Fala galera!

Vigésimo Gamics? Caraca! Como o Diego e o Fernando tem me aguentado por tanto tempo??? Valeu pra todo mundo que tem acompanhado a coluna, mesmo eu sabendo que não tem atendido as expectativas… (desculpem -_-)

Bem, no meio de uma correria danada (que acarretará em pelo menos uma semana sem net), trago para vocês um Gamics especial (ou assim espero) que tentei ao máximo achar o maior número de informações possíveis (mesmo com meu inglês capenga).

Acho que todo mundo aqui conhece Cadillacs and Dinosaurs, certo? O game de beat’n up da Capcom, lançado para arcades em 92, é considerado um dos melhores jogos do gênero (se não o melhor). Mesclando vários elementos na jogabilidade, em um cenário que mistura Mad Max e Jurassic Park, C&C (não é Casa e Construção) pode ser considerado um marco da empresa.

Lembro quando estreou aquele desenho animado por aqui nos meados dos anos 2000 no Band Kids (ahhh, Kira….). Minha reação foi a mesma que a maioria dos gamers: “Mas isso não tem nada a ver com o jogo! Cadê o Mustafá?”.  Eis a minha surpresa ao ver que os copyrights estavam relacionadas a uma HQ (comic book) e não a Capcom!


Fazendo algumas pesquisas, descobri a HQ Xenozoic Tales, de 1986 criada por  Mark Schultz: trazendo um traço que remete imediatamente as HQs pulps e por que não dizer Conan, as HQs de Cadillacs and Dinosaurs são bem interessantes. Xenozoic Tales fez um relativo sucesso (que gerou o game, o cartoon e até bonequinhos), com republicações pela Dark Horse e Marvel.

Mas e ae, qualé o plá?

Após uma série de desastres naturais, a Terra ficou totalmente devastada. Para sobreviver, a humanidade criou uma sociedade subterrânea, vivendo “muquiada” por 600 anos (eita). Quando resolveram voltar a superfície, descobriram um planeta repovoado por dinossauros a muito extintos. E nessa nova era xenozoica, a humanidade tenta sobreviver em um mundo em que a tecnologia é extremamente restrita, os recursos naturais são extremamente escassos e os peritos em tecnologia são pessoas de grande influência.

Nesse mundo caótico é apresentado Jack Tenrec, exímio mecânico de autos especializado em cadillacs (beeem específico), que desenvolveu uma nova forma de combustível baseada em guano de dinossauro. Pra quem não sabe o que é guano eu explico: ele fez combustível com cocô dos dinos! Todo o plot da HQ não é pra salvar os bichos como o game da Capcom faz parecer, mas sim escapar de bandidos que querem roubar essa “tecnologia” dele. Compõe o elenco a voluptuosa Hanna Dundee, uma cientista que mais parece saída de um filme de Cine Privé que é muito mais bela que a Lara Croft. Não, não vi menções do “grandão com cabelo tigelinha” ou do nosso querido Mustafá (mas tem a Hanna, então tá valendo!).

Todos os tipos de personagens que aparecem no jogo tem sua versão original: sejam bandidos, os cientistas ou os répteis malucos que aparecem, mas com um tom extremamente “sério” (apesar do personagem principal criar um combustível a base de bosta de dinossauro), com histórias que parecem uma mistura muito bem dosada de ação e aventura (incluindo um Indiana Jones a essa suruba de influências.

E é isso aí pessoal! Fiquem com uma galeria de capas da HQ logo abaixo e até daqui quinze dias (se minha net já tiver sido transferida!)

no images were found

 

Escritor frustrado e viúva da Sega, acho que sou o único que gosta dos amigos do Sonic (até mesmo aquele gato estranho do Adventure 2).

Facebook Twitter YouTube 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

6 Comentario(s)

  • GabrielVRosa 4 anos atrs

    nem sabia que Cadillacs and Dinosaurs tinha HQ
    ou nem mesmo que ele tinha uma história tão aprofundada porque faz tempo que joguei e nunca quis saber suas origens

  • Ogro Himself 4 anos atrs

    Eu ja tinha visto algumas imagens da HQ, eu acho esse estilo de desenho fodástico!

  • Bruno 4 anos atrs

    A arte da HQ é mesmo incrível, acho que até vale dar uma conferida pela arte.
    No desenho animado até tinha uma "versão do Mustafá", porém ele não usava boné amarelo e nem dava voadora de 2 pés…(que no jogo dava um dano tão absurdo, que achavam que era um bug…sério a voadora do Mustafá consegue ser mais forte que uma bomba atômica).

  • HQ muito boa por sinal, pena que o game não tem muito a ver com ela. Aliás há um outro game baseado no desenho animado para Sega CD e PC no estilo FMV, tal qual Dragon's Lair.

    E combustível a base de dejetos não é tão estranho assim. Jack simplesmente redescobriu como produzir metano.

  • Tartaruhga Muhtante 6 meses atrs

    Uma história com uma trama muito interessante. É uma pena não ter sido lançada no Brasil. Espero que um dia apareça em forma de scan.