Gamers com Backlog. Quem são? Onde vivem? O que comem? Tudo isso e muito mais hoje, na Hysteria 28.

Não gosto de ficar escrevendo sobre assuntos relacionados em sequência, mas não dava para ‘pular’ esse assunto na atual conjuntura: muita gente compartilhando o mesmo ‘vício’ nos comentários do último artigo, as férias, as promoções – e o Steam tomando o meu dinheiro como se não houvesse amanhã… Mas vamos lá!

Querendo ou não, você está familiarizado com o conceito de Backlog. Sabe aquela lista de jogos que você tem/comprou/pegou emprestado/ganhou e não finalizou? Pois é, essa infame é a backlog. E, querendo ou não, a maioria de nós acumula mais jogos do que consegue jogar…

Acho que a única geração que não passei por isso foi a dos 16 bits, já que não tinha um troco pra comprar cartuchos… sempre que conseguia um troco ia para a locadora pegar alguma coisa pra jogar no fim de semana. Até no Atari 2600 eu tive backlog (por culpa dos cartuchos com 16 / 32 jogos que um conhecido trazia do outro lado da ponte da amizade…) ! Isso sem falar nas dezenas de CDs alternativos de PSX, de ‘Revistas do CD-Rom / PC Expert’ que vinham com jogos completos / sharewares / demos…

Como já relatei por aqui, pulei a geração passada (GCube/Ps2/Xbox), me dedicando a faculdade + trampo escravo; o pouco que me lembro de jogatina foi graças ao GTA Vice City / San Andreas e Warcraft 3. E ‘voltar’ a jogar videogame foi o meu maior erro, já que entrei de cabeça na geração atual. E o pior: com renda própria. Aí eu descobri o Steam – e comprei um novo PC, equipado com uma ‘ótima’ HD4830 e um Core2Duo de alguns GHz que me falham a memória. E também descobri o e-bay. E o gog, com todos os jogos que usei versões ‘alternativas’ na década de 90 funcionando num windows xp… E ainda teve o ‘meu trabalho’ aqui no Fênix Down.

A Saving Gil nasceu de uma troca de e-mails com o Diego, justamente com o intuito de ‘auxiliar’ os leitores/ouvintes do site a aproveitarem promoções, descontos e conseguirem mais jogos gastando menos dinheiro. E escrever a Saving Gil me deixou com um ’péssimo’ hábito de olhar duzentos sites buscando material para a coluna… e como bom gamer, eu sempre comprava alguma coisa. E então veio a constatação: eu tenho mais jogos do que eu consigo jogar. Esse fim de semana eu fiz uma lista e, entre jogos físicos, ‘ganhos’ da PS+ ou comprados digitalmente, tenho 44 jogos na ‘fila de espera’ do meu PS3. E decidi que preciso acabar com essa situação! (E nem contei o backlog do Steam/Gog…)

Comecei fazendo uma lista com todos os jogos que eu ‘tenho’ e pretendo aproveitar/fechar. Em seguida organizei eles em 4 colunas: ‘Must Play’ (Lista composta por METAL GEAR SOLID 2 HD, SHADOW OF THE COLOSSUS, PORTAL 2, DARK SOULS, METAL GEAR SOLID 3, BIOSHOCK, MGS PEACE WALKER HD, INFAMOUS 2 + FESTIVAL OF BLOOD, DISHONORED, SKYRIM, METAL GEAR SOLID 4); Second Tier (BATTLEFIELD 3, ICO, BORDERLANDS 2, CATHERINE, JUST CAUSE 2, DEAD NATION, MIRROR’S EDGE, GOD OF WAR III, GOD OF WAR ASCENCION, SILENT HILL DOWNPOUR, MORTAL KOMBAT, DARKNESS II); Third Tier (DRAGON DOGMA DARK ARISEN, BIOSHOCK 2, OUTLAND, DARKSIDERS, WARHAMMER 40K SPACE MARINE, TRINE, TRINE 2, DRAGON AGE II, PRINCE OF PERSIA SANDS OF TIME, PRINCE OF PERSIA WARRIOR WITHIN, PRINCE OF PERSIA THE TWO THRONES, KINGDOM OF AMALUR RECKONING, LA NOIRE) e os ‘passatempos’(RAYMAN ORIGINS, SAINTS ROW: THE THIRD, COSTUME QUEST, NI NO KUNI: WRATH OF THE WHITE WITCH) e, por fim, jogos que eu pretendo re-jogar (THE LAST OF US, NEW VEGAS, UNCHARTED 2, RED DEAD REDEMPTION). Meus jogos estão organizados nessas listas, em ordem de ‘prioridade’. E tem gente que ainda pergunta: pra quê fazer essa lista?

Vou citar 5 motivos pra ter uma lista dessas:

01) Não comprar mais jogos se você não vai ter tempo de jogá-los;

02) GTA V

03) Wasteland 2

04) Os novos jogos que ainda entrarão na PS+

05) GTA V

Ou seja, preciso organizar a minha jogatina para fazer tirar alguns desses jogos da lista…
E a backlog de vocês, como está? E como vocês as organizam? Aqui está tudo no excel; se algum dia tiver paciência eu posto no Google Drive pra quem quiser ir acompanhando…

Bruno Esteves

Categoria:

Hysteria

Tags:

, , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

8 Comentario(s)

  • Eu tenho uma lista que já ultrapassa uma centena somando Steam, P33 e XBOX360. O jeito é fazer uma lista e definir prioridades, já que, mesmo com mais grana, falta tempo pra jogar tudo.

  • superbilly123 3 anos atrs

    Eu tenho uma lista dessas também. Depois de ver que na minha lista tem vários jogos curtos(8-20 horas de duração), decidi pegar jogos que sempre tive vontade de jogar e de longa duração(Final Fantasy XIII e XIII-2) já que sou um grande fã de FF, decidi parar de enrolar e ir finalmente jogar esse que é o primeiro J-RPG que estou jogando na geração. De vez em quando jogo um Sleeping Dogs e Persona 3 Portable,
    Em paralelo, tento jogar joguinhos curtos como Donkey Kong Country 2 e 3.

    Dos seus jogos do seu backlog eu recomendo que você jogue apenas o Metal Gear Solid 3, Shadow of the Colossus, e o Rayman Origins. E dê uma chance pro ICO, que é um jogo de apenas 5 horas.

    O resto é resto

    • Nah, vou tentar jogar tudo. Como só pretendo pegar o PS4 lá pelo final de 2014/2015, tem tempo pra tentar jogar tudo!

  • Eu estou quase na mesma, meu ps3 tem alguns jogos parados + o que ganho da PS+.

    Eu estou com uma lista enorme e não pretendo comprar nada até a próxima promoção da steam, o que estou tentando fazer agora é jogar apenas um jogo por vez, antes jogava 5 minutos de cada e não conseguia focar em nenhum. Esse fim de semana pude terminar Hitman: Absolution, agora estou no Bioshock e pretendo joga-lo até termina-lo.

    Somando PS3 + Steam devo ter uns 50 jogos esperando para ser jogados, não tem mais porque a comprad do meu PC gamer foi recente.

    Infelizmente minha lista de re-jogar está com 0, não pretendo jogar nada repitido enquano não der uma esvaziada nessa lista.

    O que está me ajudando bastante a me organizar é o Alvanista, lá posso montar as listas do que quero, finalizei e tenho.

    • Pois é… tem que tentar focar no jogo. Eu, por exemplo, larguei o Bioshock quando saiu o Infinite e agora preciso voltar a ele.

      Vou dar uma olhada no Alvinista e ver como funcionam essas listas, de repente passo os meus backlogs para lá!

  • CySAB 3 anos atrs

    O mais importante é tentar não ser "completista". Não se preocupar muito em fechar 100% do jogo, ou na dificuldade máxima, ou pegar todas as conquistas/troféus tudo na primeira vez.

    Se você tem poucas opções essa é uma forma de você aproveitar cada jogo ao máximo, mas se o backlog está muito grande é melhor jogar mais "relaxado", curtir a história, etc.

    Certamente, os melhores jogos você vai querer jogar uma 2a. ou até 3a. vez e aí tudo bem você querer fazer 100% dele.

    Jogos multiplayer também são inimigos de quem tem um backlog gigante. Depois que comecei a jogar menos online e mais as campanhas single-player e coop consegui dar conta de um volume maior dos jogos que estava comprando em promoções do Steam e da Live (e pra piorar agora tenho PSN+).

    Resumindo:
    – Menos online
    – Menos exploração inútil
    – Menos obsessão por conquistas
    = Mais tempo para os jogos que você mais gosta

    • Boas dicas! Não sou viciado em conquistas e tenho que confessar que meu apreço por multiplayer é quase zero… até pq a minha internet não ajuda muito.

      Mas valeu as dicas!