F4 e saudações amiguinhos!

Somos testemunhas da revolução móvel. Telefones, smartphones e tablets não apenas se tornam cada vez mais comuns mas também ficam mais e mais poderosos. Telas Full HD, processadores quad core, GPUs poderosas, esses aparelhos de bolso são muito mais poderosos que os computadores de alguns anos atrás. E se até um desses PCs antigos pode ser reaproveitado como uma estação de emulação completa, é de se esperar que surjam bons emuladores para as plataformas móveis.

2013-05-31 01.01.33Em vez de listar uma infinidade de emuladores para Android, vou falar do único que importa. Mas isso não significa que vou deixar algum importante console de fora, porque esse o programa é o que está mais próximo de se tornar o Um Emulador: falo do Retro Arch.

O Retro Arch possui versões para diversas plataformas, mas para elas existem diversas opções excelentes. Mas esse programa se destaca como a melhor opção de emulação para Android, não apenas por ser um emulador multi-sistema mas por ter um desempenho bastante adequado para uma plataforma portátil. Pode ser baixado gratuitamente na Play Store do Google.

Sim. Um único programa grátis que vai rodar mais de 15 emuladores no seu celular. E melhor que todas as opções pagas.

2013-05-31 00.55.17O programa utiliza o core de diversos outros emuladores compatíveis API libretro, com a devida autorização de cada autor. Assim o programador Themaister, autor do Retro Arch, pode se dedicar em implementar novas funcionalidades e melhorar o desempenho do programa, em vez de se preocupar com a engenharia reversa e fidelidade da simulação de cada console.

Na versão de Android, o Retro Arch suporta o uso de joysticks BlueTooth externos (incluindo o DualShock 3). Para quem não tem um controle disponível, nas settings do programa estão disponíveis diversos overlays simulando na tela os controles de cada console.

Dentre as features mais interessantes, o Retro Arch implementa uma função de rewind muito parecida com a do game Braid. Os efeitos de GPU para filtro de imagem são otimizados para aparelhos de pouco processamento. Nas versões de PC, conta com captura nativa de vídeo.

Como ponto negativo do emulador, a usabilidade e a interface gráfica dele deixa a desejar, o que pode afastar alguns gamers mais casuais ou que não tem paciência para explorar menus e configurações.Por exemplo, não dá para associar um overlay específico para cada core do emulador, então ao trocar um jogo de SNES por um Mega Drive, é necessário entrar nas configurações e selecionar o overlay do controle certo. Os overlays também precisam ser substituídos manualmente quando a tela rotaciona de vertical para horizontal (e vice versa). Esse ponto acaba não afetando o gameplay em si, mas espero ver uma melhora nesse aspecto no futuro, já que esse parece ser um emulador recente.

No vídeo abaixo, vejam o recurso do rewind em ação:

E com isso amiguinhos, termino os tópicos que queria tratar nessa “temporada” da SaveState aqui no Fênix Down. O universo da emulação não é exatamente dinâmico; pouca coisa muda, novidades demoram a surgir. Os videogames mais recentes não possuem uma boa perspectiva de serem emulados com a performance que esperaríamos.

Surgindo novidades ou se realizar novas experiências de emulação (quem sabe, o Ouya? ou um novo controle arcade?) venho correndo aqui postar mais um artiguinho ou guia, mas não dá para manter a SaveState com a mesma regularidade sem comprometer sua qualidade.

Obrigado a todo mundo que acompanhou essa série de artigos até aqui. Ainda podem me encontrar pelo Twitter ou comentários do Fênix Down para trocarmos uma ideia sobre mais e mais emuladores =)

F2 e até a vista!!!!

Computólogo, RPGista, Gamer, viúvo da Sega e Sonysta.

Twitter 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

14 Comentario(s)

  • Eduardo Silva 3 anos atrs

    Não conhecia esse emulador, valeu pela dica.
    Apesar de ter que trocar os overlays manualmente, a facilidade de ter todos os jogos direto em um app só é bem interessante.

  • Biostalker002 3 anos atrs

    Eu também não conhecia esse emu. Parece que foi criado pelo Reirom, hehehe. Um dia você vai falar de pmps emuladores como o Dingoo?

  • Haruki 3 anos atrs

    que pena que acabou durou pouco. (That's what she said)

  • Como assim "acabou"? Sei que não tem muita novidade quando se trata de emulação, mas deve ter algo do que você possa falar! Ainda tem muita coisa por aí ._.

    BTW, eu não conhecia esse emulador. Eu uso 3 emuladores diferente no meu Android, se esse for tão bom quanto em termos de fidelidade, será uma mão na roda pra mim.

    Espero que ele seja compatível com o Xperia Play, tenho esse celular mia boca somente pelo motivo de ser o único com controle nativo.

    *saudades*

    • Flying Kirby 3 anos atrs

      é, achei até meio grossa a resposta do diego game cube ali em cima

      • Nah, eu não acho que tenha sido uma resposta grossa.

      • aff cara, pare com isso…
        perguntar se a pessoa leu o post até o fim não é nada demais…
        é chato ter q encher de smiles os textos q eu coloco para explicar… principalmente se eu tô redigindo no celular
        olha como fica o texto com smiles:

        "não vai, a coluna acabou =(
        nao leu até o fim? =P"

        qual o intuito de eu ser grosso? acho q nenhum né? =P (smile para nao parecer babaca huauhauha)

        abs!

    • então, eu tb nao queria que acabasse mas o Ogro estava reclamando que era muito trabalho para pouco feedback… esse é mal de muito blog/site por aí…
      é triste mas é verdade =/