Olá moçada, estamos de volta com mais uma lista, dessa vez trazendo algumas curiosidades sobre as conquistas, ou achievements e troféus! Esses desafios, algumas vezes bem divertidos, outras vezes bem ingratos, vieram com tudo para melhorar a experiência de jogo, aumentar a interação entre os amigos e dar uma maior longevidade aos games.

Em vários jogos, um achievement liberado por algum feito peculiar é associado a alguma música, filme, série que tenha algo a ver com o que foi realizado. A seguir, alguns bem interessantes:


5º – Adventures in Babysitting – The Walking Dead

The Walking Dead

Essa conquista é liberada após a finalização do segundo capítulo do primeiro episódio do jogo. A partir desse momento, Lee, o personagem que você controla, fica responsável por Clementine, uma garotinha que ficou sozinha em casa quando os zumbis invadiram o seu bairro.

Adventures in Babysitting

Adventures in Babysitting também é o título de um filme da década de 80, conhecido aqui no Brasil como Uma Noite de Aventuras. Nele, uma babá que deveria ficar em casa cuidando de uma garotinha e o seu irmão maior vai buscar uma amiga em um ponto da cidade junto com eles e uma série de infortúnios acontece. Destaque para a aparição do “Thor”, que é ídolo da garotinha (ela passa o filme inteiro com um capacete igual ao dele) na parte final do filme.


4º – Minecraft – The Lie

Minecraft
Obtido quando o jogador faz um bolo com trigo, açúcar, leite e ovos no jogo.

Um bolo pra quem descobrir de onde vem essa referência (na verdade, nem tem graça, todo mundo sabe!)


3º – Homefront – Stairway to Heaven

Homefront

Liberado quando o jogador sobe a escadaria de uma igreja em menos de 4 minutos no capítulo 5. Remete à clássica música do Led Zeppelin, de mesmo nome.


2º – Houston, we had a problem – Metal Gear Solid 2 e 3 HD

The Fury

A série Metal Gear sempre possuiu inúmeras referências durante a sua existência, que vão desde o design dos personagens aos diálogos proferidos durante as sagas. Com o lançamento da versão em HD de MGS 2 e 3, o suporte aos achievements foi incluido, e vários deles remetem à cultura pop. Esse, em específico, é obtido quando o jogador derrota The Fury no MGS 3, que no jogo foi o primeiro russo a ir ao espaço, mas que teve problemas na reentrada na atmosfera, deixando  sequelas como a incapacidade de sentir dor e uma obsessão por fogo, causada pelas chamas que o afligiram durante esse episódio.

O título da  conquista remete à celebre frase proferida durante a missão Apollo 13, quando os astronautas estavam com problemas críticos na espaçonave. O detalhe é que a frase original “Houston we HAVE a problem” teve uma pequena modificação, o HAD indica que com a morte de Fury o problema foi eliminado.


1º – Out a Time – Forza 4

DeLorean

Essa conquista é obtida quando o jogador atinge a velocidade de 88 Mph em um DeLorean nesse excelente jogo de corrida.

OUTATIME

No filme De Volta para o Futuro, a máquina do tempo foi construída em um DeLorean, e quando ele atinge essa velocidade, a viagem no tempo é realizada para a data programada no painel do veículo. A placa dele é OUTATIME.

Ficamos por aqui galera,  coloquem nos comentários outras referências que vocês encontraram nos achievements e até a próxima!

Marcos Henrique

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

23 Comentario(s)

  • Referencias em nomes de troféus é o que não falta hoje em dia …

    O que me vem a mente agora:
    – Eversion tem um chamado "Metaphor For The Atomic Bomb", uma referencia a Braid

    – Quase toda lista do God of War Ascension é uma referencia http://www.ps3trophies.org/game/god-of-war-ascens

  • Eu queria uma lista maior! : )

    BTW, as conquistas da versão brasileira de World of Warcraft são uma referência atrás da outra, todas muito engraçadas, a Blizzard fez um ótimo trabalho.

    • Realmente, Blizz tá de parabéns nos trocadalhos e referências!

    • Realmente, as referências de wow não são as melhores, mas são especiais porque não foram simplesmente traduzidas, mas sim localizadas. "Quem quer dinheiro?" com certeza não soa com a voz do Silvio Santos lá fora =D

  • safomatetor 3 anos atrs

    Para mais referências e easter eggs de Metal gear http://www.youtube.com/watch?v=RqKFtzkMW2s
    Já tem 3 partes \o/
    esse video é ótimo XD

    Eu acho meio sem graça essas referências nos troféus, mas é o jeito ne, e tem outra que eu sou horrível em lembrar de referências, então a maioria das vezes só consigo perceber quando jogo dinovo ou nem quando jogos pela segunda…… ¬¬

  • Eduardo Silva 3 anos atrs

    No jogo Vanquish, um dos achievements tem o nome "Fisher is the Other Sam".
    O desafio está em passar por uma determinada parte destruindo todos os holofotes e não sendo visto por ninguém.

  • Poisony 3 anos atrs

    Não sou tão fã de achievement, mas sou muito fã de referências e trocadalhos. Um muito simpático que eu me lembro agora são os do BIT.TRIP.RUNNER, que são praticamente micro-comentários sobre outros joguinhos indies: Everyone Played Braid. Amensia Makes You Afraid e por aí vai.

    • Cara, já eu sou fã de archievement só por causa das referências, não dou um fuck pra competições ou jogar desesperadamente pra consegui-los.

  • Tem três muito dahoras no Mafia II. Finish Him – Que é adquirido quando você passa a fase 15. Referência óbvia de MK. Tem também Get Rich or Die Flyin', que você ganha quando você fica no ar com um carro por mais de 20 metros. (Esse eu tinha! \m/), e a referência é o filme do 50 Cent. Get Rich or Die Tryin'. E tem o Ladies' Man, que é quando você pega todas as playboys espalhadas pelo jogo. Essa eu não sei se tem referência, mas é um achievement deveras interessante de qualquer forma! xD

  • Não acredito que sejam todos eles, mas a maioria dos achievements de Magicka (http://steamcommunity.com/stats/Magicka/achievements) e Team Fortress (http://steamcommunity.com/stats/TF2/achievements) possuem referências à coisas relacionadas ao jogo, ao personagem na qual você pega ou a uma brincadeira. Muito legal ver e pegar cada uma delas. :)

    • Droga, cheguei 10h atrasado pra fazer esse comentário!

      Exatamente os de Magicka e TF2 que acho que tem as melhores referências.
      É até difícil listar as mais geniais, mas menção honrosa pra "Wingardium Leviosa", "It's Over Nine Thousand","Blue… No Yelloooow!" e "There Can Be Only One"(que tem tanto no TF quanto no Magicka)

      P.S.: Agora que ví que também localizaram as de TF2, "Cabra Homi" é foda xD

      • Poisony 3 anos atrs

        A melhor localização que eu vi de achievement de TF2 foi a do "Crockets are such B.S.", que virou "Vai Soltar Crítico Assim na PQP".

    • Os achievements de Magicka são entupidos de referências e muito divertidos mesmo.

    • Poisony 3 anos atrs

      Muito bem lembrado. As do Heavy que tem trocadilho com União Soviética (Lenin A Hand, Stalin the Cart, Permanent Revolution…) são as melhores.

  • Realmente é muito legal quando os desenvolvedores tem bom humor e criatividade pra colocar referências nos achieventes. Hoje em dia não é raro achar conquistas nesse estilo. Um que lembro agora é a versão pra PC do Ys Oath in Felghana. Todos são bem engraçados e tem um, "Wanders from Ys" que faz referência ao próprio título do jogo original da década de 90.

    PS: comentário chato de fanboy: o chievement citado é de MGS 3 e não do 2 (apesar dos dois jogos estarem no mesmo disco^^)

    • Marcos Henrique 3 anos atrs

      Bem observado! No texto eu tinha mencionado que era 2 e 3, mas esqueci de fazer isso no título! Arrumei e inclui no texto que a conquista em questão é do Snake Eater!

  • Após uma vasculhada na minha lista de troféus da PSN, encontrei alguns nomes bastante interessantes:

    * Spider-Man: Shattered Dimensions tem um troféu chamado "Lay Down Your Arms", que é o primeiro verso de Soldier of Love, lado B dos Beatles regravado pelo Pearl Jam.

    * Lollipop Chainsaw tem o troféu "Zed’s Dead, Baby, Zed’s Dead", quando você derrota o primeiro chefe – chamado, obviamente, Zed. A frase vem de Pulp Fiction, filme de Quentin Tarantino.

    * Outra referência pop nas conquistas de Walking Dead é o troféu "Two Enter, One Leaves", frase icônica do filme Mad Max – Além da Cúpula do Trovão.

    * Enslaved tem os troféus "Mined the Gap" (referência à frase "Mind the Gap", ou "Cuidado com o Vão", escrita no chão das plataformas do metrô de Londres) e "Esacped New York" (referência ao filme Escape from New York).

    * O quinto capítulo de Monkey Island nos traz o troféu "I Ain't Got No Body", trocadilho com o primeiro verso do refrão da música Just a Gigolo, de David Lee Roth.

    * FIFA 12 pega emprestado o famoso bordão de Barney Stinson e nos traz "Challenge Accepted".

    * "Luck Be a Lady", famosa música de Frank Sinatra, dá nome a um troféu de Mortal Kombat 9.

    Isso sem contar referências a outros jogos, como o "It's a-me!" de Mirror's Edge.

  • Ledark 3 anos atrs

    Infelizmente não lembro de muitos Achievements bons para incrementar a lista, mas como já disseram aí, Magicka e Team Fortress estão recheados de referências bem engraçadas. Eu gosto disso, mas dependendo da hora que aparecem podem até tirar um pouco da imersão do jogo.

  • LesmaPsicotica 3 anos atrs

    Adoro esses achievement com referencia, sempre mostrando o lado bem humorado dos desenvolvedores.

    – No próprio The Walking Dead, no ultimo capitulo, tem um achievement que se chama "What's in the bag?" ("o que tem na bolsa?"), que é uma referencia ao filme Se7en ("Seven – Os Sete Crimes Capitais" aqui no Brasil.), o qual um personagem fica fazendo a pergunta "What's in the box?!" varias vezes numa certa parte do filme.
    – Bem, não é um achievement, mas existe um perk no Fallout 3 que faz com que seu Karma fique instantaneamente bom chamado "Escalator to Heaven" (referencia a "Stairway to Heaven"), e outro que te faz ficar instantaneamente mal chamado "Devil's Highway" (referencia a "Highway to Hell", musica do AC/DC.)

  • The long term outcomes of both procedures compared to a Nissen fundoplication are still being determined.
    Word of caution: If you are using these medications more than twice a week, you must let your doctor know about it.
    MOS also absorb dangerous toxins so they can be safely excreted.