E na semana especial Enslaved temos um GamerDivã super especial! Fernando e Diego se juntam para tentar entender afinal quem é o escravo do jogo?

Desde personagens até seus relacionamentos, entendam as motivações de Monkey, Trip e (por que não?) Pigsy, o que muda no relacionamento durante o jogo e qual o nível de humanidade presente?

E grande desfecho do jogo. O que você faria no lugar de Monkey? A Trip agiu certo? E afinal, qual é o propósito da Pyramid?

Tudo isso e muito mais nesse GD sobre Enslaved! Lembre-se que esse é só o começo da discussão que continua nos comentários!

Atenção: Spoilers sobre toda a trama!

Para enviar seu conteúdo, comentários, sugestões, críticas ou elogios mande um e-mail para contato@fenixdown.com.br.

Não esqueça de seguir nosso twitter @fenix_down, se inscrever no nosso canal no youtube, dar jóinha no vídeo, deixar um comentário e divulgar o vídeo!

Confira a versão em áudio da coluna logo abaixo!

Fernando X de Megaman X! Não de pornografia ou de Xuxa!

Facebook Twitter YouTube 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

46 Comentario(s)

  • lucasbronze 5 anos atrs

    Esse eu não ouço com certeza. Vou comprar Enslaved semana que vem.

  • Valeu pelo gamer divã! Vocês ampliaram e muito a experiência do jogo fazendo as analogias do game com a lenda do Son Goku! Parabéns! Isto nos faz querer re-jogar o game com uma nova ótica.

    Gostei bem do jogo e em minha opnião fizeram uma dosagem certa entre ação e exploração.

    Quanto ao final, senti um pouco de melancolia. Não foi um “final feliz clichè”, e isto foi uma coisa boa também.

    Vocês sabiam que aquelas imagens que aparecem quando o Monkey pega as máscaras são da vida pessoal do criador do jogo?

    Como gosto de saber mais sobre como o game foi desenvolvido, senti falta de um making of.

    Espero que façam alguma continuação (já com o filho do Monkey com a Trip)

    • acho que a historia se 'fecha' bem até, n sei se teria necessidade de continuar, mas tb acho que precisaria de um making of explicando mta coisa!

      e poxa, sao imagens da vida do criador? bem bolado xD

  • SPOILERS
    Enslaved foi um dos maiores tiro no escuro que já dei em toda a minha vida só perdendo para o Dreamcast que comprei dois dias antes da Sega Falir,mas diferente do Dreamcast foi uma experiência extremamente agradável e como vocês falaram um dos jogos com o melhor desenvolvimento de personagens que eu já vi (ou não) e talvez tenha simpatizado com o Monkey de Inicio por causa dele ter sido feito Pelo nosso querido Gollum Andy Serkins.O grande problema que vi no storytelling de Enslaved foi o fato de a mentalidade do personagem ter tomado certo rumo devido o hud do jogo esta ligado contextualmente a coroa utilizada por ele,deu impressão que ele tinha algum fetiche por estar preso.

    Sobre o final,digo tive o parelo que Diego teve (eu havia lido a lenda antes) ,o grande problema que tive com este final foi o fato de toda a reflexão que tive sobre ele,o velho caso do que seria a verdadeira realidade e outras cositas,senti que o potencial dele fora um pouco desperdiçado,não quero que todos os jogos tenham escolhas morais como Mass Effect,mas gostaria de ter tido a opção de permanecer ou não na realidade da pyramid,digo acho que seria algo incrível para todos parar um pouco e refletir sobre isso,algo tão raro nos games.

    PS:o QUE seria do entretenimento sem o mito da caverna de platão

    • Ricardo Pasqual 5 anos atrs

      Não tive essa impressão sobre o fetiche. Não sei se entendi direito e tu se referiu ao fato posterior no jogo, onde o Monkey nega ter sua tiara arrancada. Mas se for isso, achei muito mais uma simbologia mostrando à Trip que ele quer ajudá-la, que sua missão ainda não acabou. Talvez, perto do que tu disse, Monkey tenha tido um "interesse" em querer saber a origem das estranhas imagens que chegam através da tiara, mas não consegui levar pra esse lado.

      Acho que a reimaginação da lenda chinesa exigia um pouco de linearidade na história. Se deixassem algum fator de escolha não acho que ficaria muito bom no caso…posso estar enganado mas…enfim, quem se importa? xD

      PS.: Ah sim, lembrou bem. O mito da caverna que começou levantando essa questão de se contentar com as "sombras" que julgamos serem a realidade ou sair em busca da verdade. Tanto Enslaved, quanto Matrix e outras obras te dão essa pergunta com a resposta embutida: O que importa é sempre permanecer inquieto e buscar a verdade, a realidade, não importando seus amargores.

      • Eu apenas tive a impressão que a tiara acabou permanecendo até o fim da estória,devido esta ser tao necessária ao gameplay do jogo,sinceramente acho que os dois personagens já demonstravam que confiavam uns nos outros e não questiono a criatividade e a complexidade do final,sei que colocar um escolha destoaria do resto do jogo,só acabei vendo uma ideia em potencial desperdiçada.

        • Ricardo Pasqual 5 anos atrs

          Sim, sim, entendo o que tu quer dizer sobre a tiara e tu tem certa razão. A trama arranjou uma desculpa pra deixar a tiara lá, mas mesmo assim achei uma boa desculpa. Talvez pudessem ter bolado algo como no 1º capítulo que não há HUD, mas acho que depois de um jogo inteiro acostumado com meus status na tela, isso não ia funcionar xD

          • Quem sabe,você nao iria morre caso a trip morresse,mas o jogo poderia acabar mesmo assim

        • diegogc 5 anos atrs

          Não concordo, a tiara ajudava ele, era besteira tirar na situação que estava… por mais que seja uma "desculpa", foi uma boa desculpa, dentro do contexto do jogo é completamente aceitavel ele nao querer tirar aquilo da cabeça… eu aceitei bem pelo menos =)

      • diegogc 5 anos atrs

        concordo perfeitamente. O fato dele nao tirar a tiara foi um misto de querer ajudar com curiosidade sobre as imagens…

  • Dih Lyne 5 anos atrs

    Eu estou ficando maluco ou é Andy Serkis, o Gollum de Senhor dos Anéis e Co-Produtor de O Hobbit? E caso seja ele, o que ele faz lá. LOL

    • diegogc 5 anos atrs

      CARACA!!!
      vc não esta maluco! É ele mesmo e ele tb é o monkey, digo ele é a cara do monkey e que deu todas as expressões faciais dele

      checa esse video, sensacional !!! http://www.youtube.com/watch?v=FkQcJTkD9Ys

      O gollum é o monkey hahaha obrigado pelo comentario!

      • Havia comentado no Review que é ele o ator do monkey e o cara do final. E ele ainda foi escritor e diretor do jogo.

        • diegogc 5 anos atrs

          verdade, vc havia levantado essa questão la mas asusmo q não dei atenção, mas eu realmente nao sabia disso quando gravei, é por isso que tem q rolar comentarios, sempre fica coisa pra tras, mesmo assim, vlw por ter acrescentado isso e desculpas pelos creditos atrasados =P

          • Que isso, não tem do que se desculpar. Tem o site para cuidar, gerar conteudo, ler e comentar em todos os post, seria cobrar de mais querer resposta sempre.
            Eu que tenho que agradecer pelo site. xD

    • HAUSHDSUAHDUASHD

      GOLLUM MONKEY!
      FAZ TODO SENTIDO

  • pedrowoyames 5 anos atrs

    Esse final é muito mind blower. Realmente não falam muito sobre o Monkey no jogo, mas talvez numa continuação – assim como o primeiro explora bastante a parte da Trip – seja a vez de explorar a parte dele. Não sei muita coisa sobre essa lenda da jornada para o oeste. Quase nada na verdade, mas vou procurar saber mais por causa do jogo. Se tiver continuação espero que continuem a desenvolver bem assim o relacionamento dos personagens. É engraçado pq realmente n tem muito fator replay. Zerei e n fiquei com vontade de zerar de novo, mas sim com vontade de jogar uma nova história, continuando aquela.

    Uma representação de buda nesse jogo… talvez o cara que criou os robôs? Um heremita que sabe o que aconteceu com o mundo? O BUDA GALÁTICO (er…)?

    Tb tem a que essa n deve ser a única pirâmide do mundo – não cabe todo mundo lá dentro! – A história pode continuar eles indo destruir todas elas…

    O Pigsy realmente é um fdp. O pessoal que jogou o DLC talvez tenha um apego maior por ele. Mas quem só jogou o Enslaved, deve ter uma opinião bem próxima disso. Mesmo com o sacrifício no final do jogo.

    • diegogc 5 anos atrs

      pra mim tem replay 0 esse jogo, os coletaveis sao uma merda de se pegar. Eu botei 100% mas só peguei ele pra jogar 6 meses depois q havia fechado ele…

      O pigsy no final tem a sua rendenção mas achei muito repentina a mudança de atitude dele… achei q faltou um pouco de desenvolvimento de persongame nele, mas foi por conta da falta de tempo, dele ter entrado no final… jogue o dlc, vc gostará mais dele =)

    • como eu disse no GD, n acho as atitudes do pigsy mto humanas, ninguem iria ajudar uma pessoa enquanto tenta matar a outra por 'amor', isso é coisa de novela da globo

  • Eu não pesquisei sobre a lenda então não sabia o quanto de relação o jogo teria com ela e pelo visto tem até bastante a ver com a lenda.

    Realemente o desenvolvimento dos personagens é exelente, comecei o jogo querendo matar a Trip depois a afeição era tanto que desejava protege-la, porem no final eu quis matar ela de novo…
    Achei muito legal a cutscena na Piramidy, curtir mostrar o Andy Serkis em live action, e toda a discução que ele estava fazendo pode gerar.
    Enquanto os creditos subiam me peguei refletindo sobre tudo o que havia acontecido, se ele estava certo ou errado, porem não consegui chegar muito longe, não consegui me decidir. Se me fosse dado a escolha não sei se iria escolher a pilula azul ou a vermelha… Mas uma coisa é certa, não precisava destruir o velho (não lembro o nome).

    Sério que vai sair uma continuação? Não sei se seria uma boa, a histaria acabou no ponto certo e está ótimo assim.

    Exelente Gamer Divã, está entre os meus videos favoritos do FenixDown!

    • diegogc 5 anos atrs

      acho q nao tinha certo ou errado naquela escolha, tanto que o monkey nao disse nada… ele apenas falou, ja esta feito. A decisao de destruir o velho foi desespero da Trip, ela chamava o monkey e ele nao soltava a mascara, a gente nao sabe quanto tempo passou ali, mas acho q eles poderiam ter desenvolvido melhor a preocupação da Trip para que ela tomasse aquela decisão e nao fosse tao "repentina" a ponto de nao sabermos se ela fez a coisa certa… sei la, parece q ela agiu por impulso

      Sobre a continuacao, a namco andou soltando q podemos ter uma sim

    • cara, é uma questão foda mesmo! n dá pra vc decidir por vc, imagina decidir por milhares de pessoas como ela fez!

  • Ricardo Pasqual 5 anos atrs

    Ah sim, a parte que realmente importa em Enslaved. O jogo tem muitos probleminhas técnicos, mas que são completamente soterrados pela história e pelas intersubjetividades que apresenta.

    Monkey já me agradou de cara como personagem. Mesmo sendo um pouco do estereótipo homem brutamonte, ele não cai na mesmice de ser um Orc sem cérebro ou um revoltado com a vida em busca de vingança, não é aquele cara do "mau". É apenas uma pessoa "normal" que usa suas habilidades físicas para sobreviver e tirar vantagem do jeito que pode naquele mundo caótico.

    Trip também tem um pouco do estereótipo mulher frágil, mas que também é bem feito e equilibrado. Assim como dito no vídeo, ela é o oposto do Monkey, mas não chega ser uma donzela em perigo. Tem um jeito de muleca metida muito divertido e irritante ao mesmo tempo.

    O que vocês disseram sobre os sentimentos do Monkey em relação a ela serem paralelos ao sentimento do jogador, é a pura verdade. Isso foi uma das coisas que mais me impressionaram, no decorrer do game EU já estava me importando com a Trip, não querendo que ela morresse e já conformado que minha missão era protegê-la. Um jogo que consegue te imergir desse jeito, misturando os sentimentos do personagem com o do jogador, já merece palmas (e de pé!).

    Achei a inserção do Pigsy GENIAL! Sim é um personagem com uma personalidade escrota, mas é justamente o que faltava. Quem não riu com as tirações de sarro dele, dizendo que o Monkey tinha um sorvete preso na cabeça e o coitado do Monkey palpando o cabelo sem nem ao menos saber o que era um sorvete. xD

    Além dos momentos cômicos, o Pigsy trás momentos de raiva. Ele é invejoso, ele é um PNC que tenta te ferrar toda hora. Mas é justamente isso o interessante um sua personalidade.

    Não vejo nosso amigo porco como uma pessoa má. É apenas uma pessoa transtornada pela solidão (como podemos perceber até no DLC) e que se deixa levar por seus sentimentos, pelo seu egoísmo e pelo vislumbre de construir uma vida com alguém. Acho que ele é aquele tipo de babaca que fode com os outros mas quando vê o resultado percebe que não queria aquilo. Então acho que no fundo ele nunca quis realmente a morte do Monkey, apenas queria que ele não existisse, assim (em sua imaginação) o caminho estaria livre para Trip cair nos seus braços.

    Portanto, na minha opinião de merda (MRG ©), Pigsy é um personagem essencial que fecha perfeitamente a roda de interações entre os personagens, mesmo sendo um bosta em sua índole.

    Fora as interações dos nossos 3 amigos, achei a adaptação da lenda nada menos que fucking amazing! Confesso que não li o livro da "Jornada Para o Oeste", nem conheço a fundo a história e peripécias do "Rei Macaco" e seus amiguinhos, mas só pela ousadia e até pelas referências à trama original digo que extrapolou em criatividade.

    Um jogo para aqueles que não querem só mais um jogo.

    • diegogc 5 anos atrs

      Cara, muito bom seu comentario e reflete muita coisa que falamos no video. Eu tb adorei a inserção do Pigsy na historia, e como eu falei, é um cara que esta pouco se lixando pra tudo, ele vai com eles apenas pq nao tem nada pra fazer, pela solidao q vc mesmo citou

      e ele te ferrando e te escrotizando quebra um pouco o clima tenso que o jogo estava tomando, deixando ate mais agradavel, adorei a inserção dele e curti ainda mais no DLC, que apesar do plot ser bobo, é uma historia bonitinha

    • poxa cara, lendo seu comentário eu comecei a dar mais valor ao pigsy, realmente vc tem razao em alguns pontos!
      mas é que tive tanta raiva dele q n consegui gostar do personagme huahauha

      • diegogc 5 anos atrs

        te falei q o pigsy era legal… vc deveria jogar o DLC!

      • Ricardo Pasqual 5 anos atrs

        Hehehe é difícil gostar do Pigsy mesmo, já que ele é um porco em todos os sentidos =P Ele provoca raiva mesmo, mas tive é pena dele.

  • diegocbarboza 5 anos atrs

    Tem um troféu nesse jogo que é derrotar o Pigsy numa corrida até o topo de uma torre. Eu li a lista de troféus meio distraído e entendi que erra derrotá-lo na porrada, então passei todo o jogo achando que ele ia me trair no final e nós teríamos uma grande batalha. Isso foi interessante porque eu sempre olhava pra ele com desdém e achei demais quando ele se sacrificou pra salvar a dupla principal e assim se redimiu também pra mim.

    Queria aproveitar pra comentar a cena que a Trip encontra um aquário e diz como a comunidade dela funciona da mesma maneira. Aí vem o pessimista do Monkey e diz que nada daquilo dura pra sempre e BAM, um maldito robô destrói o aquário. Essa cena pra mim foi um marco no jogo. Acho que eu nunca vi um personagem de videogame tão triste e perdido como a Trip ficou naquela hora.

    • Ricardo Pasqual 5 anos atrs

      Sim, a cena do aquário! Foi só tu falar e me veio na cabeça a expressão de desamparo que a Trip ficou, muito boa aquela cena mesmo.

    • diegogc 5 anos atrs

      as expressões dos personagens desse jogo são realmente de assustar, vc sente a tristeza deles pelas expressões faciais e essa cena do aquario resume muita coisa

    • FernandoX 5 anos atrs

      cara, a cena do aquário foi bem emocionante… a cara da trip quando viu a metáfora dela ir por água abaixo foi de dar dó

  • Lucas Carvalho 5 anos atrs

    No final do jogo meus miolos foram parar no teto.
    Nunca ia imaginar um final desses.
    Mas eu nem pensaria duas vezes mergulharia na matriz tranquilamente e ia ser feliz!!!!
    Pq esse mundo de Enslaved é o inferno na terra!!! kkkkkkkkk

    • diegogc 5 anos atrs

      é verdade, tanto no mundo de enslaved quando no da propria matrix…

  • falando um pouco que faltou no video:

    achei o final bem foda mas mto away do resto da historia. claro, ela se encaixa no que a pyramid faz e o q soa as imagens, mas durante o jogo n temos nenhuma noção do q está acotnecendo! a historia do jogo é vc levando a trip pra casa e depois se vingando da pyramid. o propósito da pyramid nunca foi o foco e nunca foi a preocupação dos personagens, entao quando ele é o grnade desfecho fica meio fora da história.

    claro que no final tudo se resolveu bem (pra mim), mas até mesmo todos estranharem o final vem dessa parte de ele parecer mais uma coisa fora da história do que o real desfecho do jogo

  • xdrogba 5 anos atrs

    Depois desse Gamer Divã me senti na obrigação de jogar esse Enslaved, mesmo que seja alugado, eita jogo foda

  • Acho que Enslaved é o jogo que comprei mais whatevermente te todos que eu tenho. Eu não esperava absolutamente nada! Não vi review, não ví trailer, não vi porcaria nenhuma e pra minha surpresa foi um espetáculo! A história de Enslaved é muito boa, mas a amizade deles 2 que mais me chamou a atenção, é muito bem estruturada e crível.

    Apesar da boa animação, a jogabilidade é um tanto repetitiva, acaba cansando quem não se importa com a história nos jogos(meu irmão é um).

    A Trip ta no meu Top 5 de melhores personagens femininas que já vi em games, sem contar que é um das mais lindas e sem apelo sexual. O Monkey, eu aprendi a gostar dele ao longo do jogo, ele não é nada simpático mas é muito carismático, já o design dele eu ainda acho muito esquisito, poderiam ter revisto isso aí, creio que muita gente ache o mesmo.

    Enslaved é um jogo que merecia mais destaque, mas não é um jogo que eu aconselharia pra qualquer um.

    • FernandoX 5 anos atrs

      exato cara! a trip consegue ser bonita sem ser exagerada! sem contar que a personalidade dela seduz mais do que o corpo, acho que conseguiram fazer isso muito bem!

      monkey vc acaba se acostumando por jogar com ele, mas ele tem seu carisma

      e realmente, nao é um jogo pra qualquer um, mas muita gente iria curtir

  • Thiago Cabral 5 anos atrs

    Cara.. como é bom compartilhar idéias e pensamentos com quem entende que a arte dos games vai além do entretenimento.

    Adorei a matéria… dá vontade de jogar novamente com outros olhos…

    De fato é um grande game…que levanta questões contemporâneas e nos faz pensar…

    • Valeu Thiago!
      A idéia do gamerdivã é sempre ir além do gameplay, é discutir as entrelinhas dos games que as vezes acabam passando despercebidas =)

  • Zerei Enslaved a há poucos minutos e concordo com o que o Diego disse sobre o fato do desenvovlimento. Realmente, no começo não se importa com a Trip e no final do jogo, você quer ajudá-la.

    Sobre a atitude dela no final: acho que está completamente errada. O Pyramid fez aquilo para salvar as pessoas de um mundo selvagem e ela arruina tudo? Se ela não concorda com aquilo, ok, ela tem todo o direito de ficar de fora, mas, não deveria estragar a brincadeira dos outros.

    Gostei muito de Enslaved, esperava um jogo mediano e veio algo bem divertido.

    Abraços

    • Mas ai que está
      a gente nao sabe se o monkey estava preso ali quando botou a mascara
      a gente nao sabe se ela estava tomada pelo medo de ficar sozinha
      é complicado julgar ela, imagine-se no lugar… vc nao sabe o q exatamente as pessoas estao vendo, vc nao pegou a mascara, vc ACHA q esta todo mundo na merda… é dificil julgar se todos estao certos ou errados, principalmente pq o cara capturava as pessoas (enslaveds) e colocava a mascara nelas sem o consentimento
      por mais q elas pudessem estar felizes vc nunca saber se as pessoas culpam ou agradeecem a ela pelo q fez
      alguns podem estar felizes com isso, outros nao

      o proximo game respondera

      • Mas foi anunciado continuação? Achava quea unica continuação era o DLC do Pigsy.

        • esse ano apareceram uns rumores q uma possivel continuacao pode acontecer…

          o DLC do Pigsy nao é continuação, é uma historia a parte q aconteceu antes até da chegada do monkey e trip
          da uma assistida no video, nao tem spoilers e a gente explica como é o jogo