“Adeus, ano velho…” “Feliz Ano-Novo… ” “Hiroshimaa… “Nagasaki…” (moradores de Osasco entenderão).

E aí, amiguinhos! Última Gamics do ano, e mais pro fim do post vocês verão que será a última coluna nesse formato. E para marcar um ano bem corrido, vou faltar com a palavra e falar novamente de Rockman, mas não só do robozinho azul…

Todo mundo sabe que sou uma viúva da Sega. Isso não é novidade pra ninguém (é só ler minha bio, pô!) mas devo admitir que temos muita coisa ruim relacionada ao maior mascote da empresa japonesa Sega. Entre animes e cartoons de gosto duvidoso, a Archie Comics (editora americana de quadrinhos) maltratou o ouriço mais famoso do mundo por uns boons anos, mas encontrando redenção nos últimos anos.

Sim, meus amigos, vamos falar sobre as HQs americanas de Rockman e também sobre as séries de Sonic da Archie Comics, Mas antes vamos conhecer um pouco sobre a editora:

 

Fundada em 1939 (O__O), a editora Archie Comics tem sede em Nova York. Aqui entra uma questão interessante: na data de sua “fundação” a editora não tinha esse nome, mas sim foi o nome do personagem de maior sucesso da editora: Archie. Isso aconteceu com a DC Comics, por exemplo- apesar de muitos falarem que ela existe dede os ano 30, a casa de Batman, Superman e cia foi a união de duas editoras que tinham na época.

A temática das HQs de Archie lembravam o que tivemos recentemente com a Tina (do Maurício de Sousa): histórias voltadas para adolescentes, falando do dia-a-dia dos jovens: amor, drogas e sexo (obviamente esse nicho foi explorado mais recentemente, pois nos conservadores anos 30 a 50 as histórias eram diferentes).

 

Desde os anos 90 (mais precisamente em 1993), a editora detém os direitos de Sonic, e se você acha que a Sonic Team fez mal para o ouriço azul, você não viu nada.

Aqui dou meu braço a torcer: a Sega jogou seu personagem na lama! Claro que nos anos 90 tudo foi mais “massaveio” (nem queiram saber o que aconteceu com as Tartarugas Ninja), mas o que fizeram com o Sonic chega a beirar o inacreditável! Desde trazer personagens dos (horríveis) cartoons do ouriço até personagens “originais”, o mundo de Moebius (onde se passam as histórias) tem muito mais amigo bizarro que todos os jogos do personagem juntos!

no images were found

Felizmente, mais recentemente as HQs melhoraram muito em qualidade. Mas confesso, sério, que não tenho coragem de ler essas histórias… Nunca tive coragem de ler nada da Archie, na verdade.

Até esse anúncio:

Em 2010 a editora lança a HQ Megaman, sendo mais uma investida da Capcom tentando trazer o nosso robozinho azul para as HQs- muito bem trabalhadas no Japão que nos EUA, diga-se de passagem.

A revista reconta a história de Rock, Roll e cia, com ótimas referências aos games, além de bons personagens novos, como Quake Woman. A história que conta como Blues (sim, eles usam os nomes originais como “identidade secreta”) se tornou Protoman. Como falei no podcast sobre Rockman aqui no Fenix Down, ele é uma das “fontes que divergem”, onde mostra que a história do 1 e do 2 acontecem praticamente ao mesmo tempo.  Estou acompanhando por scan (infelizmente não manjo de inglês pra ler as HQs) e posso dizer que é muito divertido mesmo, bem respeitoso com a “mitologia” do personagem.

no images were found

Mas o golpe de misericórdia para este que vos fala veio há uns dois meses:

O que pra muitos poderia ser no mínimo improvável, a Archie Comics o fez: um encontro, um  crossover que (infelizmente) nunca aconteceu nos games: um encontro entre desses dois ícones dos games!

Pouco sabemos ainda sobre a trama, que irá intercalar entre as duas revistas da editora, por doze edições. Tudo leva a crer que começara com uma porradaria entre os personagens e depois eles se unem para enfrentar os doutores Eggman e Willy.

no images were found

Estou bem ansioso para a história, principalmente vendo os paralelos: Forte/Shadow, Blues/Knuckles… Tem tudo para ser muito, mas muito divertido…

Se não cagarem no pau como na HQ nacional de Megaman!

Bom galera, e por hoje é só! Agora deixa eu explicar sobre a Gamics…

Bom, sei que nas minhas últimas colunas tenho deixado um pouco a desejar… eu também não curto muito isso, acreditem… Por conta do nascimento do meu filho (que vai ser no fim de Fevereiro) e outras atribuições que sugam minha alma e animação, não tenho conseguido entregar para vocês o material que eu queria. De toda forma, venho aqui para informar que a Gamics vai entrar em um recesso: vou reformular a coluna, talvez com algo mais legalzinho, mais elaborado, mas ainda não sei direito o que fazer (mas estou com vários planos)…

Então assim, pessoas: não é um hiato : é apenas um recesso. Fora que se o Diego e o Fernando precisarem sabem que estou aqui pra isso, hehehhe…

Até a volta, pessoas (ou não =P)!

Escritor frustrado e viúva da Sega, acho que sou o único que gosta dos amigos do Sonic (até mesmo aquele gato estranho do Adventure 2).

Facebook Twitter YouTube 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

8 Comentario(s)

  • GabrielVRosa 4 anos atrs

    Vou dizer uma coisa,talvez seja apedrejado pelo diorod mas tudo bem,ao mesmo tempo que a HQ tem tudo pra ser foda,ela tem tudo pra ficar galhofa também
    Eu acho que se essa HQ não for bem trabalhada as chances da história ficar confusa são bem grandes,sem falar que estou interessado em saber qual é a desculpa que eles usaram pra juntar os dois personagens,não estou pedindo uma desculpa mega elaborada mas melhor do que tipo os dois estavam andando,esbarraram um no outro e começaram a lutar(mas acho que eles não vão fazer uma parada tão paia como essa,eu espero)
    Nunca conheci essa editora mas pelo que o diorod disse a chance de ficarnuma parada legal é grande,mas mesmo assim existe a possibilidade de ficar galhofado ou alguma coisa paia(não me leve a mal eu sempre acho que existe,principalmente em um crossover,a menos que seja nos games,mas mesmo assim existe a possibilidade,falando nisso achei estranho o diorod não falar do SF x Megaman,que pra mim vai ficar foda)
    De qualquer forma achei legal cara,você disse que a gente nunca viu esse crossover nos games mas uma das capas aí parece uma tela de seleção de um jogo de luta,vai ver é só uma referencia,mas vai ver que… :P
    Parabéns diorod pelo filho,e feliz ano novo pra você também ,continue com gamics ae =]

  • Ae Diorod, apesar de nunca comentar, curto bastante a gamics. Espero que depois da pausa volte com tudo no próximo ano.
    Parabéns pelo filhão que chega e feliz ano novo pra ti tbm!

    Quanto ao post, não conhecia o trabalho da Archie comics, acho foi bom não ter conhecido. Muito tosco o que fizeram com o Sonic…
    A HQ do Megaman parece bacaninha, mas fiquei maluco quando soube desse crossover com o Sonic. A idéia apesar de maluca tem bastante potencial. Acho difícil fazerem pior que as HQs brasileiras XD, mas vamos ver. 2012 marca o ano dos Crossovers do Azulzinho X Sonic e agora X Street Fighter (que tá MUITo massa!).^^

  • Luis Felipe 4 anos atrs

    Podia ser crossover com algum outro personagem, além do Sonic (e seus amigos) não terem nada a ver com Rockman, o Sonic estraga qualquer coisa.

  • Luis Felipe 4 anos atrs

    E eu acho que devia ter uma coluna no Fenixdown falando só sobre o Rockman.

  • DioRod maldito que está me deixando com Hype pra esse crossover que vai ser uma merda! hahahhaha

  • Hiato?
    HIATO!!!

    Anyway, o que você falou é tudo verdade, se a SEGA jogou o Sonic na lama, a Archie cagou em cima. Mas quando começou a saga Adventure, eles mudaram os desenhistas e roteiristas e a coisa ficou muito boa.
    Aí, caso você queira fugir dos fantasmas do passado, recomendo começar a leitura lá pela edição 180, principalmente se for fã do Robotinik.
    Enfim, também quererei muito ler esse crossover =D

    No mais, bom hia…recesso e boa sorte com a chegada do diorodinho.