OBJECTION!

Sejam bem vindos ao PRIMEIRO Objection! de 2013, o nosso podcast de debates e discussões!

E viemos com novidades, a partir dessa edição o cutscene virará um quadro dentro do Objection! No cutscene discutíamos as expectativas de algum game que estava prestes a ser lançado, porém tivemos de cortar a coluna pelo excessivo problemas de direitos autorais com o youtube, mas arrumamos um jeitinho de podermos debater sobre o que vem por aí!

Nessa semana Diego, Felipe e Kazz discutem uma polêmica declaração de Jesse Schell que tentou “alertar” as empresas para que não disponibilizem suas demos antes do jogo serem lançados já que isso, segundo estatísticas, reduz a venda de seus games! Mas até que ponto isso pode ser interessante para as empresas? E nós jogadores o que achamos disso tudo? E como ficam as empresas indie nessa história? Seria vantagem para ela também?

E em nosso quadro cutscene que tal conversarmos um pouco sobre God of War Ascension? O que vocês acham de um quarto game da franquia focando em um prequel que sabemos de cor e salteado como acontece? Será que o jogo empolga ainda? Ou God of War vende de qualquer maneira? E até que ponto o multiplayer pode ser interessante? Assista antes de ouvir!

Edição final e trilha: Felipe

Links:

Feed do podcast: http://feeds.feedburner.com/fenixdownpodcast

Qualquer dúvida, sugestão, crítica ou elogio, envie para contato@fenixdown.com.br! E siga-nos no twitter : @fenix_down !

Pior host do mundo, criou o Fênix Down para continuar falando de games. Mas sua mania compulsiva acabou criando mais colunas do que ele aguenta.

Facebook Twitter YouTube 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

60 Comentario(s)

  • opa!! eu tenho o yakuza 3 e 4 Diego, tá fim de comprar comigo???

  • gordinho do baixaki 3 anos atrs

    Aiii…não pode ter demo senão eles vão saber que nosso jogo é uma bosta antes de lançar e a gente não vai poder fazer eles de otário…

    • ui, manda fotos pro meu e-mail tb

      • gordinho do baixaki 3 anos atrs

        Só mando se fizer Game Journey de Yakuza…obóviamente depois de fazer de Shenmue 2…Duvido-ó !

        • auhhuahu eu nao contaria com o 2 logo em seguida nao, posso até fazer, mas acho q nao vai ser por agora =P

          • gordinho do baixaki 3 anos atrs

            Vai fazer sim…senão vou aí onde cê mora e vou te dar porrada….onde cê mora mesmo ?

    • Tohno Shiki 3 anos atrs

      Ou você faz como Aliens SpaceMarines, aonde a Demo é 200% superior o pessoal compra e vê que mudaram tudo para pior

  • Alderic 3 anos atrs

    Se possível sempre procuro uma demo, principalmente para verificar se jogo vai rodar bem – outras vezes também procuro demo no caso de jogos que sejam muito diferentes do que normalmente jogo, para ver se vou curtir mesmo (ai tento jogar várias vezes).

    Ah, no caso de porte de console para pc eu realmente procuro uma demo devido ao trauma com o Saints Row 2 que tinha controles horríveis no pc (era impossível dirigir).

    Me lembro de um video ExtraCredits que ele comentava que uma das razões que demos são evitados é que as vezes por motivos de desorganização durante a produção do jogo, criar a demo força os desenvolvedores a desviar recursos pessoais e dinheiro para criar eles – e subitamente não se está produzindo um jogo, mas dois. Se somar a isso a pressão para ter demos/teasers em diferentes eventos (Pax, E3, Gamerscon) com curtos espaços de tempo entre si, subitamente é como criar vários jogos diferentes ao mesmo tempo.

    Outra consequência é que essas demos acabam sendo altamente diferente do jogo final, video o que está rolando com o Alien Colonial Marines ou mesmo com o que relou com Duke Nukem.

    • mas isso é marketing
      olha o Fenix Down, deixamos todo nosso dinheiro pro site
      e nao investimos nada em marketing, por isso essa porra nao cresce huauhahuahuahu

      • Poisony 3 anos atrs

        Fenix Down, um case de sucesso!

        Mas taí, o defeito da demo é que ela atua como parte da campanha de marketing mas tem que ser realizada internamente. Vendo do lado da empresa em ter que desviar pessoal e tempo pra demo e do lado publicitário da parada, dá muito mais resultado investir em trailer, mídia digital e PR mesmo, coisa que não precisa ser necessariamente problema da desenvolvedora!

  • Mathias 3 anos atrs

    AEEEEEEEEEEEEEE!!!!! o/o/o/o/
    Putz agora sim!!!!!!!!
    Curti a idéia do cutscene dentro do cast! Só que god of war eu passo, acho que ja deu ! :)

  • Aeee, podcast! s2
    Que bom que deram hiato no hiato =]

  • Leonardo 3 anos atrs

    Na minha opinião é obrigatório o demo pra jogos de franquias novas, ou se o jogo de tal franquia tiver um gameplay ou estilo diferente de qual o publico está acostumado, exemplo o Metal Gear Rising. Os outros podem ter ou não, depende da opnião da publicadora, né.

  • Tenho amigos que usam Torrent como forma de suprir as demos que não são mais lançadas para PC, se eles gostarem do jogo, eles compram, se não, não jogam e desistalam.

  • É meio paia comentar antes de ouvir o cast, mas aqui vai:

    Demos são boas para o consumidor por diminuírem o risco (risco aí siginificando comprar algo que não goste). Ou seja, demos são mais importantes quando maior for o risco(i.e.: jogo for mais caro).

    Demos são negativas para a empresa por que come tempo de desenvolvimento e dinheiro que poderiam ser alocados para desenvolver o jogo. A noção que um jogador pode não gostar da demo e assim não comprar o jogo é idiota. Todos os softwares têm versão trial e todos os filmes têm trailer. Se a demo está bugada ou dá a impressão errada é pq não fizeram a demo direito.

    Resumindo, demos são mais úteis mais caro é o jogo. Um jogo indie feito por uma equipe pequena precisa de todo o tempo e recursos possíveis para finalizar o jogo, mas como o jogo geralmente é barato, nós podemos cobrir o risco. Um jogo que é mega caro, eu só compraria se eu fosse muito fanboy, caso não tiver demo.

    • essa questao do indie é relativo
      barato em comparação a AAA, mas talvez seja caro para eles
      mesmo assim eles precisam de demos para divulgarem o projeto

      • "Eles"? Quem são eles? Os desenvolvedores? As pessoas que estão comprando?

        Cara, eu discordo fortemente. Indies em sua maioria não têm experiência o bastante para saber que o produto vai dar certo (tanto pela inexperiência quanto pela novidade do conceito). Casos como Journey(eles quebraram lançando o jogo) e Magicka(cheeeeio de bugs) provam isso. O tempo de desenvolvimento é precioso para eles. Os AAA já têm um processo bem definido e podem contabilizar com mais precisão o quanto uma demo vai custar para eles.

        Agora, após lançamento(como vcs mencionaram), após conseguirem bons reviews e vendas, fazer uma demo seria sim útil para expandir o mercado.

        • desenv
          acho q vc nao me entendeu, pelo menos eu nao entendi a resposta
          eu acho q os games indies necessitam sim de demos, na verdade betas, tanto para feedback quanto para mostrar o trabalho
          fazer betas antes de demos para nao cometer erros como o magicka. Olha o caso do journey q quebrou, é caro fazer uma demo mesmo q o custo deles seja menor, mas é interessante apresentar seu trabalho se vc nao é conhecido, não?

          • Cara, então essa é uma conversa de maluco do caralho. Por que não, eu não entendi direito sua resposta e acho que ainda não entendi o.O.

            Mas sobre betas, concordo plenamente. É uma boa forma de obter feedback para o desenvolvimento e gerar buzz. E o pessoal que jogar já está com a mentalidade de que aquele não é o produto final, o que conta bastante. Especialmente se levarmos em conta que existem betas pagos, como o spy party do Chris Hecker

  • R. Ewaldo Filho 3 anos atrs

    Tem demo em qu eo efeito é o contrário mesmo .
    Por exemplo , o demo do GOW 3 é péssimo , mal acabado , parece o GOW 2 em HD . Quase não compro o jogo por causa da demo porca , que não parece nem um pouco com o jogo final , que é o mais belo desta geração , na minha opinião .

    Demo tem que instigar o jogador a comprar o jogo , pra isso tem que ser bem feito , o demo do Motorstorm Pacific Rifit me fez compra-lo , colocaram uma pista deslumbrante na demonstração , dando vontade de conhecer os outros cenários do jogo .

    • por isso acho q a demo tem q ser bem feita
      tem q saber vender o jogo
      só bote no mercado se vc confia no seu produto, se vc acha q botar a demo vai afastar o publico, nem bote seu jogo pra vender!

  • Mathias 3 anos atrs

    KCT!! É verdade, o fernando ñ apareceu mesmo uahsuhasuhaush!!

  • safomatetor 3 anos atrs

    Só digo uma coisa, demo é coisa do capeta.

    Demo é uma coisa muito boa pra nós gamers e pode ser também para as empresas SE ELAS SOUBEREM FAZER DIREITO, igual o metal gear, hack'n slash, eu nunca curti o estilo, nunca mesmo, mas vou comprar, porque eu quero fatiar as pessoas da forma como eu quiser igual eu fiz na demo.

  • A propósito, o dia que os vídeos forem em Áudio Descrição, eu assisto mais, digo, ouço xD

    Quanto ao demo, eu sempre tenho contato com ele antes de investir meu dinheiro. É um ritual importante. Mas aí, caso a distribuidora não me forneça contato com o demo (ou seja muito difícil ou entediante de achar), acabo fazendo pacto com os Piratas da Bahia, que por sua vez conseguem invocar um "demozão"…
    Fiz isso com Skyrim e Mass Effect e, pasmem, o demo me fez comprar =]

  • Pronto, acabei de ouvir o cast. (fui ouvir o meu primeiro, afinal, tem foto de gostosa no post.)

    Então, falando de Demos, lembro como se fosse ontem a demo de Dante's Inferno, que era excepcionalmente bem trabalhada, com gráficos fantásticos(considerando a capacidade do xbox360) e incluia as duas primeiras fases do jogo.
    Ansioso, peguei o jogo no lançamento e a impressão que ele dava é que TODOS os recursos foram gastos nas duas primeiras fases do jogo, já que depois delas a qualidade gráfica do jogo caia consideravelmente e a criatividade também dava uma diminuida…
    Não me arrependi de jogar, mas me senti enganado pela demo XP

    • dantes inferno é um pessimo exemplo mesmo
      o jogo é repetitivo ao extremo, tudo o q vc faz no jogo vc faz na demo huahahua

  • Pocket Vin Diesel 3 anos atrs

    A perguntar que não quer calar é….cada o sem vergonha do fernando!!!!!

  • xdrogba 3 anos atrs

    Na minha opinião a Psn tem muito que aprender com a Apple store, que possui um numero muito maior de demos para se testar. Sempre baixo a demo antes de comprar um jogo em ambas as lojas e quando não tem disponível vou para o youtube assitir um gameplay. Não da para jogar dinheiro pela janela pelo preço que os jogos estão hoje em dia.

    • exato, demo nos salva de gastar dinheiro com lixo
      o problema sao os desenvolvedores de lixo q querem q gastemos nosso dinheiro com eles

  • Poisony 3 anos atrs

    Cara, há quanto tempo eu não comento aqui. Tô com uma playlist inteira de Ajuda Aês e Game Journey de Shenmue pra ver ainda, haha.

    Mas pelo menos o podcast já dá pra ouvir no caminho da roça. Baixando!

  • Zé Verissimo 3 anos atrs

    Sou um sangue-suga de podcast mais feliz agora \o/
    ahsuahushushsu
    (mas eu tenho assistido a alguns dos vídeos também ;)

  • GabrielVRosa 3 anos atrs

    opa,objection returns \o/
    sobre esse tema não tenho muito o que falar,porque sinceramente,eu baixo muito poucas demos,to evitando comprar jogos no lançamento por causa disso também,normalmente espero alguns dias,vejo uma gameplay ou outra e vejo a opinião da galera,ai decido se compro o jogo ou não,eu prefiro a opção de ter uma demo de qualquer forma,principalmente se for um pouco antes do lançamento,que se o hype estiver muito grande da pra dar uma aliviada
    mas não descrimino quem não faz,afinal os próprios números mostram o que vende mais(minha opinião bate bem com a do kazz nesse aspecto),e tecnicamente para o desenvolvedor ele não vai querer ter mais trabalho ainda,só pra diminuir o numero de vendas do jogo que ele quer vender,nem faz muito sentido pra falar a verdade,no entanto acho que esse numero também é um pouco baseado nas demos que são horríveis e o pessoal desiste do jogo por causa disso
    e sobre o GoWA,apesar de estar meio saturado de GoW eu vou acabar comprando esse jogo,não sei porque,parece até macumba mano,é tipo assim"compre GoWA e seja muito feliz"
    mas uma coisa é verdade,apesar de saturado todos os GoW são bem divertidos de se jogar,deve ser por isso que deu vontade de compra-lo xD
    com o objection e os podcasts de volta vou comentar mais Diego pode deixar,principalmente aqueles meus comentários gigantes como de costume
    e pra não perder o costume continuem com o bom trabalho o/
    PS: R.I.P Fernando X(musica triste do chaves rolando de fundo : http://www.youtube.com/watch?v=L86HRME3OHw ; ou a do hyoga : http://www.youtube.com/watch?v=GqwWfcY4s7A )

  • Olá! excelente cast o último Objection… Agora o que mais me chamou a atenção foi a musica que o Felipe usou no Cast, uma versão metal/Hard Rock de "Outride a Crisis" da trilha sonora de Super Hang On, de Mega Drive/Master System, clássico dos arcades de corrida de moto que eu joguei exaustivamente na minha infância e jogo até hoje nos emuladores sempre que estou indo ou voltando da aula… Ontem, voltando de viagem três da madrugada ouvindo o cast., escuto a musica no fundo e reconheço, o quê me fez mandar reply na hora pro twitter do fênix Down :P Se puder me informar de onde arranjaram essa versão, fico muito grato! No Mais, Grande abraço e parabéns pelo excelente trabalho de vocês!

  • andrey Monteiro 3 anos atrs

    sou o fan de dota e digo que me sinto lisongeado por ter sido citado e continuo dizendo: enquanto o last hit não falar sobre mobas nao possui argumentos para reclamar.

  • Seguindo a ordem do podcast… Esse From Ashes do God of War Ascension também me animou bastante pra jogar o game, acho que não precisava de mais um God of War mas ainda assim eu vou jogar, gostei muito de como a série cresceu, de como foi se tornando mais épica e mais mitológica, mas sendo sincero, eu preferia que eles mantivessem o nome mas mudassem a mitologia do jogo, um God of War Nórdico ou um God of War Egípcio, sei lá, aposenta o Kratos e trás um novo personagem…rs
    Quanto a Demos, eu acredito que um produto tão caro (pelo menos aqui no Brasil) quanto os games merece sim uma "amostra grátis", claro que o cara precisa ter um esmero todo especial por que é aquilo que realmente vai chamar a atenção do publico. Não acho que um jogo sem demo vai vender mais, só vai vendo MESMO se a campanha de marketing gerou um hype absurdo ou se o jogo é de uma franquia muito famosa, um exemplo é o novo Alien: Colonial Marines, sério tipo, o jogo é tão ruim, mas tão ruim que se tivesse demo apresentando exatamente o que é o jogo não tinha vendido uma cópia, mas em época de internet, mesmo que não tenha demo a gente pode correr atrás de um vídeo ou de um review e ver se realmente é aquilo que a gente quer jogar. Resumindo, não acho que a demo estrague o jogo ou faça ele vender menos, o que eu acho é que o povo tem que aprender a criar uma demo bem feita para que ela faça o jogo vender e eu como cliente gostaria realmente de que todos os jogos tenham demo pra poder escolher realmente qual jogo vale ou não a pena comprar.

  • Harukiii 3 anos atrs

    Finalmente eu sei oq aconteceu com o cutscene

  • ESSAY VII _Prudence_