Você já ouvir falar em Travian? Travian é simplesmente um dos maiores browser games já lançados até hoje!

O game foi lançado em 2004 pela empresa alemã Travian Game, trata-se de um MMOG, um Massive Multiplayer Online Game de estratégia militar com mais de 4 milhões de jogadores, onde você deve gerenciar uma aldeia entre três tribos disponíveis e se preparar para missões, coleta de recursos e batalhas entre aldeias de outros jogadores!

Como funciona?

O jogo se passa na antiguidade clássica, época remota da história da humanidade onde 3 tribos dominavam o mundo. São eles, os gauleses, os romanos e os teutões. Todas distintas e com habilidades específicas.

O objetivo do game é desenvolver a Maravilha do Mundo, o que só é possível com a conquista de uma aldeia Natar. Mas não pense que essa é uma tarefa fácil! Para isso você terá de se dedicar, defender seu território, enfrentar adversários, formar alianças  e criar muita, mas muita matéria-prima!

Cada tribo possui um nível de adaptação, os Gauleses por exemplo são recomendados para iniciantes por ser melhores defensores. São os mais rápidos do jogo, constroem armadilhas e seus esconderijos escondem o dobro de itens que as outras classes. Já os Romanos são uma classe mais moderada, possui uma infantaria bem mais poderosa, mais cara, porém com bons benefícios e uma defesa boa quando se trata da muralha.

Os Teutões é a classe mais agressiva do jogo e recomendado apenas aos veteranos. Possuem tropas baratas, de treinamento rápido e a melhor capacidade de carga do game. São fracos na defesa mais incrivelmente fortes no ataque. O jogo tem um balanceamento bom entre as 3 classes se fazendo necessária o uso das 3 em conjunto para uma boa aliança.

Uma vez escolhido em que lugar do mapa você deseja ficar, você deverá administrar uma aldeia e toda a área em volta dela. Como todo bom jogo de estratégia você deve captar recursos e evoluir suas fontes geradoras. Os recursos são Madeira, Barro Ferro e Cereal, e em volta de sua aldeia você encontra Bosques, Poços de Barro, Minas de Ferro e Campos de Cereais que podem ser evoluídos em trocas de uma quantidade de recursos para melhorar sua produção.

Aí vem uma grande característica dos browser games: nada é imediato. Por exemplo, se você quiser evoluir um poço de barro, você precisa, além de investir uma certa quantidade de matéria-prima,  esperar um certo tempo. No início não será muito tempo, coisa de alguns minutos. É claro que dependendo do nível da sua fonte de recursos, um upgrade pode pedir mais tempo ainda. E qual a vantagem? Uma mina de ferro em level 0 produz 2 itens de ferro por hora, em level 1 produz 5, em level 2 produz 9 e assim suscetivamente. Para melhor controle, a tela inicial mostra o quanto de produção de cada matéria-prima por hora sua aldeia produz.

TravianCidade

É interessante dizer que o jogo é completamente em real time e trabalha com horas reais do seu relógio. Algumas vezes você precisará construir fortificações em sua cidade e não terá matéria prima para isso, porém o jogo automaticamente te diz que dia e hora você terá material para construí-la de acordo com velocidade que sua aldeia está captando recursos, facilitando a vida do jogador. Nada de calcular, o jogo já faz para você o trabalho! Vale ressaltar, que esse detalhe varia de servidor para servidor, alguns servidores, os speedservers trabalham com hora acelerada, deixando o game mais dinâmico. Isso é bom para aqueles que tem bastante tempo para jogá-lo e atualizar mais rapidamente suas ações.

Além das fontes de recursos é possível construir dezenas de unidades em sua aldeia que irão melhorar status de batalha, velocidades de construção, armazenamento de recursos e etc. Por exemplo a unidade de esconderijo, onde é possível, no level 0, proteger 100 itens de cada um dos recursos em caso de ataque. Em level 1 é possível esconder 200 e assim por diante. Se você fizer upgrade no edifício principal, quanto maior o nível, mais rápido seus construtores terminam as construções que você encomenda.  Além disso, você pode construir um ponto de reunião militar utilizado para conquistar, atacar, assaltar ou reforçar outras aldeias!

“Mas perae? Quer dizer que as aldeias podem ser atacadas? Eu vou ser massacrado quando iniciar o jogo!”

Relaxe, o jogo tem uma ótima proteção para iniciantes. De início o jogo te dá cerca de 190 horas de proteção (em um servidor 1 para 1), um equivalente a 8 dias de testes. Isso significa que ninguém poderá te atacar nesse tempo, nem roubar seus recursos. É claro que você ainda não poderá fazer isso também mas 8 dias é tempo suficiente para você focar na construção de sua aldeia!

Além disso o jogo te deixa na mão de um Mestre de Missões que te dará tarefas que te farão entender bem como funciona as mecânicas do jogo. Inicialmente ele te ensinará a evoluir suas fontes de recursos, construir fortificações, e o melhor, receberá bônus por completar essas tarefas! Certamente uma ótima maneira de não afugentar os novatos e prepará-los para o game!

Controle seu herói!

TravianHeroiAgora em Travian 4 temos a inserção do herói, um personagem especial que te auxilia (e muito!) o seu progresso no game. Para começar existem listas de aventuras para serem concluídas! As aventuras variam entre explorações simples e perigosas. As simples apenas gastam equipamento e aumento o nível do herói. Já as perigosas podem fazer seu herói, dependendo do seu nível, perder uma certa quantidade de energia.

Enviar seu herói para aventuras pode ser extremamente recompensador! Os prêmios variam bastante entre doses razoáveis de suprimentos  e itens que você pode aplicar no seu personagem, inclusive equipamentos, montarias e armas.

Quanto melhor equipado, melhor são seus atributos, como todo bom RPG. Além disso, assim que forem concluídas as suas primeiras 10 aventuras, é possível participar de leilões! Ali você pode comprar e vender itens que seu herói consegue em suas jornadas (ou que você rouba dos seus adversários!). É uma maneira mais rápida de conseguir o que precisa já que as aventuras levam um certo tempo para serem feitas, dependendo do nível do herói. Todo comércio do jogo é feito através de matérias-prima, porém para aqueles que não tem muito tempo, é possível a compra do ouro, uma forma mais rápida e bastante útil para aquisição de itens. As compras são feitas através do BoaCompra e são 100% seguras.

O herói ainda é um excelente trabalhador, com ele você pode dar boosts na produção de matérias-primas. É possível dividir a produção entre as 4 matérias e fazer com que ele produza um valor específico por hora para cada uma das 4, ou focar ele na produção massiva de alguma matéria específica, ajudando você a acelerar sua estratégia.

Prepare-se para o combate!

Como já dizemos, o objetivo de Travian é chegar a Maravilha do Mundo Nível 100 ! Para isso é necessário algum tempo de jogo. Uma vez que o objetivo é alcançado o servidor é zerado e você pode mover alguns de seus recursos para um novo servidor. Para chegar a esse ápice não é recomendável jogar sozinho. Algumas aldeias são consideradas de combate, enquanto outras são de suprimentos, é uma escolha sua ser um guerreiro ou um camponês que irá auxiliar os heróis! Ambas as escolhas são divertidas pois requer estratégias diferenciadas.

O jogo possui um mapa com aldeias próximas. É possível se aliar a elas ou saqueá-las. “Que maldade saquear os vizinhos não?” Eu aposto que eles não pensam assim! Se você não saqueá-los, eles o farão, pois se o objetivo do jogo é se desenvolver mais rápido que seus adversários, que modo melhor de agilizar as coisas senão destruindo suas fontes de evolução? Em Travian é possível espalhar armadilhas , criar esconderijos para proteger seus mantimentos, atacar aldeias com catapultas e exércitos e criar estratégias para aniquilar de vez seus adversários. Nessas horas as alianças são muito importantes, pois uma aldeia que perde seu herói pode facilmente ser escravizada por outra!

“Como assim? O herói pode morrer?” Mas é claro! Mas fique tranquilo, todo seu esforço não é jogado fora, também é possível ressucitá-lo caso necessário, mas aviso que custará muito caro!

Considerações Finais

Se você busca um game de estratégia, cooperativo e divertido, Travian é uma excelente pedida! O jogo ainda tem vantagem de estar completamente traduzido para português do Brasil e ser totalmente GRÁTIS! Por ser um browser game tem uma portabilidade absurda e pode ser jogado até mesmo através do seu pc, tablet ou smatphone (inclusive estou enviando um herói para uma aventura pelo celular, enquanto escrevo esse post).

Experimente o jogo hoje mesmo, aproveitando o longo período de inciante para entender todo o seu funcionamento, criação do vilarejo, upgrades do herói,

Definitivamente recomendamos o jogo para vocês! Clique no banner abaixo para jogar e divirta-se!

Banner-Travian

Pior host do mundo, criou o Fênix Down para continuar falando de games. Mas sua mania compulsiva acabou criando mais colunas do que ele aguenta.

Facebook Twitter YouTube 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

32 Comentario(s)

  • Henrique 3 anos atrs

    Não sou muito fã desse tipo de jogo mas o post foi tão bem escrito que fiquei com vontade de dar uma checada. Quando sobrar um tempinho vou testar.

    Mas posso dar uma sugestão? Apesar de ter ficado claro pelo texto que esse é um post patrocinado, acho que o fenix down poderia usar uma tag para indicar esse tipo de post, como é feito em diversos outros blogs. Nada muito grande, apenas adicionar por exemplo a tag: publieditorial ou algo do tipo.

    No mais, texto muito bom mesmo.

    • opa Henrique, podemos colocar sim uma categoria para isso
      mas velho, sinceramente, o jogo é bem divertido! Eu mesmo comecei a jogar para fazer a análise e eu recomendo de verdade, não preciso mentir para vcs =)

      Eu já te digo que nunca tinha experimentado o gênrero e nem sou expert no assunto, mas me surpreendi em jogar o Travian e me divertir. Dê uma testada quando der, jogue o período de experiência pelo menos, e depois me conte o que achou =D

      • juiz tiozão 3 anos atrs

        Joguei uma vez nos idos de 2005. Achei bem chato na época. Just not my cup of tea.

  • Já joguei tanto browser game que minha cabeça já explodiu! xD Ainda jogo um de Poderoso Chefão e um de basquete. Mas se o pessoal do Fênix Down formar uma aliança eu vouto a jogar esse também! Hehe!

    • olha ae hein, acho q rola. Queria experimentar pelo menos um server até o fim para saber como é a experiência, faz uam conta ae!

      • Volto*

        Qual server e em que direção?

        • to no br2 a sudoeste, x: -66 y: -157

          • Done! Demorei, mas só deu pra fazer agora que cheguei da faculdade! Vou uppar meus recursos aqui e fazer minhas primeiras construções enquanto estudo pra prova de Fonética e Fonologia e Teoria Linguistica. Porque é dahora a vida! xD Minha vila é Matadatempestade, minhas coordenadas são x: -6 y: – 172, Nick: Siegkrieg. Nem lembro se já dá pra criar uma aliança no começo do jogo, mas quando der é só me invitar! '-'b

    • safomatetor 3 anos atrs

      compartilho do mesmo, sabe quando o seu pc tinha uma geforce 5500 que não rodava nada de 2009 pra frente? então… the crims foi o que mais fui viciado, mas sempre gostei daqueles de gerenciar bases espaciais….
      mas ta ai, se o pessoal do fenix down resolver fazer uma coisa junto ia ser bem legal, mas sozinho nem rola de jogar P:

  • gordinho do baixaki 3 anos atrs

    Neste momento o hobbit esta com sua banheira cheia de Obamas…

  • Muito bom texto, deu até vontade de jogar

    Mas é grátis mesmo ou tem aquele lance de dar dinheiro para diminuir o tempo das construções?

    • vlw hsevilha!
      Bom, tem sim o lance de pagar para melhorar certas coisas. Mas é possivel até ganhar ouro no jogo sem precisar comprá-lo e comprar alguns itens especiais. Eu mesmo no primeiro dia já tinha bastanet ouro só fazendo missões. recomendo a experiência!

  • Alguns amigos meus eram VICIADOS em Travian. Eu não chegava perto porque eu já era viciado em outros web games e não queria adicionar mais um na lista.

    Parece ser bem legal!

    • é legal! eu nunca me aventurei muito em web games, mas curti a experiência com o Travian, tanto que terminei o review e ainda to jogando aqui huahuahua

  • GabrielVRosa 3 anos atrs

    gostei do texto e tals but…
    tenho certo preconceito com jogos nesse estilo,então não sei se vou acabar jogando,sem falar que em uma fase mas "dark" na minha vida acabei jogando muitos jogos nesse estilo e o travian também tava la no meio(foi dai que surgiu esse meu preconceito)
    concluindo,gostei do texto mas provavelmente não vou jogar(sry Diego ;/)
    continuem com o bom trabalho ae,e espero ter voltado com a minha cota de comentários xD

    • que bom que pelo menos o texto está bom huahuauh
      entendo que não vou conquistar a vontade de todos só com um bom review, até pq nao faz o gênero de todo mundo… mas se um dia pinta ra vontade, experimente =)

  • LesmaPsicotica 3 anos atrs

    Eu me lembro de ter jogado o Travian há muito tempo atrás, quando ainda não tinha um PC bom para jogos. Você via claramente a diferença de qualidade dele com um monte de outros web games (pelo menos os que eu conhecia)
    Vou dar uma jogada para ver. O duro é lembrar minha senha XD

    Algo totalmente Off-Topic: Desculpa se desvincular do assunto tanto assim, mas gostaria de fazer uma pergunta pro Diego: tem uma remota chance, num futuro distante, de ter um SideQuest sobre Bioshock? Seja ele do original, ou do Infinite (ou os dois).
    Obrigado dês de já :D

    • GabrielVRosa 3 anos atrs

      Bioshock=Melhor FPS do PS3(MAMILOS)
      se ele não fizer pode deixar que eu puxo a orelha dele xD

    • ô legal LesmaPsicótica! Ele é realmenet bem acima dos outros q já conhecia =D
      Me surpreendeu

      ps: sim, existe uma chance =D Dos dois

  • Puxa, extremamente completo a review Diego. Humilhou os chapas do SPC.hehehe

    Combinaram de postar no mesmo dia foi? Ou Travian quer dominar todos os melhores blogs de games de uma vez só mesmo?

    Pena que não curto jogos de estratégia senão até experimentava. Quando trabalhava na locadora anos atrás tinha um amigo que era viciado nesse troço.

    • GabrielVRosa 3 anos atrs

      e o Diego escreveu enquanto ele ainda estava jogando xD
      Ele devia ta muito inspirado no dia :P

    • nem sabia q o SCP tb ia fazer! Que legal!
      A diferença é que eu fiz o review, eles só postaram o release que recebemos por e-mail
      eu gosto mais de fazer o review mesmo, saber o que estou apresentando para vcs =)
      Quando vi que o jogo era de qualidade eu aceitei fazer o review =D

      Eu tb nao curto estratégia nao, mas até q to me divertindo nesse periodo de proteção huauhauh Minha cidade ta gigante já!

  • Rafaeltaira 3 anos atrs

    caralho e tanto texto que vou demorar dias pra ler.
    Só jogaria se tivesse um brother como enfrentar algum amigo. Nesse caso pode ser até JC love ou ate algum gamer do fenix down ou alguém do meu facebook.

  • Flammerzito 3 anos atrs

    Que bom que conseguiram um patrocínio! Hahahaha