Olá galera, mais uma Checkpoint no ar, hoje trazendo alguns dos grandes personagens que surgiram nessa geração de consoles.

Estamos em um momento do mercado de games no qual as continuações ocupam boa parte do calendário de lançamentos de jogos AAA.

Com orçamentos milionários, muitas vezes não há espaço para as produtoras arriscarem muito, e uma continuação com personagens já conhecidos pelo público é um caminho de certa maneira mais fácil e conservador. Novos ícones não surgem mais em escala industrial, como já aconteceu em outras épocas.

Apesar de tudo, temos grandes personagens que surgiram na atual geração, e a seguir você confere alguns deles:


5º – Big Daddy (Bioshock)

Big Daddy

Não por acaso, este personagem estampa a capa dos dois jogos da franquia Bioshock, roubando a cena do protagonista do primeiro jogo, que atravessa o game de forma praticamente anônima. O protagonista Jack confronta em muitos momentos a figura quase onipresente e ameaçadora dos Big Daddies, que imprimem um poder de intimidação sobre o jogador como poucos personagens fazem.

Tem um poder enorme e grande resistência, o que demanda estratégia por parte do jogador na hora de iniciar o confronto. Apesar desse inimigo só reagir quando uma Little Sister é atacada, a tensão ao simplesmente avistar essas figuras estranhas, sempre vestidas em uma espécie de armadura em forma de traje de mergulho, é grande o suficiente para colocá-las no rol dos grandes antagonistas da geração.

O sucesso do personagem foi tão grande que na sequência Bioshock 2, o jogador assume o papel de um Big Daddy, embora esse fato não torne os duelos contra outros Big Daddies tão fáceis quando possa parecer.


4º – Nathan Drake (Uncharted)

Nathan Drake

Uncharted é uma das maiores franquias do Playstation 3, e o protagonista Nathan Drake é um dos elementos responsáveis por esse sucesso.

Apesar de lembrar o personagem Indiana Jones e até mesmo Lara Croft, de Tomb Raider, características como a calma e o senso de humor conferem uma personalidade cativante à Drake, que hoje é tido de certa forma como um dos “mascotes” da Sony, assim como o Crash Bandicoot (outro personagem da Naughty Dog, desenvolvedora do jogo) foi um dia.

Com muita exploração, ação na medida certa, gráficos impressionantes e momentos cinematográficos, as aventuras de Nathan Drake são uma excelente pedida para os proprietários do PS3.


3º – Dominic Santiago (Gears of War)

Dom Santiago

Uma das franquias de maior sucesso do Xbox 360, Gears of War é um exemplo de uma história que começa razoável, mas que se torna muito boa com o passar dos jogos, além de terminar no momento certo.

Apesar de Marcus Fenix, personagem principal da franquia, também ter os seus dilemas, é o Dom que provoca os maiores sentimentos no jogador durante a saga. Esse personagem vê o seu mundo desabar à medida em que a guerra contra os Locusts avança, mas mantém a serenidade e o apoio que Marcus e os seus companheiros precisam para dar uma esperança de futuro aos humanos, mesmo que isso tenha que ser levado às últimas consequências.


2º – Travis Touchdown (No More Heroes)

Suda 51, criador de No More Heroes, sabe como poucos criar personagens carismáticos. Travis, uma das suas criações, é um otaku desempregado, que compra uma katana a la lightsaber na internet e resolve entrar em um torneio de assassinos para ganhar grana e respeito.

Mesmo após começar em sua nova “profissão”, o nosso amigo não está livre de se sujeitar a sub-empregos em Santa Destroy, com a finalidade de galgar posições cada vez melhores no ranking de assassinos. Como o apartamento do Travis serve como safehouse (os saves são feitos na privada), o jogador observa todos os costumes, gostos e manias do protagonista, e a sua evidente personalidade desleixada acaba causando uma grande empatia.

Mas é durante as lutas contra os chefes do jogo que todo o carisma de Travis aparece, com o seu grande senso de humor e muitas tiradas. É o tipo de jogo em que você corre pra fazer tudo só pra ver as próximas cutscenes e os gameplays absurdos e variados de cada boss.

Apesar do jogo muitas vezes passar a impressão de ser mal acabado, com falhas em gráficos, no frame rate e com alguns bugs de colisão meio chatos, o mundo e os personagens (principalmente Travis) criados por Suda 51 levam o jogador com satisfação até o fim do game.


1º – GlaDOS (Portal)

GlaDOS

Portal pode parecer um jogo despretensioso em um primeiro momento. Mas a reviravolta e os detalhes que vão sendo adicionados ao longo da trama o tornam um jogo incrivelmente denso para as suas poucas horas de jogo. A maior responsável por isso é GlaDOS, uma inteligência artificial que tem total controle sobre as instalações de teste da Aperture Science, local de onde a protagonista Chell tenta escapar.

Durante o jogo, é possível notar falhas, contradições e mentiras nos momentos em que GlaDOS entra em contato com Chell. Quanto mais o jogador progride, a inteligência artificial se mostra mais cínica e sinistra, transformando o ambiente que antes era tranquilo e cordial em uma luta infernal pela sobrevivência.

Portal é um jogo inesquecível em vários aspectos, seja pelos detalhes (é possível ver referências à Half-Life em alguns locais), pela jogabilidade única ou pelos puzzles bem elaborados. Mas GlaDOS rouba a cena como vilã, se tornando inclusive inspiração para Hollywood, como em Controle Absoluto por exemplo, onde o inimigo é uma IA com as mesmas características da criação da Aperture Science.

Findada a lista, vale uma menção para Shepard, de Mass Effect. Como este personagem pode possuir características muito distintas (inclusive o sexo), variando muito conforme a personalidade do jogador ou do andamento que se quer dar à trama, decidi não arrolar ele na lista, mas isso não o torna menos importante.

Hoje vou encerrando por aqui, como já é de praxe gostaria de pedir que a lista fosse completada nos comentários. Um abraço e até a próxima!

 

Marcos Henrique

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

21 Comentario(s)

  • GabrielVRosa 4 anos atrs

    já que são personagens um dos mais legais na minha opinião é o dark knight do dark souls,um dos personagens mais icônicos do game,apesar de não ser um e sim vários
    outro que não sei se conta mas é foda é o john marston do red dead,um dos personagens mais legais pra mim da nova geração

  • kim_martins 4 anos atrs

    Eu incluiria aí o Ezio Auditore e o Sheppard.

    • GabrielVRosa 4 anos atrs

      gosto mais do altir apesar que o ezio é mais carismático

      • kim_martins 4 anos atrs

        Também prefiro o Altair! Hahaha
        Mas como um "Grande personagem da geração atual" penso que o Ezio seja mais indicado ao prêmio =)

      • O Ezio é mais legal que o Altair, até vemos toda a vida do mulherengo, desde um jovem movido a vingança a um velho sábio que prefere seguir com a sua vida que a ter destruida por muito poder.

  • Sério, tava engatilhado o "Cadê a GLaDOS?" no meu teclado… Ela com certeza está no topo do topo da lista (corretamente colocado por você).

    Quanto aos outros, acho que pro personagem ser "um grande personagem da geração atual", você tem que olhar pra ele, reconhecer e sentir que ele é querido mesmo que você nem conheça o jogo direito e, cara, nunca ouvi falar nesse tal de Travis mas mesmo nunca ter se quer visto alguém jogando Uncharted ao vivo, eu posso dizer que conheço bem e admiro o Nathan Drake. O mesmo vale pro Big Daddy ou o John Marston (citado pelo VNavi).

    Relativo ao argumento sobre o Shepard, acho sustentável, mas acredito que mesmo sendo John Shepard ou FemShep, sendo renegade ou paragon, você só precisa ver aquele "N7" no peito e você sabe que aquele(a) é o(a) Shepard Badass que vai chutar bundas de qualquer Reaper.

    Minhas adições a lista seriam:

    – Kratos – sei que ele nasceu na geração anterior, mas ninguém teve coragem de parar ele ainda;

    – Ezio ou Altair – como eu ainda não comecei a jogar AC, não sei diferenciar muito um do outro, mas se vejo um, sei que é "aquele cara foda do AC";

    – Heavy Weapons Guy – é difícil escolher um personagem de Team Fortress 2, todos tem muita carisma, mas como sendo o Heavy o cara que tá sempre lá e tá sempre em todo lugar, acho merecido pra ele;

    – Dovahkin – esse eu acho que vai bem no sentido oposto do que você falou, porque o dovahkin em sí tem personalidade zero (só quem se casou no jogo pra poder ver a expressão de felicidade no rosto dele), mas quando você o vê, aquela música começa a tocar na sua cabeça, você lembra as aventuras que passou, você sente aquele calor subindo a garganta e aquela vontade de berrar FUS RO DAH!
    [música continua tocando]

    • Marcos Henrique 4 anos atrs

      Pois é, o fato de No More Heroes ter sido lançado originalmente no Wii pesa na questão de popularidade do personagem, mas isso de maneira nenhuma tira o mérito dele. Sobre o Ezio, também o considero um grande personagem, só que como eu ainda não terminei nem o Assassins Creed 2, não tinha embasamento suficiente pra emitir uma opinião definida sobre ele (e também não quis me afundar em spoilers pra isso, hehe). Mas com certeza ele é um dos maiores também.

      • Poisé, em princípio achei que não tivesse sentido, mas fui buscar na memória e realmente não lembro de nenhum personagem que apareceu no wii e seja memorável pra mim, a culpa deve ser mais por causa da plataforma do que dos personagens em sí…

    • GabrielVRosa 4 anos atrs

      Hey listen
      a diferença básica entre o altair e o ezio sem dar spoilers é que o altair é mais fodão e também mais "rustico"
      enquanto o Ezio é mais carismático e é mais "moderno"

  • Mestre chefe você cosniderou da geração passada?

  • peron_ 4 anos atrs

    Excelente lista! Só não conheço bem esse cara de Gears pois joguei apenas o primeiro.

    Concordo totalmente com o que você disso do Big Daddy. Aí vem a equipe da Irrational e coloca BOOKER na capa de BS Infinite, pqp! Posso estar me precopitando, mas Song Bird e Elizabeth são muito mais dignos de estampara a capa.

    Se fosse um top 10, dava pra incluir fácil Ezio Auditore, John Marston (RDR) e Sully (Uncharted). Aliás, a maioria dos personagens de Uncharted é muito carismática.

  • Ah, tem o Isaac do Dead Space, mas acho que ele fica lá pelo final da lista…

  • rodit 4 anos atrs

    ótimo tema! roubei. parabéns pela matéria!

  • safomatetor 4 anos atrs

    Ahh, mais do que justo ser a GladOS, se essa não for um dos personagens mais marcantes de todos os tempos. É incrível como ao mesmo tempo que você odeia ela pelas barbaridades que ela te fala (sua gorda O:) você adora ouvir aquela voz sarcástica, pelo menos eu adoro, meu padrão de inteligencia artificial é a GladOS, se for próximo é bom presta se não P: é shit

  • Eu amo a Glados. Sério. De coração. Não consigo sentir ódio por ela…

  • Bigode Himura 4 anos atrs

    Sei que essa é uma lista pessoal do Marcos Henrique, mas eu acho que ele deveria ter colocado o John Marston entre os primeiros da lista.

    • nao acho ele com mai expressão do q os 5 q ele citou…
      a lista continua nos comentarios… é só complementar =P

  • LesmaPsicotica 4 anos atrs

    i'm commander shepard, and this is my favorite List on Fênix Down. :D

    Realmente, como o pessoal citou ai em cima, John Marston seria um bom personagem pra colocar na lista.