<Fênixcast é o antigo nome do podcast Sidequest!>

Como Mass Effect 3, o cast de Mass Effect também chega ao fim, mas qual tem o final melhor? Fernando, Ogro e Márcio lamentam a perda de seu companheiro Tiago enquanto o novo integrante da nave Lucas de Bronze integra a equipe para destrincharmos o desfecho da saga de Shepard!

O que foi o final de Mass Effect 3? Relembre os momentos antes e depois da batalha final na Terra, passando para o final multi colorido! Afinal, os escritores da Bioware são gênios incompreendidos ou apenas escreveram mal? Discuta com a gente as teorias e os furos de roteiro enquanto esperamos pelo DLC que promete “explicar tudo”!

Ouçam já!

Atenção: Caso não queira pegar spoiler de ME3, confiram pelo menos a leitura de emails que está separada!

Edição: Kazz, Pinico, Fábio e Edes

Trilha e edição final: Samuka, Ogro, Felipe Martins

Links:

Fernando X de Megaman X! Não de pornografia ou de Xuxa!

Facebook Twitter YouTube 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

132 Comentario(s)

  • drnico 4 anos atrs

    quem foi que editou essa bagaça? Ficou uma bosta.

  • Danlost 4 anos atrs

    Oba, vou ouvir no serviço mesmo, e to nem aí pro meu chefe!!! kkkkk

  • Tiago 4 anos atrs

    Eu pereci no meio do caminho devido a um ataque geth no meu sistema de audio, mas depois defeco minha opinião sobre o final por aqui, antes, deixa eu ouvir oq falaram no cast!

  • pedrohenri 4 anos atrs

    Cade o fenixnews? Essa semana é de News não de cast. Vocês me decepcionaram! tsc…tsc…

  • felpemarins 4 anos atrs

    Não vou ouvir pra não levar mais spoilers, mas pelo que tão falando do final parece que é mais bosta que o da Battlestar Gallactica….é mal de ficção cientifica moderna ter o final ruim??

  • Ogro Himself 4 anos atrs

    "lamentam a perca" é tenso hein

    ÊêÊêÊêÊêÊêÊêÊêÊê Fernandóx

  • Ahhhh! Preciso terminar esse jogo, mas o multiplayer não deixa….

  • Ogro, os únicos personagens de "party" que seguem o Shepard nos três jogos são a Tali e o Garrus. Nem mesmo a Liara, pois no segundo ela só se associa a você temporariamente para a o Lair of Shadow Broker. E por extensão, tem o Joker e a Dra. Chakwas, também. Esses são os "budies for life" do/a Shepard, para mim :)

  • Possíveis spoilers abaixo? Não sei, de qualquer forma, fica o aviso:










    Adendo: estagiário, nada, a culpa desse final ter sido como foi é do próprio diretor do jogo, que dispensou todos os roteiristas, se trancou em sua sala e redigiu o final, e só poucos programadores e os dubladores (no que toca as suas respectivas falas) sabiam dele.

    Aliás, toda aquela sequência de "despedidas" que tem antes da investida final, já na Terra, onde você fala com cada personagem, seja in loco, seja naquele holograma, nem existiria se dependesse dele. Foi uma solução que os roteiristas pressionaram e conseguiram colocar para que tivesse pelo menos uma última chance do/a Shepard se despedir dos companheiros, atuais e passados.

    E sobre as teorias de endocrinação do Shepard, não concordo com ela. Vejam só esses vídeos aqui:
    Mass Effect 3 Ending: Tasteful, Understated Nerdrage (SPOILERS)

    The Mass Effect 3 Indoctrination Theory: Tasteful, Understated Nerdrage (SPOILERS)

  • Ogro Himself 4 anos atrs

    Leitura de emails com musicas de Daytona USA, Takenobu Mitsuyoshi na veia!

  • Mais um comentário com spoilers, que mandei para o email do Games on the Rocks do Corraini, duas semanas atrás, e copio aqui:










    Tá certo, os Mass Relays foram para o saco, mas as civilizações ainda estão lá, e elas ainda podem se comunicar à grandes distâncias, teoricamente. Não seria de todo impossível elas se reestruturarem e procurarem meios para voltarem a se encontrar e singrar pela galáxia sem a necessidade dos Mass Relays. Afinal de contas, as naves espaciais já são capazes de viajar acima da velocidade da luz por si só, só não acima o suficiente para tornar viável as viagens inter-sistemas (uma viagem da terra aos outros sistemas poderia levar DÉCADAS ou SÉCULOS)

    • Ogro Himself 4 anos atrs

      .
      .
      .

      .
      .
      .
      .
      .
      .
      .
      As viagens inter sistemas, é bem por ai mesmo … o FTL que existe embutido nas naves (como a propria Normany) nao é suficiente para tornar viavel a jornada.

      Mas em algum momento láááááá no ME1, se nao me falha a memoria, até mesmo a comunicacao FTL passava pelos mass relays. Entao os sistemas ficaram REALMENTE isolados um dos outros.

      Eu acho que o meio pra recuperar essa tecnologia é meio complicada sim Marcio … afinal os Mass Relays sao tecnologia pré-proteans e nao se tinha certeza de como se funcionava exatamente. Senao ja tinham produzido mass relays proprios a muito tempo.

      • .
        .
        .

        .
        .
        .
        .
        .
        .
        .
        Por isso que eu escrevi "teoricamente", porque eles já estavam utilizando aquela tecnologia de "quantum entanglement" que a Cerberus utilizava no segundo jogo, que não necessita dos Relays para funcionar. E a necessidade é a mãe de todas as invenções: para que criar Mass Relays se não havia necessidade para o mesmo, visto que praticamente toda a galáxia era alcançável através de um ou mais pulos por Mass Relays + algumas horas/dias de viagem em FTL de um sistema com Relay para um próximo sem? Agora, se eles quiserem se reencontrar precisarão eles mesmos desenvolver motores FTL viáveis para distâncias maiores.

        De qualquer forma, o final fica sim bem mal explicado. Não tenho nada contra as opções apresentadas, só com a forma como elas foram feitas. E os furos de tripulação+Normandy são o mais sério deles. Para ter uma ideia, no meu primeiro gameplay minha FemShep teve romance com a Traynor, e fazendo as três escolhas aconteceu isso aqui comigo:
        – Joker + EDI + Traynor (verde) – Joker e EDI se abraçando e olhando o horizonte
        – Joker + Traynor + EDI (azul) – Joker e EDI não se abraçam, e ele observa o horizonte ao lado da Traynor
        – Joker + Traynor + Javik (vermelho) – mesma coisa do azul, sendo que não tem EDI descendo da nave. Em seu lugar saiu o Javik
        E isso porque a EDI estava na minha equipe de solo, ao lado da Liara, na última missão pré-raio do Harbinger

        • Ogro Himself 4 anos atrs

          É, quando a agua bate na bunda o neguinho começa a se coçar =P Se tiver continuacao pos final bombastico, espero que tenham novos Mass Relays, pq as cenas das naves "estilingando" de um lado pro outro é muito foda!

          Sim, eles tem que explicar como o grupo de solo sobre pra Normandy para o final …

          No meu jogo, eu levei o Vega e a Liara pra ultima missao e eles nao apareceram, eu até achei que eles tinham morrido. Depois eu vi o pessoal reclamando desse furo.

      • a "Pai" da Liara diz que perdeu a paciência com política e foi ser bartender pq ela era "progressista". Ela queria construir novos mass relays pelo feito em si e não teve suporte. Era parte da previsão dos reapers que as raças sapientes se acomodassem com os mass relays e usassem a citadel embora não entendessem como funcionava..

    • mulheres, crianças, cientistas, advogados, vagabundos não foram para a guerra.

  • Diego Snake 4 anos atrs

    Galera do Fenix Down, uma crítica construtiva. Todas as vezes que voces anunciam coisas legais, como interação com os leitores através de uma jogatina online, por exemplo, expandam isso para multi-consoles.

    Praticamente TUDO nesse sentido, somente atinge ao público que tem um Xbox. Na verdade, NADA é para outro console que não seja o Xbox. Não importando se é uma jogatina de COD, SF, MK, FIFA ou qualquer que seja o jogo.

    Minha sugestão, não se limitem desse jeito – e principalmente – não limitem os leitores de participar e interagir ainda mais com o site , afinal, como os usuários de outras plataformas, podem se sentir atraídos, se o próprio Fenix Down pende muito mais para um console específico?

    Voces mesmos já disseram que o Fenix Down, não é apenas o podcast, mas as colunas como um todo. Portanto, não seria justo ''privar'' os leitores de uma delas.

    • cara, ja tivemos TF Night em PC, e o desafio do batman arkham city foi multiplataforma…
      o desafio do fifa foi por 360 pq o jogo q ganhamos foi por 360, fazer o q? Tivemos uma promoção de Gears q nem foi pro ar… mas depois daquela seria de ps3 com LBP, mas nao deu certo

      não lançamos mais NADA alem disso, como podemos estar focando só em xbox? Só pq nao teve nada exclusivo no ps3? E tem outra, no inicio existia uma limitação sobre a placa de captura que compramos…. anteriormente só capturava em xbox 360 e eu desembolsei uma grana comprando o q precisava para fazer nos outros consoles, inclusive wii.

      nem lançamos a jogatina comentada no e-mail e ja ta vindo reclamações, se acalme. A gente vai primeiro sortear a pessoa e depois escolher o jogo e a plataforma. Não ache q nao pensamos nisso… a gente nunca falou q pende pra um console, as capturas em duplas q fazemos é por xbox pq o fernando só tem xbox, ora. É por uma questao de infra estrutura não por uma questão de preferencia.

      Se vc se sentir lesado com a próxima "promoção", reclame novamente que explicaremos os motivos das nossas decisões, mas lembre-se q o site não gera dinheiro e isso é algo de fã pra fã, então não adianta nos cobrar se não temos como fazer, pqdeixar de fazer videos por uma briga de egos de consoles não vai nos impedir de gerar conteudo.

      E não leve pro lado negativo, estou apenas explicando as decisõesq tomamos ate agora… =)

      • Diego Snake 4 anos atrs

        Não estou falando das promoçoes. Como eu disse, APENAS de jogatinas online. A não ser que eu esteja errado, mas até agora, as ''promessas'' de interação com os leitores nesse quesito, como Mortal Kombat, Super Street Fighter 4, Marvel vs Capcom, Fifa Street, Street Fighter x Tekken, foram apenas para a uma das plataformas.

        Tambem espero que não levem para o lado negativo o que eu estou protestando, mas só estou fazendo isso porque é um ponto negativo que eu – e acredito que outros leitores – identificados no FD. E só estou criticando essa ''deficiencia'', porque gosto muito do conteúdo e acompanho o site desde o início. Do contrário, nem me dava o trabalho de criticar.

        Assim todos se divertem assistindo assistindo ao ''Melhor de 3'', seria ainda melhor que os possuidores de um PS3, como eu, pudessem desafiar alguns membros da equipe.

        • Ogro Himself 4 anos atrs

          É que o Sonysta do time sou eu e não tenho jogo pra jogar online … =P

        • perae, não prometemos NADA de interação com os ouvintes. Vou repetir, o que fizemos foi TF night (PC), batman arkham city (multiplataforma) e fifa street 4 (Xbox 360), alem do do gears (X360) que perdemos o audio e nao fizemso de novo, mas o seguinte seria LBP (PS3).

          não prometemos nada de street, mk9, street x tekken nem nada, não sei daonde vc tirou isso, a gente nao promete justamente por nao poder cobrir todas as plataformas

          e voltando, é uma questao de infra estrutura
          eu não tenho como bancar isso, eu nao tenho como dar um ps3 pra cada integrante do site, isso aqui nao da dinheiro, cara….
          calhou da galera ter xbox, fazer o q? =/ Quando sai um jogo eu tenho q escolher entre pegar pra xbox onde todo mundo tem e eu posso até fazer videos ou pegar pra ps3 e nem conteudo a gente consiga gerar. É um dilema? Nem tanto, eu prefiro pegar um que eu tenha mais possibilidade de fazer videos com a galera e q eu tenha online vivo tb. Do meu circulo de amigos, a galera tem mais xbox e acabo dando preferencia na hora de comprar os jogos.

          E eu não ter pra ps3 nao impede q eu (Diego) possa fazer algo com os ouvintes pq existem locadoras. Eu vou alugar (do meu bolso) pra jogar com a galera em caso de promoções sim, mas não a bel prazer pq eu não posso bancar uma locação de blu-ray a cada vez q sou desafiado, só em casos especiais.

          Isso tudo a gente esta tentando contornar na maior boa vontade. No caso do Fifa eu pensei até em abrir pra ouvintes de PS3 e alugar mas existe o problema do online pass q nao me deixa jogar mais do q 2 dias por conta do trial, não é culpa nossa. 90% dos jogos q fazemos as colunas são multiplataformas e esta apenas te incomodando o fato de nao ser em um ps3…

          vc pode desafiar quem vc quiser aqui dentro, mas eu nao posso comprar jogos só pra poder aceitar desafios. =(

          Entendo a critica mas vc consegue pensar em uma solução para esse tipo de situação além da compra de consoles para o resto da equipe? =/

        • FernandoX 4 anos atrs

          exatamente como o Diego falou, não tem nada oficial de interação do tipo combinar jogatina com ouvintes. eu jogo com pessoal que me adicionou mas extra oficial

          o melhor de 3, ajuda ae e derivados são feitos com pessoal da equipe justamente por isso. não segregamos consoles mas eu não tenho como bancar um xbox E um ps3, entao escolhi aonde tive mais amigos

          o desafio do Fifa Street foi também pela EA ter mandado o jogo para xbox, não para ps3

          entendo a frustração, mas acho que está confundindo jogar casualmente com jogar para as colunas. as colunas são feitas com a equipe, e jogamos no xbox pq é o console que a maioria tem

          • ae GameTerra… cade os consoles que vcs prometeram pra equipe inteira??? o público está exigindo… ops, mas vcs não prometeram nada… sorry… acho que uma idéia viável seria fazer um crowdfunding já que está na moda e pedir pra galera contribuir hauhuauahuha… calma gente é só trollagem gatuita, não levem a sério nada do que eu falei.

          • ahuhauhua detalhe que eu fui trollar e mandei um GameTerra em vez de GameHelp… eu sei, sou um jumento mesmo, afe maria… preciso de férias do trampo urgenteeeeeee…

          • ah, tu ja se corrigiu, nem vi ahuahuahu
            aceite a trollagem acima, foi de coração, nao tinha visto a errata

          • até pq tu mandou um GameTerra ai, q fail huahuahua

          • Poisony 4 anos atrs

            Se tivesse crowdfunding tu ia gastar tudo em ceva que eu sei.

    • Mais um Sonyista desesperado pra arrumar amiguinhos pra jogar na PSN com ele. Tá facil pra ninguém irmão!! Ainda da tempo de tu vender essa birosca preta que tu tem aí e comprar um 360 pra ter uma vida online mais maneira.

      • Ahahahaha… a galera tá desesperada. O cara chegou a alucinar e criou na mente dele uma "promessa" feita pela equipe do site. Demais isso.

  • Lucas, O Intoxicado 4 anos atrs

    Correção pro Fernando ai:
    1º: Shepard NUNCA se expõe a qualquer coisa que provoque idoctrination(a menos que vc considere o segundos em que o Shepard passa perto de Reapers no ME3) na série. A única coisa que provoca indoctrination e que o Shepard fica em contato é o Object Rho, um artefato Reaper do DLC Arrival do ME2, em que o Shepard fica 2 dias inconsciente na base em que ela está, e mesmo assim, como a Benezia(mãe da Liara) e a Rana Thanoptis(cientista em Virmire que fala sobre o indoctrination pela primeira vez) dizem, o indoctrination leva vários dias e semanas para começar a fazer efeito realmente.
    2º: Prothean Beacons NÃO provocam indoctrination, como o Fernando disse, já que não são artefatos Reapers.
    3º: Comunicar-se com o Sovereign no ME1 ou as vezes em que o Harbinger "assume controle direto"(sim, eu falei isso com a voz fodona do Harbinger) dos Collectors no ME2 não são fatores que provoquem doutrinação, assim como não é também o tempo em que ficamos na Collector Base ou perto de husks a trilogia inteira.

    Ou seja, os únicos momentos em que Shepard fica em contato com Reapers/Artefatos Reapers são o Object Rho no DLC Arrival(que não é tempo suficiente para provocar doutrinação daquele nivel) e o pouquíssimo tempo em que Shepard ficou perto de Reapers no ME3(vamos dizer que seja, sei lá 5 ou 10 minutos).

    Outra coisa, WTF é "a cena do final é uma ilusão tentando confortar o Shepard"? Quer dizer que quando o Shepard morre ele ACHA Ter descoberto ter o poder da Mãe Dinah de ver o futuro? Porque o fato dele estar morrendo faz com que ele esteja tendo "visões" do pessoal da Normandy sobrevivendo?

    Terceiramente(sim, está errado mesmo), quanto ao fato de ter árvores na parte em que o Shepard leva o tirambaço do Harbinger(sim, é ele mesmo quem aparece no final, por conta das 6 luzes amarelas características dele). Já pararam para pensar que aquele Conduit era em Londres? o que impede daquele raio estar num lugar anteriormente conhecido como PARQUE em Londers? E mais, o que impede os produtores de simplesmente usarem o "sprite 3D" da árvore que eles já tinham modelado para as cenas de sonho dele? Porque diabos eles pensariam em criar outro modelo 3D para as árvores do final?

    Quartamente, o fator "ninguém percebe o garoto quando ele entra na shuttle". Cara, se EU fosse um soldado da Aliança ali e tivesse um FUCKING REAPER olhando para mim e mirando com a sua luz vermelha da morte, eu NÃO prestaria atenção em uma criança tentando subir a shuttle.

    Enfim, o podcast ficou excelente, parabéns pelo ótimo trabalho. Já conhecia o Fenix Down a bastante tempo mas nunca me interessei em ouvir os podcasts(até porque na época eu nem sabia que vcs tinham começado a fazer denovo xD), é muito bom ouvir as suas vozes depois do NowLoading. ^^

    WOW, o post ficou realmente grande, nem percebi, espero que não se incomodem em ler. xD

    • Intense debate bugando, peguei outra conta aqui, enfim.

      SPOILERS GALERAS CORRÃO!

      Eu discordo quando vc diz que não há evidências de que o Shepard foi indocrinado, pode ser wishfull thinking e o caralho, mas quem garante que o Ilusive Man não mudou nada no Shepard? Mesmo que ele próprio diga que não, ele (o Illusive) tava indocrinado :X

      • Lucas, O Intoxicado 4 anos atrs

        Então quer dizer que vc acha que o Ilusive Man estava doutrinado desde a morte do Shepard(2 anos e meio antes do ME3) e implantou algo em você que pudesse deixar você doutrinado também? A própria Miranda, que era líder do Projeto Lazarus, queria colocar um chip de controle no Shepard mas o Ilusive Man não apoiou dizendo que poderia mudar a personalidade dele, como diabos ele faria alguma mudança desse tipo sem a Miranda saber, e porque diabos ele faria isso sendo que ele não apoiou a idéia da Miranda?

    • Ogro Himself 4 anos atrs

      Issae Lucas, ABAIXO teoria da INDOCRINIZACAO (Doh)

      Mas qto as arvores, elas nao estavam la antes do shepard ter levado o kamehameha reaper

    • Sei não, isso me parece papo de quem foi indocrinado também…

    • Lucas, O Intoxicado 4 anos atrs

      Aliás, uma última evidência que eu me lembrei agora: Caso você tenha poucos pontos de Military Strenght e tenha destruído a base Collector no ME2, você não tem nenhuma escolha além de destruir os Reapers. Porque diabos o Harbinger/GodChild daria apenas a opção de destruir os Reapers para o Shepard?

  • Ainda não terminei de ouvir, mas… Por acaso mais alguém fica incomodado do Ogro ficar chamando o Shepard de "Chêpa"?

  • Seguindo a teoria levantada pelo Fernando nos e-mails, seriam ele e o Diego os reapers da podosfera???

  • É, por mais que eu queira acreditar na teoria da doutrinação (ou indoctrinação), acho ela um pouco difícil de engolir. Concordo com o Ogro no sentido que o pessoal está agindo igual aos fãs de Star Wars e Lost, que criam teorias que vão muito além do que os escritores possam ter imaginado.

    Achei o final do Mass Effect fraco, preguiçoso, falho, mas, como eu disse no cast passado, a escrita desse jogo tem bastante disso, o ponto forte de ME são os personagens e cenário, não a plot em si. O pessoal ignorou isso por anos, talvez pelo jogo se tratar de um projeto tão ambicioso ou ter bem mais pontos positivos do que negativos, mas ao chegarem no fim da saga perceberam todos or furos e fracos que haviam estado no jogo dês do começo (exatamente como em Lost, ou até no caso das Prequels de Star Wars).

    Mas eu divago… A verdade é que Mass Effect podia ter um final bem pior e, ainda assim, seria um dos meus jogos favoritos. Espero que todo mundo consiga o que quer, no caso da Bioware os fãs amando ela de novo, no caso dos fãs um final mais consistente e no caso da EA… mais dinheiro e DLCs?

    E que pena que a EA não escuta esse cast… o Kojima ia fazer um final épico pra esse jogo, ia ser fóda!
    Na falta desse, aqui está meu final favorito na forma de duas tirinhas :D (não fui eu que fiz).
    Parte1 http://fav.me/d4vx13u
    Parte2 http://fav.me/d4vx18s

    • Ogro Himself 4 anos atrs

      Kojima sabe terminar um jogo como ninguém.

      MGS3 e MGS4 tem os melhores finais da historia dos games

      • Verdade. Mas, pensando bem, mesmo se o "Gasparzinho" (aliás, odiei vocês chamarem ele disso o cast todo :P) fosse uma manifestação dos Patriots no final, acho que isso ainda não salvava. Hehe!

    • huhauuhauhua rachei com essas tirinhas, finais épicos indeed.

  • Ogro Himself 4 anos atrs

    Pra quem já ouviu o cast e os extras:

    Reparem que o Fernando REALMENTE não apresentou o Marcio no inicio do cast …

  • Haruki 4 anos atrs

    Ainda nem joguei mass effect3 mas ouvi o cast e gostei muito, achei muito bom como vcs abordaram o final do jogo e fiquei feliz que vcs n foram fãboys malucos que aceitam tudo q a EA diz, principalmente o Ogro, achei uito bom isso ja que não tenho muita paciência com gente q se conforma com qualquer coisa. E o final do cast ficou muito bom, abraçozzz

    • FernandoX 4 anos atrs

      valeu! mas poh, ouvir o cast sem jogar ME3 é um pecado! agora go go go jogar!

  • Ricardo Vassili 4 anos atrs

    Já sabia que o Fernando era meu conterrâneo, mas se o que o Diego falou na leitura de emails é verdade, a chance dele ser meu vizinho é bem alta.

    • Ricardo Vassili 4 anos atrs

      Não que isso seja importante, de qualquer forma.

      • Ogro Himself 4 anos atrs

        Claro que é! Marquem um desafio de Street Fighter Alfa num fliperama da cidade de voces!

    • FernandoX 4 anos atrs

      se me ver na rua só n me sequestre que tá de boa xD

  • Pedro Woyames 4 anos atrs

    Terminando de ouvir o cast. Mas dei uma parada pra falar sobre essa teoria da endoctrination:

    Se o Sheppard estivesse sendo endoctrinado ao longo do jogo, a VI Prothean no planeta das Asari simplesmente não teria aparecido na presença dele. A simples aproximação do Kai Len já ativa o protocolo de defesa da VI que detecta a endoutrinação nele, por menor que fosse, e se fecha. Imagina em alguém que estava passando por esse processo há tanto tempo quanto o Sheppard estaria?

    Acho que isso sozinho já quebra essa teoria…

    • Ogro Himself 4 anos atrs

      Quebra muito, mas o video da teoria da uma das MUITAS desculpas furadas que podia ser um bug da IA.

      Eu acho isso tao furado qto os olhos do Shepard e o revolver q nao mata algumas pessoas

      • Pedro Woyames 4 anos atrs

        Bug da IA é forçar muito. Mesmo. É tipo criança discutindo aouahsohs

  • Sahmmael 4 anos atrs

    Parabéns pelo cast xigante (e teve gente q reclamou q era pra ser um cast só)

    Só achei q Indocrination ou não, vcs não comentaram oq seria um bom final ou quais eram as expectativas. Faltou criar a teoria do FD sobre o jogo, ao invés de chutar o gato morto. Prá mim o crucible deveria ser uma cilada Bino e deixar os reapers mais fodões.

    Como já conversei com o Fernando, o Indocrination é muito tapa buraco e forçada, mas ela me convence pq usa argumentos já citados pelo próprio jogo e ñ "caga regra" do nada. Faltou o Ogro contrariar os sonhos bizarros, que durante o jogo ñ faziam sentido algum. O roteiro ter furo td bem, mas isso foi inserido porquê raios? Mas de resto devo concordar q a teoria é mto mais paixão de fã.

    Prá mim oq com certeza estragou o desenvolvimento do final foi a EA com sua política de DLCs. Aliás, só eu me senti ofendido com aquela mensagem descarada depois dos créditos?

    • Ogro Himself 4 anos atrs

      O melhor final possivel foi as tirinhas que mandaram la em cima =P

      Brincadeira. Nao sei se valia a pena discutir o que poderia ser um final bom pro jogo porque cada um vai ter uma experiencia do que Mass Effect é. Mas acho que todo mundo concorda que o final DEVERIA ter tido mais influencia do que cada Sheppard por ai fez durante todos os 3 jogos.

      Um exemplo muito bom disso eh o final de Fallout 3. É um jogo MUITO mais aberto do que Mass Effect é, e no final tu vai ver imagens de cada lugar que visitou, dependendo das quests que fez, e o discurso final do Ron Pealrman (que alem de ator fodão é o narrador da série Fallout) muda sensivelmente para cada jogo.

      Eu nao sou partircularmente critico do plot do organicos vs sinteticos, mas sim da EXECUÇÃO desse plot. Nem dos pesadelos que o Sheppard teve durante o jogo. Pareceu uma maneira pra mostrar que, apesar da imagem de comandante fodão e herói da galaxia ele estava sendo mesmo afetado por tudo aquilo.

      • Pedro Woyames 4 anos atrs

        Ogro, do jeito que tá, espera uns dois anos que aí terá o remake de ME e eles fazem outro final….

      • Sobre esse último ponto que você falou, mostrar as fraquezas do Shepard, também achei legal — mas podiam ter estendido isso pelos três jogos. O Shep ficou 'humano' mesmo só no 3º capítulo…
        O que nos leva ao negócio do "Gasparzinho" de novo. Se tivéssemos visto ele dês do primeiro jogo, ou se ele fosse substituído pelo companheiro que você sacrificou no 1º jogo (Kaidan ou Ashley), seria um arco de personagem bem mais adequado (ao menos ia parecer planejado e não jogado de qualquer jeito pra fechar a história).

        • Pedro Woyames 4 anos atrs

          Cara, usar a forma o companheiro morto no 1° jogo seria MUITO melhor. Acho que o pesadelo foi a forma mais fácil (preguiçosa) de fazer ele parecer humano….

          E nem falei de tanta zueira, não. Acredito mesmo nessa possibilidade.

      • Pedro Woyames 4 anos atrs

        TB n critico a final Organico x Sintético, acho até mais haver com a série doq a Dark Energy, já que tá desde o 1° ME enquanto a dark energy só apareceu em uma missão do 2. A merda foi a lógica de merda que colocaram pra justificar tudo e a porra da pilha errada que eles ficaram fazendo publicidade do final.

        podiam pelo menos dizer que os reapers eram as IA mais antigas, responsáveis pela destruição da primeira civilização orgânica que criou eles, originando o primeiro ciclo e continuam a fazer isso até hoje. Eliminando toda potencial ameaça organica a eles (motivo de deixarem as raças não-desenvolvidas em paz).

        Bem pé rapado, mas em 10 segundos pensei numa desculpa que me pareceu melhor que a do jogo…

    • FernandoX 4 anos atrs

      acho que a minha opinião de bom final seria qualquer um das teorias apresentadas, desde que fosse explicado melhor. como ogro falou, o problema foi na execução em si, não no final

      mas uma coisa é certa, shepard deveria se sacrificar pra salvar todos!

  • Meh, O público desses dois casts tem no mínimo 100 horas de mass effect. Como vocês ainda confundem uma VI ou Rogue VI com AI? confundir galáxia com universo? não sabem que a citadel é um mas relay? custa consultar algumas datas e informações no codex…

    Eu acho que vocês tem uma decisão importante pra tomar para o próximo programa dependendo do cuidado que vocês tomarem para ouvir e demonstrar que ouviu o feedback do programa. Podem ser jovem nerd e "haters gonna hate" e eu vou me sentir um otário de perder tempo ouvindo. Ou não. Podem se manter on topic e corrigir e comentar os detalhes comentados e por aí vai.

    sinceramente será MUITO importante para mim ver uma enorme leitura de emails.

    Sério. Eu achei vocês muito apressados em jogar merda em qualquer coisa do jogoeu começei anotando diversas coisas para corrigir e comentar.. mas eu não sei se foi o tom conclusivo ou o volume de discordância. Eu perdi a paciência e a idéia de talvez qualquer esforço que eu tenha de participar ser em vão é irritante.

    Eu estou me sentindo bem otário de ter passado 4h ouvindo vocês (2h só o Ogro) me contando de coisas que eu ja sei, trazendo informações incompletas e discutindo horas sobre elas.
    ________________
    As principais:

    até onde eu sei, Apenas uma parte de uma civilização – o exercito vai lutar. Prender eles no sistema sol é um pequeno preço. Destruir os mass relays talvez seja um grande preço. Mas eles também eram o símbolo de uma evolução dirigida pelos reapers como é explicado no primeiro jogo.

    O jogo se passa na via lactea. Isto é uma galáxia. Apenas uma de bilhões no UNIVERSO. "Shêpard" luta pela galáxia, não universo.

    Os reapers levam a citadel para a terra porque é aonde estava o grosso da exercito deles. É onde ela estaria mais bem defendida.

    A citadel é um mass relay. Ela está conectada aos outros como é a regra. Com ou sem criança, ela é um catalisador (o meio) para explodir mass relays. O gatilho disso é o crucible. A destruição liberará energia e esta energia matará os reapers.

    O gasparzinho não tem energia. A energia que destruiu os reapers é a energia da explosão.

    Sendo assim a informação nova no final é: "explosão de mass relays para destruir os reapers". é uma surpresa. As regras da explosão ja estavam lá, o papel da citadel também. O jogo trouxe uma informação nova baseado em outras existentes. Como exatamente isso é um Deus ex machina (alias, vc tirou de onde a explicação do nome? pqp)
    http://www.ign.com/boards/threads/somethingawful-

    Drew Karpyshyn queria um final idêntico à bússula de ouro. Seria legal. Mas poderia ou não ser mal executado, colocar crianças no meio, deixar mal explicado o destino dos seus companheiros e tudo mais e tudo mais.

    ("energia/matéria" escura não tem NADA a ver com buraco negro. Nem na realidade nem em mass effect)

    vocês escolheram abritrariamente que o jogo é sobre unir povos. Pode ser. Mas ele também é sobre lutar e conviver com AIs, terroristas e coisas assim. O tema da singularidade é presente em todos os jogos e vários diálogos me fizeram esperar um final por aquela linha. Essa discussão é grande e eu não acho obvia. Mas como vocês ja decidiram que o jogo é sobre unir povos e tudo é uma merda e eu sou burro de gostar do final, além de comparar com o final covarde de lost. Sério. (edit: Sinto muito mesmo pela grosseria)
    __________________________________

    Essa brincadeira de pegar um tema que as pessoas se importam, serem descoladões e falarem a merda que quiserem sem ouvir feedback pode até funcionar. Mas eu não sou o público do MRG e não preciso disso.

    • Ogro Himself 4 anos atrs

      Lpolon, tem gente que vai curtir, tem gente que nao vai gostar, porque nunca é possivel agradar a todos. Nao vamos ter aqui uma postura "haters gonna hate". Pelo contrario, sempre vi o FD dando atenção igual as criticas positivas e negativas.

      Re-contar os eventos é uma necessidade nesse formato de cast. Pode ler os outros comentarios, tem mta gente que NAO jogou Mass Effect 3 e ouviu mesmo assim pra saber qualé a do final do jogo e porque tava todo mundo falando mal.

      Assim como o Stan Lee sempre dizia: qualquer revistinha pode ser a primeira HQ de alguem. Por isso o Homem Aranha se lembrava da morte do Tio Ben no inicio de cada historia.

      Então sorry, man … voce vai ouvir coisas que já sabe. E que pode entender mais do que nós, dependendo de quanto tu se aprofundou no universo de Mass Effect.

      Caneladas e Headshots a parte, a proposta das duas partes do cast foi deixada clara no inicio: o primeiro era contarmos experiencias que tivemos no primeiro jogo, e o segundo foi discutir nossas proprias teorias e opinioes do final. Mass Effect é um jogo PESSOAL. Ele pode ter um significado diferente para cada um.

      E não jogamos merda em tudo do jogo. Todos nós que gravamos amamos MESMO Mass Effect 3. Nós só jogamos merda no FINAL.

      (splitado pq ta longuissimo)

    • Ogro Himself 4 anos atrs

      Parte das caneladas que tu aponta são coisas sujeitas a interpretação, ou opinião, que podem divergir da nossa. E cara, eu acho isso LEGAL. Qual a graça de discutir ou trocar ideia sobre um jogo legal se todo mundo pensa a mesma coisa, ou se apenas discorda de tudo sem dar atenção para o que os outros ouvem?

      Diversos temas são recorrentes em Mass Effect: sobreviver contra todas as chances, enfrentar um inimigo impossível, unir os povos … e PARA MIM (já que o meu Mass Effect pode ser diferente do seu Mass Effect) o principal tema de ME3 foi sim unir a galaxia (e nao o universo como tu lembrou bem) contra uma unica ameaça em comum. Sinceramente, nao achei muito de "sintese" no decorrer do jogo não …

      Mas eu fico feliz que o tu tenha visto a sintese/singularidade desde o inicio do jogo. O teu Mass Effect deve ter sido mesmo muito melhor do que o meu.

      Quanto a questao da Rogue VI ou AI, acho que tu se refere ao que foi falado na origem da EDI certo? Bem cara, eu joguei o primeiro Mass Effect faz uns 3 anos, entao realmente nao me lembrava o qual o tipo de IA que causou aquela confusao na lua, se era uma VI ou IA. É um problema de memoria, nao de entender um conceito. Afinal aquela era missao especifica que mal tinha algo a ver com o plot do jogo.

      Até porque o conceito de inteligencia artificial de Mass Effect é distinto do que temos hoje em dia e as fronteiras (para mim) sao meio nebulosas.

      Nas palavras do gasparzinho:
      – "I am the catalyst. The Citadel is a part of me".
      – "I control the Reapers. They are my solution "
      – "The Crucible changed me. Created new possibilities"

      Entao discordo de ti nesse ponto. A Cidadela nao é o Catalizador, ela é PARTE dele. A Cidadela era um Mass Relay e tambem o lar do Catalyst. O Catalyst, que fica nessa estrutura central da Cidadela, é a IA principal que cria e controla os Reapers.

      (foi o que eu interpretei, baseado no que li durante o dialogo do gasparzinho. é algo a ser interpretado, mas nao vejo outra maneira de interpretar.)

      Sim, essa explicacao para o motivo da cidadela ter ido pra terra é muito boa, e agora que tu falou lembrei que realmente no jogo eles mencionam isso. HEADSHOT no Ogro.

      Mass Relays estavam la, Citadel estava la. Encontrar o plano para o Crucible no sistema solar conveniententemente pós ataque Reaper é um Deux Ex Machina. O Gasparzinho, alem de ser ironicamente um fantasma que saiu de dentro de uma maquina, é um Deus Ex Machina. E sobre minha explicacao tosca sobre o que é um Deus Ex Machina:
      http://pt.wikipedia.org/wiki/Deus_ex_machina
      " … uma solução inesperada, improvável e mirabolante para terminar uma obra de ficção ou drama."

      Muito muito muito obrigado por ter spoilado o final de Bussola de Ouro.

      E concordo contigo nesse ponto. Talvez o final do Drew Karpyshyn fosse mal executado como esse foi. Como eu falei pro Lucas durante o cast: eu nao desgostei do fato deles terem focado no conflito sintetico vs organicos. Mas o resultado da execucao … ta ai.

      Como falei antes, nao vi mesmo o tema da sintese em todos os jogos como tu diz, e acho que para discutir mais sobre isso, só mesmo numa mesa de bar com muita cerveja ao redor. Minha opiniao continua a mesma: tornar o universo homogeneo e separado é MUITO contra aquilo que Mass Effect trouxe para mim.

      E se a gente afirmou que voce é um idiota por ter visto SINTESE e nao UNIAO como tema de mass effect, eu retiro a afirmacao. Da mesma maneira que tu editou teu comentario por sentir muito pela grosseria, se fui grosseiro em dizer isso, sinto muito.

      E nao tenho a menor ideia de como lost terminou, vi uns 4 episodios e achei uma porcaria.

      Por fim: concordo com alguns pontos que tu colocaste, discordo de outros. Especialmente, discordo de que "estamos aqui para falar merda e ser descoladões sem ouvir feedback". Todo mundo que tava nesse cast curtiu demais Mass Effect e ficou semanas com o peito apertado, quietinhos porque nao podiamos falar entre nós o que cada um achou do jogo.

      O cast "de merda" que tu ouviu tem muito do nosso sentimento sobre jogos que são muito especiais para nós.

      Tambem nao sei porque voces ficam zoando com minha pronuncia de Shepard http://www.youtube.com/watch?v=u5Fjc1hBwuE

      • Teve alguns mal entendidos pela forma que eu escrevi e logo mais eu respondo com calma. Mas eu ja deixo minha gratidão pela atenção mesmo com o tom grosseiro do meu email.
        http://www.penny-arcade.com/patv/episode/the-sing

      • singularidade tecnológica no mundo real ou ficção seria o momento em que passa a existe outra entidade além de nos mesmos capazes de gerar conhecimento e se aprimorar. Sejam aliens sintéticos…

        A síntese é um galhofa infinita. Eu também não acho a criancinha necessária de forma alguma. Meu ponto é que qualquer final (desculpas pelo spoiler) poderia ser mal executado.

        O crucible foi introduzido o quanto antes no jogo. Com certeza alguém pode achar que foi adicionado muito em cima da hora. Ok. Tanto que você pergunta pra Liara: "por que só agora?"

        Ela conta que algumas pessoas lá acreditaram que os reapers estavam vindo, passaram meses procurando apenas sobre "armas", "reapers" e acharam os planos e foram interceptados pela Cerberus antes de poder passar a informação a diante. É aí que a Liara entra na história.

        Eu agradeço muito mesmo pela atenção, Ogro. Até mais.

        • Ogro Himself 4 anos atrs

          como eu falei cara, o proposito aqui é discutir sobre os jogos. a gente pode concordar ou nao, mas vamos discutir!

    • FernandoX 4 anos atrs

      é por isso q sou contra fazer casts temáticos
      a idéia foi discutir ME3 não mass effect em geral

      com certeza eu sou um dos que jogou os 3 jogos e ficou por ai. sou fã da série mas não sou maníaco a ponto de saber tudo

      e como tudo aqui no FD, esse cast foi baseado na experiência e opinião dos integrantes, não na wikipedia ou codex de Mass Effect. Sabemos o que sabemos e fomos até onde achamos que deveríamos. falamos que o jogo é sobre unir povos pq foi isso que cada um de nós sentimos.

      falar tudo que tem para falar sobre o universo de ME não é em 1, 2 ou 10 casts. É 50 pra mais. E me desculpe, mas não somos um site de ME para saber de tudo e a desculpa de "faz pesquisa" é muito fácil falar para quem já está por dentro

      então nos desculpe por ter sido perca de 4 horas da sua vida, você com certeza não precisava do cast, mas sei de pessoas que precisavam. Então papel cumprido =)

      quem sabe no próximo você curta mais

      • Ogro Himself 4 anos atrs

        perDa, fernandóx.

        espero que tu tenha escrito teu mestrado em ingles.

        • FernandoX 4 anos atrs

          resumiu todo meu comentário a isso
          boa ogro -.-

          • Ogro Himself 4 anos atrs

            Mas eu concordei contigo em tudo q tu disse, nao vi nada mais a acrescentar …

      • "é por isso q sou contra fazer casts temáticos"
        POLEMICA!!!!!

      • Po, não é pra tanto. Eu realmente não quero as suas desculpas e não acho que você deva. Aliás, eu sinto muito pela forma que eu escrevi. Mesmo.

        A sua opinião me interessa. Eu acho sim muito importante que a informação que você está usando para opinar, mesmo simples, esteja correta.

        Mas effect é especialmente traiçoeiro nisso. A história é comprida e os diálogos contam parte dessas histórias. Sempre em pontos de vista diferentes e nem sempre só te apresentam a verdade…

        Até mais =D

  • Caras, geralmente escuto o podcast pelo feed direto no celular, mas ultimamente venho tentado escutar direto pelo site e toda vez, o player trava após uns 10 minutos de cast. Alguém mais com esse problema? (já tentei limpar cookies, dns e etc)

  • TheMax 4 anos atrs

    Meruda! Mais uma semana sem ouvir o cast… Não terminei nem o 2 ainda