Escrito por Kun

Para as pessoas que não me conhecem, eu não sou um grande fã de partidas ranqueadas. Eu acredito que a disputa por ranking e o fato de isso mostrar, com grande evidência, no seu profile faz com que as pessoas estejam em seu pior estado quando jogam. Com isso, eu quero dizer que, elas ficam mais estressadas, mais suscetíveis a xingar e provocar, não só os oponentes, mas aliados também. Eu, sendo uma pessoa calma e, até certo nível, antissocial nos jogos, prefiro não entrar nesse tipo de ambiente.

Mas este não é um artigo sobre quão ruim é a comunidade em si, ou sobre o que fazer em partidas ranqueadas. Este é um artigo que eu queria escrever, faz muito tempo, sobre o que as pessoas costumam dizer nos jogos e comentários sobre estas frases comuns que nós vemos por aí, em todos os níveis de jogo. Tenho certeza que vocês ouviram/leram muitas dessas (talvez todas) frases, então divirtam-se e me xinguem se for o caso de eu parecer muito convencido comentando elas.

“Sem brigar, galera” – Essa é uma que sou eu quem normalmente fala. Eu fico impressionado como a confiança de alguns jogadores quebra muito fácil. Uma vez, jogando de AD Carry, eu errei numa jogada e perdemos uma kill. Veja bem, não morremos, só perdemos uma kill, e meu time entrou em desespero falando coisas como “ADC Noob”, “GG bot noob”. No mesmo jogo (que durou por volta de 45 minutos) eu acabei pegando uma quadra kill que levou ao nosso push final e ganhamos o jogo. Ao fim do jogo, eu fui reverenciado e li elogios e coisas do tipo “Cait carregou vocês” dos inimigos.

“Caga muito (ou sortudo ou algo relativo)” – Provavelmente a frase que mais me incomoda. Não me entendam mal, sorte É um fator no jogo. Acertos Críticos são na base da sorte, assim como algumas skills (os ults da Fiora e Gangplank, Alpha Strike do Master Yi se não for o foco do alvo), mas quando alguém te mata sem o auxílio dessas mecânicas, não é sorte, é perícia. Aquela Lux não te matou por “sorte de acertar o laser”, ela mirou e acertou. Algumas pessoas tem um problema muito grande em admitir que existem pessoas que jogam melhor do que elas, então creditam a morte delas ao azar.

“Primeira vez de (campeão)” – Desnecessário dizer que essa já chama o ódio de outras pessoas sobre quem disse. Considerando partidas ranqueadas apenas, essa frase jamais deveria aparecer pras pessoas. No artigo que o Kazz escreveu sobre preparação para jogar partidas ranqueadas, ele bota um ponto sobre você se preparar antes de jogar, e ir a primeira vez com um campeão em partidas ranqueadas é tudo, menos isso. Eu já larguei jogos quando li essa frase na seleção de campeões, e antes que me digam que eu tenho que confiar nos outros, minha mãe me ensinou a não confiar em estranhos desde que eu era criança.

“Lag” – Clássica. E em boa parte das vezes, é verdadeira. Mas em algumas vezes eu tenho certeza que as pessoas falam que estão com lag pra não ter que admitir que a outra simplesmente joga melhor.

“…” – Essa pra mim é um enigma. É uma frase que não quer dizer nada e quer dizer muito ao mesmo tempo. A ideia que eu tenho é de alguém que quer falar algo, mas acha que não vale a pena falar pois os outros são muito burros pra entender. Então, se ele acha isso, por que se incomodou em escrever as reticências? Alguém me explique essa, se puder.

“Não foca o tank” – Essa foi o Pedro Arch quem me chamou a atenção. Todos entendem que o alvo primário numa luta é o inimigo com potencial pra causar mais dano. Mas coloque-se na posição de um carry, um personagem papel, mas que causa muito dano. Obviamente ele vai ser protegido pelo tank do time, e isso é verdade para os dois times. Como você vai focar em outro que não o tank, se você não consegue (sem morrer) chegar no carry inimigo?

timelixo2

“Meu time… (ou Time Lixo)” – E por fim, a frase mais lida por 99% dos jogadores. Essa é uma “desculpa geral” que as pessoas usam quando perdem jogos. E não satisfeitas, escrevem no chat aberto, numa tentativa de se excluir de qualquer culpa do jogo ter sido perdido, como se ele fosse o único bom jogador do time inteiro. Eu uma vez, seguindo uma ideia do Stonewall, resolvi conversar com a pessoa que dizia isso e perguntei “o que seu time fez de errado?”. Depois dela me responder, eu perguntei “E o que você fez pra ajudar seu time a corrigir isso?” e claro, a resposta foi algo insensato e maldoso, que infelizmente tive que reportá-lo por linguagem ofensiva (eu não gosto de reportar pessoas, mas faço com grande frequência).

Conclusão

Obviamente não falei todas as frases comuns que a gente lê por ai, afinal, se o fizesse o texto ficaria enorme. E não quero me excluir disso tudo não, eu mesmo devo ter dito algumas das frases citadas aí no texto, não sou nenhum santo nem melhor que ninguém.

Mas o ponto desse artigo é: pensem melhor antes de escrever no chat do jogo, pensem em como ajudar ao invés de só se defender ou atacar os outros gratuitamente. Sejam pessoas educadas como são na vida real. Não é por estarem na internet, e não cara a cara, que vocês tem que se tornar pessoas tóxicas, até porquê, o inimigo que você está xingando num jogo hoje, pode vir a ser do seu time amanhã e você vai querer um aliado motivado ao invés de um que teve sua moral destruída por conta de ofensas que talvez ele nem tenha merecido.

Host do Last Hit, atração sobre League of Legends do Fênix Down. Videos, podcasts e futuramente muito mais.

Facebook Twitter 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

23 Comentario(s)

  • "O que seu time fez de errado e o que você fez pra ajudá-lo na correção?" será meu jargão de hoje em diante

  • Liev ex-Destruidor 3 anos atrs

    Realmente Mobas em geral destroem laços

    Um exemplo disso…eu bani meu próprio meu IRMÃO da lista de amigos depois de uma discussão em uma partida

    mais ainda prefiro a rankeada porque normal game só tem jogador ruim, aguardo por videos

  • Vings 3 anos atrs

    Sempre que vejo a Last Hit penso que é uma coluna nova, daí eu clico e fico triste :p

    Tipo, não que a coluna seja ruim, é que não sou lá muito chegado em LoL e derivados..

    • safomatetor 3 anos atrs

      e pra galera que nunca jogou ou não gosta, baixa la, adiciona a galera daqui, vamos juntar todo mundo numa partida personalizada e dar uma zuada, sempre é divertido xD

    • Eu entendo e respeito você não gostar de mobas, e claro, agradeço ao suporte.
      Mobas são jogos extremamente competitivos e que requerem um certo nível de entrosamento/trabalho em equipe, e isso acaba gerando mais discussões de pessoas individualistas(pense num time de futebol que tem uma "estrela" que quer mandar no time).
      Mas tirando alguns comentários especificos, acho que você consegue encontrar aquele tipo de comportamento em vários outros jogos(embora em outros jogos a comunicação talvez seja menor e por isso você não consegue reparar).

  • safomatetor 3 anos atrs

    Eu xingo, xingo muito, mas xingo aqui em casa falando, a única vez que eu xinguei no chat foi porque eu não aguentei tanta ofensa e também porque estava muito nervoso.

    Eu sempre sou o cara que não fala nada quando o top morre e da o first blood, sou aquele que depois de três mortes sempre digo, "Top, guenta ai na torre, não se preocupa em farmar, só não morre que eu vou ai gankar" e isso porque eu sempre estou mid, e sempre que estou mid estou de annie. Isso as vezes funciona, as vezes não, vai da habilidade do top deles, vai do meu posicionamente e etc…

    Eu que depois de chegar no platina, dificilmente vejo alguem logo no começo do jogo xingando um ao outro (é raro ter trash talk se alguém morre no começo do tipo, "GG já, mid noob" mas ainda acontece)
    Mas quando o negocio é "elo hell" o buraco é mais embaixo, nas ligas mais baixas você, isso mesmo VOCÊ cara badass fodelão tem que carregar o time, TEM QUE CARREGAR! se você ta mid você tem a obrigação de ir bot matar, tem que ir cara, tem que ter coragem, que se dane os creeps, olha meu histórico (safomatetor) e você ve que meus creeps sempre estão muito abaixo do que o mid do outro time (aos 15 minutos eu com 50 e o mid inimigo com 80), mas eu sempre ajudo o ad carry a pegar kill ou assist ou levar torre rápido para ir dragão. Outra coisa é arriscar ao máximo, arrisque, eu faço mejai em TODOS os jogos de annie, perdendo ou ganhando eu faço, já fui muito xingando por fazer esse item que pode te dar + 80 de AP com 4 kills por 1300 de gold, já paguei caro por fazer esse item, mas também já ganhei muito por causa dele.

    Eu acho o seu motivo de não jogar ranked uma desculpa como é a que as pessoas dão quando morrem e falam que deu Lag, ou que o jungle campou ou que o jungle dele não gankou la (desculpa por falar dessa forma) Eu que agora orgulhosamente sou diamante, muito feliz por passar o domingo jogando com o objetivo de chegar a diamante, mesmo perdendo uma melhor de cinco eu fui la na coragem e joguei dinovo e consegui cara. É verdade, diamante é um pseudo-status de gente que joga bem League of Legends, mas cara competição é isso, jogar normal game para mim simplesmente não tem graça, porque quando eu jogo de annie dificilmente vai vir um mid que vai conseguir me vencer, não estou querendo dizer que sou o melhor jogador do mundo, mas é o que acontece, eu faço mejai em normal game e fico com 15 stacks em média.

    Vamos duo Kun, você vai ser last pick, vai ser xingado porque tem um prata no time que só vai ter platina pra cima, mas e dai? O legal ta em xingar e depois ver que ta tudo de boa com a vida, ganhar, perder, carregar, ser carregado, fazer cagada, perder baron pra uma Janna (ontem aconteceu isso numa ranked, rachei de ri), cara como eu sempre digo por ai, acontece, acontece de um deles cair, acontece de ter um afk no nosso time, acontece.

    • CorsoThrash 3 anos atrs

      Poxa li todo teu comentário, e realmente, tu tem que carregar a galera, senão não flui, seja de mid roaming ou jungle, enfim.

      Mas eu por exemplo não vou ranked ainda pq é quase certo que vou cair no bronze e ficar lá me estressando por um bom tempo, isto pq ainda não consigo carregar um time ruim, mesmo com o meu main jungle (Hecarim), ontem foi assim, estava feedado e coordenando o time num normal game, mas daí fui fazer um split push e a galera entregou a rapadura…reclamei do time? Xinguei? Com certeza, mas somente verbalmente pra quem estivesse em casa comigo ahahah

      O que me questionei após essa derrota: valeu a pena aquele split? Devia ter feito isso? O que poderia ter feito melhor? Fiquei com kills que deveriam ser da lane? Foquei as lanes certas?

      Outra coisa que preciso arrumar é o meu farm, visto que jogo mais de jungle e suporte, onde o farm ou é diferenciado ou inexistente.

      Além disso, sobre o lag, ontem eu tava dando socos na mesa, sério, tava chegando a conclusão que as duas skins de Ez TPA estavam dando lag, pq estava tudo normal, daí eu ia gankar bot, mas congelava lindamente, que só vendo…diversas vezes ultava e o ult não saia, estava em smart cast e fiz o que sempre faço…só comentei com o time sobre o lag, pq eu não sei o que ele viram o meu char fazer, pra mim congelou e depois acelerou, mas pra eles eu posso ter chegado na lane e ter ficado parado, vai saber.

      Sobre falar merda no "/all" eu quase nunca falo nada, ontem gankei efetivamente duas vezes o Kha'Zix mid, o que terminou em duas mortes dele, eis que ele começa a falar "vai acampar, quer uma barraca?". Simplesmente ignorei, não tinha tempo pra digitar, preferi gankar outras lanes, tanto que entre os dois ganks no mid, eu gankei e matei no top…trash talk tu só ignora.
      Algo que nunca fiz foi tirar vantagem, semana passada consegui dar double kill quando gankaram em 3 o meu Shen top, e o terceiro foi executado pela torre, isso pq fiz tanta coisa tão rápido, quando fui dar ignite num deles, apertei o teleport junto e teleportei pra própria torre, então quando ia tomar o LH, sumi, voltei e fiz a festa…mas falei algo? Nada, fiquei quieto, feliz, mas quieto! XD

      • safomatetor 3 anos atrs

        Ah, mas então não é Lag, no seu caso é frame drop, isso é problema na otimização do jogo com as novas skins, se continuar diminui as configurações.

        • CorsoThrash 3 anos atrs

          Poxa, mas bota drop desses frames, eles pararam hehe…mas estranho isso, pq em TFs depois não trancou.

    • Então, eu JOGO partidas Ranked, mas eu não sou grande fã delas. Me desgastam mais, me deixam mais cansado do jogo com mais velocidade.
      E eu concordo que você tem que se carregar nas partidas, mas eu sou um jogador que prefere uma função de suporte. Seja realmente jogando como suporte ou com personagens que não tem esse potencial de destruir o time inimigo com seu próprio dano e ganhar o jogo. (vide meus junglers favoritos: Amumu, Maokai, Nunu)

      Eu disse uma vez pro pessoal do cast, eu jogo com quem me chamar pra jogar, independente do modo que seja ou da dificuldade que isso vai gerar. Então, se quiser me chamar pra duo, fique a vontade. Ou Aram, modo normal, dominion, twisted treeline…

  • Tem também o ''feeder'' quando tu morreu só uma vez pro cara… -.-
    "O que seu time fez de errado e o que você fez pra ajudá-lo na correção?" <~vou começar a fala isso tbm
    E reporto mesmo,mas nunca vi esse tribunal funcionando.

    • Acompanhe o fórum, vc vai ver constantemente pessoas reclamando que foram "banidas injustamente".
      Que estavam jogando normalmente e do nada foram banidas, sem ter nem falado nada no jogo.

      A galera não entende(em geral) que o tribunal é um processo lento, que junta vários jogos pra ser criado um caso que vai ser votado e revisto ainda pela Riot(na maioria dos casos).
      Então sim, demora até fazer efeito, mas garanto a vc que ele é efetivo. (Continue reportando XP)

      • CorsoThrash 3 anos atrs

        Mas não esqueça de fazer a sua parte e julgar casos no tribunal, mesmo que não possa fazer 20/dia, faça quantos puder, sempre que puder.

  • yuri ferreira 3 anos atrs

    Também não sou fã de ranked. Tenho sorte se consigo jogar mais de uma partida por dia e prefiro passar esse tempo jogando com meus amigos do que ouvindo besteira e esperando o jogo acabar por que não estou me divertindo. O Kazz sempre fala que sou "positivo" demais quando estamos jogando, que fico tentando mesmo quando o jogo não tem salvação. Mas acho que incentivo e comentários positivos só tem a melhorar o jogo. Xingar o companheiro, ao meu ponto de vista nesse jogo, não vai deixar a pessoa mais confiante ou mais motivada a mostrar que não merece o xingamento e sim vai fazer com que começe uma discução sem fim que não benificia quem está discutindo, o time e nem o time adversário já que isso compromete a diversão do jogo.

  • pedrohenri 3 anos atrs

    Belo texto Kun, descreveu o normal favela como costumo observar.
    Sou do mesmo time que você, sempre calado, não gosto de me envolver em brigas bestas por causa de um jogo. Muitas vezes me sinto mal lendo alguns comentários, mas ainda assim não me dou o trabalho de tentar dialogar.
    É curioso com as pessoas tentam diminuir as suas frustrações e deficiências ofendendo uns aos outros, e é como você escreveu, muitos falam muito e fazem pouco.
    Eu poderia jogar muito mais, mas me desanima entrar num jogo e ficar lendo trash talk. Hoje em dia é muito difícil achar players que reconhecem e aceitam erros como algo a ser superado, o normal é você errar e querer parar de jogar devido a tamanha hostilidade.

    Pra mim "Lixo" virou vírgula no LoL, daqui a pouco perde o teor ofensivo de tanto que foi usado. Eu já cheguei a presenciar uma briga entre dois players de um mesmo time com ofensas tipo "Lixo Lixoso", se fosse comigo não ia funcionar, eu dei muita risada com essa. haha :D

    • CorsoThrash 3 anos atrs

      Outro dia tinha um cara chamando todo mundo de "cocozera" eu tinha que rir hahaha

  • CorsoThrash 3 anos atrs

    Eu já usei o "…" no chat, eu estava escrevendo um texto pro cara, daí parei e pensei "que perda de tempo, não vou ensinar nada falando isso", daí apaguei as reticências, no sentido de "cara, sem palavras pra isso que tu fez", ou o equivalente aqui no RS "me caiu os butiá do bolso" hehehe

  • safomatetor 3 anos atrs

    AHHH, outra polêmica que esqueci de comentar, o seu texto esta focando bastante no comportamento agressivo dos BRs, mas la fora, não se engane, porque é a mesma coisa, o mesmo tanto de elo hell, mesmo tanto de xingamentos, o mesmo tanto de gente querendo avacalhar tudo.

    E uma coisa que me deixa irritado é falar que quando era o NA era bem melhor, eu fico maluco, me sinto ofendido mesmo e dou a sugestão do cara educadamente SUMIR do server BR porque ele não vai fazer falta nenhuma.

    Não sei essa cultura que estão criando em cima dos BRs com o hue hue, ta certo que virou uma brincadeira aqui no Brasil, mas achar que eles são "superiores" em educação, me poupe. Até porque la também tinha tribunal, também tinha xingamentos, la tinha tudo a mesma coisa.

    Qualquer tipo de comparação sem embasamento teórico/cientifico, sem estatística me deixa muito irritado mesmo.

    • Olha, eu revisei o texto do Kun e em nenhum momento eu tive essa impressão que o texto foi focado num comportamento brasileiro. Eu não reli agora (farei mais tarde), mas acho que é impressão sua.

      Se puder, frisa pra mim quais partes se referem a brasileiros e não a um comportamento em geral.

      • safomatetor 3 anos atrs

        não não, ele não afirmou isso, mas a forma como ele escreve meio que é direcionado muito aos brasileiros, eu não estou culpando ele de forma alguma, só comentei no que eu senti no texto sabe, da raiva, do desabafo contra a atitude de brasileiros, como se só a gente fizesse merdas. Mas não estou com raiva dele não, até o dia que ele dizer que o server NA é mil vezes melhor…

        • Eu acho que é impressão sua. Obvio que o que ele descreve é da experiencia dele no servidor brasileiro. Mas em nenhum momento, na minha opinião, ele quis direcionar exclusivamente tais criticas aos brasileiros.

          Talvez o fato de vc já ter ouvido isso muitas vezes tenha te tornado pré-disposto a interpretar dessa maneira.

    • Então(desculpa a demora na resposta, passei 3 dias sem internet), esse meu artigo é focado em coisas que li no servidor brasileiro sim, mas eu não tenho ilusão alguma de que lá fora é um paraíso.
      Aliás, esse artigo é baseado num artigo bem antigo do Stonewall, no Reing of Gaming, falando praticamente a mesma coisa mas com as frases lá de fora(eu sou um fã do stonewall e dos artigos que ele escreve).

      Mas sim, eu passei por praticamente todas as mesmas reações no servidor americano e inclua também racismo.