Como comentamos no terceiro episódio do nosso podcast, uma das novidades da Season 3 foi o Sistema de Ligas, que substituiu o antigo sistema de Elo e tem motivado muita gente a se arriscar nas partidas ranqueadas. Mas será que você está realmente pronto para isso?

Estou preparado para partidas ranqueadas?
Acho que todos os jogadores dispostos a ingressar nessa modalidade devem se fazer tal pergunta, assim evitando a frustração, sua e dos demais jogadores que eventualmente caírem em sua equipe.

Talvez soe arrogante e elitista, mas acredito que a grande maioria dos jogadores que recentemente chegaram ao Nível 30 não está preparada para jogar partidas ranqueadas. Mas por quê?

Na minha opinião, não tem muito a ver com a habilidade de jogo, mas sim com a falta de conhecimento. Isso porque há uma grande probabilidade de que esse jogador só tenha jogado partidas descompromissadas, sem nenhuma estrutura ou estratégia. Em resumo, cada jogador escolhe um campeão que o agrade e joga, sem pensar em composição, role, etc.

Obviamente não há problema nenhum em jogar assim, contanto que você e os outros jogadores se divirtam. Porém se você passar desse tipo de jogo para partidas ranqueadas, se surpreenderá com um cenário desconhecido e, pior, ninguém terá paciência pra lhe ensinar.

Sendo assim, o objetivo deste artigo é te dar um pequeno direcionamento antes de ingressar nas ranqueadas.

Pré-requisitos do próprio jogo
Partidas ranqueadas lhe serão habilitas desde que você cumpra com apenas dois requisitos:

  • Ter nível de jogador 30
    Todos os jogadores estarão em pé de igualdade em termos de Runas, Talentos e Feitiços.
  • Possuir 16 campeões
    Campeões disponíveis na rotação gratuita semanal não contam, já que em partidas ranqueadas só se pode jogar com campeões de fato obtidos. Dezesseis é um numero mínimo, pois na pior das hipóteses você terá ao menos um campeão para escolher (3 banimentos de cada time + 9 outros jogadores = 15).

Com apenas isso você estará apto a jogar partidas ranqueadas, mas eu sugiro que leve em conta as sugestões a seguir:

Metagame
É muito frustrante quando alguém pergunta se ninguém vai tankar ou chama o jogador de Soraka de noob por ter farmado apenas 6 minions – comentários que um jogador habituado com o metagame vigente não faria. Conheça o metagame e as roles, além dos campeões viáveis em cada uma delas, os counterpicks, etc.

Ninguém espera que você saiba tudo, até porque o metagame está em constante mudança e estratégias novas surgem a todo momento, mas você deve conhecer ao menos o básico, até mesmo para poder inovar no futuro.

Roles
Se você alcançou o nível 30 de jogador, provavelmente tem alguma role de preferência e por conseqüência jogue melhor nela, mas para jogar partidas ranqueadas é esperado que você saiba jogar em outras também. Além da sua role principal, é bom que você saiba jogar em pelo menos mais duas. Claro que não é necessário ser tão bom nelas quanto na especializada, mas tem que saber se virar.

É bom que você domine pelo menos quatro campeões de cada role em que você jogar. É recomendável também que você conheça todos os seus prováveis oponentes, além dos counterpicks.

Neste ponto vale frisar que dominar um campeão não se trata somente de fazer largos placares jogando com ele. Você tem que saber farmar, se posicionar, assumir a postura certa, etc… Não adianta de nada em um jogo fazer 16/3 e no outro perder completamente sua lane por não saber farmar sob pressão.

Os counterpicks são importantes, principalmente nas lanes que são bem mais suscetíveis a ele – top e mid. Recomendo que você não se apegue muito a counters, mas que tenha um conhecimento básico de como lidar com um campeão que tem vantagem sobre o seu.

Campeões
O jogo exige que você possua 16 Campeões, mas para jogar partidas ranqueadas com tranquilidade sugiro que tenha ao menos o dobro disso. Além dos Campeões das suas próprias roles, é recomendável ter uma boa variedade para fazer possíveis trocas com seus colegas de equipe. O oponente só pode banir campeões que algum jogador do seu time possua, por isso sugiro também que possua alguns Campeões Top Tier, mesmo que você não pretenda jogar com eles, isso atrairá banimentos que serão muito valiosos para o seu time.

Runas e Talentos
Ok, você já tem campeões em número suficiente e conhece bem as suas roles, obviamente não poderiam faltar as páginas de runas e talentos apropriadas.

Runas são caras, no entanto indispensáveis. Claro que você não precisa de uma página específica para cada Campeão que jogar, mas tenha no mínimo uma pra cada role. No entanto não se esqueça que algumas roles, como o Solo Top, por exemplo, variam muito de tipo de Campeão, então provavelmente você precisará de mais de uma pagina.

Páginas de talentos são mais simples, já que não se gasta mais do que tempo pra fazê-las, mas são tão essenciais quanto as páginas de runas.

Comunicação
League of Legends é um jogo de equipe e uma das coisas mais essenciais para se jogar em equipe é a comunicação. Seja por Skype com seus colegas, seja por texto com estranhos, comunique-se sempre que necessário. Não deixe de usar os pings (ainda mais agora que a Riot ampliará a variedade), eles são fáceis e rápidos. Também não se esqueça de chamar MIA (Miss in Action) quando seus oponentes deixarem a lane.

Comportamento

Esse tópico é o principal e talvez sirva para jogar em qualquer nível e modalidade, afinal todos nós devemos nos comportar bem.

  • Respeite a ordem de picks
    A Riot desenvolveu os picks para que eles sejam feitos respeitando a ordem classificatória. Ou seja, o jogador com maior pontuação no ranking terá prioridade na escolha da role. Quando começarem os Bans e Picks, escreva para os seus companheiros qual role você prefere e em quais mais pode jogar. Obviamente quanto menor for seu tier, divisão e classificação, menor será sua prioridade na escolha. Respeite isso e jogue na role que sobrar pra você.
  • Não xingue
    Eu sei que às vezes é difícil, mas descarregar suas frustrações nos outros jogadores não te ajudará a vencer e ainda pode te render alguns reports, o que não é nada bom. Fora que xingar demais acaba virando um hábito que resultará em banimentos.
  • Assuma seu erro
    Todo mundo erra. Quando você errar, assuma isso para seu time, peça desculpas e prossiga com seu jogo. Isso pode evitar um mal estar na equipe, o que muitas vezes é fatal.
  • Teamplay
    League of Legends é um jogo em equipe, não se esqueça disso. Coloque-se no seu lugar e não seja egoísta. Não reclame de KS (kill steal) , principalmente se quem pegou a Kill foi um dos Carriers, já que essa é a função deles.Não seja individualista nem rebelde. Se o seu time inteiro foi fazer o Baron, vá junto, mesmo que isso pareça uma ideia ruim.
  • Não seja insolente
    Aceite o fato de que encontrará jogadores mais experientes que você. Quando alguém lhe sugerir que faça algo (mesmo que de maneira não muito cordial) tente entender o porquê em vez responder agressivamente. Às vezes o cara está te dando uma dica valiosa que vai ser útil pro seu repertório de jogadas.Se a sugestão (ou ordem) lhe parecer estranha e sem sentido, pergunte o motivo daquilo. Não tenha vergonha.

Ainda não estou preparado…
Você leu até esse ponto e concluiu que ainda não está preparado. Mas o que fazer pra agilizar esse processo?

  • Pratique no Draft Pick
    Deixe o Blind Pick de lado e comece a jogar Draft Pick, que segue basicamente a mesma dinâmica que as partidas ranqueadas, mas sem arriscar a sua pontuação (e a de ninguém).Como nessa modalidade menos coisas estão em jogo, a partida tende a ter menos tensão. O que, convenhamos, facilita as coisas.Além do mais, o modo Draft Pick te ajudará a entender melhor o jogo de uma maneira geral, já que ele tende a ser muito mais organizado que o Blind Pick, onde na prática cada um acaba escolhendo o Campeão que quer sem se preocupar com composição, role, etc…Também é um bom lugar para você praticar com algum campeão com que ainda se sente inseguro jogando.
  • Leia
    Hoje em dia existem alguns sites que têm um bom acervo de textos explorando conceitos do jogo, tutoriais, dicas e esclarecimentos. Infelizmente a maioria esmagadora se encontra em inglês, o que pode ser um problema caso você não domine a língua. No entanto nós do Last Hit procuraremos produzir material de qualidade nessa área. Aguarde.
  • Assista
    Uma boa forma de aprender sobre o jogo é acompanhar streams de jogadores profissionais e de campeonatos. Divulgamos alguns campeonatos na nossa fanpage, não deixe de curti-la.
  • Jogue
    Por fim e mais importante, continue sempre jogando. Por menos talentoso que você possa ser, a melhor maneira de aprender é praticando.

Host do Last Hit, atração sobre League of Legends do Fênix Down. Videos, podcasts e futuramente muito mais.

Facebook Twitter 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

42 Comentario(s)

  • safomatetor 3 anos atrs

    Poxa ficou bem complexto, tem muita gente que mal entende como funciona isso ainda, seria legal uma postada la no forum BR de league of legends em, a galera curtir.

  • Heitor Polidoro 3 anos atrs

    Muito bom! E eu embora tenha apenas 16 campeões, já me aventurei nas rankeadas e estou 100%!!
    Foram duas partidas, mas o que interessa é a estatística. XD

    • Só isso, Heitor? Como você consegue? E o Marcio? Já comprou algum outro campeão que não o pantheon?

      • GabrielVRosa 3 anos atrs

        provavelmente não xD
        não sei como ele consegue,não consigo ficar muito tempo jogando com o mesmo campeão(mesmo gostando de jogar com ele)

        • Heitor Polidoro 3 anos atrs

          Eu também não, exceto o Karthus que é sempre uma diversão extra dar triplo kill depois de morto, hehehe. Mas ninguém me da honra e os oponente só me xingam "Ult fdp"… #xatiado XD

      • Heitor Polidoro 3 anos atrs

        É ruim dele jogar com outro, o que dirá comprar!

        Eu fico com medo de jogar ranked, é muita pressão XD. Dei sorte de nas 2 eu poder jogar com campeões que gosto (Karthus e Sona), mas ando treinando com outros no normalzão. De qualquer forma estou num time que está faltando apenas 1, ai dá mais coragem.

        ps: A gente que é jacú ou não da pra montar um time de 3 ou com 4 jogadores pra jogar 5×5 na ranked? Como nos modos não-ranked.

        • Não. Ranked só joga solo, 2 jogadores ou 5 jogadores. No caso de 5 jogadores inclusive vc é obrigado a montar um time.

          • Heitor Polidoro 3 anos atrs

            Suspeitei desde o princípio

        • GabrielVRosa 3 anos atrs

          quando chegar nivel 30 talvez a gente conversa :P

  • GabrielVRosa 3 anos atrs

    Muito bom o texto,vai ajudar muito o pessoal que ta em duvida e provavelmente evitar possíveis noobadas
    tipo mês passado meu amigo foi jogar ranked,e ele não é novo nisso,ele caiu com um time que não sabia o que era ADC e não tinha jungler no time,não preciso falar mais nada né ?
    Eu mesmo não jogaria ranked até conseguir uma certa experiencia,ainda acho que sou muito ruim xP

    • O ideal é mesmo chegando ao lvl 30, ainda não se arriscar nas ranqueadas. Pratica na draft primeiro. Aprenda a jogar em umas 3 roles, depois vá pra ranqueada. No caso de vc ter um time organizadinho não precisa aprender 3 roles, uma só tá bom.

  • Excelente artigo, que me lembrou uma história pra contar.
    Estava eu um dia jogando Ranked, e um sujeito(que era o last pick) se recusou a jogar de suporte, pegou qualquer outra coisa e disse que em lugar algum do Código do Invocador ele era obrigado a jogar de Suporte.

    O Código do Invocador diz o seguinte sobre os picks:
    "Se você for o último a escolher, tente preencher uma função na equipe que ainda não foi preenchida."

    Eu colei isso pra ele durante a partida e a resposta foi: "Ah, mas o código diz TENTE, não me manda fazer!"
    Eu não tentei discutir, visto que não ia conseguir uma discussão racional com esse tipo de pessoa, mas fica aqui um recado pra esclarecer algo que devia ser óbvio:
    Quando vc cria a sua conta do League of Legends, vc CONCORDA em seguir as regras do Código do Invocador. Então, apesar de estar escrito "tente", interprete como DEVE, afinal você concordou com aquilo por todo o seu tempo de jogo.

    E eu sei que 90% das pessoas passam direto por isso sem ler, então dou aquela sugerida pra que leiam, se informem, pq não só sendo reportado você pode ser banido, mas também por reportar outras pessoas sem um motivo legítimo.

    Seja um bom jogador não só na habilidade, mas também na educação e modos.

  • O brabo das draft pick é que são 5 minutos de espera e tem muito mais quiters que o normalzão, só não ganha dos ARAMs, nego quita freneticamente lá, não dá pra entender pq os caras vão num negócio random se caso fiquem desgostosos com o que cair pra eles, irão quitar.

    • Eu jogo bastante draft e não tem tanto quitter assim. Vai ver é o nível que você tá.

      • Quando eu joguei eu era 26 ou 27 acho…lembro que nego quitou umas 2x, daí como leva 5 min pra sair a partida, já viu né.

        • Não vou mentir pra você, as vezes rola sim, já cheguei a tomar uns 3 quits seguidos, mas hoje em dia é mais raro. Infelizmente ainda rola.

  • Belo texto, Kazz. o/

  • safomatetor 3 anos atrs

    Então galera, criei um grupo la no league of legends chamado Fenixdown, vamos nos encontrar la, todo mundo do site que joga, da pra dar uma brincada, encontrar gente pra completar times nos normalzão da vida, porque todo mundo quer a first win ne.

    Ai quando vocês entrarem colocar para abrir automaticamente logo quando vocês entrarem no jogo, porque ai ninguém esquece (:

    Espero que seja uma boa ideia e a galera curta.

  • pedrohenri 3 anos atrs

    Bem legal o texto, parabéns!
    Não sei pq, mas tive um Deja Vu ferrado lendo. rs

    Eu não tenho como falar das rankeds, mas uma coisa que muito me espanta no normalzão low lvl é o "to que se foda"
    Não existe espirito nenhum de equipe, reclamam KS, não tem paciência com players com menos conhecimento e demonstram uma ignorância ferrenha sobre o jogo. A ignorância a que me refiro não é a pq não sabem jogar, mas a ignorância de que o que eu faço está certo e você muito errado.
    Sem contar os picks, geral prefere 5 personagens OP a criar uma estrutura minima de time que preencha todas as lanes. Dificilmente se vê um AP ou um AD carry, suporte nem pensar.Eu sei que o metagame não se aplica da mesma forma no nivel que estou, mas eu prefiro começar a pegar o jeito e o modo de jogo agora do que ter que aprender e me ferrar nas rankeds quando tiver lvl para isso.
    Pode não parecer que eu falei do texto, mas muita coisa que se aplica as rankeds poderiam ser aplicadas no normalzão favela low lvl.

    • Bah a reclamação de KS é triste cara, outro dia fui de Alistar jungle – é hard pra limpar, mas ele tem um sustain legal com a cura e a gank se der certo tira muito o cara da posição – daí fui gankar a Anivia no mid, pra ajudar a Diana do meu time e cara, deu muito certo o gank, a Anivia virou ovo e na pressa de não deixar ela voltar e fugir, acabei pegando a kill! Nossa tomei um susto até, pq ingenuamente achei que a kill fosse pra quem fez ela virar ovo, imagina ¬¬, daí foi Diana me xingando muito e até a Anivia me tirou pra idiota….porra só queria ajudar tchê!

      Claro que no gank seguinte a sorte estava tão boa que de novo matei a Anivia e de novo sem querer, porra cara, Alistar nem dá dano quase, matei sem querer mesmo e olha que cuido, mas não vou tirar o pé para deixar a kill pra lane e arriscar deixar o inimigo fugir.

    • Essa fase do LoL é tipo uma triagem. Se o cara não gostar muito do jogo larga, porque haja paciência pra aguentar essas coisas.

  • Excelente o texto, já passei pra vários camaradas que estão começando a se aventurar nas ranqueadas e já tiveram alguns que perceberam que não é a hora certa ainda…

  • Finalmente algo concreto por parte da Riot BR sobre as instabilidades recentes: http://br.leagueoflegends.com/board/showthread.phhttp://br.leagueoflegends.com/board/showthread.ph

  • Entrei em Draft, tomei no olho

  • Barallus 3 anos atrs

    Muito bom o texto kazz! Só faltou deixar os links dos sites com tutoriais dicas e etc.. no meu caso mesmo em inglês é mais do que útil :D

  • Ottimo articolo, ne faro’ un punto di riferimento, chissa’ che quanto letto non possa aiutare anche me.