F4 e saudações! Chega de colunas sobre disputas jurídicas e direitos autorais. Vamos voltar a falar do principal tema da SaveState: emuladores.

Uma das perguntas mais frequentes que recebo é: “Ogro, qual é o emulador bom para o console x?” Agora vou dar conta de responder todos vocês: vamos falar de emuladores de Super Nintendo e Mega Drive, os consoles campeões da era 16 bit!

Super Nintendo – ZSNES


EMU ZSNES

Como gamer e programador, eu sou fã do ZSNES. Eu o acompanho de perto desde as primeiras versões para Windows, quando ainda tínhamos muitos problemas de compatibilidade e exibição de gráficos.

(Chrono Trigger conseguiu me cativar mesmo eu não entendendo lhufas de inglês e sem um único efeito de transparência o jogo inteiro. Bons tempos.)

Mas diversas versões depois as coisas melhoraram muito. ZSNES é uma pérola da programação: boa parte do emulador foi desenvolvido em assembly, uma linguagem de baixo nível difícil de programar mas que possui um desempenho altíssimo. Além disso, o ZSNES foi o primeiro emulador a trazer muitos dos recursos bacanas que hoje em dia são comuns, como filtros gráficos, filtros de som, SaveStates (!), screenshots, extração de faixas de áudio da ROM e gravar filmes do gameplay.

O ZSNES tem todo código para jogar online, mas na ultima versão esse código está desabilitado por bugs no programa. Mas baixando uma versão anterior, como a v1.42 o jogo online vai funcionar (quase) perfeitamente. É possível usar o cursor do mouse para substituir acessórios de hardware, como a Super Scope, Letal Enforcer Gun e o SNES Mouse.

De todos emuladores que usei, o ZSNES é o que gera gráficos mais bonitos. Ele possui diversas opções de filtro, em especial o HQnX, capaz de transformar sprites de 16 bits em algo que não fica muito atrás dos jogos 1080p atuais.

Esse emulador foi descontinuado, e a última versão do emulador foi lançada em 2007. Mas com desempenho excepcional, alta compatibilidade e diversos recursos, uma nova versão não se faz necessária tão cedo.

Menção Honrosa: Snes9x não inovou tanto quanto seu rival mas por ter sido desenvolvido em C++, uma linguagem mais fácil de portar que o assembly, ele possui versões para diversos sistemas operacionais e consoles.

Mega Drive – Kega Fusion 

EMU KEGA

O programador Steve Snake já havia lançado diversas versões do popular KGen, mas recomeçou o trabalho do zero para lançar o emulador Kega. A versão mais atual desse emulador é o Kega Fusion.

Boa parte do emulador é escrita em assembly, assim como o ZSNES. Além dos jogos do Mega Drive, ele também emula jogos de SG1000, SC3000, SF7000, Master System, Game Gear, SVP, Pico, SegaCD e 32X. Isso inclui os jogos que combinavam SegaCD e 32x. Ou seja, o Fusion é capaz de emular todos os jogos de consoles da Sega anteriores ao Saturno! Nada mal, hein? E se você tem jogos originais de SegaCD, pode rodar direto do drive do seu computador, sem precisar gravar uma ISO.

Esse emulador suporta Netplay para permitir jogatina online com seus amigos. Além disso, possui uma opção para salvar sua jogatina em vídeo (para facilitar os seus Limit Breaks de jogos da Sega).

Kega Fusion possui versões para Windows, MacOS e Linux.

Menção Honrosa: Gens é um emulador que foi foi desenvolvido em paralelo ao Kega. Em vez de criar rivalidade, seus criadores trabalharam em colaborando um com o outro nos seus respectivos emuladores. Gens não é atualizado desde 2005, mas como é um emulador de código aberto ele acabou gerando uma família de emuladores. Entre eles quem se destaca é o Gens/GS.

Essas sugestões cobrem os consoles mais clássicos da era 16 bit (e talvez um pouquinho mais) mas nem arranha todas opções existentes. Comentem aí embaixo quais consoles vocês procuram um bom emulador, ou quais outras sugestões vocês tem para emular Mega e SNES. F2 e até logo!

Computólogo, RPGista, Gamer, viúvo da Sega e Sonysta.

Twitter 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

37 Comentario(s)

  • DioRod 3 anos atrs

    Gostei do print do emulador da Sega! =P

  • Uso até hoje o ZSNES e sem dúvida é o melhor.
    Já para SEGA, eu não conhecia o KEGA. Eu utilizo o GENS 32, (uma das muitas versão do GENS).
    Gosto tanto de games antigos que, já perdi a conta de quantas horas em emuladores.

    Ótima coluna, simples e direta ao ponto.

  • Marcos Henrique 3 anos atrs

    O ZSNES talvez tenha sido o aplicativo com mais horas de uso (tirando os browsers) no meu primeiro computador, um pré-histórico K6-II de 500 MHz. O irônico nisso tudo é que hoje em dia tenho dificuldades em rodar o ZSNES no meu laptop com processador quad-core e vga dedicada.

    • Ogro Himself 3 anos atrs

      Idem, rodava o ZSNES v0.4 no meu K6-II … o negocio nem tinha transparencia ainda.

      Mas o ZSNES é muito performatico, Marcos. Sera que tu não ta abusando nas configuracoes? Os filtros podem ser bem exigentes.

      Outra coisa, ve a quantidade de programas que tu roda junto do emulador. Instalar o Razor Game Booster pode ser uma boa.

      • Marcos Henrique 3 anos atrs

        Eu sempre habilitava apenas a interpolação, mas nesse computador, a única maneira que encontrei de rodar ele razoavelmente foi usando o hq filter e resolução de 640×480, infelizmente.

  • R. Ewaldo Filho 3 anos atrs

    Os emuladores que estou curtindo no momento são :
    Dolphin : que uso para rodar jogos de Gamecube , pra Wii pesa muito pra minha máquina ( Core 2 Duo , Geforce 9500 ) , mas é um ótimo emulador , tenho vários clássicos aqui que rodam lisos , em 720P ( 1080 cai a taxa de fps , culpa da minha vga pobre ) , Zelda Wind Waker , Mario Sunshine , Metroid Prime , Resident 0 e remake ( como ainda são lindos ! ) , Tony Hawk 3 …

    NullDC : esse me surpreendeu , conheci há pouco , e é bem leve , roda a maioria dos jogos a 60 fps em HD , filtros de melhorias , fica melhor que o console original , Sonic Adventure , Crazy Taxi , Soul Reaver , F355 , Metropolis Street Racer , matei a saudade de vários jogos ( sim , tive um Dreamcast lá por 1999 ) .

    ePSXe : Esse está alcansando sua maturidade de programação , voltei a jogar recentemente , em sua ultima versão , e esta ótimo , roda perfeitamente todos os jogos ( pelo menos os que tenho ) 60 fps , filtros gráficos , 720 e 1080 P …
    Tenho o RE2 no meu PS3 ( comprado na PS Store ) e é feio demais de jogar no sistema da Sony , pixelizado , baixa definição … Já no ePSXe é uma maravilha , fica lisinho , me senti como a 1° vez que vi o jogo no PS1 em 1998 , na época foi o gráfico que masi me impressionou .
    Incrível como programadores fãs conseguem fazer um trabalho melhor que os poderosos estudios donos dos consoles , que não conseguem fazer uma emulação decente em seus sistemas .
    Vale mais a pena jogar o jogo emulado no PC que no console atual .

    • Cara, não consigo gostar do ePSXe, mas fazer o quê? Tem que ser ele ou ele…

      • R. Ewaldo Filho 3 anos atrs

        Por quê ?
        É o que melhor emula o PS1 , tem uma porrada de filtros para melhorar os gráficos , roda em até full hd …

        • Acho o ePSXe insuperável. É compatível com praticamente toda a biblioteca do PSX e ainda tem vários plugins que permitem uma experiência melhor até que a do console original (se o seu PC aguentar). Foi o meu consolo depois que vendi meu PSX e uso até hoje. Estou jogando Breath of fire 4 e o MAGNÍFICO Pepsiman nele agora mesmo ^^

          • Poisé, reconheço a superioridade do ePSXe, como falei, tem que ser ele ou ele.
            Não sou muito fã dele, seilá, pela falta de carisma. Sei que o trabalho principal dos caras é fazer um emulador que tenha a melhor compatibilidade e o maior número de funções úteis, mas acho a interface dele meio pobre e, não sei como é hoje, mas aquela tela inicial feita em Word Art me dava asco. Além desse nome parecer muito com nick de mIRC D=

  • Biostalker002 3 anos atrs

    Olha aí… sempre fui usuário do Snes9x. Estou migrando para o Zsnes!

  • DioRod 3 anos atrs

    Se o Kega Fusion pode jogar onlie, DEMOROU UM AJUDAE DE GUNSTAR HEROES, PÔ!

  • leocamisa10crf 3 anos atrs

    Ótimo texto Ogro parabéns. Aproveitando espero que você de uma pincelada no emulador do Mame. Abraço a todos.

  • Ae Ogro, muito bom, mostrou sem firulas o melhor jeito de emular esses fantásticos consoles. Como não tive um Snes e na locadora nunca tinha nenhum RPG pra alugar "a hora" exceto A Link to the past, (que não época o link gordinho de cabelo rosa) só fui jogar os fantásticos RPGs do console em 2002 quando tive acesso a internet em casa. Usei o Snes9x por muito tempo e era um emulador extremamente leve, ao contrário do Znes que quando testei a primeira vez não consegui um desempenho legal, mas depois de algumas versões (e de melhorar o PC), ele ficou isubstituivel e uso até hoje. Realmente é um emulador excelente.

    No Mega sempre usei mesmo o Gens. Uso o Dens 32 até hoje e funciona muito bem tbm, o Kega Fusion eu nem conhecia, testarei!

    • Ogro Himself 3 anos atrs

      Same here, champ. Nao tive SNES, entao so consegui jogar os RPGs classicos no emulador

      ZSNES me acompanha a anos!

  • mateusix 3 anos atrs

    Poxa, esse post meu bateu umas saudades absurdas da internet de 1998, quando emulador era algo impossível de se encontrar. Znes que não rodava Tales of….Saturn impossível de emular games, os primeiros emuladores de PSOne, Dreamcast….

    Puta merda, Ogro. Obrigado!
    Vou catar agora esse emulador e jogar 32X, coisa que sempre sonhei, hahahaa

    GENTE, tem que rolar um cast sobre esse assunto. ;)

    • tsalvador @gmail.com 3 anos atrs

      Minha primeira instalacao de ZSNES veio antes de ter internet em casa, consegui uma caixa de disquetes com SNES9X e ROMs

      O negocio era tao primordial que meu PC passava a introducao de FFV com slowdown

      • Uma caixa de disquetes tá ótimo.
        Eu tinha meus 3 disquetes e ia e voltava pra casa de um tio pra copiar jogo a jogo. Claro, quando não era um Sonic 3& Knuckles, que não cabia nem em 3 disquetes com o winzip da época =[

      • A propósito, ogro, agora acho que já pode ser tarde, mas se teu e-mail não for público, acho bom arrumar esse comment aí =]

    • Marcos Henrique 3 anos atrs

      Teve uma época que pra rodar Tales of Phantasia, Star Ocean, Street Fighter Alpha 2 e algum outro problemático era necessário instalar um pack de cada jogo com as imagens descompactadas. Acredito que os cartuchos desses jogos usavam algum chip especial para fazer essa descompressão. Eu tive um cartucho de SFA2 e ele tinha os dois conectores dos lados, tipo os cartuchos que vinham com o SuperFX.

  • Ednaldo 3 anos atrs

    Gosto mais do Snes9x do que do Zsnes, acho que possue mais recursos e efeitos que deixam os jogos mais bonitos.

    • Ogro Himself 3 anos atrs

      Pior que não. SNES9X so tem uma ou duas opçoes de filtro. ZSNES tem diversas. HQnX (que sõ tem no ZSNES) é um espetáculo de tao bonito

  • Ah, a sessão nostalgia, xD

    Difícil dizer qual foi o emulador que mais usei, mas meu favorito e que me deu mais felicidade com certeza é o Gens. Comecei com o Kgen (que ainda acredito ser o emulador com a interface mais carismática) e gostava muito das funções extras do Gensyst. Não cheguei nem a testar esse tal de Kega, mas, de qualquer forma, não tenho jogado muita coisa de emulador nesses últimos anos depois que o pessoal daquele-outro-site-de-games-que-não-pode-ser-nomeado me converteu a um podre jogador honesto e pobre.

    Gah!
    Você está me fazendo sentir saudades dos meus tempos de crimes, Ogro maldito!

    Ah, quanto a Snes, comecei com o Snes9x e mudei pro Zsnes, não foi uma história igualmente bonita ou emocionante.

  • O Kega Fusion é sensacional, por rodar games de todas essas plataformas. Funciona muito bem, mas não consegui rodas games de 32X e Sega cd. Provavelmente não configurei alguma coisa direito. Quanto ao SNES, não tem pra ninguém, há anos que o ZNES domina…

  • Poisony 3 anos atrs

    Aaah, ZSNES. Só não foi meu primeiro emulador porque a Pokémania tava forte e fez com que o meu primeiro emulador baixado fosse o Visual Boy Advance. O irônico é que eu tive SNES e GBA, quando emulava era por pura preguiça de sair do PC ou comprar cartucho mesmo.

  • Sempre usei o ZSNES para emular Super Nintendo. Na versão 1.42, exatamente por suportar a jogatina online.
    Para o Mega Drive, uso desde sempre o Gens (versão 2.12), e tenho também o Gens+, mas não sei dizer se há muita diferença entre um e outro.

    Ah, uma coisa: se um dia tu puder dedicar uma coluna SaveState para explicar um pouco melhor como gravar gameplays usando emuladores, agradeço. Já tentei de tudo e nunca consegui. Só usando aqueles softwares de captura de tela, mas fica horrível (nunca tentei com o Fraps, pois a versão que tenho deve ser antiga e não tem esta função).

    Valeu!
    Té.

  • Thanks for discussing SaveState #07 – SNES

    e Mega Drive | Fênix Down.