Olá pessoal!

E está começando a contagem regressiva para a Gamics 50 e não, não sei ainda o que fazer! HEHEHEE

Há um mês falamos de um jogo de X-Men para Mega Drive, além de uma das primeiras colunas ser da conversão dos mutantes para SuperNes. Bom, talvez pela minha recente onda de me dedicar aos fighting games, decidi falar de mais um game dos X-Men, mas que tem uma baita importância para o cenário dos games da Capcom, especialmente os de crossover. Sim, amiguinhos: se vocês vibraram com a maquininha de milagres de Justin Wong na EVO em Ultimate Marvel vs Capcom 3, saiba que o embrião disso tudo é X-Men: Children of the Atom.

Lançado em Dezembro de 1994 para Arcades e em novembro de 1995 para Sega Saturn no Japã, XM:CotA é baseado no enredo de Fatal Atractions (sim, aquela em que o Magneto tira o revestimento de adamantium de Wolverine). O principal vilão é Magneto (oh, mas que surpresa), que pretende lançar um pulso eletromagnético na Terra que vai causar o caos em sistemas elétricos do mundo, inaugurando uma Idade das Trevas para a população não-mutante da Terra (por que mutantes não usam aparelhos elétricos, bem sabemos). Com a promessa de um planeta com os mutantes no poder, os inimigos mais perigosos ​​do X-Men unem forças com Magneto.

Hoje, como é de praxe, vou falar dos personagens dos jogos, menos os que já apareceram em outras colunas.

 

mvc2-colossusColossus

Peter (ou Piotr) Rasputin integrou a segunda geração de X-Men, composta por Tempestade, Wolverine, Noturno, Ciclope e Banshee. Com o fim da União Soviética, a Marvel explorou essa nacionalidade para incluir um personagem bem peculiar.

Como todo mutante que manifesta o gene x pela primeira vez, Colossus teve seu poder revelado na adolescência, quando salvara uma criança de ser atropelada. Seu poder é basicamente transformar sua pele em aço orgânico, que lhe confere certa invulnerabilidade de super força.

Tem um bom coração e trata-se de um dos personagens mais queridos pelos fãs dos mutante, o que faz a Marvel ter um complexo de George Martin e sempre fazer Colossus passar por maus bocados, desde de morrer e voltar (básico) até virar marionete de vilões e membro dos acólitos de Magneto, além de um relacionamento conturbado com Kitty Pride, a Lince Negra, por muitos anos e ter mais recentemente se tornado o novo Fanático.

No game é precursor da jogabilidade de “armor”, que foi usada também em Juggernaut (Fanático) no game e melhorada nos vindouros versus, com Hulk.

Tempestadedetail

Adorada como deus em tribos selvagens africanas, Ororo Munroe é uma dos seres mais poderosos do universo Marvel. Controladora do clima, Tempestade pode desde lançar raios em seus inimigos até dar um voo tranquilo de blackbird sem turbulência.

Também integrante da segunda geração de X-Men, assume a liderança quando Ciclope deixa a equipe e é considerado por muitos fãs como a melhor líder que a equipe já teve. É líder também dos Morlocks, grupo de mutantes deformados que vivem nos esgotos e que eram liderados por Calixto, derrotada em batalha por Ororo. Chegou a casar com T’Challa, soberano de Wakanda e vingador conhecido como Pantera Negra.

No game ela tem um ótimo zoning, podendo avançar com fly, mas é muito fraca em comparação aos demais, mas nos games versus da Capcom, foi muito melhorada, sendo a melhor personagem em X-Men vs Street Fighter, por exemplo.

mvc2-icemanHomem de Gelo

Bob Drake é um dos membros fundadores dos X-Men, sendo o caçula do pessoal. Quando manifestou seus poderes, seus pais o convenceram a escondê-los, mas ao ter sua namorada sequestrada por uma gangue, liberou sua força para salva-la (mas não teve sucesso).

Foi um dos personagens que mais evoluiu durante os anos, passando de um “boneco de neve” para praticamente um elemental do gelo. Pode revestir seu corpo de gelo, lançar rajadas congelantes, criar diversas esculturas (entre elas uma “prancha” que é utilizada como locomoção. Hoje, após X-Men vs Vingadores, tem um relacionamento com Kitty Pride, a Lince Negra e ex-namorada de Colossus.

É o jogador mais top do game, suas rajadas lembram os unibeans do Homem de Ferro, além de seu golpe junto soco e chute, criando uma enorme bola de gelo que gera um dano absurdo.

Samurai de Pratamvc2-silver-samurai

Kenuichio Harada é o filho bastardo do antigo líder do Clã Yashida, sendo meio-irmão de Mariko Yashida, um dos grandes amores de Wolverine. Passou a infância treinando intensamente artes marciais e kenjutsu, torando-se um poderoso samurai. Ao manifestar o gene-x tornou-se um mercenário, atuando como guarda costas de alguns vilões, entre eles a Víbora da H.I.D.R.A.. Quando o líder do clã morre, se reaproxima dos Yashida, ascendendo a líder do clã. Sua rixa com Wolverine começou quando Mariko é assassinada como forma de vingança contra o mutante.

Seu poder é, além de habilidade em artes marciais, a capacidade de gerar um  “campo de táquions”, usado em sua diversos locais, normalmente em sua espada, podendo cortar qualquer material, exceto, claro, o adamantium.

É um dos piores personagens do jogo, muito lento, mas suas shurikens dão boa possibilidade de dano.

mvc2-omega-redOmega Vermelho

Podemos dizer que Arkady Rossovich é a “Arma-X” da antiga União Soviética. O antigo governo comunista implantaram em cada braço um tentáculo retrátil de carbonadium, o adamantium soviético (tipo o Polistation da China, manja?), sendo mais maleável que o original, usando para prender e dranar energia dos inimigos (tal qual no game). Esse esquema de “vampiro mutuna” é essencial para sobrevivencia de Omega Vermelho por que o Cabonadium envenena aos poucos (parecido com chumbo), precisando da energia vital para manter seu sistema imunológico alto.

É o “grappler” do jogo, com um bom alcance com os tentáculos, sendo um dos (bons) personagens aproveitados em outros games da linha versus (e que eu adoraria que tivesse em UMvC3).

 

Spiralmvc2-spiral

Spiral é lacaia de Mojo, um ser extra dimensional que sequestra seres de diversos universos para serem marionetes em jogos mortíferos (algo parecido com o Planeta Arena). Era Rita Wayword, uma dublê de filmes de ação conhecida como Rita Ricochete. Conheceu o mutante Longshot durante um filme e se apaixonaram. Bem ao estilo Exterminador, é sequestrada pela por ela mesma do futuro (já como Spiral) e levada pela primeira vez ao Mojoverso.

Tem grandes poderes mísitcos, envolvendo teleporte e conjuração de armas, ao qual normalmente faz com facas (o que dá ainda mais a sensação de ser parecida com a deusa hindu Shiva), uma força quase ilimitada graças aos implantes de Mojo, além de habilidades com implantes cibernéticos (ela, por exemplo, foi responsável pela criação da Lady Lethal).

No game, suas habilidades são uma combinação competente de zonning e teleportes, com um dos especiais mais interessantes dos jogos. É mesmo uma pena que não tenha sido usada no último título da série.

 

mvc2-sentinelSentinela

Um dos mais clássicos antagonistas dos mutantes, os Sentinelas são robôs ultra poderosos e armados que tem o objetivo de identificar e capturar mutantes. Durante toda a cronologia dos X-Men  surgiram diversos tipos de Sentinelas, desde modelos mais parecidos com humanos até, mais recentemente, mechas de combate.

Todo o seu arsenal é voltado para absorver e neutralizar os poderes mutantes: lasers, mísseis, voo e golpes poderosos são algumas das armas possíveis durante a jogatina. No game, é um dos personagens mais poderosos, mas nada comparado ao Marvel vs Capcom 2 e a versão vanilla do 3.

 

 

E por hoje é só pessoal! Sim, os vídeos foram feitos por mim mesmo: talvez daqui pra frente role de eu mesmo fazer o gameplay dos jogos. Espero que gostem!

Até daqui quinze dias.

Escritor frustrado e viúva da Sega, acho que sou o único que gosta dos amigos do Sonic (até mesmo aquele gato estranho do Adventure 2).

Facebook Twitter YouTube 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

14 Comentario(s)

  • Muito bom Diorod. Ficou bacana comentar as características de cada personagem no jogo e ainda colocar vídeos.

    Esse jogo me explodiu a cabeça na época a jogabilidade era inédita, os visuais fenomenais, tinha os X-man e ainda o Akuma como secretão.^^

    Mas que história é essa do Colossus ser o novo Fanático? O_0 fazissonaummarvel U_UCara, ainda bem que parei de acompanhar a Marvel e DC enquanto tinham boas histórias.

    • DioRod 3 anos atrs

      E ae mano JC!

      Então, cara… Esse jogo também me deixou MALUCO quando vi, mas pirei mesmo no Marvel Super Heroes…

      E valeu pelo comentário sobre os vídeos: decidi fazer isso por que é muito difícil achar as vezes vídeos de gameplays dos jogos, então é melhor que eu mesmo faça, hhehehe

      E sim, o Colossus virou uma espécia de Fanatico: http://static.comicvine.com/uploads/original/1111

      Valeu pelo comentário!

      • william_saito 3 anos atrs

        Sim , o Colossus ficou com o poder de citorak que pertencia a Cain , mas quado ele possuio o poder da fenix , ele o perdeu , hoje ele faz parte da equipe x-force , junto com cable , domino e uns ouros la.

        • DioRod 3 anos atrs

          É verdade…

          Mas confesso que preferia que o poder da fenix ficasse com o Punho de Ferro, heheheh

      • Ah, eu adorei ambos, mas de fato, joguei mais o Marvel SH também. Ele melhorou a jogabilidade e era mais equilibrado (ou fácil pra mim-nunca terminei o CoA) hehe

        Ficou show com os vídeos. Ta cada vez melhor issaqui.^^

        Cara, que coisa bizarra. Não façam isso com o velho Piotr U_U Ainda bem que foi temporariamente pelo que entendi. Saudades dos tempos em que ele era o namoradinho da Kitty e fazia arremesso especial com o Wolverine.

        • DioRod 3 anos atrs

          Na linha Ultimate ele é gay e tem uma queda pelo carcaju!

          • O_0 isso é galhofa né?
            Além do Hercules o Wolvie pegou o Piotr tbm?QUEM BOM QUE PAREI DE LER ESSAS MERDAS !! U_U hehe

  • william_saito 3 anos atrs

    Otima materia Dio Rod , joguei muito esse game , sempre venho aqui dar uma conferida na gamics =)

  • Caraca…1994???? To ficando velho…lembro de jogar muito esse jogo no fliper…ótima coluna!!!

  • Ogro Himself 3 anos atrs

    Quando eu descobri esse jogo eu estava na praia … foi mágico! Minha cabeça explodiu FODA

    Saudade do tempo que tu descobria um jogo novo nao por internet ou noticias … mas entrando num fliper!

    Jogava 2 ou 3 fichas todos dias… melhor verão de todos!

    • DioRod 3 anos atrs

      Eu lembro quando conheci Marvel Super Heroes… O X-Men só tinha no shopping e era caro…

      Esses esquemas de praia eu lembro de KoF 97!