Olá a todos e bem vindos a mais um Fênix News! Fernando, Ogro, Alex_seph e DioRod se juntam para comentar sobre as notícias quinzenais!

Começando com a distribuição digital! A Nintendo deverá oferecer jogos completos no lançamento em mídia física e digital! A partir de agosto o 3DS irá seguir este padrão e tudo indica que o WiiU também! É o início do final da mídia física e jogos usados?

E recentemente Max Payne ganhou um trailer do multiplayer que levanta a discussão começada por Mass Effect 3: até onde um jogo extremamente single player precisa de multiplayer? Como encaixar ele na história? Ou ligar o foda-se e partir para diversão?

Finalizando com a polêmica da semana! EA, a empresa votada como a pior empresa da América de 2012, lançou um pack de jogos “indies” no Steam. Qual a definição de indie? Hipocrisia ou promoção? Até onde vai os limites entre jogo indie e financiado?

Tudo isso no Fênix News!

Edição: Marcos, Nicolas, Ricardo e Nathan

Trilha: Samuka

Agradecimentos ao Thiago Adamo pela vinheta de abertura

Feed do podcast: http://feeds.feedburner.com/fenixdownpodcast

Qualquer dúvida, sugestão, crítica ou elogio, envie para contato@fenixdown.com.br! E siga-nos no twitter : @fenix_down !

Links:

Fernando X de Megaman X! Não de pornografia ou de Xuxa!

Facebook Twitter YouTube 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

36 Comentario(s)

  • Vou cometer um pecado grave e comentar antes de escutar (depois eu comento de novo se falei besteira).
    Mas outros "indie bundles" já foram publicados por empresas grandes. A EA só fez exatamente o que a Valve e a Microsoft já andam fazendo a um tempo, que é ganhar uma graninha encima da cena independente.

    Concordo até que isso é uma prática que vai de encontro à ideia do jogo indie, como o Notch tão efusivamente falou (e devo acrescentar que não sou o maior fã das práticas comerciais dessa empresa), mas também é hipocrisia ficar chutando o cadáver da EA a esse ponto sendo que endeusamos outras empresas que fazem o mesmo.

    • Ogro Himself 4 anos atrs

      aaaaah, mas isso foi discutido no cast!

      qual eh o ponto que um jogo é considerado independente ou não? Uma empresa independente que recebe investimento de uma grande softhouse faz um jogo indie?

    • tivemos uma discussão semelhante a essa! mas a parada que pegou foi mais sobre os jogos serem ou não serem indies e como esse rótulo está sendo utilizado ultimamente!

      mas bem válida sua colocação =D

      • Acredito que um jogo possa ser considerado Indie se foi feito sem muito orçamento e por uma desenvolvedora pequena. Mesmo com um investimento de uma softhouse, o budget deles não é tão grande assim como os dos jogos de 40/50/60 dólares. Mas mesmo assim eu acredito que com esse boom dos jogos indies, muitas empresas fazem jogos e os caracterizam como tal somente para tentar capturar esse público de jogos indies, mesmo que seus jogos não tenham essas características

    • Poisony 4 anos atrs

      Minha bronca nem fica pela EA usar o nome "indie" ou não, mas de que tá (ou tava, sei lá se ainda tá sendo vendido) um bundle salgado demais! Vinte dólares por esses jogos não é nenhum grande descontão não. Comparando com os últimos Humble Bundles (esses sim, iniciativas indie mesmo) que com um mínimo de seis dólares tu levava muito mais jogo, esse da EA é fail sob qualquer perspectiva.

      Minha opinião é de que vale muito mais a pena a queda de preço de qualquer um deles separadamente na Steam.

  • Ae, Fenix News novo /o/
    Faço um comentário relevante depois de escutar XD

  • brunopessoa 4 anos atrs

    me espanta vcs não falarem sobre a polêmica do jogo justo

    • huuum, decidimos tomar um aspecto "mais games e menos politica" aqui no site

      mas aqui vai a nossa opinião: não queremos taxação no steam, se isso acontecer a gente obviamente apoiará a retirada disso

      agora o cara ja se retratou, disse q nao era bem isso, q nao fará e bla bla bla, deixa ele consertar la e a gente vai falando de games aqui, falar de politica é algo chato e seria pescar audiencia por um assunto q esta ja bem mastigado por muitos e nem vale a pena comentarmos muito mais…

      • brunopessoa 4 anos atrs

        bom, pelo o que eu ouvi ele achou que todo mundo entendeu errado o que ele quiz dizer!! o que na verdade ele falou besteira e agora tá querendo se retratar.

        • sim sim, vamos esperar retratação antes de tacar pedras… as vezes realmente foi um mal entendido… se não for a gente conversa sobre isso com ele aqui se vcs quiserem

    • acredito que muitas pessoas já comentaram isso e por isso eles não querem entrar no assunto, mas é só uma suposição minha.

    • alex_seph 4 anos atrs

      É bem o que o Diego falou, mas a minha opinião, e friso, minha, é simples. O cara não media as palavras e falava muita coisa sem pensar. Com isso perdeu muita credibilidade e alguns associados de peso, como o Wallmart e a Nuuvem. Agora ele vem ultra humilde para tentar reduzir o dano gerado, mas não acredito que será como era antes. Eu já tinha uma visão que até comentei em um dos Fenix News e ela se mantem, mas o que vier de positivo é lucro.

      Se vai rolar uma outra taxação numa possível regulamentação de venda de jogos digitais, certamente serei contra, até mesmo porque dificilmente a coisa seria mudada de forma que o IOF não seria mais aplicado e entraria no lugar um imposto mais light. Considerando esse cast mesmo onde eu falei das vantagens em se comprar os jogos do Vita na PSN e agora a Nintendo entrando também neste "mercado", o que eu menos quero e mais taxas em cima das minhas comprar, mesmo que eu tenha algumas comodidades com essa tal regulamentação.

      De qualquer forma, não adianta a gente ficar criando teoria da conspiração, nada dito foi concretizado e não tem previsão de acontecer nada, então vamos relaxar e no máximo zuar um pouquinho para não estressar xD..

      • brunopessoa 4 anos atrs

        mas,daí é bom tirarmos uma lição nesse incidente de que não podemos ficar esperando algum salvador para resolvermos nossos problemas se somos muitos podemos nos unir e resolvermos isso sozinhos.

      • brunopessoa 4 anos atrs

        mas, logo vc alex_seph que foi dentre o grupo que já estava com um pé atrás sobre a campanha do jogo justo, daí o próprio moacyr veio explicar todo o conceito e tudo mais depois dessa, como vc se sente de levar um tapa na cara da realidade??

        • alex_seph 4 anos atrs

          Fiquei de boa. Mas, quando você fala realidade você está dizendo que o que ele disse, sobre taxação e tal, é o objetivo dele e que ele deixou isso escapar de vacilo, ou você se refere aos depoimentos atuais onde ele diz que falou errado, que se confundiu na hora e tal?

          Para mim, independente dos possíveis casos, não mudou muita coisa. Se ele é realmente o "defensor dos gamers" e só falou merda de vacilo, continuamos na mesma porque até agora não mudou nada no cenário politico brasileiro com relação a um tratamento diferenciado para os jogos. Se ele é o tirano que só esperou uma oportunidade para favorecer as lojas, também não vejo motivo para desespero porque ele sozinho não muda nada, mesmo que seja aumentar imposto que é uma coisa que político adora.

          De qualquer forma, vamos esperar para ver aonde isso vai e nos divertir no meio do caminho com as declarações nos sites, twitters e derivados.

  • Eu não vejo problema algum na EA criar um "Indie Bundle". Um jogo Indepente para mim é todo aquele que é feito com uma equipe pequena, sem o controle de uma major como EA, Valve, Ubisoft, Sony, etc. TODOS esses jogos aí foram desenvolvidos pelas próprias equipes e, apesar de alguns deles terem recebido grana da EA, TEORICAMENTE em nenhum deles ela definiu prazos, regras ou o que o jogo deveria conter ou não. Nesse âmbito, assim como o no caso do Flower e do Jorney, a publisher agiu mais como um "banco", que faz o empréstimo para que o empreendimento ocorra, e só faz colher os lucros depois.

    Pelo menos, é o que eu acho a respeito do assunto

    • Poisony 4 anos atrs

      Eu concordo com isso. Claro que minha opinião inicial é "foda-se o rótulo", mas um jogo como Bastion não deveria perder todo o "indie cred" dele só porque chegou a Warner nos 45 do segundo tempo bancar os caras da Supergiant, por exemplo.

  • É, realmente, agora que eu ouvi e verifiquei os fatos, acho sem-vergonhice da EA mesmo esse Indie Bundle fake deles.
    Acredito que um jogo indie por definição é um jogo que se fundou e publicou independentemente, é o caso de Braid, Cave Story, IWBTG, Bit Trip, Binding of Isaac, etc… Jogos como Deathspank e Shank não só foram publicados pela EA (uma das maiores publishers do mundo) como também receberam fundos da mesma para serem produzidos! Foram feitos por developers pequenas e com um orçamento baixo, mas isso não torna eles independentes, só torna eles jogos pequenos.
    Acontece de jogos realmente indie como Braid, Minecraft e Bastion serem publicados por grandes empresas, mas eles continuam indepedentes na raiz por terem ainda sido feitos com verbas próprias, sem o auxílio de Microsofts da vida.

    • FernandoX 4 anos atrs

      foi bem essa a questão a discussão. acho que quando a empresa passa a ser patrocinada por um jogo ele perde o rótulo de indie por independente. claro que ainda existe o rótulo indie de estilo, mas ai é outra coisa

  • alex_seph 4 anos atrs

    Fui jogar um SFxTK agora e a Live está deserta, custei para encontrar alguém no Ranked. Acho que a galera cansou do jogo mesmo.

    • FernandoX 4 anos atrs

      mas estão reclamando desde o começo q sempre foi um saco achar alguem no ranked!
      n sei se estão abandonando mesmo =p

  • Ogro Himself 4 anos atrs

    Ainda acho que a questão de ser indie ou não ainda da muito pano para a manga. Eu mesmo vejo muita área cinzenta no que a gente pode definir ou não como indie

    -O jogo é concebido por uma pequena equipe, mas ela pode usar verba de uma grande publisher. Mesmo sem interferência criativa, isso ainda é independente?
    -Uma empresa pequena faz um jogo "Massavéio", uma empresa grande faz um jogo inovador e "Hipster". Ambos podem ser considerados indies?
    -O próximo jogo do Notch ainda pode ser considerado independente, ja que ele tem uma pequena fortuna para investir em desenvolvimento?
    -E o proprio minecraft, que foi concebido independentemente e agora esta rendendo milhões? Ainda é um jogo independente?

    Só me atrevo a discutir mais sobre isso num proximo fenix cast sobre jogos indies =)

    • FernandoX 4 anos atrs

      acho que existe dois conceitos de jogo "indie":

      -jogo financiado pela própria empresa a baixo custo
      -jogo com temática "indie" que normalmente sai do padrão de blockbusters (ex jogos de guerra)

      o que costuma acontecer é empresas pequenas terem idéias indies, mas como é bem diferente do padrão, acabam não conseguindo financiamento, sendo obrigadas a pagarem pelo seu próprio jogo. então pega os dois rótulos.

      agora tem jogos que tem temática indie, mas são financiados por grandes empresas, assim como tem jogos que são estilo pipocão e de empresas pequenas

  • FahbioZero² 4 anos atrs

    Churros a 50 cents. Verdade!

    • aqui em ctba é 2,00 !
      um roubo!

      • Ogro Himself 4 anos atrs

        Agora o preço do churros aqui em porto já disparou, tem churros até de R$ 3 (mas é bem caprichado).

        O preço segurou até meados de 2002

  • FahbioZero² 4 anos atrs

    Sim. O mais barato que achei em POA foi 1,50.
    Ta mais caro que os da Dona Florinda. hehe

  • FahbioZero² 4 anos atrs

    Cara, no meu PSP, eu comprei aquelas baterias bizarras que tu acoplava na traseira do PSP. Muito me ajudou. hehehe. China Rules.

  • Lucas, O Intoxicado 4 anos atrs

    Quanto ao Multiplayer do Max Payne, o Bullet Time vai funcionar apenas no campo de visão dos jogadores que usaram ele, então se você não estiver no campo de visão dele, e não estiver sendo visto por aqueles que estejam afetados por ele, você não sentira o efeito do Bullet Time. Se você estiver sobre o efeito do Bullet Time, mas não foi quem ativou ele, a sua mira e velocidade de tiro vai ser prejudicada, enquanto que quem ativou ele continua com a mira e velocidade de tiro sem ser afetada,

    • serião q vai ser assim? to ainda tentando entender como é aahuahua
      mas então o cara vai mesmo andar devagar, apesar do tempo continuar ok neh! quero ver como vai ser na prática, mas acho q seria a solução "viável"

  • Heitor Polidoro 4 anos atrs

    Muito bom o cast.

    Realmente ridículo a EA lançar na Steam um indie Bundle. Como disseram, se a EA distribui o jogo, deixa de ser indie, pode ter começado como indie, mas a partir do momento que a EA distribui deixa de ser.

    Meio estranho o WiiU não vir com HD, quer dizer que vou ter que comprar alguma forma de armazenamento externo se eu quiser baixar jogos? E os saves?

    E quero só "ver" esse multiplayer do Max Payne funcionando. Digo "ver" porque não pretendo comprá-lo, mas mesmo se pretendesse, estarei ocupado de mais salvando Santuário. =D

    Abraços

  • Jeff Aizen 4 anos atrs

    So comprei o Max Payne 3 pelo video do multiplayer que vi, gostei da bagunça que lembra COD, todo jogo quando possível deve ter multiplayer para prolongar sua vida útil, alem de aumentar as vendas.