Olá pessoal e bem vindos a mais uma seção quinzenal de terapia do Fênix Down! O que Freud não explica Fernando e Diego tentam esclarecer: Qual é a graça das conquistas?

Para que serve o sistema introduzido pela Microsoft? Aumentar possibilidades do jogo ou servir de guerra para amiguinhos? Entenda o propósito do sistema de conquistas e o que ele tem de melhor e de pior!

Acesse nossa página do FaceBook clicando aqui!

Para enviar seu conteúdo, comentários, sugestões, críticas ou elogios mande um e-mail para contato@fenixdown.com.br.

Não esqueça de seguir nosso twitter @fenix_down, se inscrever no nosso canal no youtube, dar jóinha no vídeo, deixar um comentário e divulgar o vídeo!

E confira também a versão em áudio da coluna!

Fernando X de Megaman X! Não de pornografia ou de Xuxa!

Facebook Twitter YouTube 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

39 Comentario(s)

  • Eu pensei ter lido "O que FRED não explica" hahahahahaha

    Se nem o Fred consegue explicar ninguém mais consegue

  • Squallnathan 5 anos atrs

    Adoro caçar troféus, mas só pego aqueles que não vão me matar de ódio (e desejar que os filhos do programador sejam mortos brutalmente na frente dele(como o do Chalenge of the Gods de GoW1 ò_ó)) ou que não sejam trabalhosos demais (tipo pegar TODAS as armas, armaduras e acessórios em FFXIII).

    • FernandoX 5 anos atrs

      tem MTOS q me dão preguiça de fazer, mas gosto dos divertidos! matar x pessoas de tal jeito!
      os de TF2 são bem legais (quando n os chatos de 1001 numeros)

    • Lpolon 5 anos atrs

      Gosto dos challenges de GoW =p

  • O assunto é mesmo muito bom para ser discutido, afinal esse tipo de desafios sempre existiu nos games (quem nunca ouvi as lendas de um cara que fazia o especial do akuma no SF 2 ou que jogou algum final fantasy durante 2 dias seguidos?)

    A microsoft foi muito esperta em implementar isso em achieviments, só que seria muito melhor se aqueles pontos que aparecem do lado da minha gamertag servissem pra alguma coisa e não só um "pênis virtual" como falou o Fernando. Talvez com os pontos desse pra comprar alguns itens para o seu avatar ou outras coisas mais "bestas" para fazer alguma utilidade a eles

    Quanto ao achieviments chatos de coletar x coisas no jogo, acho que eles existem pq sempre tem alguém (normalmente koreano) que é doido por esse tipo de desafio, mas eu até achei legal coletar as penas no Assassin's Creed II (aliás, ele é o único jogo que eu conseguir ter todos os achieviments), porque ele te dá uma justificativa dentro do jogo pra isso e não chega a ser tão chato quanto é o do primeiro

    • FernandoX 5 anos atrs

      é uma grande falha mesmo usar somente pra se exibir =\
      alguns jogos vc desbloqueia itens do avatar quando faz isso ou aquilo, mas acho q tá mais de brinde do q de conquista

  • Por gostar mais da experiência single-player que os jogos oferecem eu acabo preferindo os troféus/conquistas offline, eles geralmente não são tão absurdos quantos os troféus/conquistas online.

    Ótima discussão caras, concordo principalmente com o Diego e faço a mesma, coisa que ele, quando a lista é muito complicada, pulo pra outro jogo.

  • No geral concordo com o pensamento de vocês, achei que iria ser mais fanboy para quem é viciado em conquistas.

    Eu não ligo muito para conquista, depois de terminar o jogo dou uma olhada na lista, se tiver alguma interessante tento pegar, caso contrario nem perco tempo, mas acredito que o grande problema das conquista é que elas são mal projetadas, elas deveriam ter a função de incentivar você a fazer coisas diferentes mas interessantes, o problema que muito delas de forçam a fazer coisas repetitivas e maçantes, por exemplo as conquista dos níveis de dificuldade, quem tem que incentivar você a jogar num maior nível é o próprio jogo e não a conquista.

    Outro exemplo é aquelas conquista que obrigatoriamente você pega no avançar do jogo, no FO: New Vegas tem muitas desse tipo, mas tem outras coisas "sides" no jogo que não geram conquistas, nesse caso deveriam ter feito um melhor alocamento das conquista, pois do jeito que tá platinar o jogo nem de longe significa que você fez tudo que ele oferece de bom.

  • Hadjin 5 anos atrs

    Curto não curtindo o sistema de troféus. Amo quando uma janela de troféu aparece durante a minha jogatina. Mas d-e-t-e-s-t-o terminar um jogo e ir caçar troféu dele. Pra mim a última experiência que eu vou ter com o jogo será essa: passar horas atrás do troféu. Prefiro manter a minha memória de jogatina normal do que uma caçada por troféus. Mas não julgo quem curte, é um add-on para os jogos muito bem vindo.
    O unico game que eu tenho platinado é o infamous 1, e platinei sem querer, peguei as 350 blast shards durante o gameplay normal e tals.
    Nem saco pra ficar catando tesouro no uncharted eu tive…
    Acho que se a sony tivesse comprido com o que prometeu, de fazer a sua casa na home ter um espaço para uma galeria de troféu, iria me animar para isso. Mas meh…
    abraços \o

    • FernandoX 5 anos atrs

      é aquela coisa, gosto de caçar os DIVERTIDOS
      do tipo ache tal área ou complete tal lugar em tanto tempo, ai é legal
      mas sair caçando por caçar eu tb sou contra, n tenho saco!

      • Hadjin 5 anos atrs

        This. Pra se divertir é ótimo, tem uns no team fortress que são comédia demais fazer. Já outros só sendo muito lorkão mermo. :P

    • Lpolon 5 anos atrs

      pegar os 350 pedaços de caralho durante o gameplay significa apenas que você tem TOQUE. Você não aguenta ver um pedaço azul na tela. Foi a forma mais eficiente de destruir a fluidez do jogo… horas e horas adicionadas por borrões azuis.

      Claro que eu poderia ignorar… mas eu realmente não aguentava ver os pontos azuis na minha tela!

      Pegar tudo durante o jogo normal pode significar duas coisas:

      1 – O jogador dedicou 30-50 minutos do tempo pegando os shards ANTES de fazer qualquer missão da região.

      2 – começar a fazer a missão quando a pessoa faz a missão esperar para buscar um pedaço qualquer numa parede de prédio qualquer (Cole provavelmente chegou até o shard pulando como o megamen).

      • Hadjin 5 anos atrs

        uhahuauhahuuhauhauhauhahu tenho toque. ):

        Na verdade eu sempre ia atrás de alguns quando via o na tela e sempre que eu via que minha energia estava acabando rápido com os combos que eu estava usando. Daí ia atrás de uma.
        E bem, como entrei no 'mundinho', resolvi de que, se eu quero vencer o kessler, eu deveria me preparar, então peguei todas as shards que eu via durante a jogatina (eu ficava muito tempo sem fazer nada também, só andando pelo mapa e salvando as pessoas feridas e tals.).

        • Lpolon 5 anos atrs

          fico emotivo falando sobre esse jogo =pp

          Só enchendo o saco, não liga, não!

          Po, eu era um cara legal. Eu ajudava a pessoa. Mas se alguém viesse com flash de foto no meu olho ou entrava na minha frente tomava logo um socão! hahaha

          Ja jogou sendo mal? A população acha uma boa idéia jogar pedras e xingar o DEUS-DEMÓNIO DO TROVÃO VERMELHO… Sério? Eu ainda estou esperando a opção de fazer um trono de cadaveres…

          • Hadjin 5 anos atrs

            huauhauauhahuuhauha quando joguei de evil-cole eu destruia toda rua que passava. Via as pessoas pegando pedra no chão e VUASH toma raio seus viadu. Mas curti mais jogar de hero.

            E nem enche o saco, mano. Opiniões são isso ae. (:

  • Daniel Avelan 5 anos atrs

    eu só faço conquistas quando eu me divirto com elas.Ao passo que eu praticamente platinei o epsódio 2 do half life 2 eu nem toquei no braid após terminar o jogo

  • Drugue 5 anos atrs

    Eu sinceramente cagava foda pra conquistas quando eu não tinha um game que tinha isso, como comprei o Wii primeiro, sempre que ouvia o povo falando de conquistas achava boring que era como foi dito no video apenas o seu penis digital. Mas ai eu comprei um PS3 e vi que tem sim muitas conquistar bacanas, que tem inclusive aquelas que você ganha simplesmente por jogar o jogo e outros que você quer REALMENTE ter ou por que você quer falar que conseguiu platinar aquele seu game favorito ou por que realmente é muito divertido faze-los, depois que eu vi isso eu passei a ser um caçador de troféus nos jogos que eu mais curto jogar, nos outros eu pego os que vierem durante o jogo e ta muito bom…

  • Lpolon 5 anos atrs

    Bom tema. Sempre legal falar de achievements.

    Comentando:
    O Minecraft é um exemplo do que o fernando comentou. A introdução ao jogo é um conjunto de achievements simples. Mas eles são a única dica do que fazer no mundo.

    Eu tbm "platinei" Bayonetta. interessante é que o jogo ainda tem conteúdo depois disso. O Lost chapter. Vocês passaram?
    51 lutas em dificuldade crescente com a mesma barra de vida para quem não sabe)

    Sério. Eu gostei do desafio. Por mais frustrante e demorado que seja valeu a pena quando eu consegui… E eu acho que eu gosto da sensação de pegar o controle na frente do amiguinho e ser um MONSTRO no jogo… =p

    Po, Ja me importei com os Achievements por VÁRIAS razões distintas.

    – World of Warcraft: Exato. Diretamente proporcional com a grossura da voz e do penis do seu personagem.

    – "O Bom de Guerra": "NOSSA! como eu gosto desse jogo. Eu, um tão grande fã, tenho a obrigação de monstrar para o mundo que completei o jogo.
    – Assassin's creed/Uncharted… *Termina o Jogo* Nossa. Demais.. Quero jogar mais…

    Sem falar de pegar as milestones de TF para ganhar itens. Desafios absurdos de multiplayer.. (5 kills de headshot em um round de CS)…
    – Competir com os amiguinhos foi algo que eu ja viz também. Uma experiência nada saudável…

    e por último….
    Eu platinei Infamous por puro ódio. Eu odeio aquele jogo. Eu coletei os TREZENTOS pedaços de… sei lá o que.. cultivando ódio no coração =p
    Acho que eu odeio a jogabilidade do jogo. Tanto potencial estragado por decisões burras… Acho que fiz isso pela sensação de desprezo, para vir aqui agora e escrever: "Oi, Infamous é HORRÍVEL e eu não quero ser contrariado. Eu platinei…" =p

    • FernandoX 5 anos atrs

      HAUHSUAHSUASHAHSAU
      porra, platinar um jogo q vc odeia é mta força de vontade!

  • Vagner "Zero" 5 anos atrs

    O problema real foi o que o Diego levantou: como a lista é implementada. Ninja Gaiden 2 te obriga a matar 1000 inimigos com cada arma, sendo que em um playthrough você mata pouco mais de mil usando todas as armas.

    Outro exemplo é KoF12: para chegar ao Rank SSS são necessárias 1400 lutas (ganhas ou perdidas) ao invés de uma quantidade acumulada de pontos. Partindo do princípio que o jogo foi aquela bomba, praticamente ninguém tem saco de fazê-lo… a não ser que tenha um controle turbo, mas as salas encerram quando atingem 100 lutas.

    • sem falar da CAPCOM!
      os piores achvms do mundo
      ex:
      dead rising q te obriga a zerar o game umas 10x
      devil may cry 4 que tem 6 levels de desafio e cada se vc zerar no level hard nao abre consquistas do level easy e normal
      lost planet 95% das conquistas online

      sério, nem comecei a falar mal dos achvms da capcom ainda

      • Vagner "Zero" 5 anos atrs

        Ah, mas é a cRapcom. Fazer burrada é com ela mesma.
        Fazer a todos os trials de SF4 e SSF4 tinha que se chamar de troféu "forever alone". A melhor decisão tomada foi em maHvel, ao definir 320 missions para os 38 chars.

  • inominavel 5 anos atrs

    quando ele é divertido ou quando o desafio de pegar ele é divertido ok! mas quando ele passa a ser frustante eu largo de mão logo! heheheh muito dificil eu pegar todos quando eu to jogando, e aqueles que você só pega no nivel mais dificil ??? não dá né ??? hehhee! é isso ai galera curti muito esse gamer diva, inclusive foi até mesmo colocado uma diva né banner do post hoje! concerteza idéia do fernado xxxx para fazer uma analogia ao nome da sua coluna! hehehe!

  • J. Oliveira 5 anos atrs

    Uma coisa que detesto são Achievments/Troféus Online.

    Primeiro que se fecharem os servers nunca mais vai dar para platinar o jogo. Segundo que, pelo menos eu, não gosto muito de jogar online, então ter 75% dos trófeus online (HAWX) é tenso.

    Um sistema que eu considero ideal é o do Uncharted 2, alguns poucos trófeus para platina onlines que demandam pouco tempo, mas se você quiser 100%, vai ter que jogar o online.

    • FernandoX 5 anos atrs

      os onlines é complicado por depender de conexao e mtas vezes de time pra poder pegar
      mas alguns são legais! e servem pra explorar coisas diferentes do jogo

  • mateusix 5 anos atrs

    DIEGO TROPHY HORE

    nem escutei, ouvirei mais tarde! ;)

  • hatjerboy 5 anos atrs

    AEAWEEA gamer divã de volta *-*, eu cago e ando pra achievements, quando eu ganho acho legal e tal, mas nunca me estressei para platinar um jogo ou algo do gênero, porém acho legal quem tem a determinação pra conseguir os achievements do jogo, enfim Gamer Divã FTW :D

  • É, nunca me estressei muito pra pegar achievement também. Talvez no Assassins Creed 2, que eu quase platinei, eu tenha chegado bem perto de não querer ver mais o jogo na minha frente… Mas eu não deixo chegar a isso.
    Eu costumo fazer várias sidequests em jogos que possuem a opção e muitas vezes eu me divirto com um pouco de grinding, mas nunca dei tanto valor para achievements — Especialmente após a main quest do jogo estar terminada, eu fico muito sem tesão de voltar pra ele logo de cara. Tenho que deixar descansar um bom tempo (semanas) até eu querer dar mais uma volta pelo mundo do jogo.

  • Bom papo, gostei desse Divã :)

    Eu gosto de conquistas, tanto que às vezes fico decepcionado quando vejo que um jogo tal tem eles no XBox/PS3, mas não tem nada no PC (Mirror's Edge, por exemplo). Mas eles precisam ser bem bolados, como coisas que eventualmente você vai alcançar depois de tanto jogar (como aqueles de Matar X Zumbis, nos L4D).
    Mas eu acho dispensáveis aqueles que são desnecessários (tipo aqueles que indicam "você começou o jogo". WTF, se eu comprei o jogo é porque eu iria começá-lo em algum momento, cacete!) ou então que beiram ao ridículo do impossível, como obter 100% no Batman: Arkham Asylum (não consegui fazer 3 bats no último Combat Challenge até hoje, e é só o que me falta para conseguir 100% no jogo).

  • Ricardo Pasqual 5 anos atrs

    Muito maneiro esse Gamerdivã. Acho muito bom pegar conquistas, é uma "recompensa" ao jogador por ter feito algo que se destaque, algo como um registro de suas façanhas. =P

    Platinar um jogo é só pra quem gosta de "funstration". Aquela frustração que quando ultrapassada dá aquela sensação de "PUTA QUE PARIU!!! EU CONSEGUI!!" E particularmente eu gosto disso.

    Sempre tive mania de completista e já tentava fazer 100% dos jogos desde a época do SNES, mas só se o jogo valesse a pena. Tem jogos que não tenho saco pra fechar 100%, ao exemplo de Limbo. O jogo é fantástico, lindo e lálálá, mas os únicos troféus legais são os relatados ao prosseguimento do jogo e os de achar os trequinhos brancos escondidos, o resto não faço nem fud****, não tenho saco, pq acho que Limbo é aquele jogo pra se terminar uma vez e deu.

    Só não acho legal quando o pessoal esquece do jogo em si e começa a se preocupar unicamente com os troféus. Os troféus/conquistas estão ali para ser um extra, um desafio dentro do desafio principal do game e não para ser a atração principal. Tem gente que esquece do jogo e cata qlq coisa pra platinar, nada contra, se a pessoa ta se divertindo, que vá com fé. Mas pra mim o principal é o jogo em si, nunca deixaria de jogar um jogo bom pq não tem conquistas.

    Então, no geral, gosto muito das conquistas e se o jogo e as conquistas são divertidos e desafiantes, é muito legal correr atrás até mesmo pra platinar. Mas não é algo que os jogadores devam ficar se preocupando, há de se lembrar que videogames pertencem ao ramo do entretenimento (obrigado Capitão Óbvio) e como tal a única obrigação com um game é se divertir, se entreter, o resto é resto. =)

  • mateusix 5 anos atrs

    Muito bom pessoal, queria fazer um cast sobre isso no SC mas deixamos a ideia de lado por não ter TANTO assunto pra pau, e esse Gamer Divã resumiu bem as opiniões.

    Tem conquistas legais de se fazer, que são divertidas, mas tem algumas que são um tédio. Platinei só o AC2 porque gostei muito do game, tirando a parte das penas, fiz como o Fernando, sentei om o mapa e fiquei catando, isso se tornou MUITO massante, mas eu tava querendo platinar alguma coisa e estava com tempo na época.

    Então,acho que se o cara gosta do jogo, tem que ir atrás,com o oDiego faz, se gosta e está afim, vai lá. ;)

  • Eu ODEIO conquistas!!!

    Eu fiquei vendo mapa pra achar todas as X no Prototype.. ¬¬
    Eu tenho sério problemas com isso =P

  • Ótimo programa!
    Para mim, buscar achievement de propósito, é só em replay de jogo que gosto muito, por exemplo Mass Effect.