Vamos a mais um Tô Jogando aqui no Fênix Down! A coluna comunitária que precisa da sua ajuda.

Seguindo nossa rotina, o colaborador General do Panda, faz um review sobre Dungeon Defenders, um jogo hibrido para PC, PS3, XBOX 360, iOS e Android.

Agora leia atentamente, comente e se você escreve razoavelmente bem, não deixe de mandar sua colaboração para o Tô Jogando!
[gameinfo title="Game Info" game_name="Dungeon Defenders" developers="Trendy Entertainment" publishers="" platforms="iOS, Android, PC, PS3 e XBOX360" genres="Tower Defense, Action RPG" release_date="18/10/2011"]

Há tempos que eu vinha esperando o lançamento de ”Dungeon Defenders”, acredito que desde que a página do jogo havia surgido na Steam Store. Foram meses de espera e, quando comprei um iPod, foi um dos primeiros jogos que comprei.

Dungeon Defenders: First Wave (Second Wave hoje em dia) é um jogo que mistura Tower Defense com elementos de Action RPGs que me fez perder muitas tardes jogando junto aos meus amigos. Apesar dos comandos serem até meio complicados em algumas partes (limitações de um aparelho pequeno como um iPod), eu estava feliz com o jogo e havia até me esquecido da versão de PC, pois julgava que a versão que possuía já estava de bom tamanho.

Isso é, até o trailer de lançamento do jogo pela Steam:

Maldita Steam! Pegando bem nos meus pontos fracos, Team Fortress e Portal.

Imediatamente eu e meus amigos compramos o jogo, apenas pelos itens exclusivos. Não tínhamos ideia de quanto tempo perderíamos dali para frente…

- Estória:
Há muito tempo atrás, no Reino de Etheria, um grupo de heróis lendários se uniu para combater as forças malignas, que eram comandadas por seres imortais conhecidos como Old Ones. Depois de uma Batalha Titânica, as Lendas de Etheria conseguiram aprisionar o poder dos Old Ones dentro dos Cristais de Etheria.

Recentemente estas lendas partiram em uma jornada, deixando seus filhos responsáveis pelos afazeres domésticos do castelo onde viviam. Acidentalmente, estes jovens despertaram o poder maligno que estava adormecido nos Cristais e agora cabe a eles impedir que o mal se alastre pelo Reino mais uma vez.

- Classes:
O jogo permite que você escolha jogar com 4 classes.

Apprentice: Um jovem aprendiz de mago. Capaz de convocar defesas mágicas poderosas com mais rapidez que os outros. Sua arma são cajados com os quais pode lançar ataques mágicos (que podem ser carregados, à la Megaman).

Squire: Aprendiz de cavaleiro, cujo forte é descer espadas nos inimigos. Suas habilidades focam no combate propriamente dito. Suas defesas são de curto alcance, porém muito fortes. Também é o único que possui a capacidade de bloquear ataques inimigos.

Huntress: Especialista em combates à distancia com arcos, bestas, pistolas ou mesmo metralhadoras. Também é capaz de colocar armadilhas devastadoras, que ao serem acionadas podem destruir vários inimigos de uma vez.

Monk: O Monge é capaz de criar auras com vários efeitos diferentes, desde curar aliados até fazer com que os inimigos ataquem uns aos outros. Utilizando sua lança ele também pode se tornar um ótimo combatente corpo-a-corpo.

Atualmente é possível ver outras duas classes (Barbarian e Series EV) na tela de seleção que ainda não estão disponíveis para o jogo e sobre as quais não se tem muita informação. Também existe um boato sobre uma possível sétima classe, Jester, mas não consegui encontrar nada além de uma imagem de como ela seria.

- Gameplay:
Como dito anteriormente, Dungeon Defenders mistura Tower Defense com jogos de Action RPG. Em cada mapa o objetivo do grupo de até 4 jogadores é proteger um ou mais Cristais de Etheria do ataque de Goblins, Orcs, Ogres e outros tipos de monstros. Para isso deve se construir defesas ao redor dos Cristais para evitar o avanço das tropas inimigas. Cada personagem possui defesas diferentes e o trabalho em equipe pode ser a diferença entre uma defesa bem construída e um Cristal destruído.

A cada mapa se tem um determinado número de Waves, antes das quais as defesas devem ser erguidas. A cada Wave que passa os inimigos vão tornando-se mais numerosos e surgem monstros mais fortes, então é importante melhorar as defesas antes de cada ataque.

Para poder construir defesas os personagens precisam gastar Mana, que pode ser adquirido em baús espalhados pelo mapa ou ao derrotar inimigos. Também há um número máximo de defesas que podem ser convocadas pelo grupo, o que torna o trabalho em equipe ainda mais necessário.

Conforme os personagens forem vencendo Waves, eles vão ganhando experiência para aumentar de nível. Ao subir níveis você pode ganhar habilidades novas e escolher aumentar alguma característica do seu personagem, o que dá um certo nível de customização nele.

Também é possível encontrar armas e vestimentas espalhadas pelo mapa ou derrubadas por inimigos mortos que aumentam os status dos heróis.

Uma vez que um mapa acabe, toda Mana que tiver sobrado será enviada para o Banco de Mana dos personagens. Esta Mana pode ser utilizada para comprar equipamentos novos ou para aumentar o poder de equipamentos que você já possua.

Para quem está acostumado a jogos com muitos atalhos, os controles não devem ser muito complicados, mas se você é como eu e não se dá muito bem com botões, basta plugar um controle de Xbox 360 e um receptor no computador e você não terá maiores problemas.

- Modos de Jogo:
Local Game: Jogar em apenas um computador. Tendo controles você pode jogar com até 3 amigos simultaneamente no esquema split-screen dos saudosos jogos de 64. Não cheguei a jogar com 4 pessoas, mas jogando com 3 eu não me senti incomodado. Nesse caso todos os personagens dividem o mesmo Banco de Mana e o mesmo Banco de Itens. Eles fizeram um bom trabalho com esse multiplayer local, me diverti ao relembrar como era jogar com muitas pessoas no mesmo monitor.

Online Game: Aqui temos uma divisão entre dois tipos de modos online.

Open: Este modo compartilha os personagens com o Local Game, ou seja, você pode jogar Local, upar e depois levar seu personagem já devidamente upado para partidas online.

Também é possível jogar com Mods, apesar de eu jamais ter visto algum. Além disso, acredito que é aqui que teoricamente ocorre a interação multiplataforma do jogo, que permitiria jogar com proprietários de outros videogames. Digo teoricamente porque não consegui fazer essa interação entre meu iPod e meu Computador e não tenho amigos que tenham esse jogo para PS3 ou Xbox360 para testar.

Ranked: Aqui é Serious Business. Os personagens que você criar neste modo são exclusivos para ele e não é possível utilizar personagens Locais ou Open. É nesse modo que os Achievements da Steam são liberados e é proibido o uso de Mods e Hacks. Pessoalmente, eu prefiro jogar neste modo.

– Gráficos:
Nada extraordinário, mas a aparência cartunesca o torna bem simpático. O único problema talvez seja o quão brilhante e colorido ele é. Em determinados momentos o jogo fica parecendo uma festa Rave. Mas isso pode ser ajustado nas configurações.

– Second Wave:
Dungeon Defenders: Second Wave é a versão do jogo para portáteis iOS e Android. Esta versão tem alguns features à menos que a versão de PC/PS3/Xbox 360.

Customização: Você não é capaz de mudar a cor da roupa do seu personagem como nas outras versões.

DLCs Exclusivos (PC/PSN/XBLA): Aparentemente a versão portátil não deve receber os mesmo DLCs.

Personagens: Diferente da versão de PC onde é possível ver 2 personagens extras, não há sinal de novos personagens na versão portátil até o momento.

Apesar disso a versão para iOS/Android continua sendo um bom jogo que vale à pena ser comprado por aqueles que possuem celulares/tablets compatíveis. Ainda hoje, quando não estou em casa, eu paro para jogar uma partida online ou on lan com meus amigos. Existe interação multiplaforma entre os dois sistemas operacionais.

- Pensamentos finais:
Dungeon Defenders consegue misturar um estilo que eu gosto muito (Action RPG) com outro que eu costumo evitar (Tower Defense) e o faz com maestria. Eu aconselho sempre jogar o Multiplayer, seja com pessoas conhecidas ou não, pois sozinho o jogo perde boa parte da graça.

Pode não ser um jogo extraordinário pelos gráficos, estória ou mesmo gameplay, mas é extraordinariamente divertido quando jogado em grupo.

Recentemente uma DLC foi lançada com uma missão extra e roupas novas para os personagens, tudo tematizado para o Halloween, além da Taverna (espécie de Lobby do jogo, onde os personagens ficam antes de entrarem nos mapas) também ter sido decorada para a ocasião. Posso estar me precipitando, mas para mim isso e os personagens secretos que comentei anteriormente, já demonstram que não faltaram DLCs e afins para o jogo futuramente.

Além do mais, em que outro jogo você pode ser uma garota Elfa, portando uma Portal Gun e acompanhada de um Pyro?

Host do Last Hit, atração sobre League of Legends do Fênix Down. Videos, podcasts e futuramente muito mais.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

22 Comentario(s)

  • um comentario, a capa do jogo que o Kazz escolheu para o post é do Paraguai!
    Esta escrito Dungeon DEFENSE!! =O

  • Ogro Himself 2 anos atrs

    Fiquem de olho nas promocetas de fim de ano da Steam, Dungeon Defenders é candidato a ficar (ainda mais) barato nas promoções do dia!

  • Thiago Cantalupo 2 anos atrs

    Hum adoro tower defense, vou procurar no steam.

  • Esse jogo, junto de Left 4 Dead 2 e Team Fortress, é sem dúvida um dos que eu mais jogo na Steam. Se pagou fácil. Como o Ogro disse, fiquem de olho que o jogo tem entrado de promoção ultimamente e tem vendido como água =D

    Também, na época em que eu escrevi essa review, só haviaM uns 2 DLCs, sendo que atualmente já tem pelo menos 6, um deles incluindo personagens novos (contra-partes de sexo oposto dos personagens, com algumas mudanças de estatísticas). Ele meio que tem me lembrado Team Fortress, no sentido de que sempre tem update com coisas novas pra fazer no jogo.

    Opa, upei pra Colaborador? Já tenho level pra tentar emplacar uma coluna? XD

  • Esse jogo, junto de Left 4 Dead 2 e Team Fortress, é sem dúvida um dos que eu mais jogo na Steam. Se pagou fácil. Como o Ogro disse, fiquem de olho que o jogo tem entrado de promoção ultimamente e tem vendido como água =D

    Na época que eu escrevi a review o jogo tinha só umas 2 DLCs. Atualmente acredito que já tenha mais de 6. E entre elas uma com 4 novos personagens (contra-partes de sexo oposto dos personagens originais com diferenças de status).

    Opa, upei pra colaborador? Já tenho level pra tentar emplacar uma coluna? >XD

  • killer-hd 2 anos atrs

    Queria esse jogo na Live ou PSN, no Steam quebra minhas pernas =/

  • pedrohenri 2 anos atrs

    Gostei bastante da premissa, só não entendi muito bem pq vc tem um Heavy de Pet . hahhaah

    • Poisony 2 anos atrs

      IT'S SO SMALL! IS FUNNY TO ME!

    • Esses extras de TF2 e Portal 2 são só extras mesmo, não tem relação nenhuma com a estória do jogo. XD
      Existem outros Pets também, mais condizentes com o contexto, como pequenos dragões.

  • Rubinho_sjr 2 anos atrs

    Acreditem ou não eu TO JOGANDO esse jogo
    Peguei ele a uma semana ^^ é MUUUUITO bom
    Recomendo !!

  • Poisony 2 anos atrs

    Parece um joguinho bem divertido. Vou ficar de olho nas promoções de Natal do Steam.

    Boa review, General do Panda!

  • Não quero criar intriga,realmente só quero saber:porque alguém não gosta de tower defense?

    • Poisony 2 anos atrs

      Talvez por associar "tower defense" a um público casual e esse alguém se sentir deslocado. Vai saber.

    • No meu caso, é porque eu não sou uma pessoa muito paciente, então eu não gosto de simplesmente criar uma defesa e ficar esperando ela matar os inimigos. Nunca fui muito de jogos de estratégia, sempre preferi jogos de ação, mas reconheço que não é um estilo ruim.
      Simplesmente não gosto muito do estilo, mas é preferência minha mesma. XD

  • Jeeh 1 ano atrs

    Gostaria de saber se alguém conseguiu jogar multiplataforma. Tenho um PC, e meu namorado um PS3, e a gente gostaria de jogar junto, cada um na sua casa. =)

  • Paulo 1 ano atrs

    E ai galera…

    To jogando dungeon defenders second wave pelo meu smartphone galaxy s2…

    Reparei qe tem o modo online que por sinal e bem lotado e bem legal aquela galera tda junta pra defender o cristal…

    Mais ai vai minha pergunta…

    Aquelas pessoas que estao jogando online sao tb dos consoles(xbox360..etc)ou sao somente do androis e essa versao e diferente da dos consoles…alguem sabe me dizer?