Desde o dia 2 de maio de 2012 muitos usuários do Youtube estão passando por dificuldades para upar seus vídeos e claro que o Fênix Down não ficou fora dessa festa!

Antes de mais nada, vamos explicar como funciona o sistema de upload e de copyright do youtube: toda vez que enviamos um vídeo que não possuimos os direitos referentes as imagens ou sons que aparecem nele, o youtube avisa por meio de um algoritmo que é rodado sobre o vídeo quem são os detentores do conteúdo postado. Muitas vezes é só um aviso, de modo que não é possível monetizar o conteúdo, já que ele não te pertence, mas é possível usá-lo sem problemas em seu canal.

Algumas vezes existem contratos de exclusividade onde determinados videos só devem ser apresentados no canal da qual foi upado. Um exemplo foi o trailer de Assassins Creed 3 que usamos em um CUtscene e não era encontrado nos canais da IGN, Gamespot ou Machinima, apenas no canal da Ubisoft. Não percebemos isso, usamos o trailer e no final do upload o youtube tirou nosso video do ar.

Quando esse tipo de coisa acontece o nosso status no youtube se torna negativo e perdemos nosso direito de colocar videos com mais de 15 minutos em nosso canal, até deletarmos o video em questão. Não existe uma regra que nos diga qual video pode ou não pode ser usado, e algumas vezes alguns videos se tornam exclusivos e param de funcionar da noite pro dia. Isso pode acontecer dias, semanas e até meses depois do video ser upado, e nosso status é modificado.

Agora vamos voltar aos dias atuais. O que acontece é que por algum problema interno que aconteceu no dia 2 de maio o youtube considerou como status negativos, contas que possuiam vídeos com propriedade de direitos autorais. Ou seja, mesmo os videos que estavam liberados para o uso mudaram o status da nossa conta. No sábado, 5 conseguiram consertar o bug do status, porém ainda estamos impossibilitados de subir qualquer video com mais de 15 minutos no nosso canal por conta desse bug.

Muitos youtubers não estão passando por isso porque estão debaixo da asa do Machinima que possui direito de exibir muitos desses trailers/games em seus canais, por contrato. O Fênix Down possui dezenas de vídeos com esse tipo de conteúdo e nesse cenário temos as seguintes opções:

1 - Quebrar a lei de copyright, dizer que temos direito de usar os videos e consertar o canal até a “policia bater na nossa porta”;

2 - Deletar todos os videos do youtube que possuem conteudo de outras empresas e ter nosso “direito” de volta como algumas pessoas andam fazendo, mas nada impede que amanhã façamos um video que tenha algum tipo de copyright e que nos faça jogar tempo de edição e gravação fora, além de que isso nos faria deletar 90% dos nossos videos;

3 - Esperar

Claro que decidimos esperar, já que isso não deve durar mais do que uma ou duas semanas.

E você deve estar se perguntando… Mas não tem uma solução temporária? Tecnicamente podemos continuar gerando conteudo como era antes dos 15 minutos, mas não pretendemos dar um passo pra trás. Antigamente pensavamos em pautas de 15 minutos, cortavamos video em duas partes, além de muito conteudo que era jogado fora. Nosso tamanho atual é de cerca 20 minutos por video e assim pretendemos seguir. Além disso temos nosso canal no Blip onde colocamos videos que o youtube nos obriga a retirar de sua “casa”, mas não pretendemos quebrar o conteúdo em canais de comunicação diferente que não seja de modo definitivo. O youtube não é a melhor plataforma (na verdade, estamos bem decepcionados com ele) mas enquanto não aparecer uma melhor iremos nos manter nele.

E o site? Bom, alguns videos continuarão sendo postados como Gamerdivã e Gamerwek (apesar dessa semana não termos GamerWeek por não ter lançamentos, apenas o Starhawnk) por terem tamanhos menores mas o Cutscene, Reviews, Drink n Play, Ajuda Ae, Melhor de 3, Lado B e Top 10 não serão postados até isso ser corrigido pelo Youtbe.

Mas não se desesperem, todas as colunas em texto continuarão saindo normalmente, além do podcast de quarta, o Baixo Frente Soco na sexta, um preview que deveria ser postado na sexta e que sairá amanha (não é Dragon’s Dogma ainda) e uma outra surpresa que irá ao ar amanhã, e o melhor, em video! Portanto todos os dias dessa semana teremos conteúdo de qualidade no site!

Assim que voltarmos teremos episódios de diversas colunas, inclusive Lado B e Top 10 que já estão em processo de edição! E vamos esperar o youtube dar Fênix Down no nosso canal…

ps: isso não é um hiato

Pior host do mundo, criou o Fênix Down para continuar falando de games. Mas sua mania compulsiva acabou criando mais colunas do que ele aguenta.

Facebook Twitter YouTube 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

38 Comentario(s)

  • rodrigoliver 4 anos atrs

    Realmente havia algo errado, o meu f5 já está apagado no teclado e nada de novo conteúdo. Enfim, agora é esperar e continuar a apertar f5 até as coisas se normalizarem.

    • hahaha vlw cara, mas é bem capaz de arrumarmos uma alternativa para que não deixemos de gerar conteudo enquanto o youtube não se conserta. Fica ligado no twitter do site que é capaz de termos uma supresa pro ae =D

  • É, o YT tem umas regras complicadas mesmo.
    E o pior é que a maioria dos outros serviços de host de vídeo são péssimos em comparação.

    • pois é, atualmente é a opção "menos pior"
      estamos estudando uma opção melhor para os nosso videos, mas por enquanto vamos continuar nele

  • Quer merda, cara.

    Cada vez mais estão tentando controlar as coisas na internet. Let us be free!

  • OMG, hiat-… o que? Não é um hiato?… Bom, melhor assim. .__.
    É, já vi muita gente tendo que migrar do youtube pela política de copyright deles. De qualquer acho que o certo, no momento vocês esperarem mesmo e seguirem com as colunas que não estão sendo prejudicadas por esse incidente.
    Surpresa amanhã? Opa, o que será? =D

  • Rafaeltaira 4 anos atrs

    caramba nem sabia dessa conta no blip vou dar uma fuçada la.

  • Blashter 4 anos atrs

    Hiato? NAAAAOOO.. Brincadeiras a parte Parabéns pelo informe. Fico muito feliz com a dedicação que os fenixes dedicam aos ouvintes continuem com o bom trabalho e abaixo essa correria com direitos autorais

  • Nao curto videos maiores que 10 min, geralmente acabo nem assistindo por gastar muito tempo, considero ~7min um tamanho razoavel,mas entendo que meus gostos nao sejam os mesmos do publico em geral.

  • Poisony 4 anos atrs

    É, vocês não estão sozinhos nessa. O Video Games Awesome (canal de games canadense que eu acompanho) perdeu o acesso ao Google Adsense (única fonte de renda do programa deles. E foi pior no caso deles já que essa era a única fonte de renda DELES) justamente por esse embroglio da conta do Youtube em relação ao copyright. Parar SOPA e PIPA infelizmente não impede a censura que o copyright já gera no site.

    O problema dos outros serviços de hospedagem de vídeo é um só: público. Nunca que um Blip ou Vimeo vai gerar o tráfego que o Youtube gera. E nisso infelizmente não dá pra competir. Só posso desejar sorte. =/

    • sim sim, vi muitas pessoas com o problema
      muitos canais bons q nao possuem machinima ou algo do tipo com isso… aparentemente é um bug e será consertado, estamos na expectativa pra consertar até o final de semana, senao a gente volta de outra maneira

  • (Lorde Worth renascendo das cinzas após meses de ausência)

    HIATO?!

    Não, só o youtube mesmo.

    Pfff… Bom, vamos sentar e esperar.

  • mcsundaeguy 4 anos atrs

    poxa, que chato. tomara que esperar dê conta, caso contrário ainda existe o resto do material do site. =\

    obrigado pela informação.

  • Cara.. que zica isso… Espero que voltem ao ar logo!

    E valeu (mais uma vez) a prestação de contas!

  • Eu até hoje não entendo porque algumas dessas empresas "frescam" tanto com trailers. TRAILERS, meu pai, são para serem vistos, espalhados e comentados… não? Pois bem, enquanto isso não se resolve, o jeito é esperar mesmo. Eu não notei esse tipo de problema no meu canal: tenho vários vídeos com "notificação de copyright", mas liberados. Tudo vídeo de gameplay, e a maioria das notificações são pelas trilhas sonoras dos vídeos. Claro que alguns vídeos o YouTube erra na classificação, e vários das partes finais da minha gravação do Mass Effect 3 foram assinaladas como pertencentes à IGN, mas abri disputa em todos e um a um ela tem aberto mão dessa sinalização, que é obviamente errônea.

    Mas esse lance de ter vídeo bloqueado é problemático, porque se tiver múltiplas notificações o YouTube pode simplesmente EVAPORAR o seu canal, sem nem te dar a chance de apagar os vídeos problemáticos. E com poucas chances de recuperá-lo depois, pois geralmente eles apagam TODOS os vídeos ao realizar isso. Sempre que subo um vídeo novo tenho que avaliar MUITO se ele não me dará problemas, tanto que quando subi o final do primeiro Mass Effect eu cortei fora a música dos créditos, justamente para evitar algum bloqueio por conta do mesmo

    • exatamente, eu subo cada video como se fosse o ultimo hahaha
      não q isso va acabar com o site mas estamos buscando uma alternativa nova, a punição do youtube é muito forte

    • FernandoX 4 anos atrs

      as vezes não é fresquear, mas é que vendem os direitos do trailer para um local específico (IGN, Machinima, etc) que não deixam passar em outros locais

  • Realmente é bem deprimente essas regras do youtube quanto a copyright… mas podemos fazer o que?

    :

  • Rafaeltaira 4 anos atrs

    puxa q dureza. ja faz quase 1 dia e nada ainda. ma blz,acho eu q ate quarta vcs resolvam.
    Esse negocio de copyright e complicado mesmo. afeta tanto youtube quanto vida real.

  • Heitor Polidoro 4 anos atrs

    Ué!? SOPA e PIPA não foram barrados?!

    • q eu saiba isso é bug do youtube e nao tem nada a ver com SOPA e PIPA, mas posso estar enganado tb…

      • Heitor Polidoro 4 anos atrs

        Eu tenho pra mim quê, uma coisa que é divulgada na internet pode ser usada para qualquer fim (não ultrapassando os limites do bom senso), ainda mais um trailer que foi feito para divulgar um jogo, porra, você está ajudando a divulgar o jogo e não pode?!
        Não faz sentido!

        Mas enfim, espero que seja só um bug também e que os videos voltem ao normal.

        ps: vou aproveitar pra ver se tiro o atraso dos vídeos do FD =P

  • As regras do youtube já são chatas e até onde eu sei(fontes totalmente não oficiais) parece que o povo ta tentando abandonar o Flash como player e com isso estão mudando vááárias paradas no código, o que provavelmente está gerando todo esse reboliço… Uma pena, a plataforma não é perfeita mas funcionava bem legal, hoje em dia eu tenho MUITOS problemas para assistir vídeos grandes, mas tamo ai né.
    Torço realmente pra que tudo volte ao normal o mais breve possível por que o Fênix Down tem um conteúdo excelente!

  • ricardo 4 anos atrs

    Mudem de vez pro Blip TV. Não sei de problemas lá e ele costuma render mai$.

    Abraços