F4 e saudações! Os PC gamers das antigas lembram com saudade o tempo dos joguinhos de DOS. Se no auge da era dos games de camelô foram cunhados termos como Medalha de honra, Wing Eleven e Dêvil Mai Crai, no tempo do MD-DOS chamávamos os jogos pelos nomes dos executáveis: duke, prince, dott, wof3d, xcom.

duneOs sistemas operacionais modernos como o Windows 7 deveriam ser compatíveis com antigos programas de MS-DOS, mas quem já tentou jogar algum clássico sabe que na pratica isso não acontece. Se o jogo é capaz de rodar sem um crash, a execução correta dele não é garantida, já que alguns jogos eram desenvolvidos em baixo nível, utilizando explicitamente parâmetros como tamanho da memória RAM e o clock do processador, que aumentaram rapidamente nos PCs mais modernos.

E para resolver problemas onde programas escritos para um hardware inacessível precisam rodar em outro hardware mais poderoso, vocês já estão carecas de saber que se utilizam emuladores. E para simular um PC antigo capaz de rodar MS-DOS e seus jogos clássicos, foi criado o DOSBox.

wolf3dDOSBox é um emulador que emula um computador arquitetura IBM PC rodando MS-DOS. Placas de vídeo e som compatíveis também são emuladas, garantindo que os jogos rodem corretamente nos PCs modernos. Muitos clássicos que foram relançados hoje em dia (como alguns games do GoG.com e do Steam) usam o DOSBox por baixo dos panos:

Prince-of-Persia-1989Apesar de ter uma shell com linha de comandos semelhantes ao MS-DOS, é importante frisar que apesar das aparências o DOSBox não usa o sistema da Microsoft, embora seja possível instalar esses sistemas operacionais no emulador.

Além da emulação dos games antigos, DOSBox tem diversas funcionalidades interessantes, como a capacidade de criar drives virtuais, rede P2P, captura de vídeo e mapear portas seriais virtuais para dispositivos USB do computador host. O emulador é completamente gratuito e open source, e vários front ends podem facilitar a interface do emulador para quem não está calejado a digitar linhas de comando numa telinha de texto.
Além de rodar esses games vintage nas versões mais modernas do Windows, DOSBox foi portado para diversas plataformas: Mac OS, Linux, PSP, Android, iOS e Nintendo Wii, apenas para citar os mais populares.

xcomEntão amiguinhos, hoje aprendemos que não só de emulação de consoles vive o gamer saudosista! Clássicos dos PC games podem ser emulados e até comprados comercialmente graças ao DOSBox. Experimentem o emulador e comentem abaixo suas experiências com DOSBox. F2 e até logo!

Faça o download do DOSBox aqui!

Computólogo, RPGista, Gamer, viúvo da Sega e Sonysta.

Twitter 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

4 Comentario(s)

  • Pocket Vin Diesel 3 anos atrs

    Uh interessante a utilização do DOSBox…já tinha ouvido falar + nunca corri atrás…vou fazer um teste p/ PSP!!!

    E kd a continuação do Soul Reaver!!!!

  • Rafael Taira 3 anos atrs

    muito legal. Não imaginava que teria um emulador que rodasse o carmen san diego ou até o comander keen.
    Fico na espera de sair um emulador de mini game ou até do portatil da sega.

  • Rodrigo Gato 3 anos atrs

    Muito bom Ogro! Acho que finalmente conseguirei rodar novamente o Cyberia que veio junto com meu kit-multimídia.