<Fênixcast é o antigo nome do podcast Sidequest!>

Chegamos a mais um Fênixcast, o podcast do site Fênix Down!

Dessa vez Diego e Fernando recebem os formados em direito Erick Santos da coluna Overkill do site Super Controle e Arthur Protasio, o LudoBardo, para discutirem os jogos como forma de expressão! Porque temos games que são banidos em diversos países e que motivos temos para isso? E realmente o video game deve ser tratado de forma diferente das outras mídias?

Nesse podcast: Porque os video games são vistos como bengala para culparem tragédias? Existe uma corrida em Carmagedon? O que é o CERO Z? Porque a Austrália tem uma forma diferente do resto do mundo? É certo negar o passado e por isso proibir o game? E se Ghandi jogasse GTA? Como podem proibir algo que nem é comercializado no país?

E só estamos começando hein? Não deixe de conferir o cast que está imperdível! Seus comentários continuarão essa discussão!

Edição:  Felipe, Nicolas, Fabio e Diego

Trilha e edição final: Samuka

Feed do podcast: http://feeds.feedburner.com/fenixdownpodcast

Qualquer dúvida, sugestão, crítica ou elogio, envie para contato@fenixdown.com.br! E siga-nos no twitter : @fenix_down !

Links:

Use a hashtag #FERNANDOPARE para ele parar com as piadas ruins!

Pior host do mundo, criou o Fênix Down para continuar falando de games. Mas sua mania compulsiva acabou criando mais colunas do que ele aguenta.

Facebook Twitter YouTube 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

104 Comentario(s)

  • FelipeRaabe 4 anos atrs

    First attack!

  • Comentando pra dizer que quero um vídeo do Diego chorando de emoção vendo o número de comentários do podcast!!! =D

  • F11! Droga! por isso não consigo comentar primeiro! A tela só aumentou

  • FelipeRaabe 4 anos atrs

    Agora, sobre o assunto do cast, começar pelo mais importante: #FERNANDOPARE !

    Sobre o quiz, bem que que vocês poderiam colocar app de twitter na home do fenix down, assim vocês já ganham uns views a mais de gente que tá com preguiça de abrir o site do twitter =3

    Sobre a vaca de duas cabeças, custava substituir por um… canguru talvez?

    Sobre nazismo, eu falo e repito: nazismo é feio porque é recente mesmo, dou no máximo 2 gerações de humanos pra lançarem um filme/jogo/mídiadaépoca em que nazistas sejam heróis. É assim com Persas, é assim com Espartanos, é assim até com Piratas, que não tem absolutamente nada de heróicos.

    O lance do japão me parece bem funcional, é só você saber que o jogo existe (internet, conversa, propaganda), vai lá e compra, pronto, não tem criança nenhuma comprando coisa que não deve e não tem como mãe comprar pro filho de 7 anos sem querer. Aí não tem como ninguém chegar dizendo que gta tá estragando com as CRIANÇAS.
    Só com os gelos baianos….

    Mais interessante, Super Meat Boy vs Peta: http://supermeatboy.com/65/Super_Meat_Boy_vs_Peta
    Leia o artigo e descubra QUEM foi o responsável pela merda toda, hehe.

    Já que falamos de coisa proibida e tal, outro lance que acho engraçado é o caso da Poison e como a personagem se tornou popular pela polêmica que causou.
    Bom, pelo menos ela não seria proibida aqui porque não ofende o satanismo e nem atira em pessoas =p

    E a propósito, cadê o link do gelo do diego?

    • huahuauha eu até aprocurei no google street view (pq ainda esta la quebrado) mas nao tem imagem =(

      • FelipeRaabe 4 anos atrs

        Deve estar de pé denovo, afinal, quando você vai pra outra cidade, as coisas que você quebrou na anterior magicamente se reconstroem… não?

    • Silvio 4 anos atrs

      Cara, quanto ao nazismo isto não vai acontecer, pois os persas, e os piratas não foram causadores de um Genocidio….

      • FelipeRaabe 4 anos atrs

        Essa é a parte que eu acho engraçada: sim, eles causaram…
        Mas já faz tempo, então ninguém dá bola mais.
        Afinal, não era todo território que era conquistado por diplomacia.
        E também essa coisa toda de escravizar e matar seus escravos por motivos banais não conta?

    • Eu tambem acho que o fato de um jogo não estar as vistas ajuda o mesmo a não chegar as mãos de crianças e pais desavisados.
      Creio tambem que as crianças não devem ter acesso aos games violentos e de conteúdo sexual, a menos que seus pais se responsabilizem e comprem para eles.

      E eu acho que a religião é algo que polemiza em todo o mundo. No Brasil mesmo proibiu-se o filme http://www.grandesfilmes.com.br/2011/08/ultima-te… . Então, qualquer obra de arte que tenha referência a Igreja, mexe automaticamente com o povo e Estado, (mesmo o Brasileiro, que se diz laico).

      • FelipeRaabe 4 anos atrs

        Religião é uma coisa tensa mesmo, afinal, é simplesmente IMPOSIVEL (não estou exagerando) fazer um jogo sem ofender NENHUMA religião, mesmo porque tem religião que o proprio "jogar" é errado.
        Então eu realmente não sei qual a solução uma desenvolvedora pode pensar pra isso até num país tão "Belief Friendly" quanto o Brasil.

        • Esquema é fazer um DLC (gratuito) para cada uma das crenças. Euaehaehaeuh

          • FelipeRaabe 4 anos atrs

            Cara, genial!
            Aí você compra o pacote da sua religião ou se tiver em dúvida, compra mais de um, grana limpa por trabalho justo pra desenvolvedora =D
            Patenteia ae ou distribui em Creative Common se tua religião permitir =P

  • @leocamisa10crf 4 anos atrs

    Baixando agora tentar escutar a tarde.

  • Leonardo 4 anos atrs

    #FERNANDONAOPARE hehehehe, se nao tiver as piadinhas do fernando cai perder a graça

  • rafa doidão 4 anos atrs

    achei q vcs iam falar de counter strike e não vi vcs mencionarem o jogo

    A eu jogo pangya,mas nunca gastei um tostão com o jogo. E o servidor brasileiro voltou no final de 2010 basta vc ter uma conta na level up. E la tbm da pra jogar Lunia to quase q querendo jogar lunia pq não é um jogo muito pesado pro meu pc e é mais barato q minecraft.(minecraft ta uns 70 reais se for converter do euro.)

    • como assim nao falamos de counter strike??? falamos da sua proibição, falamos q ela foi tirada ano passado apenas, falamos q o assassino de realengo "planejou" o tiroteio com o jogo, falamos q a proibição dele foi pq ele "ensinava taticas militares", falamos do cs for kids, falamos da fase do rio, falamos de tiro atravessando parede no jogo….

      vc ouviu o podcast todo??? oO serio impossivel nao ter ouvido a gente falar de CS

      alias CS = counter strike… uhauha

      • Ele fez esse comentário porque ele é o Rafa Doidão, cara! Tá explicado =P

        Mas sério, a gente comentou sobre CS, sim. Tanto que as informações todas vieram da pesquisa que eu fiz para o episódio 11 do LudoBardo.

  • (Rafael " Cetrani ") XD
    Faltou o link direto para o episódio do LudoBardo que é mencionado no início do cast.

  • Comentando a pedidos do Ogro Himself. Com relação às apologias sobre o nazismo na Alemanha: moro na Alemanha há mais de 3 anos e para mim foi um choque esse “tabu” sobre o nazismo logo quando cheguei aqui. No caso deles, não é que eles negam a história. Bem ao contrário, eles carregam uma culpa imensa (e vergonha) pelo passado deles. Aqui é considerado crime qualquer apologia a favor do nazismo, embora exista o partido de extrema direita que seja composto por neo-nazistas (não é explícito, mas todo mundo sabe). As crianças ficam CINCO anos durante a escola só aprendendo sobre o terceiro Reich e como isso foi errado. Há também uma certa amizade forçada dos alemães com os estrangeiros, principalmente os turcos, que vieram para cá durante o período de reconstrução da Alemanha pós-segunda guerra, e nunca mais foram embora. Eles vivem em guetos, muitos deles se recusando até a aprender a língua, sem querer se integrar com alemães e muitas vezes vandalizando as coisas por aqui. E os alemães não podem fazer nada, porque estão carregando a culpa do nazismo.

    Os alemães dessa geração já estão fartos disso, já que a culpa não é exatamente deles, mas das gerações anteriores. Mas, infelizmente, há no resto do mundo um preconceito bem grande com eles.

    • nossa, q absurdo… realmente é uma questão cultural e a gente consegue entender a proibição… o problema deles nao sao com os games e sim com o nazismo…

      mas realmente teve estreia dos bastardos inglorios ai? se sim estão pecando novamente em deixar o cinema e nao deixar os games se expressarem….

    • Ah, mas de fato, é bobo isso de que filme passa, mas jogo não passa. Vou até perguntar o que os alemães acham disso. ;)

      • se tiver uma resposta conta pra gente aqui que queremos ler sobre isso na proxima leitura de e-mails =]

        • Então, fiz a entrevista com o meu namorado hehehehe. Ele é alemão e trabalha com jogos. Ele me explicou que os jogos que fazem apologia ao nazismo são aqui proibidos porque podem incitar uma "idéia" a favor do nazismo, como se fosse uma propaganda nazista, devido às suásticas e outros detalhes. Geralmente, nesses jogos você também pode jogar como nazis, e isso também é o problema. Por exemplo, em Call of Duty, você podia jogar com americanos e russos, mas não com os alemães.

          Quanto a Inglorious Basterds, foi exibido aqui porque retrata os nazistas como idiotas. Eine Verarschung, uma paródia, dizem. No caso de "A Queda – As Últimas Horas de Hitler", tem um motivo histórico para sua exibição ter sido autorizada aqui.

          Em suma, eles fazem de tudo para não incitar nenhuma "simpatia" ao nazismo nas pessoas por aqui. Todos devem carregar a culpa e não podem levantar a idéia a favor. Mas mesmo com todo esse controle do governo, há casos de neo-nazis por aqui. Num encontro de bolsistas da América Latina em 2009 no qual eu participei, em Nürnberg, um estudante chileno e um colombiano foram agredidos gravemente por neo-nazis em frente à estação de trem, quando voltavam de um bar. Acertaram uma indiana com uma garrafa de cerveja em Colônia… Enfim, mesmo com todo o esforço do governo de "abafar" qualquer coisa que remeta ao nazismo, ainda temos casos sérios de xenofobia no país…

          • TheMax 4 anos atrs

            Que legal! FenixCast também é cultura! Obrigado pelas informações!

  • renato 4 anos atrs

    baixandoooo

  • rafa doidão 4 anos atrs

    pena q o Diego não dirige em alagoas.
    Nesse video diz q Gelo Baiano causa acidentes em uma avenida de alagoas. http://www.youtube.com/watch?v=azEQwfAAiS0

  • Liev Ex-Destruidor 4 anos atrs

    Sinceramente sou afavor da sensura, dizer que os jogos não influenciam é uma grande bobagem

    as pessoas absorvem referencias 24h por dia sua personalidade é resultado das suas experiencias de vida

    eu mesmo me transformo quando jogo God of war eu fico muito macho fico sem fazer barba como com a mão e etc, em uma semana que jogo little big palnet eu fico mais calmo aprecio a vida as paisagens e etc

    Sinceramente tinham que banir GTA mesmo, meter na cadeia quem vende essa porcaria…além de um jogo sem qualidade narrativa esta palhaçada da Rockstar está destruindo os preceitos morais e valores familiares, GTA

    Não conheço ninguem que tenha PS3 que tenha esta porcaria, é o KITCRIME xbosta destravado + gta pirata…é a escolinha de vagabundo e psicopata

    • Quanto ódio no coração…. O.O

    • caraca velho, deixar a barba crescer e comer com a mao por causa de gow UHAUHAUHAUHA
      pior q essa so o kit crime mesmo, parabens, sempre se superando nos comentarios nonsense!!!

    • HAHAHAHAHHA!!!

      "Se jogos influenciassem, nós estariamos correndo em salas escuras atrás de pílulas e ouvindo musicas repetitivas"
      Essa frase te faz pensar.

    • Isso tudo é verdade! Quando eu me machuco de alguma forma, eu sempre reviro latas de lixo na rua a procura de frangos para aumentar minha barra de HP.
      hehehe

  • Gabriel Perux 4 anos atrs

    Baixando e bora ouvir! ;)

  • Acredito que a questão dos videogames serem tão atacados é justamente o medo do poder da nova mídia sobre as pessoas. Todos os meios de comunicação podem influenciar o conceito e valores, desde de uma conversa informal até um filme ou uma emissora de TV. Lembrando que todos os meios de comunicação novos sofreram esses mesmos preconceitos.

    O que fez a diferença desta vez foi que as pessoas tem medo por não saber até onde a forma de interação de duas vias do videogame pode influenciar mais do que as outras mídias massivas de uma via só.

    Sobre a proibição do Counter Strike foi uma pena, porque a proibição não impediu ninguém de ter acesso ao jogo, era só baixar da internet. Mas toda aquela interação entre os amigos na lan-house, que foi um dos melhores benefícios sociais que os jogos trouxeram na minha opinião, foi perdida.

    Agora que a proibição foi retirada é tarde demais. As pessoas perderam o costume de se encontrar para jogar e competir fora de casa. Hoje fica cada um no seu quadrado.

    • realmente é um ponto importante a se levantar, o fato que todas as midias passaram por isso… só basta esperar o preconceito acabar…

    • FelipeRaabe 4 anos atrs

      Seguindo esse conceito, vejo um ponto importante:
      TV influencia mais que vídeo-games, mas tá perdendo espaço.
      Nada mais eficaz do que denegrir a concorrência pra manter o público.

  • @leocamisa10crf 4 anos atrs

    Imagina se a moda pega o Gears 3 iria ser proibido se em algum país adorassem galinhas ou algo do tipo, o Diego e o Fernando vão entender o porque. rssss.

  • drnico 4 anos atrs

    AAAAAAAAAAAAAAAAARGH MEUS OUVIDOS

    O CHEFE DA COMUNICAÇÃO NAZISTA NÃO ERA GULER, ERA GOEBBELS

  • Só um comentário rápido: Imaginem alguém fazendo tiro de meta no gelo baiano, daqueles em formato de bola… O.O

  • rafa doidão 4 anos atrs

    nossa so agora q eu notei esse cast tem 2 horas de duração. Tão longo quanto os processos juridicos do Brasil. O conteúdo está ótimo e só perceber de CS na segunda vez. antes só tinha visto a parte de carmageddon. E que o cast ficou tão grande q eu me perdi no meio ae teve uns trechos que eu não sou muito atento.

  • Squallnathan 4 anos atrs

    Na época que teve essa polêmica do Mario e a pele de Tanooki, o PETA fez um joguinho e tudo http://features.peta.org/mario-kills-tanooki/

    E o Mario "respondeu" ao PETA. http://youtu.be/-G7w9SCJQ3Y

  • Comentário pra num passar em branco =D

    Bora ouvir podcast enquanto faço animação

  • OBJECTION! XD

    Pangya num é droga não… era muito bom o_o Eu, meu irmão e meu namorado jogavamos pra caramba. Só parei pq vc precisa ter pelo menos no minimo meia hora livre pra jogar uma partida =P

  • O pod está muito bom! Pessoal continuem assim!!!

  • @shinoda_lucas 4 anos atrs

    Qual a versão do remix da Hot Head Bop que vocês usaram no começo?

  • Silvio 4 anos atrs

    Bom dia Srs… tenho 23 anos e sou consultor de viagens.

    Quanto ao ultimo cast tenho quatro comentários sobre algumas coisas que foram faladas.

    1-Alemanha e o Nazismo: Existe uma grande diferença entre divulgar algo que realmente aconteceu e fazer apologia. Acho errado fazer apologia, mas também acho errado proibir jogos que tratem deste assunto.

    2-Estereótipos (índia/países árabes/Australia e Brasil): Sempre que formos falar de qualquer país que não o nosso (no Brasil basta observarmos como falamos de outros estados, como por exemplo o nordeste) haverá uma grande quantidade de estereótipos, vide vocês no momento em que falaram da Austrália, logo citaram cangurus, isso também vale para os episódios do simpsons sobre os países, como Brasil e Israel (Hilários). Quanto aos games, isto muitas vezes não afeta somente os governos mas também a população, basta olharmos o exemplo do Max Payne, em que muitos jogadores reclamaram, pois a São Paulo retratada no jogo esta mais para Rio de Janeiro, eu acho este tipo de reclamação boba, e fico felizes em ver que estão tentando fazer um bom trabalho e retratar a nossa cultura, e através disso fico feliz em ver que nosso mercado está crescendo muito, basta olhar para a quantidade de jogos AAA que estão sendo dublados/Legendados em PT-BR.

    3-Politicagem: Quanto às proibições de jogos como estratégia política, hoje, no Brasil, vivemos um momento em que alguns políticos viram que os jogadores cresceram, e alguns projetos como Jogo Justo surgem, com o ideal de preços melhores para o games e redução de impostos, mas também como estratégia política.

    4-Este úlltimo tópico é mais generalizado: Quanto às justificativas sobre o motivo das proibições de alguns jogos, fica claro que quem faz a Lei não entende do assunto, e quando digo isso não é somente por ser um jogador, mas por não se interessar pelo assunto.

    Bom pessoal fico por aqui e me desculpo pelos prováveis erros no texto.

    Abraços!

    • 1 – Concordo
      2 – Concordo, Simpsons é o exemplo perfeito, se alguém acha que os próprios Estados Unidos é como é mostrado no desenho, precisa sériamente rever seus conceitos…
      3 – Concordo, principalmente com a última parte, temos que ficar de olho que agora que isso tá mais em voga, não é todo mundo que diz "Vou ajudar os gamers, yay!!" que é bonzinho…
      4 – Concordo, a parte de "apóstolos de jesus, mesmo com nomes engraçados" aposto que não foi só uma facada nos gamers, mas nos cristãos também…

  • Higor 4 anos atrs

    Muito bom o cast, ótimo tema. Que música que é essa que toca antes da leitura de "emails"?

    *Descolando meu cérebro do teto por ter descobrido que Carmageddon é um jogo de corrida*

  • Dovahkiin 4 anos atrs

    Quando sai o "Super Gelo Baiano Boy"? Vai ser para 18+?

  • Aeee, é um grande prazer ter de volta as suas vozes dentro da minha cabeça.

  • LucasCFX 4 anos atrs

    Muito bom, muito bem comentado o cast. Nota 9 de 10.
    Perdeu ponto por causa dessa rincha de amigos entre o diego e o fernando no inicio, que na minha opinião não teve graça…
    Mas os dois convidados foram muito bons, cast cheio de conteúdo. Parabéns!

  • Muito bom!! acho que todo esse problema com os jogos só vai se resolver quando a galera que tem contato com videogame desde criança forem os juízes, políticos etc… se formos comparar com o cinema, o videogame é muito novo. O cinema ainda tem muito problema com esse lance de censura, imagina o videogame….

  • Cara, estranho vcs não falarem sobre Duken Nuken xD

    Faz tempo que eu acesso o site mas nunca comente, mas agora vou começar a comentar mais!

    E por favor, façam um podcast sobre Gears of War!!

  • Poxa Diego, vai ver jornal, nunca ouviu falar de drogas pra não dormir na vida de caminhoneiros?

  • Rafael Junio 4 anos atrs

    Gostei bastante do cast, sou totalmente contra qualquer tipo de proibição.

    Mas tem uma coisa que queria falar é que a solução encontrada por vocês em relação da conscientização dos pais em relação a classificação etária é falha. (Se fosse uma redação do enem tinha perdido ponto por ser solução utópica hehe)

    Não sei se vocês lembram a uns 20 anos atras quase ninguem tinha o costume de usar cinto de segurança aqui, quando eu ia viajar eu ficava jogado atras da kombi do meu pai, COLOCAVA SOFA DENTRO DA KOMBI PRA CABER TODO MUNDO.
    Só que depois teve uma intensa fiscalização e campanha de conscientização que hoje em dia é difícil de se ver alguém sem sinto.
    Dei esse exemplo porque a única forma da classificação etária funcionar é através de uma intensa campanha na TV, nas ruas com propagandas, fiscalização governamental, mas tem que ser muito intensa porque o que a gente ve hoje é algo muito simples, nada que vá atingir a grande parcela da população a ponto de mudar um comportamento. (eu vi duas propagandas de uma criança sendo influenciada pela TV e destruindo os seus bonecos com uma cara de psicopata e depois falando para os pais olharem a classificação etária das coisas…)
    Mas porque eles não fazem isso então Rafael? porque não à pressão por parte das pessoas que tem esclarecimento em relação a importância de que tem a classificação, nem o interesse e apoio de grandes varejistas que não impedem a venda de coisas "violentas" para menores e muito menos o apoio da TV que é o meio de comunicação mais importante e mais influenciador aqui no nosso querido e amado país.

    flws galera

  • Muito bom gente! Gostei bastante do episódio, pois esse ano ainda, eu assisti uma palestra do Arthur aqui na minha faculdade falando justamente desse tema (só para explicar, eu curso jogos digitais e ele deu uma palestra no GamePad, que é um evento sobre o mercado de games que acontece aqui no RS).

    Só para complementar, faltou falar dos DLCs do GTA iV que estão proibidos aqui no Brasil (ao menos estavam por um tempo), por culpa de uma música!!!

    • verdade! fiquei de falar isso, por conta daquele funk tosco -_-
      mas foi por causa dos direitos autorais, e bom, é justo eles banirem até pagarem os direitos (daquele lixo de "musica"!)

  • Ednaldo 4 anos atrs

    Muito foda esse Cast.

  • Ok, lets-a-go… Essa é sempre uma discussão muito produtiva entre os gamers e muito polemica… Muitas das questões levantadas no podcast foram bastante discutidas mas não adianta, o povo continua achando que os games são mais complicados do que todo o resto. Mas estamos falando de uma midia "nova" e acho que isso tende a mudar com o tempo…
    Lembro muito bem do caso do "O Filme Sérvio" e lembro que na época eu mesmo quis saber o que ele tinha de tão absurdo pra não poder passar por aqui e… bom… realmente o filme é de uma péssimo gosto, é terrível MESMO, mas eu tive o direito de escolha, fui atrás do filme e me arrependi MUITO… Sempre que rola proibição rola no mínimo curiosidade, então o povo tinha que pensar nisso… Espero que os games virem uma mídia MESMO em breve e que possamos deixar de ter esse tipo de discussão para ter discussões mais interessantes pra sempre poder desenvolver a mídia e melhorar os jogos pra nós mesmos!

  • Nicchi 4 anos atrs

    Cara acho que é simples o lance da vaca na Índia, mas não concordo em censurar o jogo apenas por isso.
    Para quem discorda/não entende, pensa num jogo assim:
    Você é um viajante do tempo que precisa recolher armas poderosas demais para a humanidade, em uma de suas viagens você se vê na crucificação de cristo, você precisa seguir "o" soldado para roubar a Lança de Longinus.
    Deu pra entender? E se além de tudo isso você precisar jogar pedras para se camuflar na multidão (se me perguntar em quem…)?
    PS: Prevejo negativações

  • Vagner "Zero" 4 anos atrs

    Ouvi o episódio inteiro hoje. Informações valiosas vieram desse episódio, digno de recomendação e discussões a posteriori. Parabéns Diego, Fernando, Arthur e Erick.

    Achei engraçado foi, ao olhar algumas listas do CERO Z pela web, ver que a maioria são franquias consideradas Teen na ESRB, como Assassin's Creed e inFamous. Seria isso uma maneira de embarreirar a entrada dos jogos americanos no país, indo de encontro com a famigerada xenofobia dos nipônicos?

    EDIT: Esse processo de censura dos games pode ser encarado como mais uma fase de maturidade para a mídia. Pode-se traçar um paralelo com os quadrinhos que, a medida que foram ganhando popularidade, acabaram passando por um processo semelhante na década de 50, até se tornar o que é hoje e derrubar boa parte do preconceito que tinha antigamente.

  • Esterlando 4 anos atrs

    sou contra a censura !! sou a favor da classificação etária !

  • SeoCrispim 4 anos atrs

    Cara, adorei o cast, parabéns.
    A presença do Ludobardo foi excelente.
    Tragam ele mais e mais vezes!!!

  • Demorei uma semana para vir comentar no cast, mas cheguei! (Eu culpo o Dark Souls, o joguinho viciante. Aliás, obrigado Diego por me apresentar ele através do Game Jorney :D )

    Eu sou totalmente contra a censura. Para mim, quando o governo censura algo ele esta atestando que a sua população não é capaz de discernir o que é bom para ela do que é ruim. Em caso de crianças eu entendo (É para isso que existe a classificação indicativa, afinal.), mas quando algo é proibido todo mundo é afetado. A pessoa fica impossibilitada de tirar as suas próprias conclusões sobre aquilo.
    Aliás, proibir um game ou qualquer outra forma de arte não seria contra a liberdade de expressão? (Eu não sei nada de leis, por isso to perguntado :P tenho que pesquisar mais sobre isso.)

    Mudando de assunto: Diego matador de gelos baianos. Aposto que ele é aquele tipo de pessoa que acerta todos os postes e bancos das ruas do Need for Speed: Most Wanted de propósito só pra gerar prejuízo pro estado.

    PS: #FernandoNAOpare. Estão tentando te censurar! Não desista de suas piadinhas. XD

  • Sistemasux 4 anos atrs

    do cast 11 para tras nao consigo baixar nenhum o download para

  • Porra galera, 100mb em um cast pra que tem uma net lenta é foda pra baixar. Vcs podiam disponibilizar uma versão em baixa qualidade de 32kbps.

  • O mais irônico é que a Steam nunca parou de vender CS1.6.

  • Ednaldo 4 anos atrs

    Gostei muito do cast, parabéns!

  • fabianoloureiro 4 anos atrs

    Comentárei aqui para fezer numero, até pq não me lembro direito do conteudo do cast haeuiheaiuhea, era esse que tinha a virgula sonora "ironia"? hauiehuiaehieua

  • Haruki 4 anos atrs

    Esse cast ficou excepcional, foi um assunto interessante abordado muito bem pelo Diego e Fernando e com excelentes comentarios e criticas do Erick e do ludobardo

  • Fabricio Vaz 4 anos atrs

    Faaaaala gurizada medonha e gamer!

    Já mandei e-mail pro povo do Nowl, digo Fenixcast, então farei um mega-resumo do escrevi pro Diego e cia.

    Um aspecto importante ao meu ver foi debatidos, sem ter sido citado explicitamente. Falo da questão da educação das pessoas, onde a falta produz regras quase ou totalmente idiotas; com pessoas com educação adequada, naturalmente haveria auto-regulação e em nível familiar.

    Parabéns pelo cast, foi ótimo, mesmo!

    Abraços!