F4 e saudações! Como na SaveState passada falei dos consoles da Sony, dessa vez vamos falar da empresa mais popular no mundo da emulação: a Nintendo! Abaixo vão os emuladores que eu considero ser os melhores para cada um dos consoles relevantes da empresa.

SONY DSC

NES – FCEUX

Por conta da arquitetura simples e grande popularidade nos Estados Unidos, o NES é o console mais popular no universo da emulação. Sendo o console escolhido por quem quer estudar como criar um emulador, ele possui nada menos do que noventa e um emuladores listados no Zophar’s Domain.

Dentre esse universo de emuladores, o que torna o FCEUX o escolhido? Primeiro, ele tem história. O emulador origem, o FCE foi escrito em 1998 e gerou diversos branches, incluindo o popular FCE Ultra. Além disso, ele recebe atualizações constantes (a última foi em Março de 2013).

FCEUX é uma fusão (ou merge, usando o termo de programação) de diversas versões do FCE que possuíam diferentes funcionalidades e aprimoramentos: FCE, FCE Ultra, FCEU rerecording, FCEUXD, e FCEUXDSP. Com isso o FCEUX possui recursos de gravação de vídeo (usado para criação de Tool-Assisted Speedruns), ferramentas para debuggar os jogos em tempo real e altíssima compatibilidade com o console.

video-game-super-nintendo

SNES – ZSNES

Já falei do ZSNES em outra SaveState, mas se tratando de um post sobre a família Nintendo não poderia deixar de reforçar: se você quer jogar Super Nintendo, ZSNES é o melhor emulador de todos, TODOS!

2420184-game_boy_advance_1stgen

Game Boy e Game Boy Advance – VisualBoyAdvance

A melhor opção para jogos de GBC e GBA no PC é o VisualBoyAdvance. Já não é atualizado a alguns anos, mas é um emulador bastante maduro e estável. Possui todas as features desejáveis em um bom emulador e já possui versões para Linux, Mac OS X, XBox, GameCube e Wii.

Menção Honrosa: ao emular o GBA no computador estamos perdendo a principal vantagem desse console: portabilidade. No entanto, o PSPGBA (sem site oficial) é um emulador de GBA para o PSP, que também é um console portátil. O PSPGBA foi o emulador mais estável e de melhor performance que experimentei no PSP. Recomendadíssimo!

2420173-n64_console_set

Nintendo 64 – Project64

Já falei sobre o UltraHLE e como funciona a emulação em alto nível na SaveState que contei a história dos problemas legais e batalhas judiciais de alguns emuladores. A reação do público e a forte pressão da Nintendo fez com que o emulador fosse descontinuado pelos seus criadores seis horas após seu lançamento. Houveram tentativas de dar sobrevida ao UltraHLE, mas nunca foram muito longe.

Depois que as massas se acalmaram e todo fervor anti pirataria cedeu, apareceram os primeiros sucessores do UltraHLE. O que mais se destacou foi o Project64. É considerado o emulador com a maior compatibilidade com o acervo do N64, além de usar um sistema de plugins que permite adaptá-lo da melhor maneira para diferentes configurações de computador.

Nintendo_DS_001

Nintendo DS: DeSmuME

Ainda não temos um emulador de DS de boa compatibilidade com os jogos do portátil, mas o DeSmuME é o mais próximo que temos de chegar lá. Apenas alguns jogos são considerados “jogáveis”, então vale a pena conferir a página de ROMs compatíveis e verificar o que é suportado. Infelizmente não é muita coisa.

Destaque interessante é que o DeSmuME já tem versão para Nintendo Wii, caso seu videogame tenha sido destravado.

Menção Honrosa: o NO$GBA é um velho conhecido dos fãs de emuladores. Em 2002 sua primeira versão já emulava satisfatoriamente ROMs de GBA, e em 2005 foi iniciado o projeto para suportar o DS. O destaque do NO$GBA é sua versão com debbuger de ROMs, muito popular entre os programadores de jogos.

The_Nintendo_Wii

GameCube e Nintendo Wii – Dolphin

Dolphin começou como um emulador de GameCube de relativo sucesso. Quando surgiu o Nintendo Wii sua popularidade explodiu, pois o Wii é o GameCube maquiado possui a mesma arquitetura que o GameCube. Assim não foram necessárias muitas alterações para que o novo console também fosse suportado.

Pela primeira vez tínhamos um emulador de um videogame contemporâneo capaz de rodar os jogos com gráficos muito mais apurados que no console original. Games podem rodar com resolução de 1080p, filtros de anti-alias e texturas, recursos que não estão presentes nos consoles. Para uma experiência mais próxima do que é jogar no Wii, é possível conectar o WiiMote no computador.

Para ver esse milagre na prática, existem diversos vídeos no YouTube mostrando o Dolphin rodando em sua capacidade máxima.

Esse apanhado de emuladores da Nintendo fica por aqui. Comentem ai quais são seus emuladores favoritos, que versões para outras plataformas eles podem ser jogados, que outros consoles vocês estão tentando emular. F2 e até logo!

Computólogo, RPGista, Gamer, viúvo da Sega e Sonysta.

Twitter 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

11 Comentario(s)

  • mateusix 3 anos atrs

    Terminei muita coisa no NO$GBA ;) Bons tempos

    • Naquela época em que ele era o único emulador em que se podia trocar pokemóns…

    • pokémon no NO$GBA
      um clássico

      • Caraca, foi a única maneira de jogar Pokemon pra mim na época! Deu saudades agora.
        Usei muito o NO$GBA, mas adorava emsmo o Visualboy Advance (que tbm rodava jogos do GB e GBC) Rodava praticamente tudo e muito bem. Graças a ele terminei os Castlevanias de GBA e Metroid Fusion.

        O Zsnes dispensa comentários. Uso até hoje. O Snes9x tbm me ajudou bastante.^^

        O Project 64 chegou a fazer alguns milagres no velho celeron da Xuxa com VGA onboard aqui. Era um excelente emulador tbm.

        Minhas experiências com emulação dos consoles mais novos já não foi muito agradável. Os emuladores ainda exigem uma máquina mais ou menos apresentável pra rodar satisfatoriamente os jogos compatíveis. O DS até que joguei um pouco com o DESMuME, mas aqui tinha um desempenho melhor com o bom e velho NO$GBA mesmo.Como na época a emulação não era 100% acabei cansando mas deu pra curtir um pouco de Castlevania Order of Eclesia ao menos.
        Já o Dolphin nunca consegui rodar nada com desempenho acima de 9fps aqui. Seria legal Jogar RE Rebirth, mas deixa pra quando o WIi tiver a R$ 199 XD

      • Me lembrou quanto tempo eu tentei jogar Pokemon Blue/red/yeallow no nosgba pra DOS no windows 95, e não rodava de maneira alguma, eu tinha um pentium mmx 166 com incriveis 32mb de ram… e a merda q meus amigos rodavam sem problemas nos 486 deles :Z, fui obrigado a comprar um GBC :D

        Bons tempos HAHAH

  • Nostalgia… ensinei 3 primas ao mesmo tempo a jogar e gostar de videogame graças ao VBA com Kirby =D

  • Eu como um fã de emulação (não por não ter os video games, tenho um DS, PSP e um Wii) fico fascinado de ver como as pessoas conseguem fazer isso, e foi o maior susto que eu levei quando eu descobri que os mesmo jogos que eu poderia jogar em 480p no wii poderiam ter gráficos ainda mais bonitos no pc. Infelizmente não tenho um PC onde eu possa realizar uma emulação decente, mas só de saber que isso é possível já me assuta. Me faz lembrar do bleem rodando GT2 do PS1 no Dreamcast com qualidade superior, era engraçado.

  • Não sabia que tinha DeSmuME pra Wii! Procurando agora!

  • Biostalker002 3 anos atrs

    Um dos primeiros emuladores que conheci foi o Visual Boy Advance, que nunca me decepcionou. Mas para emular o NES, o meu preferido até hoje é o VirtuaNES, que tem algumas opções muito legais de aprimoramento. Mas vou dar uma fuçada no FCEUX também.

  • ZSNES é muito bom, sempre usei ele.

  • Testei o dolphin e rodou lindamente os jogos… 60 fps. já encomendei o sensor bar do wii e um controle com wiimotion na dx.com… mal posso esperar pra jogar Mario Galaxy :D