<Fênixcast é o antigo nome do podcast Sidequest!>

Olá Comandantes intergaláticos! Bem vindos a nave FênixDown e preparem-se para a última viagem ao universo de Mass Effect 3! Com a nossa tripulação, Fernando, Márcio, Ogro e Tiago discutem sobre o desfecho da saga mais incrível dos últimos tempos!

Nessa primeira parte discutiremos sobre como foi início de nossos jogos. Quais decisões foram tomadas em ME1 e 2? Como moldamos nosso Shepard?

Partindo para a contextualização do cenário. Como começa Mass Effect 3? O que está acontecendo? Quantos Deux Ex teremos durante o jogo?

E finalizando comentamos sobre as missões mais marcantes e especiais para cada um de nós, e que escolhas tivemos.

Mas… espera, e o final? Reservamos o cast da semana que vem INTEIRAMENTE para discutir o final de Mass Effect 3!

Ouçam já!

Atenção: Cast recheado de spoilers para quem não jogou Mass Effect 3!

Edição: Kazz, SquallNathan e Fábio

Trilha e edição final: Kazz, Ogro, Felipe Martins

Fernando X de Megaman X! Não de pornografia ou de Xuxa!

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153 Comentario(s)

  • EPIC!!!! Baixando NOW!!

    Edit: assim que entrar no feed :P

  • Ae, Mass Effect, UHU!!! \o/

  • Danlost 4 anos atrs

    Eita!!!

  • Em tempo: para aquela galera que "joga pelo YouTube", estou colocando todo o gameplay do meu segundo save paragon lá no VocêTubo. Ainda não está completo, mas já passou dos 2/3. Confere lá, quem quiser ver http://www.youtube.com/playlist?list=PL1381A1ADE8:)

  • Sahmmael 4 anos atrs

    Epic spoilers!

    Mas quero ver a pt2 sobre o final mamilos incandescentes

  • rodmalta 4 anos atrs

    Véi na boa esse negócio de ficar dividindo assunto é muito broxante. Coloca logo a porra toda. Desculpa mas parece preguiça de arrumar outro tema pra estudar e fazer o cast.

    • Tiago 4 anos atrs

      Não é preguiça, é que gravar depois de 1 da manha tendo q acordar as 6 no dia seguinte é complicado! ;)

    • Ogro Himself 4 anos atrs

      Rod, nao eh uma questão de preguiça, mas de produtividade. Tem um limite de quantas horas de cast semanal a galera consegue editar e trilhar (pode ver que nessa semana até eu dei uma mão na edição, coisa que regularmente eu nao faço).

      A gente tem um numero de editores, e cada um tem uma disponibilidade de quantas horas de cast consegue editar por semana. Durante a gravação, a gente viu que ja estava estourando com 2 horas de audio bruto e nem tinhamos terminado de discutir todas as missoes ainda.

      Era dividir em duas semanas ou tirar muita coisa do cast. Mass Effect é um jogo DENSO, que todos nós que gravamos adoramos, merecia um tratamento especial.

      Mas nao te preocupa que o assunto do 1o cast ta fechadinho. A 2a parte é APENAS discussao filosofica e mamilenta sobre o final do jogo, e esse assunto vai ser BEM destrinchado.

    • FernandoX 4 anos atrs

      iria ser a "porra toda", mas como o tiago falou, era muito tarde e iria ficar um cast de 3 horas
      melhor dividir =)

    • e o cast seria de 3 horas?
      não é assim, existem assuntos que não podem ser discutidos em 1 hora apenas pq perde a profunidade.
      E esse bateu 3 horas de podcast… fora que ficou bem definido, apenas o final ficou na ultima parte… não seja renegade, vai

    • felpemarins 4 anos atrs

      Cara imagina, um cast de 3 horas, pra fazer a primeira edição tu tem que ouvir inteiro pelo menos 2 vezes (6 horas), pra trilhar tem que ouvir mais umas 2 vezes (mais 6 horas), depois de juntar tudo ouvir denovo e ver se ta tudo certo + 3 horas…..tu consegue ficar 15 horas fazendo alguma coisa e manter a qualidade ainda?

    • Hadjin 4 anos atrs

      Tirando a parte da dificuldade da galera editar e etc.
      Acho que a maioria aqui não tem tempo -nem paciência- de ouvir um cast de 3 horas, né PORRA?

  • PUTAQUEPARIU, só descobri AGORA pelo perfil do @masseffect que hoje é aniversário do Shepard (ou melhor, será daqui a 142 anos). Mesmo dia que o FênixDown solta o cast sobre Mass Effect 3. E também o mesmo dia do meu aniversário. SHOW! :D

  • E com três opções de cores :)

  • Tema épico!
    Baixando.

  • Vamo ouvir aqui. Na volta posto meus comentários parcias e tendenciosos. Não via trilogia assim desde 1983 quando o Anakin "Darth Vader" Skywalker derrotou o Lado Negro da Força. =D

  • "Os Protheans tinham passado na Via Láctea". Mas o jogo INTEIRO se passa DENTRO da Via Láctea :D

    O Ogro viajou na cronologia de Mass Effect, heim? Entre descobrirem as ruínas Protheans em Marte e o jogo em si se passaram apenas 40 anos. O que eles descobriram lá fez a humanidade avançar 200 anos em menos de 2. Shepard nasceu 4 anos antes da Guerra Do Primeiro Contato, que aconteceu, que por sua vez aconteceu uns 10 a 11 anos depois de terem descoberto os arquivos em Marte (e uns 7 ou 8 anos após terem descoberto o Mass Relay na órbita de Plutão). OS humanos são os novatos no cenário interplanetário do jogo.

    • Ogro Himself 4 anos atrs

      Eu errei um digito só nas datas.

      Foi um digito de CENTENA, mas foi um digito

    • Mania das pessoas de falarem que ME se passa "no universo". Mass effect Nunca saiu de uma única galáxia.

      Não. A Gargarin station (jump zero) não tem nada a ver com o mass relay. Foi feita em 2142. O Charon relay foi descoberto um ano depois da descoberta das ruínas. (2148 e 49)

      Eu fico com a impressão que as pessoas imaginam a terra tinha a tecnologia de hoje antes das ruínas prothean em marte.. Chegaram em marte em 2103. Todas as áreas continuaram avançando. Antes das ruínas ja conheciam combustível de fusão atômica. É a fonte de energia ainda utilizada por todas as outras raças. Na first contact war a aliança fez bonito frente aos turians. Nunca fomos atrasados tecnologicamente.

      Lembrando que quando descobriram o eezo. O acharam ja refinado junto com um enorme banco de dados dos Prothean e por isso o avanção tão mais rápido..

  • WHAT? Conrad Verner como agente da Cerberus??? Usando colete? DAFUQ? Não tem nada disso, não, pelo menos não no meu gameplay. Veja aqui como se desenrolou para mim http://youtu.be/jLzrQ7J1Pdw?t=8m20s (foi bem mais cômico do que isso :) )

    • Hadjin 4 anos atrs

      O jogo tem deus ex até na side story. Como assim a guria sabotou a arma do cara? huauahuahuuha
      É muito mal escrito…

  • Ok, acho que cedo ou tarde alguém vai fazer esse recrutamento mesmo, então aqui vai: Quem aí tá jogando o multiplayer de Mass Effect 3 pra PC?
    Trocar IDs e montar nosso esquadrão de derrubadores de Fênix. Já vou avisando que jogo mal pra caramba, mas pelo menos me divirto XD

  • Comentário final (nem vou perder tempo corrigindo todas as caneladas do Ogro, o post ficaria imenso! :D): a música, gente. Mesmo não tendo um dos compositores originais, a trilha sonora é FODA demais. E percebo que TODO MUNDO usa a "An End Once and For All" para finalizar seus casts (ou trechos do cast) sobre Mass Effect 3 :)

    • Ogro Himself 4 anos atrs

      que canelada o que, tu jogou no XBox o jogo é diferente

    • FernandoX 4 anos atrs

      nem foi essa, foi a "leaving earth" que sao bem parecidas

      e é a MÚSICA MAIS FODA DE TODOS OS TEMPOS

      • Não, não é, até conferi aqui para ver se a Leaving Earth tem o mesmo arranjo final. Se era para ser, então foi escolhida a música errada. Porque a An End Once And For All termina com aquele CRESCENDO, em que entram os celos, violinos, tambores, e vai acelerando, se desesperando e que corta bruscamente no final, na Normandy (e paro por aqui para não dar spoiler) :)
        A Leaving Earth não tem esse CRESCENDO do final, só aquele PAM com o título do jogo aparecendo ;)

        Mas concordo, a Leaving Earth é a música MAIS FODA DE TODOS OS TEMPOS, principalmente com aquele tom de Inception no meio, com aquelas tubas fazendo PÓM-PÓÓÓÓÓM

  • Mister_I 4 anos atrs

    Caras, o quê acharam da trilha sonora do terceiro ?
    Eu achei bom, excelente até, mas pra mim destoou(?) bastante do trabalho do Jack Wall nos outros dois jogos que, para mim foi perfeito. Tem alguns videos no Youtube trocando a trilha sonora de momentos chave como o entrada da frota na terra, que me fizeram ter nerdgasmos bem maiores do que o jogo em si.
    [spoilers] http://www.youtube.com/watch?v=UX1vdXE1uR4&fe
    [/spoilers]
    E, Ogro, o Mordin pode morrer aleatoriamente, aconteceu comigo =/

    • Ogro Himself 4 anos atrs

      Em que parte, na suicide mission do ME2?

    • O Mordin é o mais frágil de todos, então você tem que ter muito cuidado. Sempre é bom escolhe-lo para escoltar os sobreviventes de volta para a Normandy, e isso SE ele for leal, senão vai morrer também. De outra forma, sempre o escolha para a sua equipe de dois copanheiros que as chances dele sobreviver serão maiores.

      E a música eu também curti bastante, mas concordo que a dos dois primeiros é mais marcante. Como por exemplo a música que toca quando a Normandy chega a primeira vez na Citadel (aqui: http://www.youtube.com/watch?v=w669MIoUNTA ) ou quando Sovereign é derrotado (aqui: http://www.youtube.com/watch?v=u1yK4tbHHhI )

      • Ogro Himself 4 anos atrs

        eu nao escolho o Mordin pra nada na missao final, nem pra escoltar sobreviventes, nem no meu grupo, e ele sobreviveu de boa

        Acho que nas mortes que acontecem por upgrades da Normandy, talvez ele seja um dos primeiros… mas isso tu consegue contornar conversando direito com a tripulacao e garantindo que ela esta OK.

        • Comigo também não. Aliás, das duas vezes que fechei o Mass Effect 2 (uma FemShep Paragon, outra MaleShep Renegade, esse último jogando todos os DLCs também) o único que morreu foi o Thane no primeiro gameplay, porque não consegui completar a missão de lealdade dele. Já no segundo ninguém morreu, todos sobreviveram (menos a tripulação, porque fiquei pirulitando para lá e para cá pela galáxia, ao invés de ir direto para o Omega Relay :D)

          • Ogro Himself 4 anos atrs

            ah, o Thane tava doentinho mesmo

          • Pois é, mas aí fiquei sem o Thane na hora da invasão da Cidadela, e quem morre para o Kai Leng é o Kirrahe

          • Ogro Himself 4 anos atrs

            o Kirrahe nao apareceu no meu… como eu nao tenho o save desde o 1o jogo, no meu ele estava "morto".

          • Aí nesses casos acontece uma coisa curiosa. Se tanto o Kirrahe quanto o Thane estiverem mortos, ou se o Kirrahe morreu mas você não falou com o Thane antes na Cidadela, o conselheiro Salarian morre para o Kai Leng

        • Mister_I 4 anos atrs

          Eu não escolhi ele para nada, ele tava leal. O problema acontece depois de vc derrubar o reaper-humano pela primeira vez, você fala com um membro do time de distração, e apareceu o corpo do mordin do lado dele =/ aparantemente, por ele não ser um soldado tão fodaçaralho como os outros ele pode morrer…

          • Tem uma fórmula sobre quem morre e quem sobrevive, nessa missão final, e o Mordin é aquele que tem chances de morrer em TODAS as situações, praticamente. Eu dei sorte no meu primeiro Gameplay, mas no segundo já me garanti mandando ele escoltar a Dra. Chakwas de volta à Normandy :D

          • Ogro Himself 4 anos atrs

            quem era o lider do teu time de distração?

          • Ahh, é, tem essa. Se você escolhe um líder errado não quer dizer necessariamente que ELE é quem vai morrer, mas pode ser qualquer um dos que o acompanham, também. Depende das chances de cada um

          • Ogro Himself 4 anos atrs

            exato. Acho que Jacob, Miranda e Garrus sao os melhores lideres.

          • Pedro Woyames 4 anos atrs

            Pensei que isso fosse por tempo que vc leva pra matar o reaper humano. Uma das minhas jogadas o mordin morreu e eu tinha demorado bastante pra matar o reaper nem lembro pq. Dae achei que fosse pelo tempo que demorei…

          • Mister_I 4 anos atrs

            Garrus, sempre

        • Tanto a Jack quanto o Mordin têm uma chance boa de morrer sem motivo na parte final da suicide mission, você deu sorte mesmo, Ogro.

  • pedrohenri 4 anos atrs

    Apaputaqueopariu dois casts seguidos que não poderei ouvir por causa de spoilers. x_x Poderiam falar do 1 e do 2 e fazer um bate papo sem spoilers do 3 nessa primeira parte. Ai na segunda parte vocês poderiam despirocar e falar spoilers a vontade do 3.
    Ainda mais se tratando de um lançamento recente é sacanagem dedicar tanto tempo e esperar que a grande maioria já tenha terminado.

    • Ogro Himself 4 anos atrs

      A gente pensou em fazer isso Pedro, o problema é que ME3 é o fechamento de todas as quest lines que tu tem durante os dois primeiros jogos. É como se o jogo INTEIRO fosse o final da saga. Nao tem como bater papo sobre ele sem spoilers, infelizmente

      • Eu pensei que vcs iam fazer algo do tipo que fizeram com o Batman, um analisando tecnicamente o jogo e outro falando da história. Esse é um jogo que daria pra fazer muita coisa legal de muitos jeitos diferentes.

      • pedrohenri 4 anos atrs

        Só achei que a pauta foi precipitada, entendo que querem aproveitar o hype da qualidade do final, mas nem todo mundo teve a oportunidade de jogar e vocês acabam limitando muito as pessoas que podem ouvir.

        Eu já achei uma puta falta de sacanagem com o cast do Batman, até hoje eu não ouvi a segunda parte. Mas pelo menos eu pude ouvir a primeira parte.

        • Tiago Dayrell 4 anos atrs

          Ah meu, se for assim NUNCA vamos gravar nada sobre nenhum lançamento… se ajeite ai e jogue, é a solução mais facil!

          • pedrohenri 4 anos atrs

            Não estou querendo dizer o que devem ou não fazer, só dando a minha opinião.
            Eu penso que quando se faz algo para terceiros devemos pensar na massa e não no individuo, mas essa é a minha opinião.

          • Tiago Dayrell 4 anos atrs

            Sim, e eu dei a minha! Muitos nao tem ps3 ou 360, mas por isso vamos deixar de falar deles pela massa?

          • pedrohenri 4 anos atrs

            Próximo do lançamento, sim? A minha maior critica é a época de lançamento do programa, não da existência dele. Quando digo que a massa deve ser lembrada, refiro-me ao público detentor da plataforma, nesse caso as 3, que deve ganhar chance de jogar antes de ouvir.
            Mas ai você pode me dizer que eles podem ouvir depois de jogarem.
            Só que não é a mesma coisa e pode ser facilmente esquecido. Como eu esqueci do programa do Batman, que eu não ouvi, e só lembrei porque alguém tocou no assunto aqui nos comentários.

            Não acho ruim o tema ser tratado, pois o considero bastante importante para quem gosta de video-games. Só que, pela grandeza do tema, achei que foi precipitado. Muitas pessoas vão deixar passar batido por ainda não terem a chance de formar uma opinião pós experiência.

          • Foi por isso que eu pensei seria feito primeiro uma analise mais técnica do jogo, um review, com uma cara mais conservadora, falando de jogabilidade, gráficos, coisas mais técnicas. e na segunda parte discutir mais a fundo a história. Mas enfim, gostei demais do podcast, e Mass Effect é um jogo tão grande que daria pra preencher várias colunas do site.

          • pedrohenri 4 anos atrs

            Realmente, acho que seria a melhor saída.
            Fora isso o tema é excelente, estou louco para ouvir. Pena que ainda tenho que jogar o 3.

  • Pedro Woyames 4 anos atrs

    Aeeee, cast de Mass Effect. Zerei e fiquei com tanta coisa pra falar sobre esse jogo. E não, não me emputeci com o final, mas isso fica pro próximo cast.

    [Daqui pra baixo é cheio de spoiler]
    Das coisas que vcs falaram, acho que posso adicionar que o Kai Leng não saiu do nada. Ele é personagem dos livros de Mass Effect. E, na missão da Miranda, parece que se vc não avisa a ela do perigo, ela morre sendo apunhalada até a morte por ele. Nessa missão da miranda também dá pra ver uns vídeos interessantes que mostram a derrocada do ilusive Man enquanto ele vai ficando cada vez mais maluco com as coisas dos reapers até o ponto que ele se endocrina… (se lembrar de mais alguma coisa, depois posto aqui…)

    MEU DEUS eu não sabia que acontecia isso de se matar o Wrex!!

    • Ogro Himself 4 anos atrs

      o Marcio tinha lido o livro que conta a história do Anderson, acho que isso acabou limado da edição final.

      Sim, depois da gravação do cast eu fui atras do que aconteceria pra miranda morrer e me lembrei justamente disso, se tu avisa ela sobre o Kai Leng ela diz que "toma precauções" contra o chinês.

      Os videos do Illusive Man aparecem la na base da cerberus do lado do sol gigantesco, não na missão da miranda, certo?

      • Sim, é na base da Cerberus. Tanto que nessa missão a EDI é quem é a companion obrigatória da vez para a missão (assim como Thali em Rannoch e Liara em Thessia), e você vê esses vídeos enquanto ela hackeia algumas das portas trancadas

      • Pedro Woyames 4 anos atrs

        Ah, é verdade. Eu que confundi as missões… My bad…

  • 35min! Parei aqui pra esclarecer, os humanos encontram um beacon Prothean em Marte, é lá que eles descobrem a tecnologia do efeito de massa indicios de uma Mass Relay na óbita de Plutão. Então essa pesquisa em Marte não é tão absurda. Eles estavam pesquisando lá desde o começo dessa nova era da humanidade, a Liara, quando o Sheppard pergunta porque só agora descobriram isso, ela diz, talvez seja sorte misturada com um pouco de desespero. Então tem sim coerência eles encontrarem os planos para em Marte.
    Agora vou continuar ouvindo.

    • Ogro Himself 4 anos atrs

      o q a gente achou DEUS EX nao foi o fato do negocio estar em marte, mas sim o fato deles encontrarem o negocio apenas na hora da invasao reaper. A Liara diz "encontrei agora só porque foi agora que estava procurando por isso", mas ainda é uma explicação meio forçada

      • Pedro Woyames 4 anos atrs

        Eu interpretei como "antes eles não sabiam o que procurar." Como vc procura algo que você não sabe que precisa? Ainda mais no meio de sei lá… milhões de dados que existiam guardados em Marte…

        • Tiago 4 anos atrs

          Mas pq agora eles passaram a saber oq procurar e como eles sabiam que aquela blueprint em especifico era algo contra os reapers?
          Será q tinha na capa escrito: "Mega arma final contra os Reapers", mas, como eles nao sabiam oq eram reapers, largaram de lado?

          • Pedro Woyames 4 anos atrs

            Pelo que a Liara fala de desespero, ela achou pq começou a procurar qualquer coisa que pudesse ter alguma ligação aos reapers. Ou pode ser por ela ser uma expert nos Protheans e por isso ter conseguido achar e abrir aqueles arquivos dos Protheans e entender o que eles eram…

          • Também acho que é por ai. Na minha cabeça fez sentido. Não esqueçam que a Liara é quem mais conhece dos Protheans na galáxia, ela passou anos estudando eles. Ela devia ter visto algo a respeito do que eles fizeram contra os Reapers, mas dizer isso já começa a ser especulação de minha parte.

      • Não foi a Liara que descobriu. Te mandaram pra marte exatamente porque pesquisadores acharam algo e a cerberus chegou antes. A Liara consegue recuperar a informação ja filtrada pelos cientistas humanos. Eles estavam apenas nos últimos meses tentando achar no banco de dados especificamente sobre isso.

        No ME1, toda a evidência dos reapers são as visões do Shepard. Isto começa a mudar com os destroços da Sovereign. Do 2 pro três, mais de uma vez vc recebe emais e encontra pessoas que acreditaram em você. (Inclusive todos os Geth).

    • Pois é, eu assumi o seguinte: é um ARQUIVO Prothean, sabe lá Deus quantos trilhões de Terabytes de informação codificada deve ter lá. E faz só 40 anos que ele foi descoberto, é querer pedir demais que 100% do arquivo já tenha sido traduzido e catalogado. Imagino que como a Liara já tinha entendimento da tecnologia, e já sabia mais ou menos o que procurar, ela foi lá e deve ter feito uma busca específica por Reapers e se deparou com esses projetos no meio de sei lá mais que informações que possam haver lá. Se bem que realmente abre uma incoerência: sendo os Reapers um problema tão sério como foi, eles deveriam ter sido o tópico #1 da primeira página da biblioteca, antes de mais nada, para que a próxima geração já se desenvolvesse preparada para isso.

      Ou então realmente havia, e ninguém achou que fosse sério, pois os Reapers eram tomados como uma lenda. Ahh, que diabos :P

      • é. Pq Protheans usam páginas de wikipédia como banco de dados. Deveria ser o tema do dia do "GoogleProt." na página de pesquisa um REAPER e escrito "BEWARE THE REAPERS".

  • FelipeRaabe 4 anos atrs

    =/
    Tenho que terminar ME2 primeiro…
    Devo estar perdendo um ótimo cast.

    • TheMax 4 anos atrs

      Droga… eu também…

      Mais um podcast que não vou poder ouvir… (toda podosfera está fazendo podcast de mass effect 3)

  • caio_mota17 4 anos atrs

    Parte 2 só daqui a 2 semanas, ou vai ser como foi no cast de Bátima?

    • Mister_I 4 anos atrs

      "Mas… espera, e o final? Reservamos o cast DA SEMANA QUE VEM INTEIRAMENTE para discutir o final de Mass Effect 3!"

      • caio_mota17 4 anos atrs

        Desculpe-me, não prestei atenção. Pulei direto pra parte em vermelho.

    • FernandoX 4 anos atrs

      vai ser na semana q vem mesmo xD
      overdose de mass effect 3

  • É, esse ai vou deixar para quanto terminar o jogo.

  • Hadjin 4 anos atrs

    Lixo de final.
    Lixo de história.
    Lixo de empresa
    Casey Hudson que vá pra puta que o pariu.

    Única coisa que salvou nesse bolo de bosta foi ALGUMAS trilhas e ALGUMAS missões.
    Não sei como eles conseguiram, mas a animação do jogo tá mais bostosa do que a do 2. Alias, tudo no segundo tá melhor, com exceção do gráfico das armaduras e iluminação dinamica com hdr.

    • Ogro Himself 4 anos atrs

      poxa vida, até parece que tu nao gostou de Mass Effect!

      • Hadjin 4 anos atrs

        Minha série favorita!
        Mas à verdade tem que ser dita, apesar de eu estar exagerando um pouco.
        Me decepcionou demais. (Não só à mim, né?)
        E meu problema nem é só com o final.
        Tem muita coisa má escrita no jogo que parece que foi feita de sacanagem.
        E depois que tu lê o VERDADEIRO final que o escritor queria, tu começa a chorar sangue. :/

        • Manda aí o link do "Verdadeiro final"

          • Hadjin 4 anos atrs

            http://www.strategyinformer.com/news/17086/mass-e

            O roteiro completo, que vazou em outubro junto com aquela beta do xbox, você acha em sites como reddit e etc. Foi, ainda, o motivo do adiamento do jogo, que estava previsto para 2011.
            Foi escrito pelo lead writer da série, que veja você, saiu no terceiro jogo por não aceitar o final proposto por casey hudson. (Casey que veio com a ideia da god-child, reappers matando organicos para organicos não serem mortos por sintéticos e etc.)

          • Cara, você levantou os dois pontos mais polêmicos do final. Posso esticar o assunto?

          • Hadjin 4 anos atrs

            Claro que pode, cara. Estamos aqui pra isso. (:

          • Ja começei…

            Então tá.. Vou INVENTAR uma explicação pro final:

            Existiu vida antes do ciclo na galáxia. Vamos supor que ela durou 2 milhões de anos. Existiam orgânicos tão avançados como os próprios reapers. Eles fizeram os mass relays e tudo mais. A guerra estourou como o menino jesus disse que sempre acontece. Os orgânicos iriam perder. Mas antes disso conseguiram projetar o Crucible (e suas opções para direcionar a energia da explosão) e conseguiram danificar a… "Diretriz heurística principal" dos reapers para sempre passar a diante a possibilidade dos orgânicos ativarem a crucible, destruir os relays e mudar o padrão de evolução da sapiência na via lactea.

            O piso do crucible é um "santuário". O menino Jesus é uma VI ( e não AI). Um resquício do controle que os orgânicos antigos tinham sobre os reapers. Ah, por favor, finja que as opções verde e azul não existem.

            Pronto. Arrumei o final…
            =p

          • Hadjin 4 anos atrs

            Aí é foda. :P

            Mas destruir os relays é um outro ponto cagado do final. Fazer isso, ao meu ver, é mais danoso do que os reapers estuprarem a porra toda.
            Destrua os relays e tu não vais ter à tecnologia, o contato com as raças, a evolução necessária e etc. Você impossibilita daquele mundo que conhecemos existir outra vez. O único ponto de eliminar esse ciclo é justamente tirando os reapers da equação. Deixar os orgânicos e sintéticos se Entenderem. Até porque, se um matar o outro vai ser apenas evolução natural. Os mais fortes vivem. É a natureza das coisas.

            E acho que o menino é deus mesmo. Digo isso porque se ele fosse uma VI, quem o criou? Digo, se os orgânicos sempre perdem, então o universo já deveria ser dominado por sintéticos, certo? O que quer dizer que o moleque se intromete sempre que os orgânicos estão prestes a morrer e reinicia tudo novamente.

          • Com certeza. Mas Desde o primeiro jogo havia a idéia que os relays garantiam que a evolução da civilização sempre tomassem o mesmo rumo. O ciclo do Shepard ja está cagado. Destruir os relays é acabar com os ciclos de 50 mil anos. Uma segunda chance.

            Se o menino fosse uma VI, poderia ter sido criado pelos orgânicos do primeiro ciclo. Concordo que a lógica do menino reaper é completamente falha e tal.. yo daug. É certo assumir que AIs sempre aparecerão. É Bizarro ele extrapolar que as guerras sempre evoluirão da mesma forma e tal. Não é obvio pra mim que os sintéticos sempre irão querer exterminar os orgânicos (os geth não querem).

          • Tipo.. Eu realmente cago pra qualquer alegoria religiosa. Completamente inútil para a história embora seja possível fazê-la. Não acho que o menino jesus não tenha nada necessariamente metafísico.
            Os detalhes do raciocínio do garoto e a função dele ali com certeza é mal rasolvida e pode fazer sentido sem forçar muito a barra. Eu preferiria sem. Mas eu aceito.

          • Hadjin 4 anos atrs

            O problema desse garoto são pontos distintos e, para ser honesto, são dezenas de pontos.
            Mas os mais importantes são:
            1º Ele é uma solução de roteiro tirada do nada. Ok, lidemos com isso, aceitemos.
            Mas, assim mesmo, ele continua sendo um empecilho que nos é dado para simplesmente nos dizer que tudo o que fizemos fora em vão; Acabar com o Sovereign. Destruir a collector Base. E, mais importante, reunir toda uma galáxia ao nosso lado. Nossa missão é simplesmente descartada quando esse garoto aparece com uma solução que NUNCA foi mostrada na série. Ele vem do nada, tira uma solução do nada e nós vamos para lugar nenhum. Porque, veja você, mesmo nós aceitando à solução dele; o problema ainda está lá.
            Controle os reappers e QUEM sabe nada daquilo tudo acontece novamente.
            Destrua ele e QUEM sabe se aquilo não vai acontecer novamente.
            O final mas tosco, criar uma nova raça, é o único que não se choca com isso. E o pior deles.
            A solução dele é o simplesmente "Orgânicos não podem conviver em paz com sintéticos (ignorando o fato de que você reuniu os quarians e os geths.), por isso, eu FIZ essa raça de sintéticos para matar vocês orgânicos para vocês não serem mortos por sintéticos." E, com isso, ele cria o que estão chamando de Space-magic. Mass effect sempre foi factual, nunca levou pro lado de magia, daí eles vem com essa. Um deus que vive numa cidade e têm forma de criança.

            2º porque o catalizador teve que ter a MESMA aparência do menino que Shepard tentou salvar? Porque ali o Shep simplesmente aceitou toda a situação? Ele não retrucou nada, não rejeitou nada. Apenas aceitou. Shepard nunca foi assim.

            É claro que dá para aceitar o final do jeito que está. Mas esse final mina todo o roteiro da série em poucos minutos.

          • Eu diria então que o problema é um pouco anterior. Eu tomei como certo que os reapers venceriam APESAR de todos os seus esforços e união e ponto. O garoto tem a função mais importante do ME que é explicar a motivação dos reapers. Não, ninguém gosta de personagens novos jogados nos últimos 5 minutos.

            A solução e lógica do garoto e portanto a motivação dos reapers é a suprema MONGOLICE, sim. E está ali e eu não posso negar. Eu brinquei de forçar vários "e se" para explicar o garoto sem pensar nele como um deus. Mas se eu ignorar o garoto e dizer: No final os esforços de shepard foram em vão. Ou melhor, deram a ele a chance de destruir os mass relays e impedir que o ciclo volte a se repetir dalí em diante". Isso eu acho que funciona.

            (A aparência de garoto pode ter sido tirado das memórias do shepard. Talvez pessoas diferentes vejam coisas diferentes)

          • Hadjin 4 anos atrs

            Certas coisas eu concordo demais contigo.
            Eu não esperava um final feliz. Na verdade, eu esperava que o Shepard morresse e o universo fosse pro caralho. Porque, afinal, foram 3 jogos dizendo que os Reapers eram imbatíveis. Mesmo que crucible fosse uma arma mesmo e soltasse um raio nos reapers, eu ia achar escroto. EU achei escroto eles conseguirem matar aquele reaper com tiros convencionais. (Alias, outro ponto, acharam um ponto fraco nos reapers, e mesmo assim prefeririam usar god-child.).
            O amargo que eu tenho com o final, além dos plot-holes, é ele não ser um final.
            Você não vê a armada lutando. Você não luta contra Harbinger. Você não vê conclusão em lugar algum. Você só vê "E SE".

            Alias, tu já leu sobre a Indrocrination Theory? Caso não, dê uma lida, vale a pena. Apesar de eu achar ela uma teoria totalmente inventada pela comunidade e achar que não passa da resposta dos fãs tentando enxergar brilhantismo onde não há.

          • Li sim.
            O final é muito mal executado. É bizarro ele não mostrar o que aconteceu como os membros da party e tudo mais.

            Vi a teoria sim. Whatever.

        • Puxa o final tá tão ruim assim? Ainda não zerei o jogo, mas to achando um jogão. Tem alguns bugs aqui e ali, e pensei que os gráficos fossem estar muito superiores ao ME2, mas não é nada que tenha atrapalhado minha experiência no jogo.

          • Hadjin 4 anos atrs

            Se você veio acompanhando desde o primeiro jogo, conhece bem a lore e tudo mais, tu vais ver porque o final é tão ruim.
            Se tu só conhece no 'superficial', ainda sim, vai ser um final merda.

          • Acompanho sim desde o primeiro jogo e já disse isso lá em cima acho a melhor trilogia desde Star Wars (partes 4, 5 e 6). To me segurando pra não ler a discussão aqui de cima e to louco pra mergulhar nela, mas preciso terminar o jogo antes.

            E só pra registrar (e sem ver o final), acho que a intensão dos produtores era essa mesmo, gerar toda essa discussão em torno da série em si. Eles só não esperavam essa reação "furiosa" dos fãs e toda essa repercussão negativa que acabou ofuscando o resto da trama.

          • Hadjin 4 anos atrs

            Nem veja a discussão lá, tem spoilers sinistros. hahaha.

            E é verdade, a intenção deles era realmente deixar o final em aberto para causar tanta conversa sobre a série e, no final, torna-la imortal, tal como acontece com blade runner, Battlestar galatica e etc. Já admitiram isso até em entrevista.
            O problema é que, como você vai ver, eles fizeram isso de uma maneira incrivelmente mal executada.

          • exatamente pq eu conheço muito bem o Lore do jogo, achei uma surpresa ótima o final focar nos ciclos, em singularidade e na solução do Shepard.

            A execução disso foi sim terrível. Mas Nenhum amor em especial pelo final abortado do outro escritor.

        • Mister_I 4 anos atrs

          [spoilers]
          Bruxo, eu não tenho nada contra o rumo que o final tomou já que, como o próprio Karpyshyn disse, apesar da Dark Energy não estar mais lá (o que, pode significar que o universo vai acabar de qualquer jeito, certo ? lembram de Haestorm ?) a idéia do final ainda é praticamente a mesma. Os meus problemas começam quando eu não consigo acreditar no "bem maior" que reapers tinham em vista (big picture made of little pictures ;D ) por isso fui no final vermelho sem hesitar. Aí começa o meu maior problema com o final : Eletronic Arts.
          Com certeza, o final foi "rushado". Eu acho que esse é um cancer da industria, a primeira vez que presenciei isso foi no Kotor II, da obsidian, publicado pela Microsoft.
          Têm pelo menos uma cena de CG inteira faltando no final de Mass Effect. Aí eu deixo a pergunta, a bioware estava alegando que os fãs de certa forma atacavam sua "liberdade artistica", Maaas se EA tem poder de mudar o final, onde estava a liberdade artistica deles para começar ?
          [/spoilers]

          • Hadjin 4 anos atrs

            A parada com a Dark Energy é que ela já estava lá desde o mass effect 1.
            Várias pessoas falavam sobre ela, tinha vários logs de estudos dela em certas partes e etc.
            Até a Liara comenta disso no segundo. Também tem a parte que é a Dark Energy que é culpada pelo crescimento rápido do sol na missão da Tali. Estava tudo lá, na nossa cara.
            Seria um plot twist muito melhor do que um deus-criança tirado do nada nos 5 minutos finais de jogo.

          • Que exagero. Dark energy era só uma das possíveis consequências dos mass effects (que os biotics usam). A missão de Haestorm sim é um arco obviamente abortado. Mas isso é ME2 já.

            A Rogue VI da Lua, A rogue VI que ameaça explodir uma bomba na citadel. Todo o arco dos Geth. Paginas no codex falando sobre a legislação de VIs x AIs, falando sobre a regulação de VIs de celebridades…
            A EDI no ME3 explicando a diferença entre AIs "heurísticas" e de "consenso". O plot twist que o Legion trás no ME2.

            Enquanto isso as conversas com o Iavik sobre o "imperativo do universo", Ainda no ME1 é dito que os mass relays garantem que a citadel se tornará um centro em qualquer ciclo…

            Cara, o final conversa com temas presentes em todos os jogos. Por que eu preciso aceitar o que o menino jesus me diz como toda a verdade? Existem várias outras informações do jogo que me levam a conclusões diferentes sobre o papel dos Ciclos e do destino de construir AIs.

            Ele pode ser "Deus" por controlar os Reapers. Mas o jogo realmente não pede um Deus para que as civizações se desenvolvam conforme o esperado.

            Sinceramente, antes de tudo eu fico sim um tanto puto com a pressa das pessoas em jogar merda na Bioware. Eu vejo VÁRIOS problemas com mass effect 3, acho que uma parte está reclamando sem muita base.

  • Lucas, O Intoxicado 4 anos atrs

    A coisa mais foda para mim sobre o arco dos Quarians/Geths no ME3 é que todas as suas decisões feitas relacionadas a Tali e o Legion tem diferença na conclusão disso, e acaba não sendo simplesmente um fator de ter pontos de Reputation suficientes ou não. Fatores como impedir a Tali de ser exilada, resolver o conflito dela com o Legion pacificamente, salvar o Admiral Koris e fazer a side-mission de ir no Geth Consensus todos fazem diferença para você conseguir ou não a paz entre eles.

  • lippo 4 anos atrs

    Carai mano! Que player mais bugado. Desisto…

    • what?sério? tenta baixar =)

      • Hadjin 4 anos atrs

        Ele trava, pára de tocar do nada e tu tem que mandar carregar novamente. As vezes não dá para dar pause ou play e etc.
        Isso no chrome, não testei em outros navs.

      • Lucas, O Intoxicado 4 anos atrs

        Comigo acontece a mesma coisa, ele fica voltando para o começo direto, e se eu pausar e dar play denovo ele simplesmente para de funcionar.

        BTW, uso o Chrome.

  • Adianto que eu realmente gostei do Final. Mal executado. Escolhas estranhas, subtexto perigosamente aberto.

    Mas dentro do roteiro e história, muito, muito bom.

    Sem muito esforço eu achei boas explicações pra tudo.

    E eu nem ouvi ainda mas continuo adiantando. MIMIMI. O Crucible mal é um Deus ex Machina.
    é um "cut and paste deus ex" e apenas como roteiro.

    • Ogro Himself 4 anos atrs

      espere a parte 2!

      Nós ja convencemos 3 pessoas que o final do jogo é ruim =P

      • Hadjin 4 anos atrs

        Me surpreende vocês acharem 3 pessoas que antes achavam o final bom. :P

      • Pedro Woyames 4 anos atrs

        Não achei o final ruim também. MAS entendo quem não gostou. Só acho incrivelmente exagerada essa reação mimizenta generalizada e escandalosa que houve. Mas quero saber a opinião de vcs do pq o final é ruim. No aguardo da parte 02.

      • Falei lá em cima pq o achado do crucible, embora corrido, não acho tão dificil de engolir.

    • FernandoX 4 anos atrs

      aaahn, mas vcs vão ter q ser convertidos!

  • FahbioZero² 4 anos atrs

    Partilhei a aflição da galera pra deixar o cast pronto, portanto estão todos de parabéns.

  • Mister_I 4 anos atrs

    Agora que tô me lembrando, vcs nem falaram da morte do thane, falaram ? pra mim foi o momento mais foda do jogo inteiro, mesmo eu nem gostando tanto dele assim.

    • Foi um momento muito foda mesmo, mas ainda acho que o sacrifício do Dr. Mordin é um dos momentos mais marcantes que já vi num jogo.

    • Ogro Himself 4 anos atrs

      Nao da para falar de tudo no cast né, senão fica gigante (e chato)

  • Sahmmael 4 anos atrs

    Rá! Citado gratuitamente no cast!

    Além de eu ter "matado" a Tali depois eu fui descobrir a cagada q fiz antes de jogar ME3:

    Eu havia começado um new game+ no ME2, no modo insano. Sóóó q eu ñ cheguei a terminar. Daí na hora de importar o char pro ME3 advinha? Basicamente eu só tive as minhas escolhas do ME1 e as piores possíveis do ME2.

    Por outro lado, só fui perceber isso depois de ter zerado o ME3. Oq mostrou prá mim pelo menos q realmente a árvore de decisões é totalmente furada, e oq importa é a afeição q o jogador cria com os personagens ao longo da trilogia.

    Não me senti prejudicado e nem mudou demais o gameplay pra mim, só senti saudades de chars q eu gostava e ñ apareceram prá mim (Mordin e Thane).

    E o final, hahhh o final. Me convenci de q o final foi excelente e épico de verdade, e a Bioware foi completamente incompreendida (mas sim, foi preguiçosa em fazer porcos 5min de cg). Com quem eu já falei, ninguém escolheu a decisão certa no final.

  • Danlost 4 anos atrs

    Mass Effect 3 é FODA até 15 minutos de seu final, sem spoilers, o final não é ruim, o mesmo esta propositalmente incompleto, um jogo desses merece um final de no mínimo 30 minutos no maior estilo Metal Guear mostrando o que acontece com todos personagens!!!

  • Perguntinha: Alguém aí viu como ficou o "novo" final que prometeram?

    • Danlost 4 anos atrs

      Não saiu ainda cara, acho que só no meio do ano, e não será um novo fnal, mas sim algum complemento ao final obtido, tornando ele mais "completo"

      • Por isso eu pus novo entre aspas.
        Li em algum lugar que ia sair junto com este último DLC que lançaram agora dia 10. Baixei o DLC mas como ainda não zerei queria saber.
        Valeu.

        • Ogro Himself 4 anos atrs

          nao, esse ultimo DLC é só novos mapas e personagens pra multiplayer

  • Escrevo um comentário gigante e quando fui logar pelo twitter, perdi tudo!!! .__________.

    Indoctrinated = doutrinado, e não "indocrinado"! =)

    • Ogro Himself 4 anos atrs

      eu exigi que o fernando falasse usasse só o termo em ingles ou falasse certo na 2a parte do cast. =P

  • Caras eu amo Mass Effect! Acho um dos melhores jogos da geração… Mas o pessoal bota muito valor no "roteiro" do jogo. Na minha opinião o roteiro é genérico, se repete durante os três episódios (1.Missão com final inesperado, 2.buscar um bando de aliados, 3."missão suicida") e é bastante derivativo, possui elementos tirados diretamente de outras obras de ficção, sem contar que é identico ao do outro grande RPG da Bioware, o Dragon Age, só muda mesmo o cenário.
    Não, o ponto forte de Mass Effect é o cenário e, principalmente, são os personagens. Acho muito difícil ver, num jogo, uma ligação tão forte quanto a que o jogador cria com o Garrus, o Thane, a Tali, o Wrex, o Mordin Solus a EDI ou mesmo o Legion. Você se importa tanto com estes caras que pensa 10 vezes antes de tomar uma decisão que possa afetar um deles, e é nestas decisões que se escondem os tons de cinza.
    Pode notar que, durante o jogo todo, a Galáxia está em perigo, mas você sua MUITO mais quando aparece a opção em que você tem que escolher se salva o povo da Tali ou o do Legion, do que naquela decisãozinha mediocre que eles te apresentam no final. Não existe Paragon ou Renegade na hora de escolher se os Geth hereges devem ser destruídos ou indocrinados, no entanto o final lhe apresenta cores claras (e agora, você escolhe a cutscene azul, verde ou vermelha?).
    Como eu já disse: eu amo essa série, mas ela não é perfeita. Acho que o final seria tão satisfatório quanto o resto da história se não fossem os plot holes que todo mundo parece ter notado, mas escaparam da equipe de revisão de roteiro tão primeira classe que eles empregaram (talvez se não tivessem gastado tanto pra fazer o multiplayer ou DLC de primeiro dia…).

    E concordo com o DLC de revisão que eles estão pra lançar, afinal o final tem deficiências claras e os fãs assim querem. Qualquer um que vier com o argumento de que "games são arte" deveria se ligar que, primeiro, arte é feita por artistas e não empresas, um game é uma amalgama de várias formas de arte (design, música, escrita, interpretação, etc), mas no fim é apenas um produto de entretenimento com valorde mercado e indices de qualidade… e, segundo, arte também pode ser alterada, quem disse que não?

    Ah e btw, o Crucible é o deux ex machina mais literal que eu já vi…

    • FernandoX 4 anos atrs

      acho legal mais o universo e personagens do que a história em si.
      o codex é bem completo e cheio de informações legais sobre tudo

  • Legal o cast, o Marcio é um kara legal, gosto das participações dele.
    Mass Effect p mim é o jogo mais foda da geração atual, n tem como, o universo propriamente dito q eles criaram é muito foda. E é legal como tudo é muito bem explicado e coerente dentro daquele mundo. É tão coerente q vc acha q realmente vai acontecertd isso daqui a alguns anos.
    Diferente da maioria eu n tive problemas com o final n, o final quem cria são os criadores, ou seja os artistas msm q criaram essa obra de arte, portanto acho q as pessoas queriam ver algo q eles queriam e n o q os criadores imaginaram para a história.
    No mais Mass Effect é foda e é um jogo q vai fazer falta.

    • valeu, pelo menos alguém aqui gosta de mim hauhuahuahuha… tenho que te dizer que eu tbém não tive tanto problema assim com o final pois estava extasiado com o "EPICNESS" do resto do jogo… comparo com LOST, uma ótima jornada e um desfecho nhé. abraços.

      • Pois é kara o jogo todo é muito épico! E pow a parte de Tuchanka e a parte de Ranoch foram muito emocionantes, coisa q se tu acompanhou os jogos desde o primeiro, pow n tem como tu n se envolver e se emocionar.
        Foi bem igual a Lost msm, a série toda foda assim como o Mass Effect, aí as pessoas dizem q foi tudo uma merda só por causa do final, e esquecem d toda a experiência e td o q passaram com o jogo.

  • Sei não, mas tenho a impressão de que daqui a alguns anos vamos estar achando sensacional esse jogo, nem vamos nos ligar muito se o final foi isso o aquilo…

  • ferxnomath 4 anos atrs

    Só ressaltando que o Mordin não criou o Genophage, Salarians vivem em torno de 30 anos, não estaria vivo na época da criação
    Ele criou uma variante, numa data mais recente já que os Krogans estavam adquirindo resistencia ao virus original.

  • Ednaldo 4 anos atrs

    Parabéns pelo Cast, ótimo game o Mass Effect apesar de não ter jogado muito.

  • Só agora pude ouvir, terminei o jogo ontem.
    Talvez eu comente mais no cast 13, mas o final não me deixou puto, independente de ser coeso ou não.