Fala, galerinha!

Peço desculpas (mais uma vez) pelo atraso da coluna. Agora que estou viajando a trabalho fica mais difícil mesmo…

Mas!

Isso não quer dizer que não esteja empolgado para escrever a coluna, tanto é que irei ampliar o tema: a partir dessa edição, falarei também de adaptações de outros segmentos nos games: animes, séries, tokusatsu, etc… E hoje nós vamos conhecer uma série de crossover que é muito apreciado pelos fãs de tokusatsu: The Great Battle!

Lançado pela Banpresto (hoje parte da Namco/Bandai) em 1990, a série Compati Hero (コンパチヒーロー Konpachi Hiro Shirīzua) passou por quase todos os consoles japoneses. Unindo os grandes nomes da cultura pop nipônica Ultraman, Kamen Rider e Gundam, a série de aventura-ação traz os heróis em SD, uma saída normal de games japoneses.

Mas… mesmo muitos com seus vinte e poucos anos conhecem pouco os personagens que aparecem nesses jogos. Então, motivado pela estréia da coluna no Drink and Play, vou falar um pouco das séries que fazem esse jogo ser tão especial; as três são extremamente cultuadas no Japão e seus games (junto com a série Super Robot Taisen) são ótimos exemplos de crossovers.

Criados nos anos 70, a série Kamen Rider foi criada por Shotaru Shinomori em formato mangá (e você pensando que não teria quadrinhos nessa coluna hoje, hein?). Contando a história de monstro metade homem, metade insetos, os riders ganharam séries de tokusatsus que até hoje são revisitadas (obviamente de forma mais amena que nos mangás).

Os Kamen Riders são divididos em duas “eras”: Shõwa, que engloba os primeiros (e os nossos conhecidos Kamen Rider Black e Black RX) e  Heisei, que dura até hoje. Com o fracasso de Kamen Rider Black RX, os Riders sofreram um hiato de alguns anos, voltando nos anos 90 comKamen Rider Kuuga, revivendo a franquia.

Em 1979, Yoshiuki Tomino lançava o anime Gundam 0079: a série que inaugurava a mega franquia Gundam, e o gênero Real Robots: baseado em grandes conspirações políticas e temas bélicos, a série Gundam se vale da premissa de não saber quem é herói e quem é vilão, não havendo preto e branco, mas sim tons de cinza. Para cada game da série Compati, o Gundam mais famoso era usado, sendo que até as versões medievais figuraram em games da franquia.

Além da série 0079, destacam-se as séries Z, 0080 e Wing, sendo que esta última foi exibida no Brasil. As principais séries Gundam ganharam também adaptações em mangá, e dezenas de jogos (que um dia serão abordados aqui).

Ultraman é o grande ícone do Tokusatsu. Criado em 1966 pelo Tsuburaya Produções, a série conta a história de seres de imenso poder, que variam sua altura de um humano normal para colossos de 30 metros de altura. Ultraman e sua família teve dezenas de outras mídias, desde games até restaurantes temáticos passando, é claro, por séries de anime a mangá.

Os temas de Ultraman podem parecer mais infantis, mas os combates entre os gigantes alienígenas e os monstros da semana sempre cativou uma legião de fãs, seja pelo (d)efeitos especiais, seja pelo carisma dos personagens.

E é isso aí, galera! Espero que vocês tenham curtido essa nova empreitada, pois pretendo falar agora de tudo um pouco…

Até mais pessoas!

Escritor frustrado e viúva da Sega, acho que sou o único que gosta dos amigos do Sonic (até mesmo aquele gato estranho do Adventure 2).

Facebook Twitter YouTube 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

7 Comentario(s)

  • GabrielVRosa 4 anos atrs

    Ultraman e Kamen Rider eram muito fodas
    parece até que fizeram um remake do kamen rider,eu assisti alguns episódios e até que e legal mas não é a mesma coisa

  • rafael taira 4 anos atrs

    aee legal. interessante ver q essa coluna não é só sobre comics do ocidente,mas tbm com coisas do oriente.

    • DioRod 4 anos atrs

      Mano, fala sobre tudo aqui, hehehe

      Se der uma olhada tem de uns mangás…

      • Tohno Shiki 4 anos atrs

        Normalmente RPG's até que legais, jogos de plataformas mais ou menos e muitos jogos de luta de esmaga botão.

        Uma dica Jojo Bizarre Adventure ta fazendo aniversário de 25 anos e teve o relançamento do jogo de luta em HD que é bem técnico e diveritido, após terá a versão All Stars que vai ser para PS3 e Xbox