E aí pessoal!

Pensando no tema da Gamics dessa quinzena fiquei encafifado quando percebi que não tinha falado d’ As Tartarugas Ninja por aqui.

No ano de 1984 os quadrinistas independentes Peter Laird e Kevin Eastman estavam em um bar quando, em uma brincadeira, desenharam uma tartaruga com um nunchaku. Vendo que a ideia era boa, e com dinheiro emprestado pelo tio de Eastman, lançaram de forma independente e com tiragem de 3000 revistas em formato extra-grande a HQ de Teenage Mutant Ninja Turtles, HQ única que alavancou o sucesso dos ninjas por mais de 10 anos consecutivos (na verdade tem coisa sendo feita até hoje- o que é um marco para as Hqs- ou qualquer outra coisa- feita nos anos 80).

Origem

Após um jovem salvar um idoso cego de ser atropelado por um caminhão com produtos químicos (Demolidor? Alguém disse Demolidor?), um dos cilindros cai no esgoto, junto com quatro filhotes de tartaruga.

O cilindro tóxico se rompe, atingindo-as com um líquido verde brilhante (e gosmento), quando um rato (também atingido pelo líquido) as recolheu. O roedor era mascote de Hamato Yoshi, um ninja exilado nos EUA pelo Clã do Pé (clã de ninjas assassinos), morto por Oroku Saki, irmão de um rival de Hamato, mais conhecido como Destruidor (Shredder).

O rato, chamdo Splinter, começa a treinar as tartarugas (ele aprendeu ninjustsu vendo seu dono treinando) enquanto ambos sofrem uma mutação que as fazem andar sobre as duas pernas traseiras e até a falar. Com o treinamento, as tartarugas começaram a agir como vigilantes em Nova York e Splinter batiza os quatro ninjas baseados em um livro Renascentista que achara. São eles:

Leonardo(1): o líder do grupo. Armado com duas katanas (fala-se kataNÁ e não kaTAna), é um exímio e honrado ninja. Disciplinado, tem muitas dificuldades em lidar com os restante de seus irmãos, especialmente o explosivo Rafael. É o substituto natural de Splinter;

Rafael(2): o briguento. Usa como arma um par de sais (aqueles “garfos ninja”). Muito forte, poderia ser melhor que Leonardo, mas sua fúria e indisciplina o afasta do caminho do guerreiro. Sempre questionando as ordens de Leonardo, Rafael é o lado anti-herói das tartarugas;

Michelangelo(3): o fanfarrão. Considerado o caçula dos quatro, Michelangelo é bem infantil e imaturo. Armado com dois nunchakus, gosta de skate e esportes radicais. Frequentemente sai as ruas vestindo um sobretudo e um chapéu- seu sonho é poder viver entre os humanos, sem ter que se esconder. Obviamente, é o alívio cômico das tartarugas;

Donatelo(4): o gênio. Armado com um bastão Bo, Donatelo é o segundo em comando (exato, é o Donatelo, não o Rafael). Gênio em informática, nos desenhos é o criador das parafernálias usadas pelos heróis. É muito calmo e sereno, apesar de muitas vezes ser parceiro de farras com Michelangelo.

April O’Neal: nos quadrinhos, a nossa amada repórter de macacão amarelo pe na verdade a ajudante de um cientista chamado Stockman- que na animação virou aquele monstro abelha, mas nos quadrinhos quer apenas grana. Nas HQs eles criaram aqueles robozinhos chatos pra caramba que aparecem nos games e desenhos animados, os Mousers.

Casey Jones: brigão de rua, Casey Jones nutre uma grande amizade com Rafael por terem personalidades parecidas. Porém, nas HQs, ele beira o psicopata!

No primeiro encadernado ele quase mata alguns bandidos barrelas, mas é impedido por Rafael. Usando aparatos de hockey e até um taco de Golfe, Casey nos desenhos se apaixona por April.

Esse foi o status quo definido ao longo dos anos (e com ajuda das animações), mas no início todas eram bad-ass e saíam distribuindo porrada em todo mundo, fazendo um enorme sucesso principalmente após a veiculação do desenho animado, gerando brinquedos, materiais escolares, filmes e, claro, os games.

Pelo que apurei, os jogos que tem mais participação de personagens de HQs foram o Smash-Up (o Smash Bros dos quelônios) e o clássico Tornament Fighters, dos quais destaco:


Fugitoide:
o professor Honeycut “instalou” seu cérebro dentro de um robô que sempre acha um meio de escapar, para conseguir escapar (fazer chá é que não foi, né?) de uma raça de criaturas antropomórficas meio homem, meio triceratopes. As Tartarugas esbarraram com o professor após serem teleportadas por seres alienígenas na Terra, que lembram muito o famoso chiclete masticado Krang.

O Fugitóide não tem habilidade de luta nenhuma, apenas habilidade em conseguir escapar de diferentes situações.

Karai: mais conhecida pelos brasileiros por conta da penúltima animação das Tartarugas (TMNT), Karai é originalmente a lider do clã do pé no Japão, que vai aos EUA se vingar das Tartarugas. Acaba se envolvendo com Leonardo (entenda como quiser), e é uma espécie de “aliada relutante” dos heróis.

(peço desculpas mas não achei vídeos de gamplays decentes dos personagens em smash up e tournament fighters, respectivamente).

Falar de todos os personagens de games das tartarugas levaria muito tempo, pois os quelônios passaram por várias editoras (Malibu Archie, Image…) e tiveram várias ambientações, desde fiel aos desenhos até ao mais puro massaveio dos anos 90 (com direito a implantes cibernéticos e tudo), mas nada supera as HQs originais, por mais mercenários que os criadores tenham se tornado, conseguiram criar uma obra atemporal, gerando, como já disse diversos produtos, entre eles as action figures mais fodas do mundo (e que eu tenho)!:

Mesmo com bizarrices como um anime em que eles se tornam guerreiros sagrados (sim isso existe!):

E é isso aí, galera! valeu mais uma vez pra quem tem comentado e deixe aí sua lembrança dos games das tartarugas mais amadas do mundo!

no images were found

Escritor frustrado e viúva da Sega, acho que sou o único que gosta dos amigos do Sonic (até mesmo aquele gato estranho do Adventure 2).

Facebook Twitter YouTube 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

17 Comentario(s)

  • Ogro Himself 4 anos atrs

    Quem curte TMNT tem que assistir TURTLES FOREVER, a versão "Crise nas Infinitas Terras" que cruza o desenho clássico com o desenho dos anos 2000 e muitas outras surpresas
    http://www.youtube.com/watch?v=WKWVLmDWYm8

    Ta interinho no youtube

    • Bruno 4 anos atrs

      TURTLES FOREVER é realmente muito bom….qualquer fã das tartarugas vai adorar, principalmente o final.
      A maneira como eles mesclam as tartarugas antigas com as atuais, ficou genial.

    • Me lembra muito Sonic Generations =p

  • Ogro Himself 4 anos atrs

    Ah, e relacionado a quadrinhos, vale lembrar que os personagens são NINJAS-MUTANTES por conta das influencias das HQs mais populares da época: Demolidor (do Frank Miller) e X-Men.

    Isso se ve muito claro nos quadrinhos, a origem das tartarugas homenageia a origem do Demolidor e suas armas eram as que mais apareciam nos HQs (sai e espada da Elektra, nunchaku e bo do Daredevil)

  • Bruno 4 anos atrs

    "We are the Teenage Mutant Ninja Turtles, we strike hard and fade away into the night."

  • Tartarugas com Megazord… Pff! Rs!

  • GabrielVRosa 4 anos atrs

    dessa eu já sabia,a unica coisa que eu acho que faltou,é que (pelo que eu saiba)as tartarugas ninjas da HQ são extremamente mais violentas,o que me traz um certo interesse de ler
    só queria também colocar aqui a abertura do desenho em live action http://www.youtube.com/watch?v=FnfzV26secM

    • Verdade… e faltou dizer que as faixas eram todas da mesma cor…

      Mas até aí acho que são informações que os desenhos falam por si, né? =D

  • Liev ex-Destruidor 4 anos atrs

    Eu Liev o homem que afundou nações com suas proprias mãos me lembro de gostar destes personagens na minha infacia, hoje com uma visão mais critica e com a experiencia das inumeras guerras que lutei considero a franquia fraca e sem sentido

    Os Beat the up das tartarugas ninjas eram muito bons, muito mesmo…engraçado que o Rafael não me parecia tão Badboy lembro que ele era o mais chato das 4

    MIchelangelo e Donatelo eram os mais legais

  • Tohno Shiki 4 anos atrs

    O engraçado que o Splinter é um mestre vingativo, rancoroso nos quadrinhos a razão de cuidar dos quatro inicialmente era pura vingança, sendo que realmente todos os inimigos saiam mortos do combate.

    Ainda bem que não citaram a Venus cara isso era muito errado.

  • Leonardo Leão 4 anos atrs

    O que que foi esse anime das tartarugas, a coisa mais bizarra que eu ja vi.
    Japão tem que por armaduras, transformações, robôs e monstros em tudo…