José Carlos Requião, O JClove, enviou-nos seu relato sobre Street Fighter x Megaman, jogo que reúne duas ótimas franquias da Capcom e é grátis para PC! Envie o seu também!!!

[gameinfo title=”Game Info” game_name=”Street Fighter x Megaman” developers=”Seow Zong Hui” publishers=”Capcom US” platforms=”PC” genres=”Plataforma 2D” release_date=”17/02/2012″]

Natal, época de confraternização com os amigos e família, de reflexão e no meu caso, de também ficar alguns dias desconectado a força da internet, já que tradicionalmente vamos passar a data na casa de meus avós e o sinal lá é horrível.

Sabendo disso, na ultima viagem já deixei o modesto PC dos bons velinhos recheado de emuladores e roms clássicas para não ficar sem ter com o que aliviar a abstinência gamística no período festivo. E desta vez fui disposto a cumprir a promessa que havia feito a mim mesmo, algo que outrora achei impossível…

Terminar um jogo do Megamannormal”! (até então o único que tinha conseguido terminar da série clássica foi o Rockman & Forte no SNES)

Como os originais estavam fora de questão, escolhi para o desafio o oportuno Street Fighter x Megaman, que adorei, mas por algum motivo rodou com frame rate totalmente instável no meu PC da Xuxa. Certo de que funcionaria sem problemas no PC do vovô levei-o e copiei assim que cheguei. Eram aproximadamente 11h da manhã quando comecei a jogar. Até então a única fase que tinha conseguido terminar anteriormente era a da Chun-Li. Então, sentei diante do PC disposto a ir o mais longe que pudesse antes do início da noite de sábado.

O que se seguiu foi um massacre, mas nada como a falta de alternativa um pouco de persistência para mudar a cara de qualquer desafio. Devagarzinho fui pegando o jeito e percebendo que realmente as fases não eram difíceis e com as armas certas, os robot masters streetfightericos acabavam tombando mesmo contra um total desprovido de coordenação motora e concentração como eu.

Cara, é incrível como Ryu é aleatoriamente difícil de derrotar… em minha opinião, o mais irritante dos 8 chefes iniciais.

As 14h consegui derrotar Ryu, que havia deixado por ultimo. Perdi um energy tank, mas consegui. Sabia que o verdadeiro desafio estaria nos próximos bosses. Mais especificamente em Vega, o lutador mais narcisista e irritante de todos e que, por algum motivo, é o chefe mais difícil desse jogo. Já tinha lido em fóruns, relatos de jogadores desesperados com a dificuldade insana do mascarado, mas tinha chegado até ali, né? Porque não?

Antes tem um estágio um pouco diferente onde o objetivo é fugir do boxeador Balrog até fazê-lo cair num buraco. Moleza. Quase uma massagem no ego antes do que vem pela frente.

As 18h eu já havia perdido a conta dos continues gastos contra Vega. Cara, que perversidade. Só pode ser trolagem do desenvolvedor do jogo: convenhamos que Vega é um palhaço no Street Fighter. Seus golpes rápidos e cheios de acrobacias aéreas até assustam às vezes, mas o cara é, de longe, um dos mais fracos da saga.

Aparentemente não é isso que pensa @SonicZH criador do jogo, aliás, deve ser um fã do espanhol pois em SFxMM, Vega se move na velocidade da luz e é extremamente difícil esquivar de seus golpes especiais. Em alguns momentos lembra Shao Kahn em MK 2, que “adivinhava” os movimentos do jogador.

“Tudo bem, eu achei um energy tank nessa fase, vou recuperar o HP quando conseguir deixar o dele abaixo da metade, ai dá pra finalizar tranquilo”

Ai cai na besteira de gastar o ultimo energy tank que me restava antes de perder novamente. E lá vamos nós para mais algumas horas de tortura SEM life reserva.

Sempre achou Vega um fracote no SF? Você vai aprender a respeitá-lo neste game…

De tanto insistir acabei descobrindo que a AI do jogo é meio inconstante. Na maioria das vezes o chefe vem possuído, atacando com todos os golpes que possui da maneira mais randômica possível, mas de vez em quando ele vem mais “calmo“. Depois que percebi isso foi só insistir por mais algumas horas até pegá-lo em um desses momentos aleatórios de facilidade e finalmente consegui vencer.

Derrotando-o, terminar o jogo virou obrigação…

O problema que no ultimo estágio, como em todo jogo de Megaman, o azulzinho tem de enfrentar novamente os 8 chefes iniciais para só então encarar o chefe final. O que seria uma tarefa teoricamente fácil, já que eles foram derrotados anteriormente e conhecia o ponto fraco de cada um, mostrou-se uma tarefa muito mais dura que enfrentar Vega, devido a minha inaptidão.

O jogo tem continues infinitos, mas se usar um a fase recomeça do zero, mesmo que tenha morrido no oitavo chefe. Derrotar os oito com apenas 3 vidas era meio impossível pra mim. Tentei todas as estratégias possíveis, mas nunca conseguia manter a barra de energia cheia após as batalhas. O Ryu sempre estava possesso.

Lá vou eu todo serelepe após vencer Vega achando que nada me impediria de terminar o jogo… como chorei nessa tela U_U

Após algumas dezenas de tentativas, os pulsos doíam muito devido aos movimentos repetitivos no, nada anatômico, teclado (um joystick é extremamente recomendável pra esse jogo). Acabei dando outro rage quit. Já passava das 20h quando não resisti ao impulso (àquela altura já tinha virado questão de honra!) e recomecei o jogo pela ultima vez, decidido a terminar!

Dessa vez iria dar certo, pois nos minutos em que me contorcia de ódio pelo chão da sala de vovó consegui analisar friamente a situação, enumerar meus erros e bolar um plano infalível!

A ideia genial da vez era coletar ao menos 4 energy tanks nas fases normais e deixá-los pra gastar na parte dos oito chefes. De tanto repetir o jogo, até que foi rápido chegar no Vega novamente. Mas não derrotá-lo.

Às 21h estava novamente encarando a ultima parte e adivinhe: consegui gastar os 5 tanks que tinha guardado e perder para a Crimson Viper… que é fácil de passar. Dá pra acreditar nisso?

Em minha defesa, devo ressaltar que a dor nos pulsos às vezes deixava meus movimentos mais lentos.

Bem, resumindo: acabei conseguindo passar dessa parte e terminar o jogo, chegando ao ultimo chefe ainda com um ultimo energy tankapós reiniciar o jogo outra vez! ¬¬.

Acho que sou o único cara no mundo que levou mais de DOZE horas seguidas pra terminar esse jogo, mas consegui!

Tive de passar o resto do feriado sem usar o PC para evitar uma lesão nos pulsos, mas fui dormir feliz, finalmente respondendo aos trocentos apelos de minha definitivamente preocupada vovó pedindo pra “deixar o joguinho pra outro dia“.

Beijo Vó!

UPDATE: No dia 17 de janeiro a Capcom Unity lançou a versão atualizada de Street Fighter x Megaman, corrigindo bugs, problemas de compatibilidade (infelizmente ainda não roda sem lag no meu PC), melhorias no suporte a gamepad e um SISTEMA DE PASSWORDS (ah se eu soubesse que fariam isso¬¬).

Ah, agora o jogo pergunta se você quer encerrar mesmo ao pressionar Esc (acredite, isso faz uma falta absurda num jogo desse tipo) e ainda adicionaram Sagat como chefe secreto! Imperdível!

Com passwords fica bem mais fácil para terminar e dá até pra arriscar a batalha contra Akuma.

Se você ainda não se comoveu com o relato acima e é daqueles que só acredita vendo, não espere mais e baixe esse jogo, que é divertido pacas, aqui (é grátis ô!): http://capcom-unity.com/mega_man

Trailer:

Host do Last Hit, atração sobre League of Legends do Fênix Down. Videos, podcasts e futuramente muito mais.

Facebook Twitter 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

12 Comentario(s)

  • Leonardo 3 anos atrs

    Não joguei ainda, mas da pra ver q tem o feeling do Mega man clássico, e a trilha sonora q mistura 8bit com Street Fighter é sensasional!

    • A OST é sensacional Leonardo. Viciei na música tema do Dhhlsim em chiptune. O melhor é que assim como o jogo ela é gratuita! É só ir no site do compoitor Arival e baixar. Vale a pena ouvir em loop ^^ http://rivalrivalrival.bandcamp.com/album/street-

      • Poisony 3 anos atrs

        O mais interessante da trilha é que não são simplesmente os temas de Street Fighter a la chiptune 8bits, mas também rolam mashups das trilhas sonoras das duas franquias! Essa música do Dhalsim, por exemplo, é misturada com o tema do Snake Man. Parte da minha diversão jogando foi tentar identificar qual tema de Mega Man foi usado em cada música.

        Ah, e ouvir os "HADOUKEN" e "SPINNINGBIRDKICK" em versão chiptune é impagável, haha.

  • Te falar que essa foi uma das maiores surpresas de 2012
    baixei ele na manhã do lançamento e foi uma bela de uma surpresa, feito por fãs com uma maestria absurda
    ainda aparecerá mais no site pq esse jogo merece!

    • O jogo é muito bom mesmo Diego. A Capcom americana fez bem em apoiar o projeto, com o update ficou ainda mais imperdível. Agora que tem passwords dá até pra arriscar os 3 perfects pra encarar o Akuma.hehe

  • Rafaeltaira 3 anos atrs

    Ja tinha jogado,mas agora com Sagat vou baixar essa nova versão.

  • gordinho do baixaki 3 anos atrs

    Paixão traindo a cauchada….se eu fosse fofoqueiro eu ia caguetar, mas como eu não sou….vou falar do mesmo jeito…

  • Poisony 3 anos atrs

    A versão 2.0 tem sistema de password e ainda por cima o Sagat? Agora sim eu termino essa porra, hahaha!

    Então, eu tinha chegado na parte das rematches (concordo que o Vega é absurdamente difícil, putaquepariu) mas esbarrei no esc do teclado (que, como o JCLove colocou no texto, encerra o jogo automaticamente sem nem perguntar nada) e todo meu esforço foi pro ralo. E nem tava com saco de deixar o PC ligado só por causa do Mega Man.

    Gostei do texto e faço coro pra recomendar esse jogo. Parece meio louco dizer isso, mas achei esse fangame mais difícil que o clássico Mega Man 2, que eu rejoguei recentemente também. Não sei se é porque eu já sei tudo o que tem que fazer no jogo, ou porque a Metal Blade é extremamente roubada, mas enfim!

    Ah, outra coisa que acho bacana comentar são as pequenas variações de design de fase que acontecem no jogo, como os trechos de shoot'em'up na fase da Rose, o labirinto da fase do Dhalsim, a fase do Balrog em que você tem que fugir dele ou aquela loucura da fase da Crimson Viper, que parece o trecho dos lasers do Quickman só que em progressão lateral!

    • Pois é Poisony, agora ficou bem menos frustrante.
      Rapaz, o Esc me deixou em posição fetal rolando pelo chão da sala de vovó por mais vezes que o Vega XD. Perdi tudo 2 vezes por apertar Esc sem querer só nesse dia do texto. ¬¬

      Ah, com certeza Megaman 2 parece mais fácil pra vc pq já está acostumado e já conhece de cabo a rabo. Garanto que SFxM é bem mais fácil que qualquer um dos jogos do azulzinho no Nes, mesmo sem passwords. As fases são bem mais curtas e fáceis. Nem dá pra comparar, o Megaman 2 é pauleira. U_U hehe

  • i love that game thank you for posting.