Há muito tempo, quando este que vos escreve era apenas um tween (ou pré-adolescente se você preferir), a NET ainda se chamava Multi-Canal e a desejada TVA com HBO passando o desenho do Spawn era um sonho distante. Não sei como, mas meu pai acabou cedendo às minhas pressões e assinou um plano de TV à cabo, foi uma loucura, minha vida de nerdinho tetudo tinha dado uma guinada e tanto, agora eu teria dezenas de canais para zapear, desenhos, filmes e seriados o dia inteiro…

Uma semana após o frenesi, chegou com a correspondência, uma revista que tinha um boi mastigando grama na capa e escrito em letras garrafais “Estréia do Canal Rural”. Olhando aquilo pensei, quem diabos se importa com um canal sobre bois, vacas e fazendas, eu quero saber da programação! Foi aí que descobri um programa que mudaria minha vida… no canal Multishow, em meio a uma programação gigantesca de clipes, shows, documentários e séries antigas, estava lá escrito, sexta-feira 08:00 da manhã “STARGAME”.


Contei os dias, na revista vinha uma breve sinopse sobre o programa: “o apresentador Cristiano Gualda mostra as novidades e dicas sobre o mundo dos videogames“… Na real, nem tenho idéia do que realmente estava escrito, mas tenho quase certeza que era algo do gênero. Eu devia estar de férias, mas lembro que acordei cedo e fiquei parado na frente da TV aguardando. O apresentador parecia um Jim Carrey do Paraguai, era magro como uma vareta, tinha um sotaque extremamente carioca e soltava piadas sem graça a cada minuto, mas mesmo assim, o programa me ganhou e se tornou o highlight da semana.

Dentro do programa Stargame, Cristiano Gualda nos mostrava os lançamentos, dicas, debulhados de games como Metal Gear Solid e Resident Evil 2 (é hora de debulhaaarrr), visitou diversas E3 fazendo coberturas de dar inveja, tudo recheado com muito humor, quem assistia se lembra do “Mãozinha” atrapalhando a leitura de cartas (sim, CARTAS) nos finais do programa.

Não sei porque, mas sempre me lembro do quadro onde famosos jogavam “com” ou “contra” o apresentador, episódios memoráveis como quando o prefeito do Rio de Janeiro jogou Sim City 2000, ou quando o ator Christopher Lambert (eterno Raiden/Highlander) jogou Mortal Kombat, até o Ronalducho Fenômeno disputou uma partida de FIFA.

A atração durou de 1995 à 2000, encerrando suas atividades devido uma mudança na grade e direcionamento da programação do Multishow, o agora ex-apresentador Cristiano Gualda, hoje em dia é ator de peças de teatro e musicais, inclusive gravou um cd recentemente.

Agora fica a dúvida, porque o Stargame foi um programa tão icônico da década de 90? Talvez seja pela nostalgia, ou por ser o único representante de sua época, talvez pelo jeito irreverente e descompromissado, por nos mostrar um mundo diferente, muito além das fotos de revistas como Super GamePower, Ação Games, Gamers, entre outras, talvez por nos mostrar como era a E3 em seu tempo áureo. Acho que é uma junção disso tudo e uma grande dose de carisma e paixão dos envolvidos, em uma entrevista, Cristiano afirmou que apesar de ser transmitido pelo Multishow, o programa era uma produção independente, feita por uma equipe de amigos e quase sem nenhum patrocínio.

Na realidade não importa, só quero aproveitar o espaço para agradecer o Cristiano e toda equipe do StarGame por ter feito a alegria de vários gamers: mirins, adolescentes e adultos durante 5 anos. Sem dúvida, um programa que deixou saudades em muita gente. Muito obrigado.

Gamer de nascença, nerd tetudo de carteirinha e bêbado por opção.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

25 Comentario(s)

  • Ednaldo 4 anos atrs

    Nossa, que loko, nem sabia que existia esse programa e mesmo se soubesse meus pais nunca iam por tv acabo mesmo se eu implorasse muito, pobre é fogo mesmo. Deve ter sido demais acompanhar na tv os lançamentos, nostalgia total.

    • Putz cara, na época era incrível pq a internet engatinhava, não existia youtube, pra vc saber o que rolava de lançamentos só por revistas, portanto vc imagina como era foda ver um preview do Mario 64 na TV.

  • Môro 4 anos atrs

    Aproveitando que somos de casa já, rsrs. Temos uma coluna onde os programas Stargame são disponibilizados, ai vai o link. http://www.canalprogramadoresdejogos.com.br/categ

    Tenho muita coisa do stargame em vídeo, preciso reativar a coluna.

    Mas com o que está no ar, já dá para ter uma boa noção do que programa era. :)

    Abraço gurizada.

  • Sahmmael 4 anos atrs

    Tá, e quem nunca ouviu falar nesse programa?

    Eu abstraia tudo oq tinha de preview nas revistas da época, fora as trolladas das editoras em tornarem um concept art em um game completo. Oq tb já dá prá abstrair que se nem tv a cabo eu tinha, video game só na locadora ou na casa do primo/amigo rico.

    Mas foi mto bom saber que desde aquela época havia em algum lugar, pessoas interessadas em produzir conteúdo na tv para gamers. E saber q o Márcio é nerd tetudo de nascença.

  • josibas 4 anos atrs

    eu ñ perdia um episodio,

  • Marcos Henrique 4 anos atrs

    Eu descobri esse programa num golpe de sorte… Lembro que toda quinta feira, por volta das 6 da tarde, o sinal do Multishow abria na parabólica e esse magnífico programa ficava liberado! Fiquei maluco quando vi o Mario 64 pela primeira vez…. Era uma correria da porra pra anotar as dicas! Bons tempos

    • Era muito bom mesmo Marcos, uma pena hj em dia não existir nada do gênero, mas sinceramente, acho q hj em dia não rolaria mais nenhum programa sobre games nesse formato na TV.

  • Era muito bom mesmo! Gravava todos os programas e fazia questão de assistir as reprises! Tinha a interação dele com os jogos, carta dos telespectadores falando dos momentos inesquecíveis dos jogos, dicas, lançamentos, detonados, mostrava a E3 que parecia a disney dos games e não essa coisa estranha de hoje, nessa época dava gosto assistir TV. Mas fala a verdade, o programa que mudou as nossas vidas nessa época foi o sexy time.

    • hauhuahuauhau… Sexy Time era osso… tem um amigo meu que dizia já sentir a paudurescência só de ouvir a vinheta de abertura… Multishow, definitivamente o melhor canal huahuahua

  • Ogro Himself 4 anos atrs

    Cara, muitas vezes ia avido pro multishow assistir o Star Game

    O que me marcou mais foi num detonadão de Vandal Hearts que eles fizeram separado em capitulos, que coincidentemente passavam nos finais de semana enquanto eu e meus amigos jogavamos RPG. A gente parava a partida rapidinho pra assistir o detonado, e ficou martelada na nossa cabeça a frase que pontuava cada nova missão do jogo: "A missão nessa fase é matar inimigo X e NÃO PERMITIR QUE ASH MORRA"

    Foi o suficiente para que "Não permitir que Ash morra" virasse piada interna recorrente nos jogos de RPG

    Bons tempos

    • hauhuahua sensacional… esses debulhados eram (pra mim) o ponto alto do programa, que nem o Six falou abaixo, muitos jogos que tinhamos vontade mas faltava recurso, o programa matava a nossa sede hehehe

  • mateusix 4 anos atrs

    Então, Stargame, na minha opinião, fez certo sucesso por dois motivos.
    Primeiro que ele era para o Multishow, mas no sábado e na quinta, pra quem não tinha tv a cabo (eu), o canal "abria" para todas as parabólicas convencionais não lembro o canal. mas o horáiro era CLÁSSICO 18:00 do sábado) e ai todo mundo meio que assistia.

    Outra parada era que, além das revistas da época e SEM YOUTBE, poxa, era demais ver os novos jogos, ou até mesmo os velhos, as dicas, os que tu tinha curiosidade em ver (lembro que VI MUITO Street Fighter Alpha no STARGAME antes de finalmente chegar nos flipers daqui) ainda mais eu e a galera do Super Controle, que moravamos no fim do mundo e não tinhamos acesso a locadoras com mil jogos para alugar, e sim aos 200 de sempre, e ai quando a gente assistia ao programa era EMOÇÃO ver o N64, os lançamentos da E3, os "debulhados", porra cara, qualquer jogo que a gente não tinha acesso ou via só em revistas, era DEMAIS ver tudo aquilo em movimento, com música e tal…

    Aliás, falei com o Gualda tem um tempo no ORKUT e ele me mandou um link com todos os programas para download. Tenho aqui DVDS com todos, inclusive as propagandas do mesmo. Isso orque lembro que um cara lá que mandava as cartas pro programa ganhou uma promoção para o mascote do Stargame. Sendo assim, ele levou todos os programas gravados EM VHS, e anos depois, o mano upou para torrent, procurei até os links mas não achei =/

    Nostalgia pura, né ;)

    • Putz que foda, eu queria muito entrevistar um dia o Cristiano, o cara fez parte da minha infância… o foda é ver o cara grisalho hj e a gente se tocar que estamos ficando muito velhos hauhauhuahu… by the way, não vem pra Sampa na BGW não? Cade a grana que o SuperControle tá arrecadando mano? abraços.

      • Ogro Himself 4 anos atrs

        velho, olha so o video do Mario 64, o grafico simples e quadriculado pra dedéu mas na epoca era a ultima novidade!!

      • mateusix 4 anos atrs

        Pois é. pra BGW nao vou não, mas pra BGS SIM. Alás, esatrei em SP dia 287 de abril até 1 de maio, hahaaha

        Cara, o Gualda hoje em dia está num grupo de teatro chamado O BARRA, as vezes aparecendo no fundo como ator global fazendo pontas. A última vez que falei com ele, ainda jogava XBOX360 mas não era mais tão ligado em games, uma pena.

        Se tu quiser, por curiosidade. o grupo de teatro dele deu uma entrevista pro Jô Soares: http://www.youtube.com/watch?v=044kG5sGUpk&fe

  • Heitor Polidoro 4 anos atrs

    Eu não tive essa oportunidade, só fui ter TV paga em 2001/2002. Minha diversão era ver Dragon Ball Z e NBA. O mais perto de programa de TV relacionado à jogos foi o jogo do Hugo, onde alguém ligava lá e jogava com o telefone.

    Digo uma coisa: "Christopher Lambert jogou Mortal Kombat". Mentira! Quero provas! Fita VHS mostrando o desempenho do mesmo! =P

    Abraços