.. . .. . . … . ..  .

Seria isso a introdução desse GamerDivã caso fosse protagonizado pelos personagens de hoje! Afinal, quanto valem as palavras?

Para tentar responder isso, Fernando recebe Michel da coluna CGC para falar de personagens mudos dos mundos dos games. Qual é a diferença entre não falar e não ter personalidade? Ações valem mais que palavras? Como um personagem pode dizer quem ele é sem abrir a boca? E quando um personagem começa a falar, o que pode dar de errado?

Então fique calado e discuta com a gente!

Errata: Samus falou pela primeira vez em Metroid: Fusion

Acesse nossa página do FaceBook clicando aqui!

Para enviar seu conteúdo, comentários, sugestões, críticas ou elogios mande um e-mail para contato@fenixdown.com.br.

Não esqueça de seguir nosso twitter @fenix_down, se inscrever no nosso canal no youtube, dar jóinha no vídeo, deixar um comentário e divulgar o vídeo!

E confira também a versão em áudio da coluna!

Fernando X de Megaman X! Não de pornografia ou de Xuxa!

Facebook Twitter YouTube 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

61 Comentario(s)

  • pedro_azure 5 anos atrs

    Sinceramente, acho que a coluna fica bem mais dinâmica quando feita com um parceiro, acho que assim a conversa se desenrola de maneira mais divertida, não que fazer sozinho seja ruim, mas com alguém ao lado, não deixa aquela sensação de estar tentando evitar ler alguma coisa.

    • mika_souza 5 anos atrs

      Ainda mais quando o parceiro é alguém cheio de beleza e elegância, como eu.

      • FernandoX 5 anos atrs

        quando n tem ninguem de qualidade ai a gente tem que baixar o nivel com alguem tipo vc neh mika
        u.u

    • FernandoX 5 anos atrs

      eu diria que depende do assunto, mas entendo o q quer dizer
      sempre tento trazer alguem pra falar junto (quando não dá mesmo ai faço sozinho)
      mas a série sobre Chrono é especial pra mim, então acabo querendo fazer sozinho
      ;)

      • Pedro_Azure 5 anos atrs

        Entendo e, por consideração à série até apóio, sei a importância que Chrono tem pra ti desde o NL, então é fácil ver que você quer deixar claro seu amor a ele.

        De qualquer jeito, o GamerDivã é sempre bem vindo para falar de bons jogos, continue com o bom trabalho^^

  • Eu acho que as cutscenes no Ocarina of Time mostram um pouco da personalidade do personagem Link. Eu lembro, por exemplo, de alguém dando uma ordem pro Link e ele fazendo aquele sinal com a cabeça de "Ok, conta comigo". Ou seja, é uma personalidade de um personagem corajoso e bondoso que não é dissonante com as suas ações no jogo, onde você tem que ajudar as pessoas que você encontra, normalmente enfrentando perigos, arriscando a própria pele pra isso (e muitas vezes o jogo não progride sem isso). Nas animações do personagem parado (não existe um nome pra isso?), o Link fica ajeitando o cinto, as botas, o escudo (talvez isso signifique que ele goste de estar preparado e comfortável para enfrentar o desafio, como nós queremos estar tendo os itens necessários para enfrentar os inimigos), além de que ele fica se mexendo e olhando ao seu redor (como nós temos que fazer para resolvermos os quebra-cabeças). Enfim, boas dicas pra sua personalidade.

    Na verdade, acho interessante construirem o personagem também pela maneira que você joga ele, a maneira que você controla e movimenta. Por exemplo, eu consigo imaginar toda uma personalidade pro Wander simplesmente por ver ele tropeçando enquanto sai correndo.

    No caso da Samus, a idéia de personagem forte também pode ser construida pelo caminhar confiante dela. E se não me engano ela não tem nenhuma daquelas animações de personagem parado, o que mostra talvez preguiça dos programadores, mas ainda assim vemos a respiração dela forte (talvez por causa do tamanho dela em relação aos pixels se mexendo indique isso) mas de qualquer forma o resultado faz vermos uma personagem muito determinada em suas missões, como se ela não se distraísse por absolutamente nada.

    Ou seja, acho que se explorarem bastante a movimentação e pequenos gesticulações dos personagems podemos aprender bastante sobre eles sem uma palavra (a regra do "mostre, não conte" levada ao máximo). Se a Samus fosse sentimental ela não teria movimentos tão frios e calculados. Talvez seria mais expressiva como o Link, ficaria arquejando quando tem pouca vida, tremeria com o frio. Se ela fosse descolada como o Sonic, que fica fazendo aquele Vêzinho de vitória com a mão, etc etc.

    • FernandoX 5 anos atrs

      mto legal sua análise! eu n tinha parado pra pensar nesse sentido, mas realmente, o personagem parado pode mostrar mto do que ele é! boa sacada a do Link, se ajeitando todo!

      eu n me convenci pela Samus do Other M também, acho que foi uma mudança de personalidade muito bruta. E nos outros jogos ela parecia mais centrada.

      ótimo comentario xD

    • mika_souza 5 anos atrs

      Ótimo ponto de vista. Reparar a movimentação e os gestos diz muito sobre os personagens.

    • Ricardo Pasqual 5 anos atrs

      Pô mano, mandou bem, muito legal teu comentário.

    • Poisony 5 anos atrs

      Muito boa análise corporal, henrique. Tá quase um dossiê de protagonistas mudos seu comentário, hahaha. Muito bom!

      A animação que o personagem faz enquanto você não faz nada se chama (ou pelo menos eu chamo de) "animação em stand by". É uma coisa meio anos 90, né? Hoje em dia nem se vê mais isso, infelizmente!

    • Felipe Shingo 5 anos atrs

      Nesta linguagem corporal podemos incluir também o Mario de Super Mario RPG. Desnecessario ele falar para vc entender toda a personalidade dele no jogo. Somente com as mimicas que ele faz ele já se kostra um personagem muito mais nteressante do que se ele falasse!

  • Hafon 5 anos atrs

    O Wander fala… ele tem um bom papo com aquela entidade divina na abertura do jogo.

    • FernandoX 5 anos atrs

      n sei se entendeu a proposta, mas a idéia sao personagens que nao expressam o que sentem ou o que pensam em palavras. teve o dialogo inicial que serviu mais pra contar historia do que pra caracterizar a personalidade do wander.
      é similar a dizer q o link fala (pelos seus gritinhos) ou que o crono fala (tem um final q ele diz uma linha e vai embora)
      talvez n tenha ficado mto explicito, mas era essa a motivação =)

  • Eu não tinha reparado antes, mas a artwork do Link na vitrine do site é, poxa, sem palavras. É arte conceitual do Skyward Sword?

  • pedrohenri 5 anos atrs

    Freeeemaaaan, cade o Gordon Freeman!?

    • Eu ainda nao vi mas eles nao falaram do freeman? porra fernando!

      • pedrohenri 5 anos atrs

        Não falaram no cientista mais badass eva! Fernando decepcionou agora.

    • FernandoX 5 anos atrs

      eu pensei em falar dele, mas é um caso difícil tb! vamos, defina a personalidade dele pra mim!

      • Daniel Avelan 5 anos atrs

        o gordon freeman é uma cara que tem um grande complexo de culpa por ter feito uma merda gigante,e está tentando resolver o problema há 4 jogos,além de se apaixonar por Alyx,grande amigo de Barney,além de ser considerado um simbolo para resistência.
        XEQUE-MATE

      • Poisony 5 anos atrs

        Olha, se o henrique conseguiu partir de teorias sobre as personalidades do Link e da Samus, acho que dá pra especular traços de personalidade do Gordon Freeman. Não temos o referencial físico (já que é um FPS), mas podemos deduzir algumas coisas a partir da forma que os NPCs interagem com ele, como por exemplo ser um cientista competente e reconhecido por isso (todos os seus colegas o cumprimentam na Black Mesa). Também é possível deduzir alguma coisa a partir das ações realizadas no jogo. Freeman é um personagem que sabe lidar com adversidades e pode ser considerado até impulsivo quando o faz (quem pegaria um pé-de-cabra pra usar como arma ao invés de procurar algum revólver ou coisa do tipo?). Daí daria pra teorizar mais coisas ainda se eu tivesse jogado Half Life 2 (não taquem pedras, por favor)!

    • TFMFN 5 anos atrs

      Está Atraxxxxxxxx de voooceeeexxxx

  • Liev Ex-Destruidor 5 anos atrs

    Vão me chamar de Troll mais Zelda é patetico, Link é quetinho pois Zelda não tem historia e a nintendo tem historico de hardware fraco, sem historia e sem hardware não tem porque falar nada

    Vejam só temos Skyrim, Dragons Dogma e até o Dragon Age…porque alguem jogaria um jogo de medievo como Zelda hoje em dia?…simples Fã service não existe qualidade nos produtos da nintendo…quantos personagens novos a nintendo lançou nos ultimos 10 anos….resposta NENHUM

    Nintendo é igual o IPAD, não serve para nada e não é legal…por alguma razão as pessoas fingem que gostam de utilizar estes produtos e temem falar que são lixo tecnologico

    Este Divã deveria falar apenas de Wander, eu fechei Shadow of Colossus sem saber o nome dele (acho que nem é dito no game), nem lutar ele sabia…foi lá e resolveu o problema, ele comeria o link na porrada…mais também não da pra comparar Shadow é da Sony ai é apelação

    • Zelda atualmente ta na pior mesmo. O ultimo foi mais do mesmo. era melhor ter continuado no estilo do Wind Waker que era muito melhor e só ter tirado aquela droga de mar gigante sem nada que ia ficar bom.
      e o novo com cenários feitos no AUTO CAD ta difícil de engolir. num tem bump map mas pelo menos usa uma textura legal cara.

      O ipad é uma cruza de lap top com celular mas sem teclado. Mas mesmo assim eu quero um.

      E o Wander é uma bix@ só mais o Ico que luta com os espiritos do filme Ghost com um pedaço de pau maluco isso sim é ser f@d@.

      • "Isso sim é ser fada"?

        • mcsundaeguy 5 anos atrs

          Mas não é o tingle que é fada? lol
          Ah cara, vou te dizer quando eu joguei shadow of the colossus eu me interessei pelo cara do mesmo jeito quando vi o link pela primeira vez, por mim Zelda vez em sua época o que o Shadow fez na dele. xD

      • Lpolon 5 anos atrs

        "Aquela droga de mar gigante."

        Morra horrivelmente, Sr. Gil.

    • Lpolon 5 anos atrs

      Gosto de Zelda. Faz parte da infância e não ocupa tanto tempo. Mas não sou o fanboy. Mas você é bizarro. Olha só, N64 era tão bom quanto PSone. Alías, muito diferente os dois.. Cabecube é mais potente que o PS2 até onde eu sei.

      " Link é quetinho pois Zelda não tem historia e a nintendo tem historico de hardware fraco"
      Troll.

      Skyrim e Dragon's dogma não saíram ainda, maluco.
      Eu diria que Demon's souls e Fable é o mesmo tipo de jogo que Zelda. A jogabilidade de Demon's souls é superior, mas não tem puzzle por exemplo…

      SotC é incomparável, claro. E daí?

      Runting troll. Não fala nada com nada.

      • Ricardo Pasqual 5 anos atrs

        Cara, vou te dar um joinha só por tu ter perdido tempo respondendo esses doidos xD

  • TFMFN 5 anos atrs

    A Samus falou mas até agora só falou merda…devia ter continuado quieta

  • Não falar do Gordon Freeman foi fail, mas o restante foi legal, tá valendo…

    • FernandoX 5 anos atrs

      tipo, eu realmente tava pensando em falar, mas por ter ficado dificil de encontrar motivos q um cientista nerd virar um cara fodão ai desisti =\

      • Daniel Avelan 5 anos atrs

        porque ele matou alienigenas,zumbis,insetos gigantes e soldados com um pé de cabra seria um ótimo começo…

      • Felipe.shingo 5 anos atrs

        Um motivo simples: pé-de-cabra

  • Lpolon 5 anos atrs

    desde o Link's awakening que eu joguei no GBC e depois A link to the past e quase todos os Zeldas que saíram até então eu chamei o link de LINKOLAU.

    Eu não sei porque… =p

  • inominavel 5 anos atrs

    Sei que tipo de exploração na samus do jogo você esta falando Fernando XxxX! SÓRDIDO!!!

    Acho que não falar é mais para você mesmo dar uma personalidade para o personagem, mais para você entrar no "mundinho" , mas assim como michel e eu também sou muito fã de Zelda (nota-se no meu avatar), e depois de ter me tornado fã eu também deixei de usar meu nome e passei a jogar com Link mesmo! hehhehe muito bom o gamer divã !!! e acho que ele assim com participantes fica mais legal!

  • Nickolas Daniel 5 anos atrs

    A frase do michel que resumiu tudo:
    "Não basta só fazer uma garrafa vazia, mas sim uma que de para encher de maneira desejada".

  • Daniel Avelan 5 anos atrs

    deixando registrado aqui minha decepção quanto os personagens de dead island,que ficam mudos e só abrem a boca pra falar coisas que eu nem estou interessado
    _"vamos abrir isso aqui!"
    _"vamos olhar aqui"
    _"quanto maior ele são…"
    e a coisa fica pior nas cutscenes,com aqueles esteriotipos ridiculos
    "você é um policial,e você não sei o que,acho que deviamos deixar diferenças pra trás e salvar o mundo"

  • Cara! Sempre achei o shepard do Mass Effect sem personalidade. E olha que ele tem voz. Qualquer personagem secundário do jogo tem mais personalidade que ele.

    • Mas é que ele é customizável, não é? Digo, acho que não dá pra colocar personalidade quando você vai moldar até a aparência do personagem e tudo mais…

      • Eu não customizei. Não sei porque joguei com o sheppard padrão. Tive a sensação de que o jogo pedia isso. Além do mais não dá para customizar a dublagem.
        Também não joguei com a sheppard mulher mas ouvi dizer que a dublagem é melhor.

    • FernandoX 5 anos atrs

      ele cai no conceito de vc fazer a personalidade dele né, se é um cara mais good cop ou bad cop. ai o foda é q o jogo te deixa escolher como quer ser sempre, e n tem consistência nas ações

  • Um que não fala e não tem personalidade é o cara de GTA 3.

  • Rafael Junio 5 anos atrs

    Eu terminei ontem o metroid fusion, o jogo a Samus fala sim, assim como no começo do Super Metroid que ela fala "Primeiro batalhei ,…." no Fusion essa visão é mais frequente, analisando o computador que passa as missões para ela e tudo mais…

    Mas para mim o personagem mudo mais foda é o Crono, porque? Ele não precisou falar nada, simplesmente porque os seus amigos e os acontecimentos passavam para o jogador como o Crono era, lembra de quando a Marle some no "show da Lucca"? o Crono como um super herói se prontifica para ir la atras dela.

    flws

    • mcsundaeguy 5 anos atrs

      Os monólogos e diálogos do Fusion SÃO MUITO BEM ESCRITOS (meo deoz) heh.
      conseguiram complementar a personagem sem perder nenhum pingo de atitude. =) é a mesma "history-line" do other M, a diferença é que souberam fazer bem no Fusion (chamado no próprio jogo de metroid 4, diga-se se passagem).

      O problema da samus em específico não é ela falar. é que o other M muda a personalidade dela (já abordada com todas as ações nos jogos anteriores), coisa que o fusion não fez mesmo tendo como base a mesma história.

  • Concordo 120% com você. O texto (história, diálogos, monólogos) do Metroid Fusion foi feito por quem sabia o que tava fazendo, mesmo, e toda vez que eu tiver chance vou vir aqui elogiar :D

    • Eita burro, era pra ser uma resposta ao comentário acima; fiz um novo.

      "Não viu a água vindo não? nosso deus…"

  • willianmat 5 anos atrs

    Eu gosto de personagens mudos.Jogos de terror são meus preferidos com personagens mudos, tanto que sou contra o Isaac falando em Dead Space. Prefiro o Link e a Samus mudos. Na verdade, a polêmica era a Samus não falando, afinal ela é mulher e não existe mulher que não fique sem falar :P

    Personagens que não falam e tem muita personalidade é o Mario, do Mario RPG :D e também a Shell do Portal.

    • Ricardo Pasqual 5 anos atrs

      O mais legal de Mario RPG é que a situação de ele não falar é toda satirizada. Cenas memoráveis como todo mundo em volta do Mario tentando adivinhar o que ele quer dizer enquanto ele faz suas mímicas/transformações. Muito bom =D

    • FernandoX 5 anos atrs

      n concordo mto sobre a chell. quem tem personalidade é a glados, a chell mostra uma coisa ou outra em portal 2 com o background dela (ainda mais na comic) mas no jogo n exploram quase nada

  • Ricardo Pasqual 5 anos atrs

    Aeee mais um GamerDiva, ops, Divã de qualidade. xD

    Não sou contra personagens "mudos" criarem voz de repente nas sequencias de seus jogos. Assim como Dead Space, muita gente não gostou, mas eu achei a voz dada ao personagem bem compatível com a personalidade demonstrada no primeiro game. Talvez um pouco mais badass do que precisava, mas tá valendo.

    Agora, uma que eu detestei foi a Samus em Metroid Other M. Não me levem a mal, gostei do jogo e recomendo. Mas a voz com a personalidade trazida não são nada compatíveis com os outros jogos da série. Naquelas, acho que esperava uma tenente Ripley bem locona e veio uma paquita chorona xD O que mais me emputeceu foi neguinho (fanboy) dizendo que tava tudo perfeito e que antes eram os "fãs" que ficavam imaginando a personalidade da personagem ¬¬

    Mas esse GD juntamente com os comentários acima, foram uma lavada de alma. Já tava pensando que eu era o único que entendia que não é preciso o personagem falar pra mostrar sua personalidade. Ou seja "uma atitude vale mais que mil palavras".

    Pô, não falar de Gordon Freeman!? Huhauhauh sacanagem!
    Não sei muito a fundo a história de HL, apenas joguei o 2 (o ep1 e 2 tão na minha lista da vergonha), mas realmente ele é um ícone dos personagens mudos. Mas, sobrou tanto personagem mudo que pode rolar um [GamerDivã] Mais Ação, Menos Palavras Parte 2 aham, aham, #fikdik

    No mais, um ótimo trabalho, abraço.

    • Existe um episódio do Extra Credits fazendo uma análise da mudança de personalidade da Samus no Other M. Caso tenha interesse, vale muito assistir, eles fazem de maneira extremamente coerente e madura.

      O Overthinker lá do Screw Attack defendeu essa mudança, mas os argumentos dele tinha tantas falácias quanto um zumbi tem de vermes em sua carne – ele claramente tava apenas tentando ser polêmico. O argumento de que os fãs "inventaram a personalidade dela" é completamente furado.

      Tem um tema musical, uma marcha, que você ouve quando está em Crateria (na direção de Maridia) em Super Metroid que é conhecida por ser como o tema da Samus (se a trilha sonora afirma isso, deve valer algo), e também toca um trecho quando você recupera energia na batalha com a Mother Brain. Não dá pra esperar sentimentalismo de um personagem que é representado em música como uma marcha (e que não possui em momento algum um interlúdio melancólico que possa passar a impressão de uma possível "brecha" sentimental).

      Para quem não se lembra, aí está (e vejam se não combina com a tal personalidade "inventada"): http://www.youtube.com/watch?v=BTSvfTVeQhI

      • FernandoX 5 anos atrs

        sim, já vi esse episodio e é muito legal! algumas de minhas opiniões foram tiradas de lá, mas até evitei ver recentemente pra n repetir tudo o q eles diziam

        já esse do screw attack eu n conhecia! vou procurar depois

      • Ricardo Pasqual 5 anos atrs

        Não assisti nenhum dos vídeos, mas vou procurar, valeu a dica o/

        Não tinha pensado nesse lado da música, mas sim, faz todo o sentido. O tema passa o impressão de um personalidade forte, de uma " guerreira galática" como diz o nome da marcha.

        Por outro lado, sempre pensei na história da Samus. Uma personagem que teve seus pais assassinados quando criança, entrou para o "exército" da Federação Galática e depois virou uma mercenária (no bom sentido da palavra) não PODE ter uma personalidade como a apresentada em Other M.

        Fora as atitudes dela nos jogos, que ficaram mais evidentes (cinematográficas) na série Prime. Coisas como pular friamente num abismo pra tentar matar o "Ridley" durante uma queda livre, enquanto abre a boca do infeliz e dispara na garganta dele…Se espera no mínimo uma personalidade forte, fria e decidida.

        Mas né, do jeito que a tia Nintendo anda…Espero ainda ver um bom jogo da série Metroid, com uma personalidade que faça jus a construção silenciosa de anos na série.

    • FernandoX 5 anos atrs

      juro q tentei falar do sr Freeman mas é dificil!

  • Caramba! O Michel foi uma ótima adição ao programa. Ele se expressa muito bem e tem o mesmo tipo de humor que tanto amamos nesse quadro!