Olá galera, mais uma edição da Checkpoint, desta vez trazendo alguns confrontos dificílimos contra bosses.

Os chefes geralmente são a síntese de todas as dificuldades encontradas no decorrer dos levels, em alguns casos eles decepcionam por se mostrarem fracos, mas algumas vezes eles extrapolam a expectativa de um duelo duro e desafiam o jogador de uma maneira que faz sentimentos como a raiva e a superação (ou frustração) aflorarem no jogador.

A seguir, alguns dos chefes mais cabulosos que já enfrentei:


5º – Phalanx – Demon’s Crest (SNES)

Demon’s Crest (ou Demon’s Blazon) é um jogo de aventura/exploração, dando ao jogador o controle do demônio Firebrand. Phalanx, inimigo mortal de Firebrand, o deixa gravemente ferido no começo do jogo e rouba os medalhões que juntos dariam poder ilimitado ao portador.

Após a sua jornada durante o jogo, Firebrand e Phalanx se encontram, e o resultado é uma batalha longa e difícil. As duas primeiras formas de Phalanx são de dificuldade razoável, mas sua última forma é dificílima, possui uma resistência enorme, ataques variados e rápidos e o campo de batalha conta com elementos perigoso, como um rio de lava que deve ser evitado com o vôo de Firebrand ou as plataformas móveis que passeiam rapidamente pelo cenário.

PS. Ainda há outro chefe mais difícil no jogo, o Dark Demon, disponível apenas se o jogador concluir o jogo coletando todos os itens. Esse sinceramente eu não encarei…


4º – Dr. Willy – Megaman 7 (SNES)

Apesar de um visual colorido e músicas alegres, não espere nenhuma facilidade nesse jogo, que honra o histórico da série no que diz respeito à dificuldade. O Confronto com Willy me custou vários dias até encontrar uma estratégia para derrotá-lo.

Primeiro na forma de um tanque bípede, ele circula de um lado a outro do cenário exigindo destreza do jogador para esquivar dele e dos robozinhos lançados. Depois, passa a atacar em uma espécie de nave que dispara projéteis que tiram uma grande parte da vida de Megaman. Prepare os dedos e guarde os E-Tanks para essa batalha.


3º – Alma – Ninja Gaiden (Xbox)

Desde a geração 8 bits, a franquia Ninja Gaiden atormenta muita gente. A Tecmo trouxe com bastante competência o Ryu Hayabusa para as gerações atuais, junto com a dificuldade habitual da série.

O confronto com a Alma é bastante angustiante, ela conta com magias muito rápidas, sumona demônios e pra complicar ainda mais a vida do jogador, conta com a câmera (cheia de mudanças abruptas) a seu favor.


2º – Sir Richard Rose – Sunset Riders (SNES/ Mega Drive / Arcade)

Jogos Arcade eram feitos para esvaziar os bolsos dos jogadores. Além de levels difíceis, os chefes desses games eram verdadeiros comedores de fichas. No caso de Sunset Riders, uma coisa chama a atenção: O port de SNES parece ainda mais difícil que a versão de Arcade, visto que um game over interrompia a fase e colocava o player de volta ao início do nível.

Para fazer jus ao final verdadeiro do jogo, era necessário terminá-lo no modo hard, que ofertava apenas 3 vidas e 3 continues ao jogador. Se por um acaso ele conseguisse chegar até Richard Rose, o último chefe, com algumas dessas vidas, era quase certo que elas chegariam ao fim nesse momento.

As balas disparadas por Richard e seus inúmeros capangas percorrem a tela com uma velocidade absurda, e de início é impossível causar dano a ele por conta de duas estátuas em sua frente. Para a ira do jogador, ele ainda tem uma morte fake, por estar usando um colete a prova de balas. Mais correria, facadas e balas pra cima do player. Se você conseguiu terminar a versão de SNES do jogo no próprio console sem se utilizar de emuladores e save states, parabéns meu amigo, você é um verdadeiro campeão!


1º – Galamoth – Symphony of the Night (Playstation / Saturn) 

Considerado por muitos o melhor Castlevania já produzido, Symphony of the Night tem alguns chefes realmente memoráveis. Mas no quesito dificuldade, nenhum bate o temido Galamoth.

Além de ser gigante, seus ataques são fortíssimos e muito apelativos, possui uma resistência enorme e demanda do jogador muita habilidade e domínio sobre os controles de Alucard. É claro que hoje em dia existem vídeos com algumas dicas e até glitchs que tornam a batalha mais fácil, mas enfrentá-lo da maneira tradicional, sem ter uma visão clara do que fazer na luta não é tarefa das agradáveis e nem das mais rápidas.

É isso galera, complementem a coluna com seus bosses nos comentários e até a próxima com mais uma listinha!

Marcos Henrique

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

31 Comentario(s)

  • Da geração atual eu só consigo lembrar de dificuldade extrema com um chefe, o maldito Firelurk de Demon Souls. Tomei muita porrada dele, mas nunca precisei de glitch pra matar o filho da pleura. Mas da minha infância eu tb lembro do Robô do Dr Robotnik, no último estágio de Sonic 2 – logo após uma luta sofrida com o Metal Sonic. Tem também o último chefe de Comix Zone, mas CZ em si já é um jogo mega-hardcore…

    • achei o chefe final de comix zone mongol
      da uma olhada como acabei com ele no limit break… acho q nem apanhei

      • Difícil é chegar nele¬¬

        • cara, tu devia tentar, nao é dificil nao
          seguindo o caminho q eu fiz la é tranquilo, tranquilo
          o unico chefe dificil é o segundo
          o primeiro e o terceiro é de dar pena
          mato sem dor de cabeça
          e use o rato, é util demais!

          • Vc manja Diego, sou seu fã. Mas não to nesse nível, sem save state não rola.
            Zerei ele assim que saiu aquele emulador porco no Steam (antes de vc toma essa!), mas dando save state a cada passo XD. Tenho os saves até hoje, mas acho que não qualificava pro limit brek… U_U hehe

          • TENTA ao menos =)

        • Tem um que está me deixando maluco atualmente: o General Raam de gears of War 1. Estou jogando solo no PC e inventei de tentar derrotar ele no Insanity. Nem usando o glitch de deixar ele travado num canto eu consigo matar o #$%#&).Tem uns safados nos bichos voadores do ladodo trem que sempre acabam atirando em Marcos e matando ele antes de detonar o general. Mas é porque sou ruim e demoro demais.^^ Uma hora sai.hehe http://www.youtube.com/watch?v=wnf0UadUdnQ
          Vence-lo honestamente no insanity exige um nível de precisão e sangue-frio que eu não possuo.hehe

          • se tiver jogando solo é o bicho msm, ainda mais porque o Dom adora um escurinho, dai em menos de 10 segundos ja ta ele caido. Da primeira vez que matei ele no insano (solo), foi na troica que fica do outro lado. Da pra chegar la dando a volta no RAAM. Na segunda vez (co-op) foi um deixando ele vulneravel com o torque e o outro dando headshot de sniper (sempre com active). Se acertar todos, antes dele alcançar o cover ele ja tomba

          • Cara, o Dom é o pior bot que já vi num jogo coop. Não sei como a galera reclamou tanto da Sheeva e não falam dele. Ela ao menos obedece os comandos.
            Mas felizmente ele não faz diferença se usar o glitch de deixar o Raam preso que o vídeo acima mostra. Depois que empacou, o Raam não sai mais. O problema são os caras nos bichos voadores que passam pelos lados de vez em quando, tem que ser muito rápido.

            A trroika é a turret? Dá pra usar ela? toda vez que tentei encostar nela os Kryll me exterminaram. Achei que colocaram lá só pra trolar o jogador desesperado.
            O combo torque+sniper eu usei tranquilo no hardcore, mas minha mira não é boa e não consigo fazer no insanity pq uma rajada que o miserável me acerta é caixao. E toda vez ele me certa em algum momento de ajuste de mira. Minha esperança é conseguir derrubar com o torque granadas e a lancer mesmo usando o glitch. Agora virou questão de honra!hehe

          • dá pra chegar la de boa, espera o RAAM colar no seu cover (com os krylls circundando ele). Ele vai ir por um dos lados (direita ou esquerda), quando ele tiver quase em cima de vc, corre pelo lado oposto direto pra turret, bem pelo meio pra ir pela luz. Entre subir a escada e a ultima luz vc vai tomar um dano mas nada sério. Lá de cima é so atirar, recuar, recuperar (pq ele vai conseguir te acertar tiro) e depois atirar de nv. Geralmente na segunda rajada ele cai

          • Puxa, mas consegui chegar na turret 3 vezes no hardcore. Em todas os krylls alcançavam o Marcus assim que encostava na turret.No insanity nem tentei, já que um beliscão dos krylls já mataU_U Você conseguiu usar ela no insanity mesmo?

          • Rapaz, realmente dá pra uar a turret Lucas!O_0…Mas tem que ser muito rápido pra pegar mirar atirar esquivar e atirar de novo. Dei uma rajada nele 2 vezes…que negócio chato viu?hehe

          • Há! Consegui!!!Depois de 3 dias tentando e umas 150 mortes consegui despachar o infeliz. Consegui pegar o ritmo do gith dessa vez e foi suave pipocar o bicho feio apelão. (Na turret não deu, até tentei^^). Injustiça dar um achievement pro hardcore e não ter pro insane que é bem pior. Provavelmente imaginaram que muita gente voltaria o save alterando a dificuldade pra já começar nele, mas mesmo assim!^^

            Agora só faltam TODOS os outros atos pra conseguir completar o insanity.hehe

          • Parabens JC! Joga no insanity com um amigo, eu joguei com o Pablo, foi épico! pena q nao gravavamos gameplay na época =(

          • Valeu Diego. Com certeza em coop seria muito mais divertido. Mas no PC tá meio difícil de encontrar alguém a essa altura U_U,
            To tentando na forever alonice mesmo, surpreendentemente já estou quase no final do cap 1 ^^

          • Manda ver =D
            Gears no insano passa de shooter para um jogo de paciencia atrás da pedra

  • chefes de shmup entram nessa lista ou são classificados separadamente?

    • Se for só mais um Shoot'm'Up, pode até ser, mas qualquer Bullet Hell tem que ser colocado na categoria coreana.

  • GabrielVRosa 3 anos atrs

    já que tecnicamente são só bosses(não bosses finais),como você pode esquecer do yellow devil,um dos chefes mais difíceis da história,namoral,mesmo depois de jogar varias vezes ainda tenho dificuldades para passar desse chefe
    outro chefe mega difícil pra mim,é o false king allant do demon's souls, você tem que praticar muito pra conseguir passar dele
    O Shao Kan do mortal kombat 3 também sempre foi um pé no saco pra matar(altamente apelão esse bicho)

  • Tem muito boss irritante. Um que não é tão difícil mas sim um teste de paciência é o Yiazmat, ultima mark pra se caçar em Final Fantasy XII. Acho que não existe boss com mais HP que ele: maisque 50 milhões de pontos…mesmo com a melhor estratégia é meio que impossível de mata-lo em menos de 1 hora e muita gente leva no mínimo 9 pra conseguir. Dá pra sair da batalha e voltar, mas mesmo assim é cansativo pacas. Até hoje estou com um save na batalha sem vontade de continuar. http://pt.finalfantasy.wikia.com/wiki/Yiazmat

    Outro RPG com chefes de enlouquecer é Dragon Quest. No VIII quase todos os chefes causam bastante problema e exigem estratégia e grind, mas os bosses do epílogo secreto (spoiler) como o Dragovian Dragion são infernais de difíceis. http://www.youtube.com/watch?v=wcwaRoJx1l4

    SMT e Persona tbm tem vários bosses difíceis pacas. Pra enfrentar a Margaret no P4 é preciso jogar o new game+ inteiro (todas as 70h novamente) só pra poder encara-la. E o jogador tem 50 turnos pra tirar os 15000hp dela senão ela solta uma magia que dá instant kill em todo o grupo. Com jeitinnho dá pra contornar e sobreviver por mais 50. No P3 tem a elizabet que ainda é pior!hehe

    • marcel 3 anos atrs

      caralho dragon quest 8 este jogo é epico também parei neste chefe não ia fazer glind para mata ele
      a elizabeth é chata porque tu tem que decora ou ver no gamefaq a ordem que ela usa as persona e tu não pode usa persona com mais de uma imunidade elemental se não é megidolan na cara tu morre na hora.
      também citaria o tauros demon no dark soul porque é logo no começo tu não sabe nenhuma manha do jogo foi o chefe que demorei mais para mata.
      o sephirot nos KH 1 e 2, com seu ataques de one hit kill.

      • Sério Marcel? Eu tbm desisti nessa parte mas nem foi nele, parei nas primeiras batalhas contra os dragões. Já estava traumatizado com os bosses normais e nem sabia que o jogo tinha esse plot twist pós-game e não tive constituição para aguentar grindar mais um tempão pra ter uma chance. DQ é muito mais difícil que qualquer FF, não é a toa quea série é adorada no Japão.

        Cara eu nem enfrentei a Elizabeth no 3, fiquei traumatizado só de vê-la.hehe. Como só tenho o P3 normal, vou deixar pra encara-la quando descolar o FES no PS2 ou no PS3 futuramente (na PSN é bem mais barato, pois o disco original do PS2 não sai por menos de 90 pila ai é cruel…).
        Já no P4 eu consegui enfrentar a Margaret e tendo as personas certas não é difícil. Praticamente só usei o Thrumpeter (com debilitate),Yoshitsune (com hassou Tobi) além de ter a skill que revive uma vez pra aguntar o megidoleon de instant kill dela. Agora to jogando pela terceira vez pra ver se completo os social lionks e fusiono o Izanagi no okami.

        Dark Souls e Demons souls estão na fila do funstration quando o PS3 chegar (na próxima geração) hehe

  • Ogro Himself 3 anos atrs

    Ultima Weapon no FFVIII é um boss opcional, mas muito casca de enfrentar. Se tu derrota ele, ganha um DIPLOMA no menu do jogo, atestando que tu é foda.

    Os chefes de Deus Ex: Human Revolution são um porre de enfrentar. Mas ai é problema do design do jogo.

    No Demon Souls, tem chefes que tu tem q usar exploit para derrotar. E na verdade da a impressão que eles são projetados desse jeito de proposito até …

    Metal Gear tem seu historico de chefes bacanas … e alguns deles são muito casca grossa. Jogando MGS2 no hard, tu tem q matar mais de 10 Metal Gear Rex.

  • Biostalker002 3 anos atrs

    Menciono aqui também o último chefe de Contra 3 e do Hard Corps também. Pra vencê-los vc deve estar no estado de nirvana constante!

  • Azul Turquesa 3 anos atrs

    Será que só eu acho o Beelzebub muito pior que o Galamoth?

  • Junior 3 anos atrs

    Faltou o Fou-Lu de BOF IV.

  • Malco Canedo 3 anos atrs

    Você não enfrentou o Dark Demon?
    Sorte sua, o cara tem duas formas, na primeira ele parece um esqueleto gigante sem pernas, ele fica pulando pelo cenário lancando bumerangues de ossos, sem falar que ele lança uma bolinha de raios que fica te seguindo e caso você a destrua ele lança outra dessas, e ainda possui um ataque em que ele cria uma cachoeira de sangue e o único jeito de se proteger é ficando em baixo dele e é nessa hora que a bolinha de choque te acerta enquanto você tá embaixo dele, já a segunda forma é ainda pior, ele se torna um demônio morcego gigante e fica parado no ar, o problema é que nessa forma ele lança tantos bumerangues de ossos, bolas de choque e pedras do teto que se torna impossível não levar dano, sem falar que ele transforma os blocos da parede em espinhos e ainda por cima você tem um tempo limite para acertá-lo, então quando o tempo acaba, se você lançar um ataque, ele atravessará o Dark Demon, e durante a batalha, ele fica trocando entre essas duas formas.
    Já faz mais de 6 meses que eu estou tentando acabar com ele.