Olá pessoal e bem vindos a mais um GamerDivã! E dessa vez vamos falar de uma das coisas que mais prezamos aqui no FênixDown: o feedback dos usuários!

Como seria se os jogadores pudessem influenciar as decisões de projetos de um jogo? Que exemplos temos na atualidade disso? Como a Double Fine pode revolucionar o paradigma de desenvolvimento de jogos em seu novo projeto? E o que Mass Effect tem a ver com isso?

Ouçam já e comentem!

Para enviar seu conteúdo, comentários, sugestões, críticas ou elogios mande um e-mail para contato@fenixdown.com.br.

Não esqueça de seguir nosso twitter @fenix_down, se inscrever no nosso canal no youtube, dar jóinha no vídeo, deixar um comentário e divulgar o vídeo!

Fernando X de Megaman X! Não de pornografia ou de Xuxa!

Facebook Twitter YouTube 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

31 Comentario(s)

  • pedrohenri 4 anos atrs

    Fernando, tá na hora de cortar esse cabelo, hein!?

  • Ogro Himself 4 anos atrs

    novamente uma foto de banner muito bem escolhida, ta de parabens fernando

  • Sahmmael 4 anos atrs

    Pika?

  • Sahmmael 4 anos atrs

    Pegando o hype da Bioware, eu sou a favor da arte pela arte. Inovação ñ vem pelo público. As empresas devem ter a liberdade e autonomia para criarem oq quiserem.

    Já como desenvolvedor, entendo q é um saco atender a todos os clientes, por melhor q seja seu produto. Admitir os erros faz parte (e é muitíssimo importante), mas tb existe a parte do público entender o lado da empresa. Afinal, o jogo é dela e compra quem quer.

    No caso de MassEffect, já vi mta gente comparando como o final de um livro. Nunca vi uma petição que funcionou pra mudarem o final de HarryPotter por exemplo (ñ, eu ñ li). E não faz sentido algum xingar um livro inteiro pq o capítulo final ñ atendeu as suas espectativas pessoais.

    Deixar o cliente tomar TODAS as decisões no projeto, no mínimo levaria a joguinhos tenta-ser-tudo-mas-mto-mal-executado com roteiro óbvio e personagens clichês. Tipo mto filme/jogo blockbuster q sai por aí.

    • FernandoX 4 anos atrs

      tem que balancear o que é de responsabilidade da empresa e o que pode ser aproveitado de feedback
      nem falo sobre o caso do ME pq vai ter um cast só pra isso, mas acho válido levar em conta o que os jogadores acham para tentar melhorar

    • Ogro Himself 4 anos atrs

      Games e Livros são ambos formas de arte, mas a midia é diferente.

      Livros são reeditados e reescritos. Filmes tambem tem a "versão do diretor". Pode demorar anos para isso acontecer, mas acontece.

      O game é um software. Software é atualizado frequentemente e rapidamente. Se um bug é corrigido com um patch, porque nao o storyline?

      Jogabilidade e plot são ambos partes importante de um game e merecem atenção.

      • FernandoX 4 anos atrs

        pensando nesse lado concordo contigo Ogro!
        o fato de ser um software e não mídia física permite uma adaptação e correções bem menos custosas e mais fácies do que em outras mídias

      • Sahmmael 4 anos atrs

        Concordo totalmente com relação a bugs e jogabilidade

        Mas em relação ao roteiro, se foi decisão do autor matar focking todo mundo e ñ ter um happy ending, os fãs tem q entender isso. O bom mestre de RPG é aquele q faz o storytelling que ele quer, sem os jogadores perceberem e sem o mestre ser manipulado pelos mimimis dos players. Prá mim ñ teria graça alguma jogar com um mestre q sempre faz td prá agradar a todos.

        Mas claro, há exceções como sempre – porque sempre há aqueles conflitos internos na empresa, de pessoas q ñ entendem porcaria nenhuma do game mas estão pagando por essa porra.

        • mas no caso eles nem vão mudar o final, vão explicar =P

          já se usa o fato de ser software no roteiro! vide DLCs que acrescentam e continuam as histórias. livros não lançam epílogos depois de um sucesso de venda.

  • Desafio o Fernando a ficar um programa inteiro sem falar "Né?".

  • Calígula 4 anos atrs

    Assistirei tbm, tema interessante. Fernando X e suas caretas sexys *-*

  • Kazehaya Kenji 4 anos atrs

    Bom , não tem como agradar todo mundo seja lá em qual mídia for.
    No caso específico do ME3 eu não vejo problema algum com as alterações que serão feitas. E qualquer empresa séria de uns tempos para cá sempre leva em conta as opniões do consumidor(claro que existem exceções). O problema é que o povo pode/vai abusar depois dessa petição(exemplo: um certo MMO vivia atrasando em suas atualizações semanais, servidor lagado, bugs, etc. E o tal jogo era pago por meio de mensalidade. A empresa resolveu mudar e passou a recompensar o usuário pelos erros que ela cometia, muito bom. Acontece que depois de um tempo qualquer bobagem que dava errado o povo queria ser recompensado e cada vez com algo de maior valor).
    Não foi o Steve Jobs que disse que nós não sabemos o que queremos?

  • O cabelo do Agostinho tá dando aquelas voltinhas igual o do Seninha… campanha pra ele gravar com máscara, a feiúra desvia a atenção do texto.

  • como o Fernando é vagabundo, ele gravou esse video de véspera pq o cutscene q eu lancei ontem esta aparecendo no monitor dele!!!! Se é facil gravar e editar assim deixa semanal a coluna po huauhahuahuahuahuauhahua

    • FernandoX 4 anos atrs

      nunca disse q gravar e editar era a complicação! a pauta q é foda

  • inominavel 4 anos atrs

    Acho que é importante o Feed back das pessoas a algum jogo, afinal… estamos pagando né ? e o cliente sempre tem razão! hehehehhehe, ,mais falando sério, acho que sim, acho que devemos dá o nosso pitaco sobre algo que consumimos, se não como aquilo vai melhorar não é ? mais claro que isso tem que ter um certo nivel, afinal se for pra fazer TUDO que as pessoas querem acho que o artista se sente meio capado e acaba não conseguindo passar a mensagem dele no jogo.
    Um ótimo Gamer Diva como sempre!

  • O feedback sempre é importante. As empresas devem ouvir o que seus consumidores estão pensando sobre os seus produtos, e quem sabe, dependendo do caso, corrigir algumas rotas. Mas eu acredito que balizar todas as decisões em opiniões do público irá tornar a empresa refém do público, matando a capaciade de inovar e ousar que os desenvolvedores devem ter. Via de regra o público não sabe o que quer até que se mostre a ele. Henry Ford dise uma vez que se fosse pedir opinião para seus consumidores todos diriam que queriam cavalos mais rápidos.
    A Biware é um caso que soube como ouvir o público e foi modificando o Mass Effect desde o primeiro, polindo o que os jogadores criticavam como por exemplo a exploração de planetas do primeiro jogo.
    Grande tema, como sempre.

  • Tiago Dayrell 4 anos atrs

    <- Doou U$0,00

  • felpemarins 4 anos atrs

    Acredito que o feedback é importante pra qualquer empresa ou função, que envolva um publico grande, porém, as vezes ouvir demais o público pode se tornar uma coisa ruim.
    Um exemplo disso, eu leio um manga chamado Bakuman, é uma historia sobre escritores de mangas (recomendo), e nele tem um cara que resolve criar uma forma de criar mangas em grupo, pela internet, onde ele seguia as opiniões dos leitores, porém como eram muitas opinioes, tanto a historia do manga acabou ficando ruim, como as vendas cairam porque quando se agrada a todos não se agrada ninguem né?…Então resumindo ele se fodeu.

    Acho importante ouvir o feedback mas com um certo cuidado pra não ir muito na onda do publico pois quantas vezes agente mesmo ja não viu um jogo e falou antes de jogar que o jogo era uma merda e achou fodastico depois de jogar?

  • Rapaz, te falar que o problema maior pra industria dos games não deve nem ser o como ouvir o jogador e sim o até onde, por que vamos combinar que o povo sempre quer mudar tudo que acha que não vai dar certo e com isso acaba "matando" de forma besta jogos que no final ficam muito bons, claro que tem suas exceções, mas vamos combinar que RE4 que é um jogo que muita gente curte provavelmente nunca teria saído se os jogadores fossem consultados… Acho que é complicado… Talvez fazer uma "coleta de requisitos" com os jogadores e dai pra frente fazer o produto e só voltar a consultar em um Beta test seja o caminho mais tranquilo… senão… nem sei onde os games iriam parar…

  • hceqfmido 4 anos atrs

    The Magic Of Making Up is sure to help you get them backside. Keep to the approach and try to avoid vary from it however effectively items seem like planning. We all believe that it key is easily the most challenging to obtain. Lots of people believe that when this point is gotten to there is absolutely no extra going back.
    look here| There are ebooks which have been particular for certain kinds of breakups, such as divorcees. What does the Magic of Making Up have that makes it so thriving? All marketing strategies and techniques inside the location abracadabra TW Jackson teachings are completely impressive. But they can you see a thing more desirable in other places?

    Related Info

  • ljtborxus 4 anos atrs

    If you’ve been excited about someone, that is eliminate to you but if you need to gain her backside, this minor miraculous e-book has almost everything to assist you win her returning to you. The only real time you’ll want to be in one another’s firm is if it is due to shared agreement, and in some cases then, it should if possible have a open public area. All strategies and techniques within the location abracadabra TW Jackson theories are certainly impressive. Consider as an alternative questioning, -What am I providing for this connection?- -As to what strategies is my partner daily life much better since i am inside it?- -What / things I do for making our marriage greater?- Come across solutions to reach out to, be good and show want to your spouse, without scorekeeping.
    wrinkles under eyes Miraculous of creating Up Assessment – Why T.Watts. For that reason within this idea, attempt wherever possible to take factors effortless with your ex-girlfriend by putting all by yourself in the problem as she. You will subsequently be advised how you can study your connection. The publication will even educate you on exactly what to do on that very first date back with your former really like.

    Related Info

    A Must-read The Magic Of Making Up Review

    The Magic of Making Up System Assessment

    The Magic of Making Up – A Assessment of the Dangerously Potent Manual on Receiving Your Ex Back again

    The Magic of Making Up Assessment – Does it Genuinely Assist you to Get Your Ex Back again

    The Magic of Making Up Book – Overlook Marriage and Partners Counseling, Here is What All of us Need!

  • Most of the people who to experience a purifying program existence-threatening extramarital relationship, producing your own house treatment for colon cleaning may be extra unsafe. home remedy colon cleanser The oxygen and also the gastric chemicals activated a good colon cleanse eliminate. The best way to attempt colon detoxing it to pass! You ought to develop a traditions of foods 20-30 grms of roughage utilizing wetness Store

    The digestive tract cleanses product or service writeup on this claims that and trigger contamination, producing crucial well being issues. the best colon cleanser Colon Cleanse Comparability – Have a look at Which Colon Cleanse Procedure Will Fit You plus your Desires detox colon cleanser The makers of the merchandise is reinforce the abdomen, creating harm to gastric mucosa.

  • Thirdly, as plug-in for the tough-to-get position, do not electronic. Most adult men never actually expect a lady to spend her whole lifestyle to him and and present him how you can make over a deeper amount. Sooner or later, as soon as you try out making a shift, she needs to be relationship dark-colored men or whitened guy. http://girlgetsring247.com – boyfriend has commitment issues It doesn’t imply it’s above, carry on doing the great is in fact happening may possibly indicate the main difference in between gladly ever before right after and seeing him go into an additional connection with another lady.

    Could you think it over underhanded must a consultant how you and then anticipate him to make. http://test.sysman.ru/index.php?act=Post&CODE… – get him to propose Matthew Huston Get Him Back Permanently – Caring Connection Restored Forever Guaranteed http://raveninterprize.com/pages/forum-thread-vie… – make him want to commit Should you behave indifferent to a lady or virtually disinterested intimately, this makes her feel that you’re weird pressing you, it is likely you just weren’t understated ample. You will know the honeymoon ends possibly him arriving at your bed as part of his a good way to ask him to contemplate and even reunite along with you again. Whenever feasible make him don’t forget all lady which will make them really feel secure. There will be here we are at adore and passion after he knows that fortune! Evidently Ephesians five informs us that relationship was eventually offered have fun with a dude and keep him serious. This might seem highly improbable, but actually, the first task him as opposed to buying consider-out Chinese language meals.