Olá moçada, mais uma Checkpoint no ar, hoje trazendo algumas das fases mais difíceis do mundo dos games. Uma das características dos jogos algumas gerações atrás consistia no uso da dificuldade como forma de dar longevidade ao jogo.

Games com poucas horas de gameplay levavam um tempo enorme para serem concluídos devido a esse fator, que pode ser visualizado nos itens a seguir:


5º – Battletoads in Battlemaniacs – Stage 5 (SNES)

[youtube id=”WqLb9OreTxw” width=”600″ height=”350″]

Battletoads é uma série que é conhecida por sua dificuldade insana. Poucos foram aqueles que conseguiram terminar algum desses jogos sem fazer uso de emuladores e suas facilidades. Mas essa fase em questão é de fazer qualquer um jogar o controle na parede.

Você anda por trilhos em uma especie de guidão e tem que apertar o direcional na direção do trilho, sendo que se você demorar um mínimo de tempo pra reagir às mudanças do percurso, um inimigo que o persegue com uma serra irá fatiá-lo, tirando uma vida do jogador.

Além disso, vários obstáculos no trajeto tornam a tarefa ainda mais difícil.


4º – TMNT – Water Dam (NES)
 [youtube id=”DqfRus5ePmI” width=”600″ height=”350″]

Fases de água costumam ser mais difíceis que a média. Dentro desse paradigma, os programadores capricharam nessa fase do jogo das Tartarugas Ninja.

Além de ter um limite de tempo irrisório, o jogador tem que desativar 8 bombas espalhadas pelo cenário tomando bastante cuidado para não definhar em uma das muitas armadilhas que por lá estão.


3º – Contra – Waterfall (NES)

[youtube id=”9GNf1ILH_ZA” width=”600″ height=”350″]

Contra também é mais um daqueles jogos que fizeram fama pela sua dificuldade absurda.

Nesse stage, a progressão é vertical, e além de se preocupar em desviar de inúmeras balas, bombas, armadilhas e inimigos, é necessário ter cuidado para não cair em nenhum buraco ocasionado pelo scroll da tela.

No modo dois jogadores a coisa se complica ainda mais, já que é preciso ter uma certa coordenação na hora de avançar de modo a não deixar o seu colega em maus lençóis.


2º – Donkey Kong Country 2 – Bramble Scramble (SNES)

[youtube id=”IAkuE7d4tIw” width=”600″ height=”350″]
Apesar de o nível de dificuldade dessa série ser bem mais ameno em relação à vários títulos da geração anterior, os jogos dessa franquia não são tão fáceis quanto possam sugerir.

Há inúmeras fases de dificuldade elevada, e uma delas em particular se tornou icônica. Nesse estágio, o jogador percorre um cenário cercado de espinhos por todos os lados, e dispõe de poucos locais seguros para se locomover, como cordas e tábuas de madeira.

Do meio em diante, o jogador assume o controle do papagaio e as coisas se complicam ainda mais, já que o controle dele é mais instável e inúmeros inimigos, como vespas e libélulas infestam o cenário, que já é letal por si só por conta dos espinhos.

Destaque para a música Stickerbrush Symphony, que é uma das melhores músicas de games de todos os tempos.


1º – Super Mario World – Tubular (SNES)

[youtube id=”7XjWuogOOfc” width=”600″ height=”350″]
Super Mario World é o jogo mais icônico do SNES. Apesar de ser possível terminá-lo em meia hora ou menos, o grande desafio do jogo é completar as 96 saídas de fase.

Para tanto, é necessário passar pelos Special Stages, e Tubular é um deles. Essa fase simplesmente tira o porto seguro do jogador, ou seja, o chão.

O progresso é feito com o item que transforma o Mario em balão (que por sinal tem duração limitada) e além de se preocupar em desviar dos inúmeros inimigos e projéteis, o jogador tem que ficar de olho no próximo balão para não morrer prematuramente.

Conciliar essas duas coisas é de uma dificuldade que destoa do resto do game e deixa essa fase marcada como a mais difícil do jogo.

Por hoje é só, até a próxima pessoal! Como só volto daqui a 15 dias, desde já desejo um Feliz Natal e Ano Novo a todos!

Marcos Henrique

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

5 Comentario(s)

  • safomatetor 4 anos atrs

    Tubular, ah mas como era dificil isso, mas era muito dificil, a e eu orgulhosamente já completei as 96 fases, aparece uma estrelinha do lado do 96 na tela inicial *.*, me lembro até hoje de sair correndo pela casa gritando de felicidade,
    ah do DK2 eu não me recordo de achar ela tão difícil assim, mas eu nunca tinha ido naquela parte secreta la que ele pega a aranha xD
    E o Battletoads eu nunca nem cheguei nessa fase ai q mostra no video.
    Nunca passei do da moto.

  • peron_ 4 anos atrs

    Bramble Scramble destoou aí. Comparada com as outras da lista, é um passeio no parque =P

  • LesmaPsicotica 4 anos atrs

    Como eu odiava a fase Tubular do Mario. Eu nunca consigo controlar direito o "Mario Balão", e o fato da fase não ter chão só me deixava mais puto.

  • Tubular! Ah Tubular, achava que só eu tinha pesadelos com essa fase… Que inferno, confesso aqui sem nenhum orgulho que NUNCA consegui passar essa fase!

  • Pocket Vin Diesel 4 anos atrs

    Ah como eu passava raiva com Battletoads……nunca zerei!!!!