Olá pessoal e vamos mais a um GamerDivã! Desta vez comentamos sobre a representação das mulheres nos jogos!

O que está errado? O que está certo? Como podemos separar um personagem mulher de um personagem homem com pele de mulher? Quais os ícones representativos do sexo feminino temos em nossos jogos? E o mais importante, eles são satisfatórios?

Ouçam já e comentem!

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53 Comentario(s)

  • inominavel 4 anos atrs

    Mamilos…. literalmente né ? hehehehe depois de assistir comento hehe!

  • Rafaeltaira 4 anos atrs

    ainda bem q não esqueceu da chunli senão parava de ver o game divã.
    ma acho q tbm tem mulheres menos gostosas como a Area em street fighter ex plus e a yuri do kof. ma são as menos lembradas. E esse negocio da personalidade já díficil eles colocarem traços de personalidade masculino nos games quanto mais de femininos. maioria dos personagens de games a personalidades deles vem da imaginação de quem joga. Será q Heavy rain tem mulheres com uma personalidade mais bem definidas?

  • Rafaeltaira 4 anos atrs

    acho q tbm tem poucas mulheres trabalhando nas areas de desenvolvimento de games. talvez por isso seja dificil ter uma reprensentatividade mais séria. Ainda bem q maioria das mulheres não joga dead or alive senão pessoal ia achar maior desacato com as mulheres aquele jogo. Não vi muito mulheres zoadas nos jogos da blizzard.
    Ma tbm só em jogos de RPG q se percebe a personalidade melhor em outros gêneros de jogo não sei o quanto esse detalhe é bem perceptível.

    • lembro que a Ubisoft montreal era liderada por uma mulher (não sei se ainda tá) mas são bem poucas mesmo que atuam forte na área dos jogos =

      E RPG dá sim para explorar melhor os personagens, mas não só ali! Todos os jogos tem possibilidade de ter cutscenes ou explicações na história que explora bem

  • dariek 4 anos atrs

    A unica personagem que eu me lembro que tenha me ajudado,nao seja idiota e seja bonita sem ser apelativa é a alyx vance do HL2.

    • eu acrescento a faith de mirror's edge q nao é idiota e não é apelativa =)

      • dariek 4 anos atrs

        É que eu nao joguei mirror's edge,mas fui ver umas imagens dela e realmente,nao é apelativa e parece nao sofrer de sindrome de peach.

    • porra, a Alyx é foda tb! personagem bem construída e sem sindrome de sexy

  • mcsundaeguy 4 anos atrs

    Foi mal pelo texto gigante.

    É irônico como por muitos anos foi essa pegada mesmo, "A" forma de escrever bem uma personagem mulher era fazer ela quebrar o estereótipo que a sociedade impõe como "papel da mulher" e acabou que o tiro saiu completamente pela culatra, criando outro estereótipo pra substituir o antigo!

    Pior é quando gente tentando passar essa mensagem de "mulher independente mas com emoções" acaba criado personagens que tentam MUITO passar o exterior de mulheres fortes, que não precisam do homem em suas vidas, mas que no fundo, só querem carinho e atenção. =P
    Personagens com "Daddy Issues", é como as chamo. Em oposição a uma mulher que seja obstinada e considerada forte por SEUS PRÓPRIOS MÉRITOS e que aja como um ser humano racional. =)

    Esse estereótipo é o que os japoneses chamam de "tsundere", aquela que tenta mostrar-se dona-de-si e emocionalmente controlada, mas que no fundo quer unicamente alguém ao seu lado pra assistir comédias românticas e ficar se lambendo…
    esses personagens são uma praga e PRECISAM acabar. >_<

    É verdade que numa perspectiva de narrativa a função da mulher acaba sendo a força-motriz que traz humanidade para o homem.
    Não é que haja algo de fundamentalmente errado nisso, mas acaba criando mais um estereótipo:
    A mulher que é divina em sua essência, desprovida de defeitos e que só vive para o bem maior — "Mary Sue" acredito que seja o termo.

    Não acho que essa idolatria demasiada da figura feminina reflita as mulheres como conhecemos, as mulheres que convivemos. Logo, não são boas personagens femininas. =P

    Pela minha experiência, os jogos que melhor representam mulheres acabam sendo os que tem protagonistas femininas, mas que não tentam esfregar isso na sua cara.
    É o caso de "Beyond Good & Evil", "The Longest Journey" ou mesmo "Metroid Fusion"… Jade e April são, antes de tudo, seres humanos bem escritos com personalidades fortes e objetivos, mas que (não por acaso) são também mulheres. *–*

    As cenas dos "elevadores" no Metroid Fusion mostram os pensamentos de uma Samus que tem auto-controle, sabe lidar com a situação, mas que teme pelo o que pode acontecer ao universo e mostra seus sentimentos de uma forma mais crível no CONTEXTO do personagem que o mais recente "Metroid Other M". =x

    Essas protagonistas possuem traços femininos que influenciam a forma que lidam com as situações que se encontram, ao mesmo tempo que não são personagens bidimensionais. =)

    Mas não acho que TODO JOGO precise de personagens femininas do jeito que descrevo, afinal, nem todos tem a premissa de aprofundar-se tanto na caracterização das personagens a ponto de fazer uma mulher crível. Na verdade, os maiores problemas ultimamente parecem ser a ultra-sexualização em alguns jogos e a falta de uma boa mulher não-protagonista. =(

    • Cara, Jade é um ÓTIMO exemplo que ficou de fora! boa lembrada! Ela é uma mulher e age como tal, e não tentam colocar uma mulher com ações de homens

      E também não concordo com a ideia de mostrar personagem independente até que se prove o contrário. Acho que tem que ser uma mulher humana, com defeitos e qualidades, que sabe se virar mas sem precisar agir como homem pra isso

      Acho que você tocou no ponto importante sobre mostrar traços femininos, é isso que falta. Ser personagem mulher e que aja como tal. É o que anda faltando

      Mas claro, como nem todo jogo tem que ser uma jornada de auto-conhecimento, nem toda mulher no jogo tem que ter uma personalidade complexa e complicada

  • Sahmmael 4 anos atrs

    O FernandoX_X tá namorandooooo

  • Sinceramente, acho q esse GamerDivã acabou passando uma imagem esteriotipada e preconceituosa das mulheres.
    Quer dizer q pra um personagem representar uma mulher ele tem q ser emotivo , só pensar com o coração … ? Nao seria esse o oposto de td q as mulheres lutaram pra conseguir com os anos? Entao quer dizer q só os homens podem chutar a bunda do mundo e usar a força? Achar q as mulheres são mto mais q isso, e sim, concordo q existe um apelo sexual enorme nos jogos e q mtas vezes pensamos msm "como essa mulher luta com essa roupa?" , mas dizer q mulheres se sentiriam melhores representadas por outras fracas e q só se preocupam com os outros? Acho q é bem o contrario disso!
    Infelizmente achei certos comentarios do Fernando beeeem preconceituosos…

    • eu sabia que seria interpretado dessa maneira por pessoas =P
      mas bem, mulher é mais emotiva. isso é fato. seja uma mãe de família e ai vc vai entender

      esteriótipos existem por ter uma grande gama de apoio disso na realidade

      pega um homem e pega uma mulher, coloquem para brigar. quem ganha? 95% das vezes é o homem. isso é fato, a musculatura do homem é propensa a ser mais desenvolvida do que de mulheres. isso é a natureza, é como os humanos são

      negar isso é apenas se enganar. mulher pode ser tão forte quanto o homem? sim, mas com muito mais custo e esforço, mostrando que não é natural

      acho que a sociedade tá sendo tão hipócrita e tem feministas que querem se mostrar serem iguais a homens quando NÃO SÃO. e como eu disse, DIFERENTE não é ser MELHOR e nem PIOR.

      não sou preconceituoso, bem pelo contrário. eu apoio e acho maravilhoso essas qualidades das mulheres, e acho uma pena que mulheres preferem serem vistas como iguais a homens do que mostrar suas diferenças marcantes que fazem elas serem o que são

      espero que vc mude sua mente quanto a isso, pois essa ideia de que somos todos iguais é só pra dar uma áurea de igualdade onde não há. pare e reflita.

      • Poisony 4 anos atrs

        Claaaro. Inclusive, houve uma época no Brasil em que negros eram considerados diferentes, pois eram vendidos como mercadoria e vinham como tal em navios negreiros lotados. Veja bem, nem MELHOR nem PIOR, só DIFERENTE. E é por isso que não eram tratados com igualdade, onde já se viu igualdade pra negros?

        Você está sendo preconceituoso sim, Fernando. E pior, está baseando seu preconceito confundindo questões biológicas de sexo ("musculatura") com questões sociais de gênero (já parou pra pensar que o "custo e esforço" de uma mulher ser tão forte quanto o homem se dá porque HOMENS nunca permitiram que uma mulher assumisse esse papel em primeiro lugar?)

        O que você apoia e acha maravilhoso numa mulher e que não seja biológico ou físico não é exclusivo da mulher. Qualquer ser humano tem a mesma capacidade de ser frágil, emotivo, ou qualquer coisa que VOCÊ considere da "natureza" de uma mulher.

    • E sinceramente, representar mulher como um ser mais frágil q se preocupa com outra pessoa é UM MILHÃO DE VEZES mais real do que representar como uma mulher que arranca cabeça de monstros 40 vezes maior que ela e cospe em cima dos inimigos

      não sei como são as mulheres onde vc vive, mas as que conheço passam longe dessa sua realidade

      • tb nao vejo nenhum homem por ae arrancando cabeça d monstros!

        Conheço mtas mulheres extremamente fortes ( em todos os sentidos) e q nao ficam nenhum pouco atrás d um homem. Qlq pessoa q faz uma arte marcial, sabe q uma pessoa bem treinada é capaz d derrotar a outra, seja homem ou mulher! Quando se sabe lutar, tecnica conta mto mais q musculos!
        Coloque um homem extremamente sarado ( e q nao luta) pra brigar com uma mulher faixa preta em qlq arte marcial q vc vai ver quem ganha.

        Mulheres sao tao capazes quando os homens! Em TD! Seja atrás de uma mesa de escritorio ou usando um kimono. Obviamente a estrutura física d uma mulher comum nao c compara a um homem comum, mas até onde sei dessses jogos, essas mulheres todas tem treinamento e capacidade suficiente pra c igualar a qlq homem.
        Eu entendi perfeitamente o q vc quis dizer com o vídeo, porém acho q vc foi infeliz em algumas consideraçoes.

        Espero q vc mude sua mente, pois nesse século, ainda acha q uma mulher tem q ser mãe ou emotiva pra representar o genero, é no mínimo preconceito!

        • olha ai distorcendo palavras de novo -.-
          n sei se vc n entende, se pega tudo ao pé da letra ou se é trolando mesmo, sinceramente!

          falei que mulher é bem mais emotiva, e citei mãe como exemplo, eu não disse que é exclusivo de mães, mas é uma característica forte de mulheres.

          e eu não disse que não capazes, mas eu disse que tem características diferentes. por que só explorar as caracteristicas que são mais naturalmente masculinas do que enfatizar as femininas? eu sinceramente não entendo o que o homem tem de tão bom pra mulher querer ser comparada com ele.

          acho muito mais interessante um jogo explorar o que a mulher tem de diferente do que explorar o que a mulher tem que fazer para ser igual.

          e ai vc tocou em um ponto ótimo! destreza ou habilidade acima da força! isso sim seria uma maneira legal de mostrar, mas que não é tão explorado! tem sim mulheres ninjas (própria Ibuki do SF) que faz muito mais sentido do que sei lá, uma chun li de pernas gigantescas.

          acho que devem parar de ver o mundo como a mulher tendo que alcançar o homem! não tem nada pra alcançar! o que tem sim é ser tratada com respeito, e não com igualdade! em vários aspectos respeito acaba sendo tratar da mesma maneira que o homem, mas não é tratar como igualdade!

          você prefere que retratem as mulheres nos jogos com coisas que ela pode se equiparar e superar ao homem, eu prefiro que retratem as mulheres com características que são mais de sua natureza. novamente, esteriótipos não quer dizer que é mentira, e sim que tem muita gente dessa maneira, não todas, mas a grande maioria. e novamente, negar isso é negar a própria natureza dos seres humanos.

          • Cara, quantos jogos possuem protagonistas homens e quantos possuem mulheres?
            Em jogos q vc tem mtos personagens pra escolher, qual a porcentagem de homens pra mulheres? Se essas mulheres chegam a ser protagonistas, elas no minimo devem ser fodas ( assim como qlq outro protagonista, deve possuir qualidades específicas)
            Posso dizer q nisso td q vc disse eu só concordo com uma coisa: A unica coisa q eu abomino no mundo dos games se tratando de personagens femininos, é a exploraçao exagerada da sexualidade das mesmas!

          • por isso eu comento sobre mudar a jogabilidade e estilo do jogo para se adaptar a uma personagem feminina. pois se for apenas uma mulher que poderia ser completamente substituida por um homem, perde o sentido de ser mulher. é apenas por ser!

            é um potencial gigantesco de exploração de personagem que é perdido por tratar homem e mulher como se fossem apenas skins diferentes.

            deve-se entao fazer mais jogos com mais mulheres e levando isso em conta

          • Julia 4 anos atrs

            Por que eu fui ler um absurdo desses? Sério, por quê? Mas já que tá lido, vamos respondê-lo.

            Fernando, você, sendo homem (e sendo branco e sendo – pelo que noto – heterossexual; falaremos disso mais tarde), não tem nem por onde fazer ideia do motivo para uma mulher querer jogar com uma personagem feminina. Porque você sempre, sempre, sempre, desde que vidoegame é videogame, teve a opção de jogar com personagens que se parecem com você. Sempre houve homens brancos heterossexuais bem normaizões que fazem você se sentir super normalzão jogando. E você já viu alguma mulher reclamando de só ter que jogar com homem? É raro, porque não temos escolha, mesmo. Mas o que eu vi de marmanjo reclamando de ter que jogar como mulher em Portal… procura "why am I a chick in Portal" no Google. Agora procura "why am I a dude in Half-Life". E aí vamos ver.

            Então, não é "apenas por ser". É porque eu tenho tanto direito quanto você de jogar com alguém que se parece comigo. Você já parou pra pensar onde é que uma pessoa como eu pode achar gente que se pareça com ela no entretenimento? Tem poucos videogames em que tenho a opção de jogar como uma mulher. Tem poucos filmes bons e consagrados em que mulheres estão no papel principal. Faço faculdade de Letras e sabe quantas escritoras nós temos no currículo? CINCO. Aquele abraço. (E nem vou entrar no mérito da sexualidade – não sou hetero, não me identifico com as personagens heterossexuais – ou de raça – sou branca, logo me identifico com as personagens brancas, mas e as pessoas negras, que não têm com quem se identificar?)

            Pra você, isso tudo é invisível – é até insignificante, porque você SÓ CONHECE o aspecto de sempre ter um personagem que tenha a ver contigo. Você não conhece o aspecto de NUNCA ter um personagem que se parece contigo. Tem um texto fantástico que li recentemente na Kotaku de um cara negro falando sobre como ele odeia não haver personagens negros bacanas: http :// bit . ly / JrMytf Leia aqui e entenda por que o facepalm que eu dei ao ler "Perde o sentido de ser mulher. É apenas por ser!" foi tão sonoro que a minha gata se assustou.

            Pra você ter noção do absurdo do que disse, pare e pense: você notou que a norma, na sua cabeça, é masculina? Você disse: "se fosse uma mulher que poderia ser completamente substituída por ser homem, não tem por que ser mulher". A mesma lógica seria: "se for um homem que pode ser completamente substituído por uma mulher, não tem por que ser homem". Mas você não pensa isso, pensa? Duvido que ia achar legal que SÓ houvessem personagens femininas no videogame daqui pra frente. Mas é o que você mesmo disse – se o cara pode ser facilmente uma mulher, por que ser homem? Não há motivo! Vamos trocar TODOS os personagens por mulheres! A sua cabeça já pensa que o normal é ser homem. Pra você ver como são as coisas nessa indústria (melhor dizendo: em todas!). Você tava só dando um argumento pra dizer por que achava que mulheres e homens têm que ser diferentes como personagens; acabou deixando claro que acha que, se é pra não fazer diferença, tem que ser tudo homem mesmo.

            Aliás, o seu único argumento razoável é esse de que a exploração de personagens poderia ser mais profunda caso houvesse diferenciação por gênero. Porém, eu me recuso a jogar com um estereótipo do que você ou um bando de marmanjos acha que é ser mulher. Dói na alma ter que ouvir que mulher é mais cuidadosa, que mulher é mais emotiva, que o caralho a quatro. Dá um Google aí por "papéis de gênero" e "estereótipos de gênero". Se teu inglês for bom, procura em inglês mesmo, que tem mais material ainda.

            Em tempo: meu jogo favorito é Team Fortress 2, sempre fico com um excelente frag, sempre fico entre os tops do server (exceto quando me meto a jogar de Spy ou Scout, verdade seja dita), e o jogo nunca precisou ser adaptado pra uma mulherzinha como eu arrasar nele. Beijão.

            Disclaimer: sempre tem um arigó em tudo que é site do tipo que lê duas linhas do que a pessoa escreveu e quer fazer discurso sem nem ler o resto. Não recomendo. Vocês viram quantas mulheres comentaram aqui? Poucas, pois é – justamente porque não há espaço para sermos ouvidas, de qualquer maneira. Então deem uma lida, reflitam bastante, vejam se esses dados aí não conferem, e aí, sim, vamos discutir.

          • Poisony 4 anos atrs

            Não, Fernando. O problema é que você não se expressa bem e suas ideias são confusas. Não é o primeiro Gamerdivã que isso acontece. Acorda.

          • mcsundaeguy 4 anos atrs

            É, vou ter que concordar com o que você diz. =(
            é chato quando o fernando poe link de um episodio do "Extra Credits" e não consegue acrescentar coisa ao que foi dito.
            ou mesmo dar e explicar um exemplo com profundidade,
            ou abordar de uma forma diferente o que foi dito,
            ou traduzir o que foi dito…

            Temo que, para fazer um episódio sobre um assunto dessa importância, é crucial dedicar bastante tempo à pesquisa e roteiro, ou acaba acontecendo o que rolou aqui.
            esse tempo é para evitar comentários preconceituosos não-intencionais e garantir que não ocorram falácias lógicas.

            Eu realmente não tenho o poder da escrita comigo. Por isso, tomo um bom tempo pra escrever da melhor forma que posso, alguma coisa que EU realmente consiga afirmar de forma consistente. ao mesmo tempo tentando tratar os envolvidos com respeito.

            Talvez seja para o melhor gastar mais tempo para fazer esses gamerdivãs, alguns assuntos merecem um tratamento diferente.

        • mcsundaeguy 4 anos atrs

          Vocês tem que PARAR de discutir essa coisa de força física e luta marcial para diferenciar homens e mulheres!

          discutir as diferenças fisicas entre homens e mulheres é o menor denominador comum de todas as conversas de guerra de sexo, qualquer pessoa consegue falar disso e pouquíssimo se acrescenta no final das contas.

          Em vez disso pensem em "força" e "independência" do lado emocional da coisa; auto-controle, sapiência, força de vontade e essas coisas que contrõem PERSONAGEM e no fim das contas é o que mais importa quando falamos de boas narrativas.

          • exatamente, e isso pode contar tanto pra homem quanto pra mulher. Ou seja.. nao tem diferença!

          • voce está certíssimo!

            apesar de que citei no video só sobre força e emoção, exite uma dezenas de fatores que influenciam e mudam a maneira de homens e mulheres agirem e que não são levadas em conta nos jogos

            é essa gama de fatores sendo colocadas em práticas que me refiro nessa ideia, talvez não tenha sido claro e foi erro meu mesmo

          • Poisony 4 anos atrs

            E que, obviamente, não é exclusiva de nenhum gênero.

      • Julia 4 anos atrs

        Esses dias chamei um encanador pra ver qual é que do entupimento aqui da pia de casa, mas ele não tava de suspensório nem aceitou meus cogumelos : : :

  • Compreendo o que Fernando quis dizer, mas acredito que tenha se equivocado ao dizer que mulher PRECISA ser frágil e PRECISA ser mais emotiva. E ainda vem falar da Tifa como um bom exemplo? Porra, aquilo é um bicho de peitos.
    Acredito que o ÚNICO problema da representação feminina nos jogos são os corpos/roupas. E isso não é só no universo feminino… Infelizmente temos uma porrada de homens bombadões nos jogos! Quem desse blog é bombadão, pega todas, cospe em cima dos inimigos e dá porrada em tudo?

    É fantasioso e todos tratam como algo fantasioso.

    :)

    • como disse acima, fragilidade e emoção são os exemplos que citei, mas não precisa se limitar a isso! (apesar de que normalmente, essas são duas características marcantes).

      Tifa ajuda Cloud a se encontrar no Lifestream de uma maneira que personagens como Barret não poderiam. Ela se importa com Cloud e tenta guiar ele no caminho certo. Ignorei o fato da estética dela =P

      roupa é um grande problema mas passa longe de ser o único!

  • pessoas estão confundindo capacidade da mulher com a natureza do ser humano.
    capacidade todo mundo tem de fazer qualquer coisa. um macaco tem capacidade de girar uma manivela para uma indústria, agora isso n é de natureza dele

    com certeza homens e mulheres tem capacidades para fazerem e agirem de formas semelhantes, mas a natureza do indivíduo, por questões biológicas (e sociais tb, pq n?) fazem com que eles ajam de uma maneira X ou Y

    não é questão de não poder, é questão de agir de maneira mais plausível! essa que é a diferença

  • Azul_turquesa 4 anos atrs

    Fernando, eu não concordo com o que você disse sobre a Samus. O comportamento dela faz sentido no contexto em que ela está inserida, e ela não é mais "frágil" como você diz porque é experiente e está protegida por uma armadura cheia de recursos. O fato dela chutar a bunda de alienígenas(que no contexto do jogo, é a obrigação dela) a faz uma personagem menos feminina?

    E, como disse o mcsundaeguy, o emocional dela é explorado SIM, talvez não em todos os jogos da série, eu concordo.

    Eu compreendo que você ache importante mostrar os sentimentos femininos, mas existem mulheres que são mais racionais do que as outras. E existem também mulheres que têm um comportamento mais agressivo.

    Vale lembrar que boa parte daquilo que a gente considera masculino ou feminino é definido pela nossa cultura, e não nosso sexo. O comportamento de uma pessoa pode ser(e em geral é) influenciado pelo sexo, mas não é definido pelo mesmo;
    Eu, como mulher, posso apresentar mais algumas características "masculinas" que outra mulher. Isso me torna menos mulher que ela?

    Espero que não me entenda mal. Mas é que não existe uma "fórmula" pra fazer uma boa personagem feminina. O ideal é que as personagens sejam pensadas como HUMANAS, antes de mulheres ou homens.

    By the Way, eu acho a Shanoa do Castlevania Order Of Ecclesia um bom exemplo de personagem que não foi citado. Bonita sim, sem ser apelativa, forte e antes de tudo, humana.

    • Azul turquesa, sua linda!

    • é, dei uma exagerada com a Samus mesmo, mas mais pelo fato de ela ser aclamada musa e mulher independente, mas não demonstrar diferenças entre ela e um cara qualquer. não é assim em todos jogos (o próprio Other M quebra essa imagem foda)

      E claro, eu julguei pelas convenções sociais, pq né, cada um é um indivíduo próprio, podendo agir da maneira que quiser. mas a parada é fazer um que você possa acreditar que ele tá agindo assim pela maneira que ele é

      e o q gostaria de ver é mais personanges femininas sendo exploradas como mulheres, mesmo optando pela convenção social de mulher, pra dar mais veracidade e identificar melhor!

      claro que ser uma mulher sem seguir as convenções da sociedade é completamente válido, mas seria melhor que tivesse explicação válida que caracteriza e explica o seu comportamento

      • Azul_turquesa 4 anos atrs

        Entendo, mas acho que você não deixou isso tão claro no vídeo. =)

        • pelos comentários do pessoal já percebi isso hahahaha

          farei outro pra retratar e vou utilizar o feedback daqui pra melhorar o video ;)

    • tfantoni 4 anos atrs

      "Vale lembrar que boa parte daquilo que a gente considera masculino ou feminino é definido pela nossa cultura, e não nosso sexo. O comportamento de uma pessoa pode ser(e em geral é) influenciado pelo sexo, mas não é definido pelo mesmo;
      Eu, como mulher, posso apresentar mais algumas características "masculinas" que outra mulher. Isso me torna menos mulher que ela?"

      Concordo plenamente.

    • Poisony 4 anos atrs

      "Espero que não me entenda mal. Mas é que não existe uma "fórmula" pra fazer uma boa personagem feminina. O ideal é que as personagens sejam pensadas como HUMANAS, antes de mulheres ou homens."

      E esse botão do joinha pra cima do Intensedebate não é o bastante pra mostar o quanto eu concordo com isso.

      Outro personagem que não foi citado e que eu acho um bom exemplo é a Chell de Portal.

  • TMarT 4 anos atrs

    A maioria dos personagens em games são estereotipados, e isso inclui tanto os masculinos quanto os femininos.
    Claro que como temos bem mais personagens masculinos, se torna bem mais facil achar aqueles que fogem e esses estereótipos.
    Atualmente aquela que acho a melhor representação feminina nos games é a Elena de Uncharted, pois ela consegue ser bonita sem ser completamente sexualizada, e trazer um bom equilibrio entre força e fragilidade.

  • Putz Fernando!!!
    Perdeu de fazer varias piadas!!! ahuahauhauahuah
    Fico muito bom cara, concordo com a Samus, não faz diferença se é homem ou mulher.
    É bacana fazer artificio da sensualidade da mulher afinal isso é uma arma natural, mas quando elevado ao extremo se torna ridiculo!!

    Abs!

  • Alderic 4 anos atrs

    Na questão visual…

    O problema, eu acho, foi em parte herdado dos comics e até alguns mangás*, mas essencialmente o não é tanto a questão das roupas/corpo mas sim a falta de variação – mulheres sempre tem o mesmo exato modelo de corpo além do idealizado, perceba que o problema não é tanto como é, mas sim o fato que tudo é igual – gera-se uma perda do impacto visual e contraste (já que tudo e reduzido a um denominador comum) causa-se uma série de outros problemas já comentados e a que pode ser incluido a questão da pose, mulheres em geral raramente aparecem em poses de ação.

    Ainda que homens sejam também esteriotipados visualmente, eles possuem uma variação ainda maior que as mulheres e as poses são de ação.

    No caso dos jogos de fantasia, o problema foi herdado dos autores/pintores/artistas clássicos que definiram arte de fantasia como o Clyde Caldwell, Frank Frazetta ect…talvez acidentalmente geraram o modelo "bikini de cota de malha" (alguns deles trabalhavam com erotismo e pinups) que foi usado além a exaustão por autores posteriores.

    Só uma coisa, ainda que seja criticavel por vezes uma arte exagerada, eu, na minha humilde opinião, acho que é necessário por ela dentro de um contexto (jogo e universo) e considerar seu estilo de artee estética e não tanto tentar forçar a idéia que tudo precisa ser ultra realista (mas não significa um passe livre ao exagero forçado).

    * mangás ainda usam mais variação de corpo dependendo do autor, além disso existe todo genero de mangá shoujo feito por mulheres.

  • Eu já até comentei em outro Gamer Divã que a melhor representação feminina nos games, além da Faith, pra mim, é a Trip de Enslaved… Até achei que o Fernando ia comentar sobre ela pq ela é o melhor exemplo de como uma mulher pode ter uma personalidade forte, ser linda, inteligente, corajosa e um tanto romântica e sem ser uma mulher-macho Badass motherfucker e sem ter apelo sexual nenhum! Ela é realmente apaixonante.
    Gostaria que Enslaved tivesse mais visibilidade só pra mostrar como que se faz uma personagem feminina de respeito.

    • FernandoX 4 anos atrs

      nao sei cara, apesar de curtir muito a personalidade da Trip ela ainda teve o síndrome da princesa indefesa durante muito tempo no jogo, só lembrar as várias partes de você carregando ela ou indo atrás pra salvar

      por personalidade acho que ela representa bem, mas na jogabilidade deram um passo pra trás =\

  • feraboys 4 anos atrs

    Não jogamos para ver homens ou mulheres desempenhados seus papéis, jogamos para conhecer as histórias de outros universos, para nos divertirmos, para fantasiarmos, para fugirmos da realidade, se quer mesmo ver uma mulher bem representada vá assistir uma novela mexicana.

    • mcsundaeguy 4 anos atrs

      Poxa, cara. insinuar que novela mexicana mostra uma mulher bem representada é forçação de barra forte. =x

      Não concordo com o que você diz, como você pode ter uma boa história e universo sem personagens bem construídos? acho que sem isso já não se caracteriza como uma BOA história, talvez uma história regular, que não te faça virar os olhos de desânimo.

      Parto do princípio que qualquer jogo pode se tornar melhor com a assistencia de contexto, e sendo esse contexto narrativo nesse caso, nada mais justo que ter personagens bem construídos e verossímeis, pelos quais dê pra sentir empatia.

      • feraboys 4 anos atrs

        Opiniões divergentes meu caro, para mim um game não deve tentar representar tanto assim a realidade, sou mais para a fantasia e imaginação, e acho que games são bem isso, eles devem deixar você caracterizar a personagem.

  • Assunto complicado… Acho que é bem dificil conseguir fazer um personagem que agrade a todos, seja ele homem ou mulher, tipo, a Aya de Parasite Eve, eu não cheguei a terminar o game, mas via ela como uma mulher real que numa situação limite foi obrigada a ser mais forte do que era, a Faith de Mirror's Edge é outro exemplo de mulher mais "real", mas ao mesmo tempo existem mulheres que gostam de ver as mulheres mais porradeiras, gostam de ver por exemplo a Lara mandando bala em meio mundo ou a May de King of Fighters quebrando o pau com caras com o dobro do tamanho dela e ganhando, esse é o ponto, ao mesmo tempo que temos mulheres que não gostam desses esteriótipos, temos mulheres que gostam e idolatram as personagens.
    Por outro lado temos vertentes da industria querendo mudar, mas ai vem os jogadores e estragam tudo, exemplo? Bioshock infinite, o povo fez a mulher com olhos extremamente expressivos, com poderes fodas, ajudando você e sendo sua emoção no jogo e os maiores comentários são sobre os peitos dela, ai não há cristão que aguente…

    • FernandoX 4 anos atrs

      o caso do bioshock foi ótimo! vai bem de encontro com o que comentei que a culpa dessa imagem exagerada é dos gamers. eles querem ver isso e acabam criticando quando é diferente.

      a faith tambem sofreu da sindrome do small-boobs

      acho que a personagem de bioshock vai dar uma boa cara as mulheres nos games

      • O caso do BioShock foi foda pra mim, tava acompanhando pakas o desenvolvimento e vendo que o Ken tava curtindo mesmo desenvolver o game, ai nego ficou com graça por causa dos peitos da minazinha e parece que o Ken meio que deu uma brochada… Ainda espero O jogo, mas que parece que o Ken deu uma brochada isso parece… Mas realmente acho que ela vai representar MUITO bem a mulherada, por que ela vai ser toda frágil e cuidadosa, mas ao mesmo tempo vai ser forte pakas por causa dos poderes, então…
        A Faith eu sinceramente acho muito mais linda do que muita mina com peitos XICANTES de outros jogos, vai se falar o que pro povo que acha que mulher em games tem obrigatoriamente que ter peitões?

  • inominavel 4 anos atrs

    Dificil sair em sua defesa Mestre…… mais eu entendi o que você quis dizer, você quis que passasem mais da essência e alma feminina para as personagens…. acho válido.

    • FernandoX 4 anos atrs

      já vi pelos comentários que deveria ter sido mais claro ahuaha
      mas a mensagem mesmo é essa ai!

  • Poisony 4 anos atrs

    Sabe, inicialmente eu não ia ver esse Gamerdivã, porque eu desconfiava de antemão que ia discordar de tudo e até mesmo correr o risco de ficar pessoalmente ofendido e decepcionado com mais uma visão do que um homem acha ou deixa de achar sobre a representação de um personagem feminino. Eu estava certo, mas acabei vendo pelo comentário das poucas (3) garotas que ainda tiveram estômago pra ver o vídeo.

    Não importa quantas diferenças existam ou sejam criadas entre homens e mulheres, não acredito que deva se tratar homens e mulheres de maneira diferente, como você coloca e diz que as pessoas "tem que entender". Ambos são seres humanos e devem ser tratados com o máximo de igualidade possível, sempre. Você está confundindo gênero com sexo na sua "discussão".

    Não deveria ser problema nenhum a Samus agir "como homem" ou um personagem masculino agir "como mulher" (aliás, alguém lembra de algum? O Tingle, de repente). O problema é pensar que existem atitudes exclusivas ou predominantes para qualquer um dos dois sexos e/ou gêneros, o que é falso. A não ser, claro, que seja algo biológico e restrito ao sexo, como ovular ou nascer com um pênis. De resto é tudo uma cagação de regra absurda sobre papéis de gênero.

    Da minha opinião quanto aos jogos, não precisamos de personagens mulheres que ajam como mulheres. Precisamos de mulheres que ajam como o próprio personagem agiria na situação e contexto, de uma maneira que faça sentido. E, principalmente, precisamos do crescimento de um público que não esteja preso e limitado a construtos sociais do que é "ser homem" ou "ser mulher". Aí sim pode-se evoluir nesse sentido.