza 5 anos atrs

    UM grande assunto quando se fala em games!

    Na verdade, acho que a linha entre trilha e ambientação é mais tênue, tendo em vista o foco que é mais uma questão de evolução do que de foco.

    Acho que a primeira trilha que aprendi a amar desde muleque foi a de megaman X, pela ótima relação do Heavy Metal com o cenário robótico. Outra grande paixão é a de Donkey kong. Esse não é tanto pela ambientação, mas simplesmente por serem ótimas composições.

    Músicas de games com certeza foram um pouco influenciadores pra eu ter me tornado multi-instrumentista.

    Tenho certeza que o Fernando queria explorar mais desse assunto, mas a vida continua, né…

    NICE JOB, CAPTAIN!

    • não acho q seja uma questão de evolução
      tanto que até como comentamos, ainda hoje temos esses dois tipos de trilhas! é beeeeeeeem diferente quando a gente tem uma música q tá ali pra n ficar silêncio e outra pra ambientar o q tá acontecendo.

      não é que uma musica de fundo nao te passa nenhum sentimento, mas é q o propósito dela é diferente
      dificil de explicar, mas quando vc para pra pensar entende fácil =)

    • Na verdade a temática música para games é bem extensa, e se você for parar para pensar temos muito terreno ainda para explorar como o fato de trilhas dinâmicas que mudam de acordo com o estágio e essas podem ser tanto música incidental(como é muito abordado no cinema), como até músicas com mais melôdias e métricas.

      Alias um fato muito comum principalmente aqui no Brasil é confundir músico instrumentista com músico produtor/compositor, tem até um concurso de trilhas que vai ocorrer aqui no Brasil em que o organizador convoca as bandas(wtf) a grande maioria dos compositores e produtores de trilhas(no geral) não são bandas e sim produtores/compositores dos mais variados estilos, outro dia falando com um cara de uma famosa banda de game music o cara me solta "compositor de música eletrônica não é músico!" na hora fui obrigado a lembrar que o mestre Yuzo Koshiro sempre foi um compositor de música eletrônica, tendo feito depois muita coisa orquestrada, mas na sua essência um cara de música eletrônica, até indico esse video onde ele se apresenta como DJ http://www.youtube.com/watch?v=1dOnOKsaQz0 .

  • Bacana o vídeo, novamente o Fênix Down escolhendo bem os convidados, chamando gente que sabe o que fala!

    Melhores trilhas? Com certeza Shadow of the Colossus, Chrono Cross e a série Final Fantasy… Qualquer coisa composta pelo Nobuo Uemasu também é ótima. Um bom exemplo é a trilha do pouco conhecido Lost Odyssey http://youtu.be/V1JRh5ibBiU e http://youtu.be/n3xpK_Iwb8U .

    A Square sempre tratou o assunto com muito respeito, e eles sabem enaltecer o material dos jogos clássicos.
    Para quem curtir as trilhas ou quiser ter um ataque de nostalgia eu recomendo dar uma olhada num album chamado Symphonic Fantasies que foi lançado ano passado e conta com músicas arranjadas das trilhas sonoras das séries Chrono Trigger, Secret of Mana, Kingdom Hearts e, lógicamente, Final Fantasy.
    Meu destaque para um arranjo chamado Chrono Medley (com mais de 15 minutos) que mescla as músicas do Trigger e do Cross http://youtu.be/FcZHDAueaJ4 (quem já jogou os dois vai até chorar ouvindo isso).

  • Gaspar, ontem nos states estava rolando um concerto abordando exatamente a temática do Simphonyc Fantasies.