Are you still there? Comemorando o review de Portal 2 dessa semana o GamerDivã não poderia ser diferente do que trazer a análise do primeiro jogo da franquia Portal! Acompanhe Fernando e Diego com suas teorias sobre a primeira versão da Chell e da GLaDOS nesse episódio cheio de experimentos e núcleos de personalidades!

Lembrando, falamos de teorias e análises Portal 1, sem considerar o segundo jogo da franquia! Então se você não jogou o segundo jogo ou não terminou, está livre para ouvir junto com a gente o primeiro vídeo! Caso já tenha passado por Portal 2, convidamos vocês para o segundo vídeo, onde debateremos não sobre Portal 2, e sim sobre o que o segundo jogo acrescentou ou retirou de teorias do primeiro!

Resumindo: jogou apenas Portal 1? Fique com o primeiro vídeo! Jogou Portal 2? Confira o que o segundo jogo desmente ou afirma das teorias do primeiro!

Atenção: Primeiro vídeo com spoilers sobre Portal 1, segundo vídeo com spoilers sobre Portal 2!

Para enviar seu conteúdo, comentários, sugestões, críticas ou elogios mande um e-mail para contato@fenixdown.com.br.

Não esqueça de seguir nosso twitter @fenix_down, se inscrever no nosso canal no youtube, dar jóinha no vídeo, deixar um comentário e divulgar o vídeo!


E não para por aí não! Se você não tem tempo de assistir ao vídeo, mas está doido para ouvir a nossa opinião, preparamos uma versão em áudio da coluna!

Fernando X de Megaman X! Não de pornografia ou de Xuxa!

Facebook Twitter YouTube 

Categoria:

GamerDivã, videocast

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

32 Comentario(s)

  • zabuzagxb 5 anos atrs

    Estou com medo de comentar, pois a visão que vcs tiveram a respeito do 1º é difícil de ser argumentar quando vc já sabe o que aconteceu no 2º. Mas gostei muito do que vcs falaram, sobre as anotações, as possibilidades da Chell ter clones… etc. Isso leva a várias discussões legais! (Porém eu tenho medo de ser uma discussão mais filosófica do que psicológica).. Se for fazer uma análise psicológica, em relação ao 1º, podia falar da curva de aprendizagem na gameplay que funciona de maneira fantástica, é algo a se levar a um patamar mais elevado (falei, falei, e não cheguei a lugar algum LOL)

    [SPOILER]
    .
    .
    .
    Foi um ponto bem legal que vc argumentaram sobre a GLaDOS com uma personalidade diferente, pois foram removidos os núcleos dela.. isso eu não tinha pensado mesmo… dentro disso vcs falaram que ela perdeu aquela piada do bolo, mas antes dela virar batatinha, tem uma referência sarcástica a respeito… que é legal de lembrar, ela até chega a comentar: "como foi que você caiu nisso, denovo?"

    Excelente análise, beijos ;*

  • mateusix 5 anos atrs

    SPOILER

    Olha, a teoria dos vários clones de Chell foi por terra, sério, acho que se a chell tivesse clones etc, é com o oDiego falou, tiraria um pouco da personalidade da Chell, não que ela fale/etc mas é que..seilá. É A CHELL!
    Gente, vcs não falaram do barco que aparece no fim do Half Life episódio 2 e que aparece no Portal 2. E enfim, tudo terá uma ligação? A arma para derrotar os combines seria a Portal Gun?

    • SPOILER

      a ideia do gamerdivão foi debater os personagens e não falar do universo… nos comentarios do review de portal 2 eu falei sobre o barco… na real isso vai pro gamerdivã de HL

    • [SPOILER]

      não acho q foi por terra. vc diz "é a chell" mas como falamos, o q é a chell? cite UMA característica psicológica dela? tirando uma frase anotada na prancheta, n temos nada cara! nada mesmo! ela NÃO tem personalidade, por isso ser um clone faria mais sentido tb

      • thomaz 5 anos atrs

        eu sei de uma coisa!
        ela provávelmente tem algum problema mental, que ao invés de falar ela pula. XD

        SPOILER
        Até porque o fato de não falar é utilizado como forma de contar história, porque eu acho que se ela tivesse falado alguma coisa na hora que wheatley fica puto ela não teria caído na bosta.
        Sobre os clones
        descordo completamente do fato de serem clones porque, na minha opinião de bosta, se você for ver a chell foi colocada em um sono profundo para sempre, e de todos aqueles sujeitos de testes nenhum foi clone(não ví 2 vezes o nome do gabe XD) e a GLADOS não fez nenhuma refêrencia a talvez clonagem.

        Só uma dúvida: alguem pode me explicar porque a parte mais antiga da empresa fica lá embaixo? ela foi crescendo pra cima e talvez a terra lá foi tapando? seilá XD

        • SPOILER

          GLaDOS faz sim referencia a clonagem na HQ que saiu com Portal 2. E qual o problema de um clone ser colocado em sono profundo? Ela foi colocada depois de Portal 1, ou seja, seria depois de todos os outros clones já terem tentado sua sorte nas chambers.
          E outra, de novo na HQ, mostra q a Chell foi a primeira e única pessoa a ser testada, e a GLaDOS vive falando de outros testes, levando a crer que se ela foi a primeira, entao pelo menos teve seus clones durante esse tempo

          agora, sobre o porão gigante n tem explicacao!

    • Eu já achou que Portal e Half-Life se passam em universos diferentes, todos as referencias cruzadas entre eles é somente para instigar mesmo, não acredito que realmente irá acontecer um crossover, mas é só minha opinião posso estar completamente enganado.

  • inominavel 5 anos atrs

    É…. mais uma vez tenho que passar adiante! eu não dou sorte mesmo! vou ter que jogar primeiro para poder assistir! Fernando está me perseguindo certeza, tudo isso só por UMA encomenda atrasada! =/

    • se vc nao jogou portal 1 ainda, merece uns cascudos

    • caraca! NEM PORTAL TU JOGOU????
      PORTAL UUUUM??

      tu tá me desapontando!

      • inominavel 5 anos atrs

        Shame on me!! mesmo galera =/ mas eu só vim ter conhecimento de PORTAL com vocês, se ja to tomando cascudo por não jogar portal um imagine por não ter jogado TF2 !ehehehe

        É fernando nem portal UMMMM ! joguei! vou ali no canto chorar galera! =~~

        • Cara, Portal 1 roda no meu notebook de supermercado! Toma vergonha nessa cara! Dá um jeito de conseguir isso, em umas 6, 7 horas dá pra terminar fácil!

          • inominavel 5 anos atrs

            caraca! to sendo esculachado mesmo! hehehe, vou ver a configuração minima e ver se roda no meu note! ou se compro na live mesmo por on demand!

  • sim, como todo personagem mudo. Aumentar a imersão…… a mesma coisa com link, freeman, isaac clark e etc,… o q eu falkei é q ela é uma personagem sem experessão por nao falar, mas a gente se importa pq nós praticamentes somos a chell

  • hatjerboy 5 anos atrs

    ah cara que droga, to sem verba pra jogar portal 2 rageeee, só vou poder ver a primeira parte again >.>

  • Lucas Pires 5 anos atrs

    [SPOILER]
    Acho que a Chell,é uma simples personificação do jogador,mesmo que deram a ela um pouco mais de importância no 2,mas sobre a teoria de que ela queria morrer é um pouco falha já que ela demonstra um certo remorso,por ter sido assassinada por ti e sobre a personalidade da GlaDOS no Portal 2,já comentei isto no review de portal 2,no final do jogo dá para notar uma singela(talvez esteja simplesmente olhando para nuvens) diferença na maneira que a GlaDOS articula antes e depois de apagar a Caroline Freeman

    • diegogc 5 anos atrs

      esqueceu a tagzinha de spoiler hein?
      mas ja coloquei

      [SPOILER]
      cara, acho q vc nao entendeu o gamerdivã… o primeiro video não leva em consideração portal 2
      por isso as teorias… qual a graça de vc matar uma teoria de portal 1 com o q vc ja sabe do 2? hehehe
      na verdade era para ele ter sido feito ANTES de portal 2 mas o fernando se enrolou….

    • SPOILER

      como falamos, ela mostra remorso DEPOIS de ter perdido todos seus nucleos de personalidades. Eles poderiam ter feito ela querer ser assassinada, e nao a GLaDOS em si

  • Lucas Pires 5 anos atrs

    Entendi o gamedivã,só queria dar outro exemplo ,justamente para repetir que ela não queria ser morta justamente pelo fato dela ter gritado tão alto e ter dado um certo trabalho.,só isso mesmo e foi mal por ter esquecido a tag de spoiler.

    • Lucas Pires 5 anos atrs

      Também pensei que podíamos utilizar o portal 2 para ratificar teorias já que vocês utilizaram o web comic

  • SPOILER

    Eu acho que Portal 1 e a Chell é muito mais simples do que todas essas teorias que muita gente criou.
    Para mim a Chell é só mais uma cobaia que está para ser testada, toda essa analise que a Glados faz no portal 1, sobre colocar no relatório o que a Chell fez de bom e de ruim, mais ou menos como testar um ratinho dentro de uma caixa, nada mais do que isto. Tudo que ta escrito eu acho que foi por outras cobaias que ficaram loucas pelo bolo, de saudade do companion cube e etc.
    Mas depois que você escapa do fogo, a Glados mostra o desespero, a voz dela muda totalmente mais puxado a um cientista que ve o seu rato fazer coisas não esperadas, a tentar escapar, e isso vai até o final do primeiro Portal.

    Já no 2 você descobre que a Chell foi trazida por alguem até a aperture science, ou mesmo adotada pelo cave johnson, mas ainda sim acho que o personagem principal continua sendo a Glados, todo o universo que eles criaram da aperture no seu inicio, no portal device gigante que pode ser visto em um cartaz da uma ideia de que a Chell não é nada comparado a tudo que já aconteceu ali, a chell pra mim é só alguem que conseguiu matar a Glados. Sobre a Glados no 2 querer continuar com os testes, acho que é meio uma obrigação dela em não se importar com as cobaias testadas, assim como nas gravações do Cave Johnson ele parece não ta nem ai para quem testa e sim para o que vai acontecer com quem testa e com os equipamentos.

    posso ter viajado legal mas ta ai

  • Hadjin 5 anos atrs

    De todas as teorias malucas que andam por aí (inclusive uma que ela é mãe do Freeman, lolwut?), a única que eu acredito é que a Chell é, de fato, filha adotiva da Caroline. A própria Glados dá uma pista disso, inclusive ela fala que a Chell é adotada quando o Wheatley fica fazendo piada com o tema! E, enquanto potato, ela não conseguia fazer MUITO uso de sarcasmo. Ela estava bem diferente.
    Tenho certeza também de que Wheatley acordou a Glados de propósito. Aquela tentativa dele achar o password (wth?) foi muito falsa. Acho que ele precisava da Glados acordada para então fazer a troca de core central.
    Não acho que o corpo da GLados tenha mudado ele tanto assim. Ele já era daquele jeito, só te enganou. Em muitas partes ele deixa soltar que não é bem intencionado ("humanos fedidos", "sua idiota", "estão todos muuito vivos!").

    Alias, fui o único que sentiu pena dele? ):

    Sei que não é lugar aqui de dizer isso, mas, CARALHO QUE FACILIDADE É ESSE JOGO? mano, puta merda. Puta merda.

    Mas é um jogaço, o final é épic win. Não ganha goty porque esse ano tem The Witcher 2 (por ser exclusivo de PC, há chances nem dele ganhar, a mídia tá bem consolista.), Mass Effect 3, Uncharted 3, Fucking Batman e Deus Ex.

  • SEMI OFF TOPIC

    Fernando, Tava ouvindo hoje o Now Loading sobre Final Fantasy V e VI, cara, você tem um Gamer Divã sobre o VI pronto lá, principalmente com as suas próprias observações!

    #ficaadica

    • FernandoX 5 anos atrs

      FF VI é um jogaço e tem mtas opiniões, teorias e pontos pra tirar dele! valeu pela lembrança, pode dar as caras aqui mais encorpado algum dia ;)

  • Hadjin 5 anos atrs

    Obrigado, Fernandóx, com essa notícia você acaba de estragar o meu aniversário.

  • Angiuli 5 anos atrs

    [SPOILER]
    Voltando ao debate da estátua no review ( http://i186.photobucket.com/albums/x176/anderson_… ), ela me lembrou muito Dante Alighieri, o poeta italiano que escreveu A Divina Comédia: http://1.bp.blogspot.com/_oLk8A0kkccY/TTeTIcKUxjI

    Assim como o escritor no livro desce ao inferno (onde encontra o poeta romano Virgílio, que o ajuda em sua travessia), passa pelo purgatório e sobe ao céu, a Chell também desce às antigas instalações da Aperture no subsolo (onde encontra a GLaDOS, que a ajuda a escapar), sobe pelas câmaras até o "céu" onde está Wheatley ("Deus").
    Além de uma possível relação com A Divina Comédia, Portal 2 também é recheado de alusões e metáforas à relação entre homem/Deus/ciência, como na alusão ao pecado original, quando Wheatley acende sua luz (conhecimento/fruto proibído) ele diz: "Me disseram que se eu ligasse minha lanterna eu morreria!" (me arrepiei nessa hora!).

  • IMHO you’ve got the right aswenr!

  • [SPOILER]

    Contribuindo pro debate (meio atrasado, =P ), queria muito saber a opinião de vcs sobre alguns pontos polêmicos:
    1) Alguém percebeu que a Lua está muito próxima de você?
    2) A GLaDOS começou a matar geral quando? No dia de levar a filha para o trabalho ou no dia de levar o gato para o trabalho?
    3) E a linha do tempo? Se a Chell fosse realmente uma filha adotada do Cave Johnson com a Caroline, como ela poderia ter a idade que ela tem no primeiro e a idade que ela tem no segundo? (Alguém viu que na foto que vc pode encontrar que tem o Cave com a Caroline tem a Chell na parte escura, se vc clarear com o photoshop?)
    4) Alguém conseguiu entrar no sistema do site da Aperture antes deles tirarem do ar?

    Enfim, QUERO TEORIAS!!!
    LOL

    abraços