F4 e saudações!!  Já cansei de proferir por aqui meu amor pelo ZSNES como o emulador mais fantástico de todos os tempos. Mas ainda temos uma ótima alternativa ao ZSNES e qualquer outro emulador de Super Nintendo: jogar com o próprio console. Alguns de vocês ainda devem ter o SNES da infância (ou adolescência  na prateleira. E garimpando um pouco, dá para comprar baratinho um SNES usado. Mas isso não é possível para todos videogames…

outrun02Dentre as coisas fantásticas que a emulação de consoles nos traz, não podemos esquecer que, além de ter acesso a jogos raros e esquecidos, também podemos jogar videogames raros. Videogames que nunca foram comercializados no Brasil. Videogames que não foram tão populares nos EUA e foram de difícil importação. Videogames e jogos muito caros, para se encontrar uma boa oferta perdida num classificado.

E um desses videogames raros (ao menos para brasileiros) é um console notável. Estou falando do PC Engine (TurboGrafx-16 nos USA).

SONY DSC

Alguns anos atrás, o NowLoading contou a história do PC Engine e o quanto ele é foda. Resumidamente: é um console de 8 bits (mas com um chip de 16 bits para gráficos) contemporâneo ao NES, que tinha jogos que o próprio SNES demorou anos para superar em qualidade gráfica. Mas o foco da SaveState não é a história do console, mas dos emuladores. Vamos a eles!

PC – Magic Engine

bonksadveuh5Como nem tudo são flores, vou falar primeiro do (único) problema do Magic Engine: ele é pago. Mas como vocês já vão piratear os jogos de PC Engine mesmo, baixa da locadora do Alex_Seph. Mas uma versão shareware do emulador pode ser baixada para avaliação, onde os jogos rodam por 5 minutos, ou seja, dedo rápido nesse savestate!

Mas porque escolhi esse emulador em vez de algum outro emulador gratuito? Porque Magic Engine é sem alguma discussão o melhor emulador de PC Engine, independente dele custar algumas doletas. Ele emula com altíssima compatibilidade todas as diferentes mídias e “upgrades” e do PC Engine: HuCard, SuperGrafx, CD-ROM, Super CD-ROM and Arcade Card. Os jogos em CD podem rodar diretamente do drive do computador. Quanto a funcionalidades, são bem básicas comparadas com as de outros emuladores, mas ainda assim é a melhor opção para jogar no PC.

Wii – WiiEngine

R-Type1_02Um Wii devidamente moddado tem diversas opções fodas para emular outros consoles. Eu pretendo algum dia fazer uma SaveState detalhando melhor esses emuladores mas como o assunto é PC Engine já vou adiantar: direto pelo Homebrew Browser, baixa-se o WiiEngine. Baseado em diversos emuladores de código aberto, roda ROMs do PC Engine original e ISOs dos jogos em CD ROM.

PSP – PSPHugo

Talvez o Hu-Go seja o melhor emulador de PC Engine gratuito para PC e é uma escolha natural para uma versão console. Além do WiiEngine, ele também ajudou a originar o PSPHugo. Funciona com bom desempenho e compatibilidade. Se você tem um PSP com custom firmware na mão, essa é uma das melhores opções para rodar os clássicos do PC Engine!

SONY DSC

Mostrei três ótimas opções para quem não tem acesso a um PC Engine poder jogar esse game fantástico: no PC, na TV e no bolso. Não é tão difícil enfiar um emulador nesses consoles, nem piratear gastar uma graninha comprando o Magic Engine (ou então achar um emulador gratuito). Experimentem o PC Engine assim que vocês puderem. É o videogame que nos deu grandes jogos como Castlevania Rondo of Blood, Twin Bee, R-Type. Alguns deles foram portados para outros consoles, mas sem o brilho desse pequeno notável.

Comentem aí embaixo: quais experiências vocês tiveram jogando PC Engine, seja emulador ou o próprio console. Quais jogos são recomenados? A SaveState continua nos comentários, e agora é hora de vocês contribuirem. F2 e até logo!

Computólogo, RPGista, Gamer, viúvo da Sega e Sonysta.

Twitter 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

18 Comentario(s)

  • me taquem pedras. Nunca joguei pc engine
    começarei a procurar pérolas para as jogatinas do Fenix Down ;D
    especialistas/conhecedores, sugestões?
    Castlevania não precisa sugerir =P

    • Biostalker002 3 anos atrs

      como falei no meu último e-mail, os Bomberman do PCE são muito bons, tem altos jogos de shoot 'em up e tem os jogos do Bonk também.

    • Biostalker002 3 anos atrs

      tem também o Splatterhouse, o Cratermaze (puzzle) e o Jackie Chan's Action Kung Fu!

    • Ogro Himself 3 anos atrs

      De nave tem MUITOS classicos. O melhor R-Type é do PC Engine. Parodius e Twin Bee sao demais.

      Alias, se tu curte esses jogos, PC Engine é O console.

      Bonk, Bomberman, Zonk, Neutopia, Y''s …

      • Biostalker002 3 anos atrs

        Tem uns de navinha também bem coloridos como o Fantasy Zone, o Magical Chase e o Coryoon Child of Dragon. Sem falar no fecal (literalmente) Toilet Kids…

    • Só vim tacar uma pedra…

      Tá bom, tem a série Valis, que também recebeu um porte mais ou menos para mega drive, mas as melhores versões são as do PC Engine.

  • Biostalker002 3 anos atrs

    Com minha curiosidade enorme ao conhecer o mundo dos emuladores há anos atrás, conheci vários jogos do PC Engine. Muitos eram incrivelmente bonitos para a época, mas Chi no Rondo tá entre meus favoritos ever, além dos menos conhecidos Bomberman, Bomberman '93 e Bomberman '94! Joguei vários shoot 'em ups também como os primeiros R-Type e o Parodius.

    • Ogro Himself 3 anos atrs

      Rondo of Blood do PC Engine é MUITO mais foda que o remake de PSP …

      • Biostalker002 3 anos atrs

        CONCORDO PACAS!

      • Puxa, sério? Achei que só o caracter design tinha ficado inferior. Mas o do PSP ainda é bom n´´e? To pensando em comprar na PSN.

        • Ogro Himself 3 anos atrs

          Pode comprar o do PSP que tu pode destrancar nele o Simphony of the Night e o Rondo of Blood original.

          A diferença entre as duas versoes é: um é um jogo 3D regular, outro é um jogo 16 bits FUCKING AMAZING.

          Prefiro a 2a opcao!

  • Isso me lembra que ainda não terminei o Castlevania!

  • ThiagoSantosT 3 anos atrs

    Algum dia o save state poderia falar sobre emulação nos smartphones tanto android quanto IOS?

  • Biostalker002 3 anos atrs

    um dia compro um PC Engine…

  • jui tiozão 3 anos atrs

    Se eu disser que quando criança eu preferia ganhar um Amiga ao invés de um PC e um PC Engine ao invés de um SNES? Sim! Eu era uma criança hipster.

    Brincadeiras a parte, eu sempre tive muita curiosidade de jogar o PC Engine, mas não por emulador. Acho que emulação, nesse caso, ia tirar um pouco da graça do console. Obviamente continua valendo para experimentar jogos exclusivos que você nunca teve contato.

    Abraços!

    • Ogro Himself 3 anos atrs

      Ja cheguei a discutir isso em outros artigos … o console é imbativel, mas em alguns casos tu não encontra mais ele disponivel para comprar, ou é muito caro.

      E em algumas situacoes, o emulador pode ter um gráfico bem mais bonito do que o console original. Ai vai do gosto de cada um!