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Olá a todos!

Sejam bem vindo a mais um review aqui no Fênix Down!

Hoje nesse review muito especial, Diego, Ogro Himself e Kazz se unem para falar de Mortal Kombat 9. Confira um review completo dividido em 3 vídeos, ou em apenas uma versão em áudio de mesmo tempo.

No primeiro vídeo abordamos analisamos personagens, modo história, aspectos gráficos e a torre dos desafios! No segundo vídeo temos uma discussão sobre a sua jogabilidade, controles, competitividade, fatalities, x-rays e suas comparações com Street Fighter. E finalizando falamos dos cenários, 3D, modos online, multiplayer e considerações finais!

Agradecimentos ao Kyuu pela nossa nova vinheta!

PSN Ids: tsalvador, diegogcNL

Gamertags: diegogc8, Kazz BR

Não esqueça de comentar no post e no youtube, deixar um dedinho pra cima e divulgar o vídeo!

Qualquer dúvida, sugestão, crítica ou elogio, envie para contato@fenixdown.com.br! E siga-nos no twitter : @fenix_down !

Parte 1 – Personagens, modo história, aspectos gráficos e a torre dos desafios

Parte 2 – Jogabilidade, controles, competitividade, fatalities, x-rays e suas comparações com outros jogos de luta

Parte 3 – Cenários, 3D, modos online, multiplayer e considerações finais

Confira também a versão em áudio da coluna!

Pior host do mundo, criou o Fênix Down para continuar falando de games. Mas sua mania compulsiva acabou criando mais colunas do que ele aguenta.

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240 Comentario(s)

  • SeoCrispim 5 anos atrs

    Um Review só pra aumentar minha expectativa, visto que o meu MK 9 só deve chegar mês que vem.

  • Review gigante como falaram, vou baixar e comento depois [aqui no serviço não abre youtube :( ]

  • Muito foda.. Queria saber se vocês sentiram uma pequena demora na resposta dos botões. Me amarrei no game mas senti esse probleminha. Será que foi impressão minha, pois não achei ninguém reclamando disso.

    • diegogc 5 anos atrs

      eu não senti isso não o_o

    • Eu vou falar q senti só pra criticar mais o jogo… Brincadeira, só teve isso no online msm.

    • Nao senti nao … tu jogou online? o pessoal do xbox (ja q nao posso testar na PSN) ta reclamando de lag no network …

      • Cara, nem joguei online… estranho isso.. Tive essa ligeira sensação.. Enfim, jogarei de novo =)

        • caiquexmonkey 5 anos atrs

          Marcus essa sensação é por você jogar mais Street Fighter, que tem golpes com animações mais rápidas. Se voc~e nunca jogou Tekken ou Soul Calibur tbm tem essa sensação ao testar os games. Já que o start,golpe e recovery são maiores em games com modelos 3D com animações poligonais.

          • Faz sentido.. Tem alguns anos que não jogo Tekken nem Soul Calibur.. Os ultimos foram SSF4 e MvC3 … =D

    • Ricardo Pasqual 5 anos atrs

      Também não senti isso não…A única coisa que notei, e posso estar falando merda já que sou um NOOB total em jogos de luta, foi que em alguns momentos os comandos não respondem propositalmente, justamente pra evitar combos infinitos e tentar deixar o jogo mais equilibrado.

  • zabuzagxb 5 anos atrs

    Caraca 3 partes! o/ Foda!
    FD FTW

    • diegogc 5 anos atrs

      uhauau aproveite pq eu sofri com esse review entao é capaz de ser o ultimo uhahuahua

  • zabuzagxb 5 anos atrs

    Agora depois de quase uma hora assistindo LOL digo que estou muito interessado em comprar um console e um dos motivos é o Mortal Kombat (Não apenas ele ^^)

    Joguei a demo no ps3, e o fator nostalgia mostrou-se a mais forte nesse momento.
    E agora, depois de lançado, vejo que o jogo atendeu as minhas expectativas (mesmo não jogando ainda), todos os elementos, desde cenários, história, jogabilidade (mesmo dura, mas é MK)…

    Excelente Preview, Puta merda muito grande, se for seguir assim semanal o Diego tá ferrado! (se for desse jeito, deixe mensal) xD

    Mmooooooooooooooooooooooortaaaaaaaaaaaal Kooooooooooombaaaaaaaaaat #OgroHimselfFeelings

    • diegogc 5 anos atrs

      é review! hahuahuahua
      se isso fosse o preview imagina o review O_O

      mas sim! a ideia de jogar para quinzenal é darmos mais riqueza aos reviews =)

  • @marco_fenix 5 anos atrs

    Muito bom o review.

    Só senti falta de falarem de como é feito essa junção entre kombos. Por que nesse MK você tem os kombos básicos (normalmente de 3 hits) e os de ligação que, como o nome já diz, servem pra fazer uma ligação entre dois básicos. É muito foda ficar testando qual kombo combina com qual.

    As CGs tem uma qualidade inferior ao gráfico do jogo em sí. Certas vezes parece até ps2.

    Ótimo review! \o/

    PS.: O D-pad do 360 é uma m#rda

    PS.: A vinheta ficou muito legal. =D

    • diegogc 5 anos atrs

      mas a gente disse. é o lance de vc fazer o personagem quicar!
      concordo sobre a Cg, mas como dissemos tb, nao era a proposta deles ter graficos perfeitos, entao isso nem chamou a minha atencao

      sobre a vinheta, creditos pro Kyuu!

    • Combo é com "C"

  • marcelo neves 5 anos atrs

    MUITO SHOW!! =D

  • ThiagoSantosT 5 anos atrs

    Muito bom o review parabens a voces e agradeço o maldito grito que me deixou uns segundos surdo eu nao prestei atençao no aviso =x
    e sobre a tradução o desafio 20 que a milena fala pro Scorpion pegar o ursinho que ela tinha feito no brasil virou foi camisola.
    O D-pad do 360 é uma m#rda ² quantas vezes errei fatalities por causo desse Dpad.
    e se alguem souber de uma loja que venda baratinho no maximo 150 Dilmas aqui no brasil e quiser recomendar agradeço.

    • Tiago 5 anos atrs

      Eu comprei ontem na http://www.onlymidia.com.br, a versao do ps3 ta por 139.
      Ja enviaram, mas nao chegou ainda, mas ouvi recomendações boas.

      • @marco_fenix 5 anos atrs

        Comprei o meu na OnlyMidia tb, na pré-venda. o único problema q tive foi o feriadão. =) Boa loja

    • diegogc 5 anos atrs

      Putz! Esquecemos de comentar isso nos erros de tradução, mas esse lance de transformar URSINHO em CAMISOLA foi foda… pessimo trabalho de traducao mesmo

  • Tiago 5 anos atrs

    Vou ouvir agora o cast, em áudio, la em casa vejo os videos (ou nao, com medo de spoiler)…
    Agora, pelo pouco que joguei, ja considero o jogo de luta com o modo historia mais foda que ja joguei (nao joguei muitos).
    Ja encomendei o meu, e agora estou no processo de dar F5 no rastreio dos correios para ver quando chega! Hehehe…
    Depois que ouvir comento melhor!

    • diegogc 5 anos atrs

      os videos possuem pouquissimos spoilers visuais do modo historia, mas convenhamos, ja é uma historia q é contada desde o super nintendo =P

  • julio baltazar 5 anos atrs

    Não entendi o lance de vender o jogo usado e essa taxa aí. Alguem explica?

    • @marco_fenix 5 anos atrs

      Pra vc jogar online precisa de um código q só pode ser usado uma vez. Se vc comprar o jogo usados terá q comprar o código por fora.

    • É que MK, assim como outros jogos recentes, vem com um código para habilitar o online. Quem compra o jogo novo recebe o código, mas se você comprou, usou o código, e decidiu vender o game, quem comprou vai ter que comprar a licença na PSN ou na Live para habilitar o online, visto que a licença é valida para a conta.

    • diegogc 5 anos atrs

      é por ae como o marco e o alex contaram… o passcode vem com o jogo e só pode ser usado uma vez para jogar online. Depois disso, se vc vender o jogo, o codigo nao pode ser usado novamente, logo vc teria q comprar uma nova licença… cuidado se for comprar um usado, alguns jogos estao adotando esse esquema!

  • Muito maneiro o review e foi interessante terem opiniões diferentes sobre o jogo.
    Sobre as CG's realmente achei elas com qualidade inferior aos gráficos ingame, inclusive, confirmaram que elas são na verdade arquivos de vídeo, tipos avi mesmo, de encode de qualidade questionável.
    Uma coisa que vi muita gente fazendo é comparando MK com SF. Bom, acho bem complicado comparar porque, apesar de serem jogos de luta, o sistema e jogabilidade de cada é bem diferente.
    Ao meu ver, comparações válidas seriam:

    – MK x Tekken x Soul Calibur
    – SF x Kof
    – Blaz Blue x Guilty Gear
    – MvC x Arcana Hearts (essa meio complicada porque MvC é um pouco mais fluido).

    No mais, review foda. Vamos jogar um versus assim que a PSN resolver voltar.

    • diegogc 5 anos atrs

      opa, pode ter certeza.
      o lance de comparar Mk com SF é que ambos eram contemporaneos e rivais naquela época… é impossivel nao rolar esse tipo de comparativo… concorda?

      • Sim, considerando desta forma você tem razão.
        Se bem que depois que lançou Kof, acho que a maioria se dividiu entre jogadores de SF e jogadores de Kof, e MK ficou meio que fora desta briga.
        Estou ansioso para a Evo deste ano, já vi muitos vídeos na internet com combos absurdos de MK, imagina o que vai ter neste campeonato.

        • caiquexmonkey 5 anos atrs

          Eu diria que Arcana Heart é GG e BB sem dúvida, tem o sistema Air-dashes, chains e o cacete a 4 =p

  • marcelinoap 5 anos atrs

    Quando saiu o Street Fighter IV, chorei de alegria. Mas Mortal Kombat foi mais emocionante ainda. Sem dúvidas é o jogo de luta que tem melhor Story Mode.
    Diversos modos, combos, fatalityes, desbloqueáveis… E ainda virão DLCs.
    Jogo de luta mais completo ever!

    • Desculpa não é jogo de luta. E história em jogo de luta mesmo é whatever.

      • marcelinoap 5 anos atrs

        O modo de história em Mortal Kombat foi legal por trazer as lembranças do tempo de MK 1, 2 e 3… Por isso ficou muito bem colocada neste jogo!
        Como dito no cast, MK9 é mais diversão do que competição.

  • por partes ne!

    VIDEO1:

    só pq teve um modo história melhor do q os outros jogos de luta n faz dele uma boa história. é um bom gameplay de modo história, mas a história mesmo é beeem forçada! sempre de me dá nos nervos essas batalhas sem sentido nenhum do estilo Jonny Cage dá em cima da Sonya e ela parte pra porrada? pqp! n precisa disso! tirando as partes babacas o resto do modo historia foi bem interessante mesmo!

    reclamação quanto ao shao khan q é IMPOSSIVEL de vencer na manha, só usando bug de IA, e pra mim isso tira completamente a graça da luta… vc quer é jogar bem, e não usar recursos babacas! eu tenho ódio de jogo q faz isso, de verdade!

    xo ver os outros videos agora

    • diegogc 5 anos atrs

      o modo historia é bem executado, nao é uma historia boa. Como falamos, eles respeitaram as cagadas do passado e as mantiveram…

      sobre o shao khan, eu vi lutas q o cara nao deixava ele respirar, mas desconfio q seja easy… voltando, o shao khan dos games do passado era assim tb…. nao da pra agradar todo mundo pq se tivesse facil falariam q MK nao era mais aquele… e ele é tao dificil quanto no passado…

      • FernandoX 5 anos atrs

        mas ai que tá! ele n precisa sera apelão pra ser dificil ou desafiador! sao coisas bem diferentes

        é tipo vc lutar com um cara faixa preta em karate ou lutar com um cara com duas metralhadoras, duas pistolas e que emite radiação!

    • ThiagoSantosT 5 anos atrs

      entao o que vc queria entao era um modo historia como o do shao lin monk's??

      • FernandoX 5 anos atrs

        claro q n! o q falei é q é idiota birgarem por motivos idiotas! tem isso em todo fightgame, n é exclusivo de MK9, falei q POR ISSO a historia n é tao boa assim! mas o gameplay do modo história sim é bem bolado! são coisas diferentes!

    • Eu tava achando um saco esse "script" do Shao Kan tb, mas depois do review comecei a meditar sobre o assunto, e conclui q isso tambem foi uma "heranca" dos MK antigos … foi feito pra fisgar o pessoal das antigas mesmo.

      E sim, a historia é bem ruim. Mas ainda ta melhor do que KoF, Street Fighter, etc

  • E Diego, n é divertido chefe apelão NEM FUDENDO! hauhauah é frustrante e irritante, pq vc quer jogar certo e o jogo te impede de fazer isso, forçando noobagem!

    • Nossa, essa é a palavra. Para derrotar o Shao-Khan tem que usar muita "noobagem" (e não quereo dizer que tem que escolher o Noob Saibot :P). Tem um salto muito grande na dificuldade de uma luta pra outra, as vezes você é obrigado a ficar dando 'hadouken' de longe e teleportando.

      • caiquexmonkey 5 anos atrs

        por isso não jogo mais contra CPU, são dois estilos de jogos completamente diferentes. Tem que reagir a coisas de modo diferente.

  • A cripta me irritou pq tem UM ZILHÃO de coisas pra comprar, e te obrigar ir de uma a uma comprando é um saco =/
    falando nisso, alguem sabe como habilitar as roupas diferentes? eu comprei mas quando vou jogar n aparece opção de escolher
    =(

  • marcelinoap 5 anos atrs

    Ei, acabei de ouvir a versão mp3 e faltou vocês colocarem a PSN ID de vocês!! Quem sabe, se a PSN voltar, disputaremos uma partidinha…

  • Olha ai, mais de 30 comentarios e ninguem me xingou.

    Mas enfim, acho q os unicos q vão concordar comigo são os q jogam outros fightgames um pouco mais seriamente. Entre meus amigos fãs de fightgames, acho q o AlexSeph eh o unico q curtiu msm o MK9.

    • diegogc 5 anos atrs

      ou eu nao sou seu amigo ou nao sou fã de fighting game sobre a sua ótica entao uhahuahuahua

      • Ahahahaha… Verdade, então dois, três com o novo amigo Ogro.

        • FernandoX 5 anos atrs

          QUATRO!
          Eu curti o MK9 tb, mas acho o SSFIV infinitamente melhor

          • MENTIU só pra me contrariar. Outro dia mesmo estava vc, eu e Yuri falando mal do jogo. Como vc é mal caráter, Fernando.

          • FernandoX 5 anos atrs

            falar mal n quer dizer q eu n gosto! eu te xingo mas vc mora no meu coração!

          • Que bonito isso, Fernando.

    • cara, foi como eu disse no final da gravacao: tu está certo. Existe um publico pro MK e não é todo mundo q é esse publico. Assim como eu não curto KoF, tu não curte MK, e deve haver algum doente da cabeça por ae que não gosta de Street Fighter.

  • Drugue 5 anos atrs

    Bom, vamos lá…rs Como eu tinha dito no meu preview eu achei o jogo muito travado e não fui muito fã. Porém como o demo já estava instalado eu resolvi jogar mais vezes e trouxe alguns amigos e até mesmo minha noiva pra testar e o que eu descobri? Bom, o povo realmente fica empolgado com a nostalgia e relembra bastante o que jogava quando era criança, isso sem contar que o fator gore ajuda a empolgar mais ainda. Eu joguei um pouco mais e vi o povo jogando e posso dizer que eu concordo com o fato dos controles serem mais simples pra trazer o publico, consegui depois de pouco tempo desenvolver um pouco de velocidade com o Cage o que me agradou um pouco mais e o pessoal que jogou pela primeira vez ficou bem feliz em conseguir fazer certos golpes depois de consultar umas duas vezes a move list.
    No geral eu continuo achando o jogo um tanto quanto travado e pesado. Mas como minha noiva me intimou a comprá-lo depois que eu ensinei como fazer um fatality eu vou acabar comprando…rs
    Mas eu concordo com o Kazz, MK não é SF e não me parece ser realmente um jogo competitivo.

  • lucasbronze 5 anos atrs

    OMG! Tava esperando muito esse review. Agora será minha decisão se compro ou não esse jogo. "Podcast" baixado, mais tarde eu comento.

    Obrigado senhores!

  • Melocchi® 5 anos atrs

    Diego, Ogro e Kazz, parabéns pelo review, além de enorme, tem bons argumentos e a idéia (ou não) de trazer alguém cuja opinião diverge da maioria só acrescenta ao conteúdo. Os pontos levantados pelo Kazz tem fundamentos, e isso mostra que existem gamers pra todos os gostos. Curti muito a "simplicidade" de MK pois ultimamente estou sem tempo pra jogar e o pouco que sobra eu quero mais é curtir em partidas rápidas, golpes que o adversário sente na espinha e sem combos de três digitos. Fator diversão impera nesta versão, nostalgia então nem se fala.

    • É, acho que minha birra com MK é exatamente essa, ele foca mais na diversão e nostalgia e acho que foge um pouco desse mundo competitivo. Acho que os responsáveis por esse jogo evitaram bater de frente com SF onde ele impera, oq pra mim é covardia, MK tem nome e tradição suficiente pra arriscar bater de frente com qualquer jogo de luta.

      Mas o Ogro disse bem, talvez seja uma tentativa deles de levantar a serie para q em proximos jogos ele evolua para as competições da vida.

    • diegogc 5 anos atrs

      exato, uma game de nostalgia e diversão, competição nem tanto =)
      sobre o kazz, vou ver mais o q eele nao gosta pra chamar ele huauahuah

  • espantalho555 5 anos atrs

    Caras, esse com certeza é o review mais completo que já vi de MK 9!!! parabéns (até porque ele tá "xigante")

    O que deixou a análise de vcs mais completa foi a discussão entre o Ogro e o Kazz, nitidamente um fanboy de MK contra um fanboy de Street Fighter. Apesar de achar muito bom o debate, achei os argumentos do Kazz bem fracos contra a jogabilidade do Mortal, pareceu mais coisa de "ah, não é igual ao Street então não é bom". Os dois são ótimos jogos, mas bem diferentes entre si.

    Não dá pra comparar jogos como MK e Street, porque, apesar de serem de luta, tem jeitos de jogar completamente diferentes. Mortal Kombat está mais na linha do Tekken e Soul Calibur, enquanto o Street Fighter é mais comparavel com Marvel vs Capcom e KoF.

    Espero que continuem assim e sempre tragam pessoas com visões diferentes dos jogos que serão analisados.

    • Eu vi o Seph comentar coisa similar sobre "não dá pra comparar". Rebato dizendo: sempre dá pra comparar, mesmo que for pra por os dois um do lado do outro e dizer que são completamente diferentes. Não vejo como "não dá pra comparar" tendo em vista que os dois tratam de jogos de luta em ambiente 2D.

      Sim, são diferentes, não discordo. Mas é claro que podem ser comparados. O Ogro prefere o sistema de combos de MK e eu o de SF. Explico o porque: em sf combos novos aparecem a todo o momento, combos de normais, especiais, ex, ultra, super etc… Isso pq em sf não temos um sistema fixo de combos como em MK, q um cara disse acima que a unica coisa q se pode fazer é linkar um combo com outro, mas não variar o mesmo combo.

      Isso limita o metagame de MK, tira um dos principais atributos de fightgames que é a execução. Quando vc facilita demais a jogabilidade de um jogo, isso pode ser bom pra atrair novos jogadores despretensiosos, mas ruim para que eles evoluam, não como jogadores, mas evoluam o metagame e tornem a cena mais competitiva.

      Um dos principais motivos que não gosto da jogabilidade de MK é que ele diminui tanto um dos três atributos principais desse tipo de jogo (Execução, Conhecimento e Adaptação), que acaba arrastando os outros pra baixo também.

      Observe que em MvC3 temos um sistema de combos bem amigável, porem não rigido e limitado como MK. O problema não é ser amigável e fácil e sim raso. Ai você reduz um jogo que poderia vir a ser muito complexo e profundo dentro do âmbito da jogabilidade a um jogo divertido e nostálgico.

      Claro, posso estar completamente errado e com o passar dos anos ele evoluir, ai morderei a língua. Mas realmente duvido q ele será um jogo que perdurará como KoF, BlazBlue, Tekken, SF, MvC e outros undergrounds, q apesar de serem pouco conhecidos tem seu metagame bem forte.

      Pra finalizar, talvez isso nem seja um demérito do jogo, apenas pra mim não serve. Ele não tem a proposta que espero de um jogo do tipo. Simplificando, como um fightgame acho um jogo ruim, como um jogo que se propõe a simplesmente entreter é um bom jogo.

      • FernandoX 5 anos atrs

        concordo com o Kazz nesse sentido

        eu joguei MK e curti mto o jogo! divertido e nostálgico, mas não exatamente um bom fightgame, quando vc leva em consideração as coisas que temos por trás de jogos de luta. não se resume a apertar botões em uma ordem certa, e sim descobrir o quanto mais pode se fazer com os personagens

        comparação simples seria tipo assim
        você pede uma sobremesa em um restaurante e vem o melhor filé de picanha q vc comeu na SUA VIDA!
        foi ótimo, gostoso, você adorou e não se arrepende, mas picanha NÃO É uma sobremesa (pelo menos não pra mim)

        • espantalho555 5 anos atrs

          hahahaha essa foi a comparação mais sensacional que já li, muito bom

        • Bruno 5 anos atrs

          hahahahaha.
          Isso me lembra aquela música do Rappa:
          "é gente que vive chorando de barriga cheia"

      • Bruno 5 anos atrs

        Kazz discordo completamente em relação aos combos; MK tem como linkar combos com qualquer outro golpe especial, x-ray, ou outro combo, passe mais tempo com MK e verá. O problema é que pessoal ve a movelist, e fica se limitando a ela; MK pode não ter tantos combos como SF4 mas não fica para trás. Eu ainda prefiro SF4 do que MK9, mas dizer que para mim ele está quase encostado ao SF.
        MK supriu minha vontade, depois da decepção MvC3, que no meu ponto de vista, posso jogar meu controle na parede que meu personagem irá dar um combo de 50 hits; tem uma infinidade de combos? Sim, mas a facilidade chega a se tornar um quem acerta primeiro.

        • caiquexmonkey 5 anos atrs

          Certeza que MvC3 é assim? Que tipo de combo você está fazendo em MvC3? DHC pode fazer até 100 hits, mas não quer dizer que vai acertar o adversário. Tente fazer um combo grande com Magneto, Amaterasu, enfim… você verá o grau de execução que se precisa. Sem contar Fly-unfly e essas coisinhas mais.

          No Geral MK se restringe a linkar target combos e pokes.

    • Acho q da pra comparar sim. Não é como se estivessemos colocando lado a lado Tetris e Call of Duty.

      Agora é importante frizar COMO vamos compara-los. O que cada jogo se propõe? Street Fighter IV tem um grande publico e um foco forte no circuito competitivo. Mas isso não deixa ele pouco acessivel e frustrante pra maioria das pessoas que só quer atirar bolas de fogo e fazer voadora? Meus dedoes não conseguem executar o ultra do Zangief com 100% de chance de acerto no meio da luta. Diabos, não consigo nem 20% …

      E pessoalmente, eu só devo conhecer uns 3 ou 4 sujeitos (Kazz incluso) que gostam dessa granularidade em um jogo de luta. E uns 50 que só querem saber de esmurrar o inimigo, e jogam o jogo MUITO bem, mas sem se preocupar com frames de invencibilidade, punish, juggle, cross up q o cacete.

      E eu ainda acho que isso vai tirar o mérito competitivo do jogo, mesmo que o metajogo q o Kazz gosta não seja forte Os personagens são equilibrados, o combate tem um passo bom e ainda tem que pensar bem nos próximos movimentos a executar. Quase todo golpe errado ou defendido pode sofrer MUITO punish de volta.

      É como se Street Fighter fosse Xadrez e Mortal Kombat fosse Poker.

      • Eu não considero o SF pouco acessivel no geral. Claro, ele não é tão amigavel quanto MvC3 ou MK, porem dá pra vc iniciante jogar tranquilamente. Esfregar o controle, soltar uns supers e ultra aleatorios e se divertir. Mas depende mto de onde e com quem vc vai jogar.

        Se um iniciante completo nesse jogo for jogar com qualquer um com um pouco mais de conhecimento, mesmo sem dominar um personagem, o jogador mais experiente vai sobrepujar de tal maneira o iniciante que o jogo não será legal pra nenhum dos dois.

        O que pega mto em SF é que tem personagens mais simples de se jogar e personagens MUITO complexos. Zangief é um deles. Ele é completamente diferente de se jogar do que um Ryu da vida. Sua execução é difícil, sua movimentação é complicada e por ai vai.

        Resumindo, acho que SF é um jogo com mais camadas de jogabilidade que o MK.

        Mas finalizando, não acho que eu seja fanboy de SF e nem o Ogro de MK. Acho que fanboy é alguem q ficam meio cego pros defeitos daquilo que admira. Não acho q seja o caso. O fato de comparar MK com SF foi mais por uma questão de conhecimento meu a respeito de SF, mas poderia compara-lo a KoF por exemplo, acho q a maioria das comparações ainda se aplicariam perfeitamente.

        • Concordo com isso da questão dos "niveis". Por isso comparo SF a Xadrez e MK a Poker.

          Xadrez tem muito mais base de conhecimento em meta jogo, livros, tratados, registros de partidas historicas, supercomputadores que jogam melhor que um ser humano …

          Poker até tem algum nivel de meta jogo mas nem se compara. E mesmo assim, ambos tem sua representatividade e importancia em campeonatos, competições e partidas casuais.

        • espantalho555 5 anos atrs

          Como vc mesmo falou no gamer divã de lutas,Kazz, jogos como Street Fighter IV podem ser muito mais técnicos e ter toda uma estratégia por trás dele. Ele pode funcionar para iniciantes ou pessoas que só jogaram o Street II lá no Snes e não acompanharam a evolução dos jogos de luta, mas será que essa parte técnica demasiada não pode limitar os jogos a somente um nicho?

          Eu sou péssimo em jogo de luta, nunca vou conseguir fazer essas estratégias e tal, mas consigo me divertir muito com ambos os jogos (MK e SF IV), só que a diversão que sinto em cada um são diferentes: O MK é pelo Gore e fatalities e o SF IV é pela nostalgia.

          Talvez vc critica MK porque ele não foi feito para um público em que vc se encaixa, aí é questão de gosto mesmo

          • Sim cara, mas não acho que SF se restrinja a um nicho. Tanto é que joguei o SF4 e o inicio de SSF4 totalmente despretensiosamente. Era ruim, e como disse, ficar perdendo que me fez procurar o basico e me deparei com um submundo.

            Dá pra jogar SF, KoF, Tekken, BlazBlue na base do Mash (ou numa expressão brasileira, na base da Farofa) socando botões e girando o direcional feito doido. É tranquilo, por tanto q seu oponente esteja no mesmo nivel q vc.

            Mas claro, não discordo q MK seja mais amigavel, mas acho q tem como ser amigavel e profundo. MvC3 tá ai pra provar isso.

            Mas de qualquer maneira vc está certo, o jogo me desagrada pq não sou o publico alvo dele. Ele não é focado no tipo de jogador que sou.

        • a coisa mais chata do mundo é enfrentar um Ken noob q fica só com shoryuken forte o tempo todo! é fácil ganhar mas fica jogo travadão =

          • caiquexmonkey 5 anos atrs

            Esses Ken é só agarrada por trás! hM…

      • diegogc 5 anos atrs

        "É como se Street Fighter fosse Xadrez e Mortal Kombat fosse Poker."

        Em MK vc precisa blefar para dar os golpes

  • FernandoX 5 anos atrs

    n basta n! ele tem aquele parry maldito q usa quando bem entender! o q acho chato é n ter como lutar justamente com ele!

  • Vou escutar a versao com audio antes de comentar,mas pelos comentarios o Kazz nao o achou um bom jogo de luta.

    • Vou resumir pra vc minha opinião: é um bom jogo, mas não um bom jogo de luta.

      O Yuri fez uma comparação que explica tudo: Smash Bros é um jogo mto divertido, mas não é um fightgame.

      • caiquexmonkey 5 anos atrs

        Concordo com o Kazz

        Eu diria que Smash Bros é um jogo de arena.

    • O Kazz é um bobão, não liga pra ele … compre o jogo!

      • Pô, até eu disse pra comprarem o jogo. Mas depende de como vc vai encarar o jogo, só isso. Se for pra reunir a galera e se entreter, legal, compre o jogo!

        • Nao esperava que o meu comentario de 2 linhas tivesse toda esta discussao

          • Lucas Pires 5 anos atrs

            Para economizar tempo vou comentar como fez seven up

            1- Parabéns pelo review gigante, com certeza é o review mais completo de MK9 que eu vi

            E o primeiro MK que joguei em toda a minha vida (ao não ser que considere o vs DC como MK),logo nada de nostalgia.

            3-Concordo que o jogo possue a historia de um jogo de luta que foi melhor contada,mesmo nao tendo momentos como em SFIV aonde Blanka vai ao torneio montado em uma Baleia e o fato de ser galhofa nao importa Advent Children nao tem historia alguma e nao deixa de ser divertido.

            4-As texturas estão muito boas,porem alguns problemas como tecidos e cabelos entrando dentro do corpo dos personagens, ate mesmo durante as CGs é algo irritante e durante o modo historia parece que existe um filtro especial nas Cgs que nao existe no gameplay.

            5-Concordo com as arfimacoes do Kazz aonde ele compora alguns elementos do gameplay de MK9 com SSFIV,porem acho os combates de MK mais estrategicos (sem deixarem de serem fluidos) devido ao peso dos personagens (mesmo que a promessa que cada um teria o peso proprio nao fora cumprida).O jogo esta bem equilibrado,so espero que deixem o kintaro menos roubado ja que ele é um dos personagens que podem ser baixados via DLC.

            6- A traducao esta otima mesmo que exista alguns deslizes ou que traduzam a missao do Scorpion e os Ursinhos para “ Eu Odeio Camisolas“.

            7-Sobre o Kombat Pass,discutiram isto em um Extra Creditz (vou linka-lo no final do comentario),e ja que o MK9 oferece um otima campanha Single Player(com o melhor modo historia de um jogo de luta e a excelente Torre dos Desafios) e joga-lo em amigos ser tao divertido,logo o kombat pass nao é algo tao abominavel.

            8-Sobre a discussão que um jogo de luta é um clube em que é necessário ter uma serie de pre-requisitos para entrar nele,gosto de comparar isto aos comentários do critico Pablo Vilaça em que ele falou que o Mauricio Saldanha não faz critica cinematográfica por uma serie de motivos ou que os filmes feito seguindo o DOGMA 95, não são filmes.No fim das MK,SF,Tekken,Soul Calibur,KI,Guilty Gear,KOF,Smash Brothers possuem o mesmo espirito assim como JRPG`s e RPG ocidentais nao deixam de ser RPG`s.
            http://www.escapistmagazine.com/videos/view/extra….
            PS:estou sem acentos ortograficos e o corretor online que usava fechou.

  • Pô, compara MK com SF, KoF, Soul Calibur ou até com Ergheiz, mas com SMASH BROS é crueldade né

    E se tu não considera MK fighting game, tira da lista toda série Soul Calibur e Tekken também.

    • Ahahahaha… exagerei né? Apenas reproduzi a revolta do Yuri.

      Mas oq quis dizer é o seguinte, Smash é um ótimo jogo na minha opnião, divertido pra cacete e joguei o do 64 MUITO. Adoro o jogo, mas não dá pra encara-lo como SF.

      Com as devidas proporções, é claro, MK pra mim é similar no sentido de ser um jogo divertido, bacana, mas de não vê-lo da mesma maneira q KoF, SF, Marvel, BlazBlue.

      E Soul Calibur não encaro mesmo com um FG sério.

      • Poha, Soul Calibur é fóda!! #revolta

        Zoeira, mas queria saber por que motivo você não considera Soul Calibur sério? Ou você desconsidera os jogos de luta 3D em geral?
        Digo porque eu sou entusiasta de jogos de luta 3D e vejo que o povo hardcore em FG no geral só cita exemplos de jogos 2D, entendo que tem uma diferença grande nos estilos, mas porque considerar jogos como Soul Calibur, Tekken ou DoA inferiores ou "não sérios" aí nesse ranking?

        • caiquexmonkey 5 anos atrs

          Bandi di Bicha que fala mal de tekken e Soul Calibur, morram no inferno ajoelhados no milho! #brinks (não acredito em inferno, morram de outro jeito)

          Anyway… MK foi bacana fizeram tudo que prometeram, MENOS ser um bom Fight-game, em minha SOBERANA (brinks de novo) opinião.

  • Review gigante mesmo! mas tá muito bom,

    eu adorei o jogo, merece a compra.. a jogabilidade tá muito amigavel mesmo.
    o único problema é o x-ray que define muito uma luta.. vc pode virar o jogo com ele tranquilamente.

    mas com bastante tempo de treino/jogatina ele se torna um elemento de jogabilidade que você acaba se acostumando.

    ah, nao sei se é "permitido" mas cirei um tópico sobre o post e o site no forum UOL, http://forum.jogos.uol.com.br/_t_lastpost_1479606

    bora divulgar o fenix down!

    abraço!

  • Review ficou foda e bem divido! Tô com mais vontade de comprar Mk9 logo logo, bom saber que tem essa putaria de code pra multiplayer, então vou ter que comprar um novo mesmo.

  • Thiago 5 anos atrs

    Excelente! O game e o review!

    Essa é a evolução dos reviews! Parabéns galera.

  • Mas que bela bosta esse jogo ein!

    • diegogc 5 anos atrs

      chegou um pra trollar! Kd seus argumentos?

      • quer que eu comece pela hitbox estranha, pelos danos absurdos, pelos personagens simples de se jogar, pelo chip damage GIGANTE, etc etc etc ou eu só posso falar que não é Street Fighter ai eu não gosto? =P

        • Realmente, chip damage de normal é sacanagem.

          Nem acho que o caso seja "hitbox estranha", o problema deve ser pela ausencia total de um hitbox. Não sei, eu nem toquei nesse assunto (até pq só fui saber depois) e q talvez isso seja um bom avanço. Acho que é cedo pra dizer q é um fator negativo. Mas hitbox tá meio que incrustado nesse tipo de jogo, é estranho a primeira vista.

          • caiquexmonkey 5 anos atrs

            Alguém lembrou que os golpes não tem propriedade? Só puni com rasteira e gancho?

        • diegogc 5 anos atrs

          começou bem, continue… hahaha
          para de falar q não é "street fighter", parece o baby falando "não é a mamãe"
          isso serve pra vc tb Kazz

          • Ahahahaha, eu to aqui o dia inteiro argumentando com a galera. Estou me divertindo com esse post aqui, sério mesmo. Não me lembro a ultima vez que entrei numa discussão banal sobre jogos (ok, me lembro sim).

            Mas acho que o comentario ali em baixo do Tarantino (Sevenup) exemplifica bem. Se alguem q joga mais jogos de luta começar a destrinchar detalhes de pq a jogabilidade não é boa, alem de mta gente não entender vai ficar mto tecnico e até mesmo meio boçal. Inclusive mta gente vai chamar a gente de fanboy. Mas apesar de usarmos exemplos como SF (por ser o jogo q mais jogamos) a gente podia falar de kof, blazblue e etc…

        • hitbox – Se tu jogou os chalenges ou tutoriais, vai ver q golpes baixos, medios e altos tem impacto em partes especificas do corpo. Nao entendi o q tu quis dizer com hitbox estranha

          danos – sao suficientes pra um round durar, NA MEDIA, em torno de um minuto. lembra q o jogo é WIDESCREEN e a barra é maior né =P

          personagens simples – isso é filosofia do jogo. nao da pra classificar como melhor ou pior por isso

          E sim não é street fighter. Graças a deus.

          • yuri ferreira 5 anos atrs

            Pergunta, já que não explorei a esse ponto, você pode começar um combo apartir de um golpe abaixado? tempo….

          • diegogc 5 anos atrs

            ainda vou arrumar um video sobre isso

          • yuri ferreira 5 anos atrs

            me parece que os golpes abaixados servem mais como "pokes" que na teoria é pra pegar o inimigo com a defesa baixa e deixar ele com medo de agir ou algo assim. Mas os golpes são lentos e o fato de vc ter um botão pra defesa torna a tecnica e teoria de pokes inutil e desnecessaria. Não acho ruim MK ter um botão de defesa, pelo contrario acho muito bacana, mas parece que eles exploram pouco esse mega diferencial.

          • caiquexmonkey 5 anos atrs

            Esqueceu de dizer que até Shaq-fu tem Cross up e MK nope =p

          • Bruno 5 anos atrs

            Um fato interessante(isso pode ser que isso torne o jogo melhor ou pior), mas acho que só por que outro jogo de luta tenha, não quer dizer que MK tenha que ter; ja que MK tem uma jogabilidade diferente, seria como falar que MK ficaria melhoe se não tivesse um botão de defesa.
            Acho meio estranho comparar a jogabilidade de SF com MK, pois cada um funciona bem no estado em que ele é colocado, pelos comentários o pessoal não queria MK9 e sim Street Fighter: Gore Edition.

          • caiquexmonkey 5 anos atrs

            hauahuahua EPIC

    • nao vou te chamar! vc n faz o tipo da festinha

      • É esse tipo de comparação que eu acho meio falha (mas não inexistente) entre SF e MK, hitbox por exemplo. MK nunca teve o hitbox igual ao de SF, justamente pela forma como os personagens realizam os golpes e como os combos são “linkados”.

        Yuri, Tekken lembra muito mais MK do que SF, e olha que em Tekken tem como começar combos com o personagem abaixado, mas são poucos, já MK realmente não lembro de ter visto nenhum, ainda.

  • diegogc 5 anos atrs

    Como não é um fighting game? Nossa Kazz, vou te chamar para um review de Smash só pra te detonar!

    • Não é que não é um fighting game… é que não é um fightgame. Vc me entendeu né. Até é, por definição, sem duvida que é, mas não é, saca?

      Tipo Mirror's Edge que não é FPS, tem a visão em primeira pessoa, dá pra pegar arma e atirar do mesmo jeito q outros jogos, mas ele na real não é um FPS. (Ok, não foi um bom exemplo)

      P.S: No review em si estava todo contido, mas nos comentarios pude por pra fora toda a minha opinião de MK.

  • É o melhor dos MK, mas ainda sim um PÉSSIMO jogo de luta

    • diegogc 5 anos atrs

      Kd o argumento, porra?
      O kazz fica invocando gente pra falar mal, argumenta isso ae!

      • Ahahahaha… são meus amigos de fightgame, a gente já tinha até combinado.

        Mas falando sério agora. Eu concordo, é o melhor MK sem duvidas, mas não é um bom jogo de luta (não vou usar "péssimo" em caixa alta, pra não estressar ninguem).

    • Eu diria que é um ÓTIMO jogo, mas é um PÉSSIMO jogo de luta.

  • malditos!!! estão me forçando a tomar a decisao de gastar dinheiro!

  • A estrutura desse vídeo ficou ótima, com um a favor e um contra (deu pra perceber que o Diego estava a favor também, mas ele fez bem em deixar a discussão se balancear).

    Acho que MK9 é um jogo 'phóda'! Digo isso tanto pro pessoal que curte jogos de luta, quanto pro pessoal casual no estilo, mas que gosta de um desafio ou um bom Story Mode. Ele é muito divertido e bastante "noob friendly", é só pegar e sair jogando! O reboot foi muito bem pensado e a história é bastante interessante.
    Porém, como eu já disse nos comments do overcast, acho que o pessoal hardcore do Street Fighter que curte os aspectos mais técnicos dos jogos de luta não vai se aclimatizar muito bem com o estilo da jogabilidade. O jogo tem um balanceamento fraco com alguns combos quebradíssimos de segurar na parede como nessa sequência do Kung Lao http://youtu.be/bMtpD7cBs3s. Fora que tanto a torre quanto o Story Mode muitas vezes te obrigam a fazer "noobagens" pra passar de tela, ensinando a jogar errado.
    Também acho que certas coisas estão meio datadas, como o fato de todos os personagens terem basicamente o mesmo peso e estilo de jogabilidade (não rola aquela diferença entre Sakura e Zangief do SF que só era possível porque as sprites eram originalmente desenhadas) ou mesmo esse negócio do botão de defesa, que até que vocês explicaram, mas ainda me parece desnecessário e contra-intuitivo num jogo de luta 2D.

    [ps] Por algum motivo que eu não pude entender todo mundo nesse último jogo é feio que nem o cão! Principalmente as mulheres… alguém podia me explicar?

    • Cara, também acho que o botão de defesa é muito não intuitivo. Parece até um atraso na jogabilidade, mas talvez seja questão de costume mesmo.

      Mas vc apontou uma coisa ai, realmente os personagens são feinhos mesmo. As minas são musculosas em excesso e com o rosto meio estranho. É meio bizarro, tem umas q parecem traveco. Mas ae, MK sempre foi um jogo de gore e fetiches, deve ter qm goste.

    • Vamos esperar a porcaria da PSN voltar. Esses combos baratos sao facilmente patcheaveis.

      E po … Mileena tri gatinha, depois q tu coloca um travesseiro de titanio no rosto dela …

    • 1.Ele não é um jogo foda pra quem curte jogos de luta.
      2.Noob Friendly quer dizer que qualquer coisa que tu aperta tu faz algo
      3.Sim a galera hardcore do SF não curte o jogo, pq ele é péssimo.

      • 1.Na minha opinião é, porque eu e as pessoas que eu conheço que curtem jogos de luta acham ele foda.
        2.Não exatamente, o que eu quis dizer por noob friendly é que ele é fácil de pegar e aprender, é bem amparado por tutoriais e não exige conhecimento prévio e/ou prática em jogos de luta.
        3.Nisso eu concordo, fraco para um jogo de luta. Acho que a palavra "péssimo" é muito forte, porém. Você se diverte muito jogando (principalmente no sofazão cheio com a turma toda) então o jogo não é ruim.

        4.Por favor não argumente com 'bulletpoints', eu detesto isso…

        • caiquexmonkey 5 anos atrs

          É noob friendly porque o Noob Saibot tem muitos amigos né?

          Qualquer jogo de luta que tu apertar algo faz alguma coisa, até o botão select faz algo em alguns…

  • 1 – O fato dos personagens possuírem a mesma voadora é um exemplo. Não existe diferença entre nenhum deles nesse ponto.

    2 – Quando você defende uma voadora, o adversário fica "congelado" um instante no ar, como nos MKs antigos.

    3 – A trama não deixa de ser galhofa, mas vale pelo humor.

    4 – Golpes abaixados ainda são inúteis, como: socos e chutes abaixados não linkan com nada e são muito lentos.

    O review ficou irado, qualidade ótima.

    Parabéns!

    • diegogc 5 anos atrs

      melhorou huahuahua

      ok

      1 e 2 – como falamos no video, a ideia era fazer algo que trouxesse de volta o sentimento dos MKs antigos, e acho q isso é ambo pq as voadoras sao iguais e a reação tb. Acho isso ponto se a proposta foi ser algo que remetesse nostalgia

      3 – a trama é uma merda, e eu ri muito tb, quesito diversão é ponto

      4 – concordo, os golpes abaixados sao inuteis, nao servem de link pra nada, apenas a resteira q tomba o cara toscamente é util. Mas a outras formas de linkar golpes como fazendo o cara rebater em parede ou quicar no chao…

      Enfim, obrigado!

      • Não só a voadora, mas muitos normais são iguas em MK. Isso vem desde os primeiros, até melhorou que agora temos alguma variação.

        Isso realmente é caido.

        Mas ae, eu acho meio covardia vc só se apoiar nesse negocio de "nostalgia" ao inves de buscar verdadeiras melhorias. Não digo do fato dele ser ou não parecido com os jogos já consagrados q temos ai, mas de inovar realmente.

        Onde ele tentou inovar, q foi o modo story, ele mandou bem, pq não tentar isso na jogabilidade?

        • A unica coisa que não concordo contigo é: não vejo esse tipo de mudança como MELHORIA.

          Isso poderia tornar o jogo mais agradável para um certo público, mas não significa que isso o deixaria um jogo MELHOR. E não to me baseando em nostalgia para dizer isso, mas pura e simplesmente em DIVERSÃO.

          Lembra o q eu disse: Xadrez vs Poker …

        • E um adendo: MK ja fez sim jogos onde os personagens tem normais variados, alias, onde cada personagem tem 2 estilos de luta desarmada e uma armada e cada um tem muitos normais diferentes.

          E esses jogos são uma porcaria.

    • 1- os personagens nao tem todos a mesma voadora. Mas eles tem 2 ou 3 tipos diferentes de voadora apenas.

      2- claro, ele tem que levar o gancho de contra ataque

      3- Então discorra sobre a excepcional trama de Street Fighter. Voce tem 20 minutos e pode usar um powerpoint de 15 slides se quiser.

      4- WHAT????? E O GANCHO OVERPOWER FTW????

      Brincadeira. Sim, golpes abaixados nao linkam nada, sao quase inuteis. Mas servem pra quebrar defesa e tem prioridade contra muitos ataques especiais. Teleportes, por ex.

      • 3- O cara vai te mostrar um trecho de 15min do filme do SF com Jean Claude Van Damme…

        Concordo, tem que levar em consideração que é muito difícil fazer uma história com narrativa e tudo em um jogo de luta.
        A trama do MK9 não merecia um oscar de melhor roteiro, mas com certeza é a história melhor contada entre os jogos de luta até agora (detalhe que não é a melhor história, é a história melhor contada).

        • pois é, melhor contada

          acho q de melhor historia … o Tekken ta melhor na fita. Pelo menos até o 4.

          • Tekken é muito melhor do que MK, Sou Calibur tbm, conseguiram equilibrar história e ter um ótimo gameplay, sendo válido em torneios e etc.

            MK tem que ser visto como um bom jogo pra jogar com os amigos num fds qualquer.

            E ele é o melhor dos MK, como falei, mas ainda sim um jogo de luta muito ruim.

          • Bruno 5 anos atrs

            Adoro Tekken e Soul Calibur, mas acho a estória deles um saco.

      • Ai é desleal, não é pq a historia de SF e outros fightgames seja ruim q faz a historia do MK boa.

        Talvez valha o argumento: "em jogos de luta é a melhor historia". Mas na minha opinião é o seguinte, o modo como a historia é contada é MUITO FODA. Mas ouvi que isso já foi usada em BlazBlue, mas não posso confirmar. Caso já tenha sido usada, perde o fator inovação, mas continua sendo foda.

      • yuri ferreira 5 anos atrs

        a historia de SF ser ruim não melhora a do MK em nada! E por mais que a apresentação do modo historia do MK seja muito boa, pra mim em forma de fluxo perde pra blazblue, que tem uma historia mais ramificada e com diversos finais possiveis para cada personagem. Em MK se vc morre é retry até você vencer. Em Blazblue se você morre o jogo te da um final que varia pra quem você morreu e qual longe você morreu.

        • (troll on) Blazblue é um jogo para rapazes efeminados (troll off)

          Realmente é assim? Nao conheco BB, mas se for assim realmente ta foda.

          Mas é uma proposta diferente. Os caras quiseram mesmo fazer um filme jogado de MK. Ele não é bom … mas até ai os filmes de porradaria da Band não eram bons e mesmo assim eram os mais divertidos.

          • yuri ferreira 5 anos atrs

            MK seria melhor se tivesse o Tony Jaa com joelhada voadora e cotovelada na cabeça.

  • o fred q curte a sheeva! ainda lembro o cast q ele citou ela como personagem gostosa

  • Acho que foi um primeiro passo. Os caras fizeram OITO jogos antes desse, e nenhum foi voltado pra competição.

    Agora, para jogar com os amigos despreocupadamente e se divertir esmurrando um a cara do outro? A maioria da galera não tá preocupada com frames de invencibilidade, prioridade, direcao do ataque, etc etc.

  • espantalho555 5 anos atrs

    Isso aqui tá parecendo quando era criança é agente brigava pq uns achavam o Street Fighter do Snes melhor e outros diziam que o MK II do Mega é que era melhor, por causa do sangue e tal.

    Mas tá muito bom.

    O Diego poderia mudar o nome do post para Review Mortal Kombat: Mamilos. Porque o negócio tá bem polêmico por aqui. hehehehe

    • Discordo. Todas mulheres em MK9 são espancadas e perdem grandes quantidade de roupa e voce não ve um mamilo sequer!

      Na verdade esse é o grande defeito do jogo, a falta de mulher pelada. MK devia aprender com Dead or Alive nesse ponto. Por isso dou nota SETE pra MK.

      • espantalho555 5 anos atrs

        Pô! nem me fala, quando a Mileena aparece no modo história ela está assustadoramente gostosa.

        É a mesma sensação que tenho com as enfermeiras de Silent Hill: aquilo é nojento, eu não deveria achar sensual, mas…

  • mateusix 5 anos atrs

    Opa. na madruga baixo e comento. Review gigantesco. Vamos lá!

  • mathgss 5 anos atrs

    Adorei o review gigante, esse mk ta realmente muito bom, eu acho que ele até um exemplo para outros jogos de luta em termos de conteudo, é raro ver jogos de luta com tantas opções de jogo, além do modo históriaq que parece bem interessante, eu acho que jogos de luta tem que investir mais no modo historia, não precisa ser uma obra de arte no roteiro pra ser divertida, no próprio street fighter é chato lutar com um monte de personagens por 2 animações ruins (uma no ínicio e um final), mas as lutas contra os rivais que usam a engine do jogo e criam um clima legal pra luta empolgam.

  • Não vi os videos mas vou deixar minha contribuição MK é uma merda, não é Fighting Game, me desculpe os mangolões que achavam que eram um jogo de "luta".

  • Tudo o que andei comentado sobre o MK acabou ficando perdido no meio dos replies, entao deixa eu dar uma resumida:

    1)MK é um jogo para o publico hardcore de fighting games?
    NÃO. MK não tem o polimento da maioria dos outros jogos de luta. Voce vai ficar enojado de rasteirinhas inuteis, soquinhos riduculos e voadoras de losango aberto.

    2)Então MK é para quem?
    Pessoas que não se preocupam com coisas como cross up, chip damage, combo link, frame de invencibilidade. Isso deve cobrir uns 80% do publico gamer (ou 99,9% da populacao mundial)

    Isso não torna essas pessoas melhores ou piores jogadores. Muitos caras habilidosos q eu conheço não dão a minima pra isso.

    3)Isso torna MK melhor ou pior do que Street Fighter?
    Apenas se tu tambem poder afirmar que Xadrez é melhor que Poker. Que Civilization é melhor do que War.

    Propostas diferentes, camadas de aprofundamento diferentes. MK é o melhor jogo para umas pessoas, o pior para outras. Mesmo com Tekken, Street ou KoF.

    (troll on)Só Dead or Alive ou Virtua Fighter são ruins em absoluto (troll off)

    4)Se o jogo nao tem tanto esmero, ele vai se destacar tanto quanto SFIV?
    O tempo vai dizer. Provavelmente nao vai durar muito na cena competitiva. Mas entre a massa, acho que dura tanto quanto.

    • Xadrez é melhor que Poker, War é melhor que civilization e Street Fighter é MILHÕES DE VEZES melhor que MK.

      Obs: Virtua Fighter e Dead or Alive é melhor que MK e MUITO.

    • 3)Isso torna MK melhor ou pior do que Street Fighter?
      Apenas se tu tambem poder afirmar que Xadrez é melhor que Poker. Que Civilization é melhor do que War.

      Falou tudo Ogrão!

      Mk eh um jogo hardcore SIM! Só não é pra galera da "ciência do street fighter" ou "comentaristas ""esportivos"" de jogos de luta". Essa galera tem q sair mais um pouco de casa, te falar viu!

      raaatinhOOOOOOOOO!

      • espantalho555 5 anos atrs

        hahahahahahaha

        "Comentaristas esportivos de jogos de luta"!!! hahahahahhahahahahahah

        Putaqueopariu tô rindo muito disso ahahhahahahahah

        Melhor comparação Eva!!

      • hahahahahaha melhor comentario pro-mk do dia

      • Quem sou eu pra discordar do seu argumento super embasado, não é.

        E eu pensando que os trolls só estavam do contra o MK.

        Mas enfim, vcs tão focando mto SF, SF, SF… esqueçam SF, comparem MK a qualquer jogo de luta da atualidade e terão EXATAMENTE a mesma comparação.

        Parem com essa disputinha fanboy de MK vs fanboy de SF. Não é o caso, nunca foi.

        • caiquexmonkey 5 anos atrs

          Tekken é melhor que esse MK
          Soul Calibur é melhor que esse MK
          Virtua Fighter é incomparavelmente melhor que esse mK =p
          Blazblue
          Guilty Gear
          Arcana Heart
          Garou
          KoF
          Real Bout
          Art of Fighting 3
          Breakers…

          SHAQ FU!!
          Sonic Fighters (ok, agora eu exagerei)

          Anyway, todos esses jogos são profundos, divertidos e não tem coisas que os quebrem como normal dando cheap e travando personagem em trap. What hell? Sem chance de comeback?
          Ao menos o UMK3 teve cena competitiva forte, mas era porque você passava a luta toda pra acertar 2 combos.

          • Bruno 5 anos atrs

            Sério que você acha todos esses jogos melhores que MK9? Sério mesmo?.
            Não vou dizer que é superior MK9, mas me faz reflitir sobre o seguinte exemplo.
            A Activision faz um jogo chamado Call of Duty; então pimpolhos de 10 anos ranhentos sem a mínima noção de avaliação, dizem que o jogo é o melhor FPS ja criado. Então para que esses mesmos pimpolhos comprem seus jogos, outras desenvolvedores seguem os moldes de CoD. Então quando temos um shooter que não segue os moldes do seu suposto DEUS DO FPS, os pimpolhos gritam "Não é igual a CoD então é ruim"

          • Cara, não é bem por ai.

            Acho que seu exemplo foi ruim. O pessoal em defesa do MK tá mto batendo na tecla de "vcs não gostam pq é diferente de SF". Mas cara, não é isso. Acho ele ruim, como um jogo de luta serio, por motivos que vão alem de SF.

            Mas obvio, sempre vai haver comparação. Isso é inevitavel e inerente. Se pegarmos jogos antigos q gostavamos na época do lançamentos, mtos, vamos achar ruins, pelo simples fato de já ter experimentado coisa melhor. Simples assim.

            Mas já disse e repito, vc pode compara-lo a outros jogos atuais de luta, perante os consagrados da atualidade, MK é à quem.

          • Bruno 5 anos atrs

            Meu exemplo não foi um dos melhores (peço desculpas se ofendi alguém). Mas no final, acaba sendo uma questão de gosto como o Ogro citou anteriormente, se xadrez é melhor que poker. Vale se você gosta de um ou de outro; como disse no post anterior, comparar as jogabilidades é besteira, pois ambas são diferentes, quando você a compara a de outro jogo, só prova o quão você gosta desse jogo. As pessoas que falam que MK é ruim, não gostaram da jogabilidade e a comparam com outro jogo pelo simples fato de gostaram do mesmo (eu gosto de sorvete de chocolate, por isso ele é melhor). Outra é falar que MK9 não é um jogo de luta ou que é um jogo de luta ruim (o que determina um jogo luta? Combos? técnica? profundidade no combate? Competição?). Como você mesmo disse é extremamente divertido, só por que para alguns não tem uma imersão nos combos, nem na competição, ele não deixa de ser um bom jogo de luta.

          • caiquexmonkey 5 anos atrs

            Exato, por exemplo, eu adoro Samurai Shodown, Soul Calibur, Blazblue, Guilty Gear e Tekken.

            TODOS são diferentes de SF, Kazz que gosta de SF tbm gostaria de alguns desse se experimentasse.

            A diferença de todos esses para MK é a sensação enquanto se joga, e o que você pensa, como você reage.

            O que faz um jogo de luta ser BOM (VEJA SÓ, bom como um jogo de luta) e a sua profundidade. E onde está a profundidade nesse jogo? Será que os jogadores top acharão algo além de juggles e traps?

            Quais são as consequências de usar certo golpe? Eu posso fazer optio selects? Mind games? E sobre o controle de espaço?

            Enquanto MK não demonstrar ter isso em sua base, sinto muito, mas é um jogo fraco voltado aos casuais e aos nostalgicos, um jogo fraco sem adicionais.

            Um modo história bacana? Quero história jogo rpg.

          • Bruno 5 anos atrs

            "O que faz um jogo de luta ser BOM (VEJA SÓ, bom como um jogo de luta) e a sua profundidade. E onde está a profundidade nesse jogo? Será que os jogadores top acharão algo além de juggles e traps?"

            Não posso afirmar como os top jogadores responserão a sua jogabilidade, afinal estou sem PSN, e ainda não tivemos um campeonato. Mas como você disse SERA? SERA?
            Todo o embasamento do passoal anti-MK é no que o jogo não é para competição, mas só o tempo dirá (vocês podem estar certos, ou podem morder a linguá)

            "Quais são as consequências de usar certo golpe? Eu posso fazer optio selects? Mind games? E sobre o controle de espaço? "

            Outra coisa do pessoal anti-MK, parece que passaram 10 min com jogo, pelo amor de Javé, joguem um pouco mais e verão como é a mecanica de MK e talvez parem de comparar e procurar elementos de outros jogos.

            "Enquanto MK não demonstrar ter isso em sua base, sinto muito, mas é um jogo fraco voltado aos casuais e aos nostalgicos, um jogo fraco sem adicionais."

            Isso é seu ponto de vista cara pálida, seria a mesma coisa de eu não conseguir enxergar a profundidade em Soul Calibur e dizer que ele é um Smash Button para casuais.

          • caiquexmonkey 5 anos atrs

            A diferença é que eu consigo te mostrar que SC é profundo com partidas de alto nível, falando sobre o sistema de just-frames, as possibilidades, frame-traps possíveis e tudo mais.

            Nego acha que to de birra com MK e que nunca gostei da série e tudo mais.

            Pra começar MK1 foi o PRIMEIRO jogo que joguei em minha vida (ou pelo menos que me lembre por gente), seguido de Killer Instinct.
            Mais velho fui me aprofundar e fight games e vi sua deficiência, acredite eu já tentei ver graça em MK num nível competitivo, assisti partidas, torneios, joguei e tudo mais. O problema foi que eu não encontrei.

            Opinião é uma coisa que existe, assim como fatos. Você dizer que SC é smash button (no seu exemplo), seria ignorância caso fosse ou é o caso. Eu dizer que MK não tem profundidade (digo, a série e não o 9), é um fato que foi provado durante os anos da série.

            Como eu tbm falei que ENQUANTO MK não demonstrar, ou seja, pode acontecer, profundidade o jogo será fraco. PORÉM, todavia, entretanto, num futuro próximo os jogadores possam descobrir coisas que deixam o jogo interessante, ou não. SF é o que é hoje por conta da comunidade que descobriu coisas sobre o game e os clássicos de luta ainda são jogados em arcade (hoje mesmo saiu no portalversus.com videos com torneio de KoF 94) pelo fato do jogo não intencionalmente ter coisas que o deixem competitivo, interessante e profundo.

            Quer mais exemplo? EWFG em Tekken, Just-frames em SC, cancelar um frame em outro em street Fighter, Cross-ups em jogos de luta 2d em geral, tick-throws, kara-throws, juggles e tudo mais.

            Não falei antes mas direi agora, eu estou interessado em ver MK na EVO justamente pra ver do que o jogo é capaz, se não for profundo, a comunidade em geral abandona e só ficam aqueles jogadores já antigos de MK, ou pior, eles podem até não aceitar o jogo e continuar o UMK3 e MK Trilogy. E aí?

          • Bruno 5 anos atrs

            Como disse anteriormente, prefiro SF4 ao MK9. Assim como você, joguei tanto as versões anteriores de MK quanto a de SF; concordo com você em seu comentário, mas como você disse no último parágrafo, caso MK9 não seja aceito só prova o quão é uma questão de opinião. O tempo dirá, pois ele pode ser é ruim para gamers ultra hardcores de jogos de luta e pode ser bom para gamer hardcore ecléticos (ser um um gamer ultra hardcore de games de luta não torna uma pessoa a dona absoluta da verdade; assim como um rei que deve ter sua opnião aclamada) um gamer hardcore pode achar MK9 um bom jogo de LUTA; isso o torna ignorante? Um nicho pode achar MK9 um jogo de luta ruim; eu respeito isso e admiro os argumentos apresentados; assim como gostaria que os outros respeitem minha opnião e meus argumentos. Defendo que mesmo que 99% das pessoas digam que o jogo é um ruim, não signica que para 1% das pessoas ele precisa ser, e nem por isso esse 1% não será um gamer hardcore, ou será uma pessoa que não sabe avaliar um game. Não estou aqui para exaltar MK9 ou fazer os outras acreditarem que sim; comento aqui para que minha opnião de gamer hardcore seja ouvida e respeitada, não que seja vista como a de um ignorante. Assim como a de todos aqui.

            :) PAZ, Amor, Justiça e grandes games para todos. :)

          • caiquexmonkey 5 anos atrs

            PS: Odeio CoD =p

            Anyway… saquei bem seu exemplo, mas meu problema com MK é o mesmo de CoD. Muita propaganda mas um jogo de luta (ou fps no caso de CoD) incompleto. Motivos? Todos citados acima pela galera =p

    • Sushi0 5 anos atrs

      Muito bom!
      Concordo com quase tudo que foi dito.
      Realmente é meioinjusto algumas comparações, devido as suas propostas.

  • Bruno 5 anos atrs

    Apenas compre

  • Para economizar tempo vou comentar como fez seven up

    1- Parabéns pelo review gigante, com certeza é o review mais completo de MK9 que eu vi

    E o primeiro MK que joguei em toda a minha vida (ao não ser que considere o vs DC como MK),logo nada de nostalgia.

    3-Concordo que o jogo possue a historia de um jogo de luta que foi melhor contada,mesmo nao tendo momentos como em SFIV aonde Blanka vai ao torneio montado em uma Baleia e o fato de ser galhofa nao importa Advent Children nao tem historia alguma e nao deixa de ser divertido.

    4-As texturas estão muito boas,porem alguns problemas como tecidos e cabelos entrando dentro do corpo dos personagens, ate mesmo durante as CGs é algo irritante e durante o modo historia parece que existe um filtro especial nas Cgs que nao existe no gameplay.

    5-Concordo com as arfimacoes do Kazz aonde ele compora alguns elementos do gameplay de MK9 com SSFIV,porem acho os combates de MK mais estrategicos (sem deixarem de serem fluidos) devido ao peso dos personagens (mesmo que a promessa que cada um teria o peso proprio nao fora cumprida).O jogo esta bem equilibrado,so espero que deixem o kintaro menos roubado ja que ele é um dos personagens que podem ser baixados via DLC.

    6- A traducao esta otima mesmo que exista alguns deslizes ou que traduzam a missao do Scorpion e os Ursinhos para “ Eu Odeio Camisolas“.

    7-Sobre o Kombat Pass,discutiram isto em um Extra Creditz (vou linka-lo no final do comentario),e ja que o MK9 oferece um otima campanha Single Player(com o melhor modo historia de um jogo de luta e a excelente Torre dos Desafios) e joga-lo em amigos ser tao divertido,logo o kombat pass nao é algo tao abominavel.

    8-Sobre a discussão que um jogo de luta é um clube em que é necessário ter uma serie de pre-requisitos para entrar nele,gosto de comparar isto aos comentários do critico Pablo Vilaça em que ele falou que o Mauricio Saldanha não faz critica cinematográfica por uma serie de motivos ou que os filmes feito seguindo o DOGMA 95, não são filmes.No fim das MK,SF,Tekken,Soul Calibur,KI,Guilty Gear,KOF,Smash Brothers possuem o mesmo espirito assim como JRPG`s e RPG ocidentais nao deixam de ser RPG`s.

    http://www.escapistmagazine.com/videos/view/extra
    PS:estou sem acentos ortograficos e o corretor online que usava fechou.

  • Sushi0 5 anos atrs

    Caramba e com rendeu uma bela descução esse jogo hem?

    Eu achei o jogo muito bom de modo geral.
    Modo Historia ficou exelente.
    jogabilidade na minha opinião ficou muito boa, ja que não sou um jogador fodão que explora frames de invencibilidades e whatever dos outros jogos de luta.
    E não tem jogo de luta melhor para jogar de galera isso não resta duvidas.

    sobre o review, parabéns, ficou grande, mas ficou com o tamanho ideal.
    FLAWLESS VICTORY! FATALITY!

  • caiquexmonkey 5 anos atrs

    Querem modo história em jogos de luta? Blazblue e os Doujins japoneses.

  • caiquexmonkey 5 anos atrs

    Mas não foi o Eddy Boon que disse que esse MK teria uma cena competitiva forte? Devem ter pago HORRORES pra botar na EVo mermo =p

  • DreadLess 5 anos atrs

    Por que o Maajin nao aparece por aqui? Sera que rolou treta com o fim do NL??

    Also KOF>Mk Lidem com isso.

  • mika_souza 5 anos atrs

    estava escrvendo um "textão" aqui, mas deu pau no navegador. a preguiça e o dever de editar o CGC de amanhã não me deixarão reescrevê-lo.

    emfim:
    Com este jogo, eu tive uma experiência gamística que há muito tempo não tinha. Chamei alguns amigos da facul num sábadão aqui pra casa e passamos a tarde inteira jogando o bendito. Foi como voltar ao passado e ligar meu SNES com UMK3. O fator DIVERSÃO, que é o fator mais obviamente relevante em um jogo, foi nota 10!

    Dica: se houver tempo em sua tão preenchida agenda, chamem seus amigos pra sua casa e coloquem este jogo diante deles. Depois volte aqui e relate sua experiência.

    • Sushi0 5 anos atrs

      Atualmente já não moro mais em minha cidade natal, porem nos dias das mães sem vou visitar a minha e aproveitei e levei o jogo e marquei com meus amigos que ainda moram por lá e foi exatamente como você disse, é como voltar aos tempos de Snes foi muito foda.
      E concordo com o que você falou, o mais importante é a diversão e esse jogo realmente é 10!

    • Ogro Himself 5 anos atrs

      como eu falei no review, eu joguei isso com meus amigos num churras e foi FODABRAGARAI!

  • KrazyFox 5 anos atrs

    Rumo aos 200 comentários. #ImprodutiveComment

  • Daniel 5 anos atrs

    Prefiro League of Legends.

  • No primeiro dia que joguei esse Mortal Kombat. Ja saberia que estaria ruim. Pelos vídeos, estava claro, e muito, que ele seria ruim como fighting game.

    Mas vamos lá: O que faz um fighting game bom? É a diversão ou é o gameplay?

    Porque se for só diversão, o gameplay não é o mais importante e assim o MK se encaixa. Embora que a diversão do MK esteja muito ligada à nostalgia.

    Como um fighting game é fraco e gameplay é ruim. Danos altos, personagens não equilibrados, cheap damage MUITO FDP! Tudo que já foi dito anteriormente. E chega a dar raiva quando vemos golpes que linkariam e não acontecem só pq não foi previsto pelo sistema.

    para MIM ele é: Simples, e só é divertido pela nostagia. O gameplay irrita muito, e só vale para jogar com galerão.

    • caiquexmonkey 5 anos atrs

      Acho que danos altos e desequilibro não é o problema.

      O problema de MK é a falta de Mind-game =p cadê os Mix-ups?

      FOOTSIES! FOOTSIES! FOOTSIES! Sem isso não tem graça.

  • Um dos melhores reviews até agora, ficou muito bom.

    Não costumo gostar de jogos de luta, mas MK na época de 16-bit eu gostava justamente pelo gore dele, jogava só para ver sangue jorrar, esse novo MK está bem nostálgico, mas o gore dele já é algo que não me atrai tanto como antigamente, jogaria ele de maneira muito casual.

    Para gerar polêmica, ou não, Bushido Blade é melhor que qualquer jogo de luta ever, foi o único jogo de luta que gostei hardcoremente, tanto o primeiro como o segundo.

  • @marco_fenix 5 anos atrs

    Quase esquici. O pessoal tá fazendo esse mimimi todo por causa do botão de defesa, imagina se ele colocam um botão pra correr?

    • caiquexmonkey 5 anos atrs

      ASC tem botão pra defesa e é bom =p esse não é o problema.

    • Você quis resumir uma discussão com mais de 200 comentarios com "mimimi por causa de botão de defesa"? Ou você não leu os comentários (oq é normal, visto q são muitos não é), ou você está de sacanagem.

      • @marco_fenix 5 anos atrs

        Não, não quis resumir a discussão toda como mimimi. Só quis dizer que se o fato de ter um botão de defesa já está gerando polêmica imagina se ao invés de apertar →→ pra dar um dash você tivesse um botão pra correr como no MK3?

        Enfim foi um comentário cretino e sem embasamento. =P

  • marcelinoap 5 anos atrs

    Vejam se conseguem colocar aquele botão de "Curtir" do facebook e do Twitter… dá para disseminar o link com mais facilidade!

  • lucasbronze 5 anos atrs

    huauauah Só consegui ouvir hoje, e com certeza não lerei quase 200 comentários.
    Alguém sabe resumidamente me dizer porque tanto auê?

  • Já que o pessoal está comentando muito sobre a jogabilidade de MK, que apesar de ainda considerar diferente da de SF e MvC3 e não achar uma comparação, em aspectos de jogabilidade, válida, vou falar de 2 coisas que em MK são infinitamente melhores que os jogos da Capcom:
    – Cenários, variados, ricos e dinâmicos.
    – Conteúdo extra. Se fosse um jogo da Capcom é certeza que cada tumba/corpo/caixão da Cripta seria um DLC de 5 dólares, isso sem falar nas roupas (apesar que já tem DLC pago das roupas clássicas de alguns personagens e até Fatalitys, mas nunca na proporção do que a Capcom faz).

  • caiquexmonkey 5 anos atrs

    Acho que tem uma galera que está confundido as coisas. Acham que o fato do jogo ser profundo não quer dizer que ele seja divertido.

    Conselho de campeões como Mago, Tokido, Daigo, John Choi, Alex Valle e outros é:

    "Pratique, jogue contra o máximo de adversários que puder e divirta-se."

    • Outra coisa que a galera também está confundido: Se o jogo é amigável não pode ser profundo e vice-versa. Isso não é verdade. MvC3 é bem amigável e tem sim profundidade em sua jogabilidade. O mesmo não ocorre com MK.

  • 0martinelli 5 anos atrs

    Ótimo review, pontos muito bem argumentados, negativos e positivos, ainda não tive acesso ao jogo, mas pela demo, senti o mesmo que o Diego, "Cara não sabia que eu gostava tanto de MK", relembrando os cenários e personagens do jogo.

    Mais uma vez parabéns pelo trabalho e grande abraço!

  • Eduardo Silva 5 anos atrs

    Po, parabéns pelo review!
    Vcs me garantiram 45 minutos de "folga" no trabalho uahhuahuahuahu
    Ainda num tive a oportunidade de jogá-lo (só o demo), mas tenho muita vontade justamente por lembrar minha infância (e pq essa porradaria extrema e violência insana estão demais!)
    Sobre o review, muito bom. Exploraram vários aspectos do jogo e isso é muito maneiro.
    Parabéns!

  • diegogc 5 anos atrs

    vagabundo hahahaha
    e pega logo isso pra gente poder jogar!

  • Ricardo Pasqual 5 anos atrs

    Jéééésuis, quanto comentário, nem consegui ler tudo. Mas vou deixar o meu pitaco tmb.

    Não sou especialista em Fighting Games e confesso que MK é totalmente nostálgico para mim, até pq, como já falei algumas vezes, na época da rivalidade MK vs SF eu era da "gang do MK".

    Esse MK pode não ser um mar de características técnicas que elevem a franquia ao status de um Fighting Game profissional-competitivo. Mas fez o seu papel. Pegou TODOS os jogos da franquia, colocou numa peneira, tirou o que tinha de bom, misturou tudo, deu uma pincelada, assou por meia hora e tá pronto. Todos os fãs de MK tiveram o banquete que esperavam há anos e digo mais, vão poder se empanturrar à vontade.

    Então, pra mim isso é mais do que o suficiente. MK sempre foi um jogo mais da galera, do povão, e fez esse papel maravilhosamente bem no seu 9º título. Como o Diego falou, se tentasse ser mais técnico, talvez não conseguisse ser um bom MK mesmo.

    Quanto à história, sério mesmo que alguém leva a história de MK à sério? Porra, eu adoro ela, acho MK o jogo de luta mais Story Driven, me interesso em saber o background dos personagens, mas porra gente! MK sempre foi galhofada, ninguém quer uma história séria, um Mass Effect da vida. Mk é o trash dos videogames, quem tentar enxerga-lo sério demais, só vai ver porcaria mesmo.

    No final, quem se importa? Pra mim MK vai ser sempre aquele jogo que eu posso jogar em 4 amigos, cheios de cerveja e rindo um da cara do outro dando fatalities. Pra mim tá ótimo =D

  • inominavel 5 anos atrs

    Gostei muito desse Review completissimo de MK9 !!! muito show!

  • Ogro Himself 5 anos atrs

    Ontem assisti finais de MK do WNF pelo justin tv http://www.justin.tv/offcast (valeu ao Imsevenup por passar o link)

    E o que rolou em uma luta entre competidores profissionais no MK (um deles, Justin Wong):
    -Apenas um X-Ray conectado
    -MUITOS X-Rays que falharam
    -MUITOS Breakers.
    -Uma boa quantidade de "Ex Attack", especialmente a fireball do Raiden que acerta o inimigo pelas costas tambem

    • Eu vi isso tambem, e você está certo em todos os pontos que levantou. Talvez eu queime a lingua a respeito do nivel de competição, mas o q vi foi um nivel bem baixo (não q eu consiga jogar naquele nivel).

      Tive a impressão que eles estavam jogando mais na brincadeira mesmo. Inclusive achei peculiar eles não terem jogado em fightstick, po, os caras dormem com o TE no braço, ai jogaram com joystick de ps3. Mas isso reafirmar oq disse sobre a jogabilidade focar no joystick e provavelmente é meio estranho jogar no fightstick.

  • Anônimo 5 anos atrs

    Scorpion comeu o ânus do ryu!!

  • The Punheter 5 anos atrs

    SFIV é estratégico apenas na teoria, na prática, 90% dos jogadores não executam nem 50% do que poderia. Tô de saco cheio de entrar na live, e ver apenas ryu, ken e akuma. Pegou um clone do ryu (que são vários no jogo, ken, akuma, sakura, etc), já começa bem, e pode ganhar só no hadouken+rasteira+ex de jogadores até melhores que ele, mas que usam personagens diferentes. Basta ver a final do campeonato mundial da EVO, Ortiz em um round (não lembro se o segundo ou terceiro) foi muito melhor que Daigo, mostrando técnica apurada e variação de golpes. Mas daigo só no rasteira para afastar, hadouken, hadouken, hadouken, EX, hadouken, hadouken, hadouken, hadouken e EX. Vitória do ryu novamente… até no campeonato mundial vemos isso, cadê toda a estratégia?? Se querem estratégia, os jogos de luta da geração são Virtua Fighter 5 e BlazBlue. SFIV é muito mais teórico que prático, meia dúzia tem um pouco de estratégia na prática(destes, 90% jogam com clones do ryu), e o resto é no básico de qualquer jogo de luta genérico.

    • Desculpa cara, mas seu discurso foi totalmente de Scrub, sério. Primeiro eu te pergunto, vc realmente viu a luta do Evo? Então vc tá dizendo que rasteira+hadouken = invencível? Ryu e seus clones são Broken?

      Mas tu já começou mal falando da estratégia dos "clones do Ryu". Olha, apesar de varias semelhanças, afinal são do tipo Shoto, é muito diferente jogar com qualquer personagem desses q vc citou comparado ao Ryu. E olha, o exemplo mais bizarro foi a Sakura.

      Mas enfim, sobre a estratégia, cara, não é porque a maioria não usa, afinal a maioria é casual, que o jogo não é estratégico. Não entendi o tal demérito que você quis apontar ai. A maioria que joga xadrez, e me incluo nessa maioria, não sabe 1/5 do potencial do jogo, então ele deixou de ser estratégico por acaso? Acho que a resposta é obvia.

      Mas pra finalizar cara, nessa luta que vc citou vemos um round onde é usado mto footsie, e o ultimo round o Daigo faz um mindgame foda pra acabar com a luta. Enfim, a estratégia está lá, porem boa parte é invisível a quem não tem o conhecimento, a maioria só entende como "técnica" os combos.

      • The Punheter 5 anos atrs

        Eu não falei da disputa inteira entre eles, mas de um round,. onde fica nítido que o ortiz jogou melhor, porém foi vencido pelo Ryu, não pelo Daigo. Daigo foi melhor, mereceu o título, mas em UM ROUND, vemos que jogar com ryu e seus clones dá vantagem sim. Se fosse Street Fighter 3, tudo bem, ele possui uma boa dose de estratégia e técnica graças ao parry. Mas SFIV? A capcom tirou o parry, e SF involuiu. E não é completamente diferente não os personagens, completamente diferente é ver alguém com Zangief ou Honda jogando muito ganhando de outro com Ryu também no mesmo nível. O resto, como falei, fica na teoria. Teoricamente são diferentes, mas na prática, é tudo clone.

        E com relação ao xadrez, o ponto que foquei foi o fato de você ter dezenas de caracteres, e ver que, quando jogam na vera, a maioria esmagadora escolhe apenas meia dúzia deles(shotoclones). A escolha não é em vão, se vemos tantos akumas, ryu's e kens na jogatina online, motivo tem: a vantagem destes caracteres. Vamos dizer que, se fosse um jogo de xadrez, todo mundo só usaria a rainha como base de toda a estratégia para dar xeque-mate, afinal de contas, é a peça overpower do jogo. Que graça tem? O resto é só para fazer volume? Mesmo os jogadores medianos sabem a importância até dos peões no jogo.

        Não digo que SFIV não tem estratégia alguma, nem é competitivo. É sim, principalmente entre os shotoclones, e também com guile e dhalsim nas mãos de bons jogadores, vemos belas disputas. Mas SFIV precisaria comer muito feijão com arroz para chegar ao nível técnico de um Virtua Fighter 5 ou BlazBlue, até mesmo de Tekken e Soul Calibur, da mesma forma que no passado, os jogos da SNK davam um banho nos da capcom neste quesito (samurai shodown 2 é talvez o jogo mais estratégico dos jogos de luta 2D).

        • Sabe qual é o motivo que tem varios shotos no online? Eles são faceis de jogar, bem faceis. Bem diferente de jogar com um Abel, Zangief e etc… Não é questão de força, só vc pesquisar Tier List, você vai ver que os shotos tão meio longe do Top. Na real, é quase que unanime o fato dos personagens de tipo Charge serem Top Tier em SSFIV.

          Outra coisa, ser facil de jogar não quer dizer que seja o mais forte. A Chun-li é com certeza um dos personagens mais fortes do SSFIV, dano alto, jogo safe, dizzy altissimo, muito recurso, um bom zooning, ela é TOP, mas vc joga contra pouquissimos online. Pq será? É bem mais dificil jogar com ela do que com o Ryu, Ken, Akuma.

          E você disse que na pratica é tudo igual? Já viu grandes jogadores jogarem com Ryu, Ken, Akuma, Sakura? Não total uma total diferença na linha de jogo e nas estrategias possiveis?

  • [NL]EL Nido Rey 5 anos atrs

    Só digo uma coisa pra galera que curte pra caramba fighting games, madrugam pra ficar vendo EVO, analisam o jogo que amam até os limites e aproveitam o máximo de cada personagem, criando estratégias e discutindo em fóruns sobre o mindgame, o metagame, os footsies, os chain breakers, os whateverenglishterms e analisam todo jogo de luta que é lançado sob o aspecto da cena competitiva e profundidade:

    Saiam mais de casa.

    • Então agora me deixe dizer pra vc algumas coisas: em qualquer discussão, seja sobre games, sobre filmes, livros, series, ciência, política, religião, relacionamento, qualquer coisa, procure sempre, acima de tudo, argumentos que provem o seu ponto.

      Evite, a não ser que façam isso com você antes, atacar, desmoralizar, ridicularizar as pessoas com pontos, visões e opiniões diferentes da sua.

      Por que toda vez que você fizer isso, apesar de até parecer legal pra você os que concordam com vc, soa como "não tenho argumentos, não tenho conteudo, minha opinião é totalmente descartavel, então tenho que atacar onde eu consigo, e obvio que não é sua opinião ou argumentos".

      Então, procure ser mais maduro, caso você não tenha nada a acrescentar a uma discussão, não discuta, independente do fato dessa discussão ser banal ou de importancia publica.

      • [NL]EL Nido Rey 5 anos atrs

        Beleza, Kazz, vou te dar agora o argumento que utilizo pra embasar a minha sustentação (de que fãs do gênero da forma como apresentei deveriam sair mais de casa): os seus argumentos apresentados no review de Mortal Kombat e nos comentários ignoram o ponto de que, ao menos racionalmente falando, Mortal Kombat é superior na experiência que ele entrega em relação aos seus concorrentes do mesmo gênero atualmente (sem discutir aqui qualidade ou preferência pessoal).

        Isso te fez ignorar alguns fatores positivos em detrimento de ressaltar a execução simplificada de comandos e a (suposta) jogabilidade rasa. Só pra citar um exemplo bobo, você comenta do modo King of the Hill como algo que você achou babaca, mas não parou pra pensar que ficar com seu avatar no lobby dando notinha pra luta que tá acontecendo com um avatar cabeçudo enquanto ocorre um streaming já é uma experiência dada ao jogador MILHÕES de vezes melhor do que, por exemplo, o lobby de Marvel vs. Capcom 3, onde não há NADA de interessante a ser feito e não há streaming ALGUM da luta, com a exceção de dois gamercards que ficam se batendo. Streaming da luta é uma opção que já faz toda a diferença se alguém, por exemplo, quiser organizar um campeonato com os amigos online.

        Jogadores profissionais (e entusiastas) caem num erro abissal em achar que mecânica complexa mais a aprovação nos círculos de campeonato = bom jogo e, pior, acham que o jogo ser melhor entre o público profissional e dos entusiastas desse universo vai expandir a sobrevida e a qualidade do jogo para todo o público, quando o que ocorre é exatamente o jogo tender ao nicho. E isso aliena os desenvolvedores a entregarem um jogo com cada vez menos conteúdo para os fãs e para os recém-chegados. De nada adianta um jogo ter a profundidade de um abismo em sua jogabilidade se isso é SÓ o que ele oferece. Compare o modo de treinamento dos jogos atuais da Capcom com o que o Mortal Kombat oferece com os challenges, e você vai ver que não há nenhuma preocupação nos jogos da Capcom em querer que MAIS pessoas joguem. É um jogo que só não ignora totalmente novatos por mero detalhe, de resto, ele é nicho. E isso mata a franquia, reduz o interesse e não faz com que o jogo vá além em sentido de novas experiências e novas maneiras de se jogar um jogo em geral, embora os aficcionados pelo circuito profissional sejam arrogantes o bastante em achar o contrário (porque, afinal, se eu e minha galera ainda joga, é porque é bom).

        De volta ao meu comentário inicial: saiam mais de casa. Videogame não é só EVO, Justin Wong e Daigo Umehara. Querer analisar o jogo pelo competitivo somente não rola. Imagina se acontecesse o mesmo com FPS, que é outro gênero com uma grande base competitiva?

        • Bem melhor agora, não? Mas vamos ao que você discutiu.

          O fato de MvC3 ter um lobby horrivel, inclusive que eu critiquei no Review do mesmo, não faz do lobby de MK bom, pra mim continua bobo. É melhor que MvC3? Sim, com certeza, mas não é legal, pra mim é perca de tempo, ter que dar uma notinha. Eu coloco qualquer coisa. O avatar dando nota é completamente inutil ao meu ver.

          Sobre o suposto erro que os jogadores profissionais e entusiastas caem, discordo. Não precisei revirar foruns, ver a reação que a comunidade esta tendo pra achar isso. E se eles acham ruim, é porque tem um motivo, vc não acha?

          Outra coisa, nunca achei o jogo ruim, o jogo é até legal, mas é um fightgame fraco, bem fraco na minha opinião, pois não oferece o que eu procuro em um jogo. E sim, acho que um metagame forte dá sobrevida ao jogo. Jogo SF desde o Vanilla e continuo jogando, tem temporadas que jogo mais, outras menos. Vejo gente iniciando no SF sempre. Não acho que o jogo que se renova, mas sim, qm se renova são os jogadores. As novas possibilidades descobertas por vc, pela comunidade, etc…

          Sobre os desenvolvedores entregarem um produto cada vez mais voltado para nicho, me desculpe, mas você foi infeliz nesse ponto. Não é pq o MK9 é amigavel que SF está no outro extremo, isso é completamente irreal. Se você jogar qualquer versão anterior de SF verá que ele é MUITO mais complexo. A linha SF4 é a mais amigavel dos SF, cheio de atalhos, buffers e etc. Inclusive foi bastante criticado por isso.

          Sério mesmo, não sei de onde vcs tiraram que SF é super dificil e intimidador. Um iniciante só vai se sentir, com toda certeza, frustrado se estiver num ambiente em que os outros jogadores forem muito melhor que ele. Mas isso pode ocorrer até mesmo no MK. MK é mais amigavel que SF, com certeza, mas isso não faz de SF esse bicho-papão que o pessoal tá falando nesse post.

          Tanto não é verdade o que vc disse que SF4 é o maior responsável por novos jogadores na comunidade fightgame da ultima década. Se ele fosse como vc disse não ia ter tanta gente nova ai.

          Pra finalizar, entendi seus pontos, tem bastante fundamento, no entanto não tem ligação nenhuma com "saiam mais de casa". Sério, o que tudo que você disse tem a ver com "saia mais de casa"? Pra mim continua uma tentativa tola de ofender quem tem opinião contraria da sua.

          Ah… lembrando, Counter Strike (pra citar um FPS) é um jogo com uma base, até hoje, bastante competitiva, não afasta iniciante e é complexo, diferente de Call of Duty, um dos meus jogos favoritos, mas competitivamente, não chega aos pés de CS.

        • Caraca, vc tem razão! Eu sai de casa agora e tinha um outdoor falando tudo isso! SF é uma merda e agora sou uma pessoa feliz fora de casa =)

          • [NL]EL Nido Rey 5 anos atrs

            Primeiro, quero que você conte o número de vezes que eu citei Street Fighter nos meus post aí em cima (ou ainda, que eu disse que é uma merda). Pô, nenhuma! Que coisa, não?

            Aproveita, vira a esquina e veja o mais novo outdoor "Megaman Legends deveria ser esquecido. Pergunte-me como."

  • Finalizando o tópico:

    MK9 >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>SF4

    FIM!

  • Rodrigo Gato 4 anos atrs

    Sempre ia pra casa dos meus primos jogar MK, durante tardes a fio… Cresci sem gostar muito de jogos de luta, cheguei até aqui sem jogar quase nenhum, entretanto ADOREI esse novo MK, não só pelo fator nostalgia, mas pela história em si e a diversão que o jogo proporciona!!!! Fiz burrada, comprei no HYPE que a saraiva me deu (o jogo estava em exposição lá), e acabei comprando o 360 invés do PS3, e to errando muuuuito os combos por causa do controle. Mesmo assim, acabei me divertindo muito, principalmente no versus, o qual chamei meus primos. É um jogo que vale a pena. Só agora estou vendo os reviews, e adorei o modo como foi tratado, se tivesse visto antes de comprar, talvez não iria me decepcionar com algumas pequenas coisinhas e com certeza, ouvindo o Kazz, teria comprado pro PS3, tanto pelo controle, quanto pelo Kratos… :)

  • Hanso 2 anos atrs

    Mortal Kombat com bloqueio colocando para trás, Combos sem muita variação ???? Kazz tem certeza que jogou MK? Acho que você não entendeu o jogo.

    • nossa cara, esse post é velho uhauhauha
      o Kazz é implicante, os argumentos dele foram bem quebrados com o passar dos tempos aqui no site com relação a MK