Olá pessoal!

Quase adiamos a Gamics dessa semana- vida de pai de família não é mole.

Hoje voltamos a falar do Amigão da Vizinhança, num jogo que inaugurou a geração PS3/Xbox 360 (vai deixar saudade) e que hoje é muito subestimado. Hoje vamos conhecer (ou relembrar) Spiderman: Web of Shadows!

Lançado para todas as plataformas que estavam chegando e indo embora, SM:WoS foi ambicioso:PosterActivision2 trazer a jogabilidade consagrada dos jogos dos filmes do Aranha (sendo Spiderman 2 do PS2 a melhor adaptação de filmes para um game) com toda uma gama de novas possibilidades, além de um “inovador” sistema de karma. A vantagem do jogo se passar dentro do universo dos quadrinhos da Marvel faz com que tenhamos uma quantidade grande de personagens da editora (diferente do filme).

Somos apresentados a uma Nova York destruída e tomada pelo caos perpetrado pelo simbionte de Venom, que saiu do controle. Nessa primeira etapa é apenas uma intro, para que possamos nos acostumar com a jogabilidade. Após esse início, o jogo volta no tempo para que saibamos como tudo começou.

Quatro dias antes, num dia normal da vida do Homem Aranha ele está enfrentando Venom quando parte do simbionte do vilão se mescla ao aracnídeo. A partir daí, sua personalidade foi sendo alterada pelo simbionte, quando uma hecatombe alienígena ferra tudo e a cidade é dominada por várias versões do Venom, inclusive versões simbióticas de alguns vilões e aliados.

sw8Mas afinal de contas, de onde veio esse simbionte?

Nos idos dos anos 80, a Marvel lançou a primeira mega saga que se tem notícia: Guerras Secretas juntou todos os astros da Casa das Ideias num planeta criado pelo alienígena onipotente Beyonder para se digladiarem em um guerra cujo vencedor receberá aquilo que desejar.

Durante um dos embates, o Homem Aranha perdeu seus lançadores de Teia, fora que seu uniforme ficou quase destruído. Após se ajustarem em uma das bases fornecidas por Beyonder, descobre uma máquina que lhe conferiu um novo uniforme: negro, com diversas funções e teias ilimitadas.

Após voltar das Guerras Secretas, o leitor viu como o uniforme começou a afetar a personalidade do herói, deixando-o mais violento. Além disso, o aracnídeo ficava todo o tempo cansado, mesmo dormindo por horas. Foi revelado então, que o uniforme tinha “vontade própria”, levando-o para passeios noturnos. Consultando Reed Richards, o Senhor Fantástico, foi revelado que o uniforme na verdade é um simbionte alienígena que se alimenta de adrenalina. Após uma briga enorme para se livrar do alien, aparentemente o simbionte foi destruído- mas após alguns anos ele volta em simbiose com o fotógrafo Eddie Brock personificando Venom, um inimigo muito poderoso  em busca de vingança (em breve um histórico mais detalhado do vilão).

No game, os simbionte atinge seu ápice de força, e a influência negativa que ele gera no Aranha é perfeita para justificar suas escolhas no decorrer do jogo- inclusive afetando o final do game. Além do Homem Aranha e Venom, em Web of Shadows há diversos personagens, entre heróis e vilões, que atuam como fonte de decisões na jogatina e principalmente como “summons” que te ajuda a enfrentar as hordas de inimigos que temos no jogo(tal qual em Maximum Carnage).

Vamos a eles, pois (somente os que ainda não apareceram, a propósito):

Gata Negra

5 Gata Negra

Uma das parceiras mais recorrentes do Aracnídeo, Felícia Hardy é filha de um antigo (e falecido) inimigo do Amigão da Vizinhança: o Gato. Obcecada pelo pai, adotou seus métodos, assumindo a identidade de Gata Negra, sempre realizando roubos audaciosos, abusando de charme e (muita) sensualidade.

Chegou a engatar um romance com o Aranha (por quem sempre foi apaixonada) durante a época das Guerras Secretas, sabendo inclusive sua identidade secreta. Entretanto, seu sentimento era para com o herói irônico e habilidoso e não com o nerd fotógrafo com a vida ferrada que era Peter Parker, e os dois romperam.

Seus poderes envolvem a grande habilidade acrobática, incluindo uma espécie de “aura de azar”, chamado na Marvel de Manipulação de Probabilidades- sempre que alguém cruza seu caminho (tal qual a superstição) alguma coisa ruim acontece com seu oponente. Além disso tem visão noturna, tudo fruto de uma experiência ao qual se submeteu para ficar em pé de igualdade com o Aranha. O que ela não sabia é que seu misterioso benfeitor era nada mais nada menos que o Rei do Crime.

No game aparece como vilã, e é responsável por algumas da principais decisões da história.

Luke Cage

7 Luke Cage

Cage nasceu e se criou nas rua do Harlem. Lá, integrou gangues durante sua adolescência e início de vida adultas, mas foi preso por um crime que não cometeu. Na prisão, se voluntariou a um experimente de aumento de performance. sabotado por um carcereiro, o experimento foi um “fracasso”, conferindo a Luke super força e semi-invulrabilidade (é, só os mutantes que se ferram com mutações e etc).

Após sair da prisão, começou a trabalhar por dinheiro principalmente como guarda-costas, criando, após algum tempo, a empresa Heróis de Aluguel, junto com Daniel Rand, o Punho de Ferro. Como herói de aluguel chegou a integrar o Quarteto Fantástico por um tempo substituindo o Coisa. Hoje, é líder dos Thunderbolts (super grupo composto po vilões com promessa de perdão dos crimes em troca de missões “heróicas”), antes, porém, ganhou seu maior destaque ao se tornar o líder de um (dos vários) grupo de Vingadores.

Ele é (acreditem se quiser) o mentor do Homem Aranha no game, ensinando-lhe suas primeiras habilidades e pedindo ajuda com bandidos de rua.

Cavaleiro da Lua

1 Cavaleiro Da Lua

Para resumir, Marc Spector, o Cavaleiro da Lua, é o Batman da Marvel.

Numa explicação um pouco mais detalhada, ele é o avatar de um deus egípicio da Lua: Marc atuou como mercenário após sua estadia nas forças armadas como fuzileiro naval, sendo levado a uma expedição em busca de um artefato egípicio. Traído por um dos que o acompanhava é tratado pelos locais, e quando sua vida se esvai, Khonshu, o deus da lua, lhe faz uma oferta irrecusável: ele salvaria sua vida e Spector se tornaria seu avatar na Terra.

Ao aceitar a proposta, Marc se vinga do traidor e volta a Nova York, e desenvolve um uniforme par aque possa se tornar o vigilante conhecido como Cavaleiro da Lua- passou por vários altos e baixos da editora, indo ao fundo do poço na época da Guerra Civil (quase enlouquecendo) e chegando ao ápice ao integrar uma das equipes de Vingadores. Seus poderes tem influência sobre as fases da lua: na cheia por exemplo, é onde atinge o ápice de suas forças. Além disso, seu treinamento de fuzileiro e mercenário o ajudam a se virar, além de seu uniforme se revestido de adamantium em locais estratégicos.

Em Web of Shadows, aparece em uma das missões envolvendo o Rei do Crime e o Abutre. Após ajudar o Aracnídeo, ele se torna um dos summons.

Abutre

2 Abutre

O Abutre é um dos vilões mais clássicos do Aranha. Integrou, por exemplo, o Sexteto Sinistro Original. Adrian Toomes desenvolveu asas artificiais para poder voar, mas pouco mais além disso. Algumas versões do vilão (como no desenho do Aracnídeo dos anos 90) dão o poder de absorver a juventude das pessoas.

A bem da verdade, o Abutre é um dos vilões mais buchas do Aranha. Ele é meio esquecido hoje em dia e então não há muitas coisas relevantes, mas no game ele foi responsável pelas cenas mais must by do jogo.

 

Rino

3 Rhino

Imigrante Russo, Aleksei Mikhailovich Sytsevich (tive que copiar da Wikipedia, desculpem) começou a praticar roubos para trazer sua família par aos EUA (trabalhar que é bom, nada) quando recebeu uma proposta de militares soviéticos para se submeter ao que seria a experiência de criação do super soldado russo (se não estou equivocado foi o mesmo que criou o Soldado Invernal). Em um dois testes, seu corpo foi revestido por um traje que lembrava a carapaça de um rinoceronte. Com o tempo, seu corpo e seu traje viraram um só, tornando-se literalmente meio homem, meio rinoceronte.

Foi derrotado várias vezes pelo Aranha, além de se envolver em grandes batalhas contra o Hulk (por que perder para um herói franzino não é o bastante para desistir). No game você enfrenta/resgata o vilão em uma das missões de karma.

 

Electro

6 Electro

Max Dillon é mais um dos vilões mais clássicos do Aranha. Abandonado pelo pai e super protegido pela mãe, Dillon se tornou eletricista (é…) de uma grande companhia elétrica. Ganha seus poderes ao ser atingido por um raio após salvar um companheiro de profissão- seu corpo está sempre gerando um campo elétrico e pode voar, subir paredes e emitir rajadas elétricas.

Após diversas derrotas para o Aracnídeo, decide se unir a outros vilões, integrando o Sexteto Sinistro (também) e o Quarteto Terrível, sendo derrotado em todas as vezes.

Foi o grande vilão do segundo jogo para PS1 do Aranha, Spiderman 2: Enter the Electro, e em SM:WoS tem uma das piores (no sentido de mais difíceis) missões do jogo.

E por hoje é só, pessoal.

O game pode não ser dos melhores hoje, mas com certeza muita gente coçou a mão para ter um console da nova geração quando ele saiu. É uma pena que as melhorias gráficas e de jogabilidade limaram o  open world que (na minha opinião) é essencial nos jogos do Aranha no jogos seguintes.

Até daqui quinze dias, galera!

Escritor frustrado e viúva da Sega, acho que sou o único que gosta dos amigos do Sonic (até mesmo aquele gato estranho do Adventure 2).

Facebook Twitter YouTube 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

17 Comentario(s)

  • Sei que eu devia de comentar sobre o assunto, mas tenho que falar de uma coisa que me incomoda a tempos: Se "aquele gato estranho" em questão é o Big, ele é do Adventure 1 e só faz ponta no 2…

    • DioRod 3 anos atrs

      É ele mesmo…

      Mas só vi ele no 2, pq quase não joguei o primeiro (na verdade nem o segundo eu joguei tb)… .__.

      • Seu farsário!
        É você com o Sonic, o Diego com Mega Man, só falta me dizerem que o Alex Seph não terminou FFVII!

        • DioRod 3 anos atrs

          Cara… Eu não joguei o Sonic do DC por que sou pobre: não tinha grana pro DC e meu note não roda emulador.

          E não tenho vontade de jogar mais hoje em dia.

          • Acho justo, uso a mesma desculpa pra não ter terminado nenhum Sonic entre o Heroes e o Colours (tirando o Battle,que é vodabagarai).

        • e vc com algum jogo desses ae

  • Até hoje não descobri quais são os poderes do cavaleiro da lua (nunca li HQ desse cara), e todos post que leio sobre ele são evasivos sobre os poderes…(Falta disposição de procurar)

    O ultimo jogo que joguei do aranha era aquele que tinha o Aranha 2099, bem + ou – aquele jogo

    Li o homem aranha na saga do CLONE (MELHOR SAGA EVER) e hoje sequer consigo abrir uma HQ do personagem o uniforme e os inimigos são muito infantilizados

    A marvel tem que seguir a linha dos mangas e padronizar a arte dos personagens, verdadeiros açougueiros são contratados para desenha e escrever

    Sinceramente de HQ só leio Punisher

    • DioRod 3 anos atrs

      Oi Liev!

      No caso do Cavaleiro da Lua, as fontes que achei são vagas mesmo- provavelmene é o básico super força/agilidade.

      Peço desculpas se pareceu falta de disposição em procurar, mas pode ter certeza que sempre faço o melhor pra apresentar personagens meio desconhecidos, mas sem enrar muito em detalhes pra não ficar maçante.

      Valeu o comentário e por aparecer sempre!- já citei uma vez que temos pouca gente que comenta, mas é sempre uma galera maneira (e pode ter certeza que você se inclui nessa!)

      • Não estava falando que você não tinha disposição, estava falando de mim mesmo kkkkk…nunca tive paciência para procurar nada sobre o cavaleiro da lua

        Gosto muito do fenixdown, já fui banido de todos os sites de entrenimento do Brasil e o Fenixdown é o único que me trata com respeito…amo vcs kkkkk

        • ahuuhahuahu como foi assim vc foi banido? q q tu andou aprontando?

          • Não sei a razão, eu só posto e eles começam me banir

            fui banido do omelete 3x fui inclusive ameaçado na porrada via twitter pelo proprietário, do kotaku fui banido 2x, do jovem nerd 1x e do drinknplay eles mudaram o sistema de postagem pra me fazer parar de postar

            Só o Fenixdown me aceita como eu sou

          • eu sempre falei pra vc que seus comentarios soam meio troll e tu é meio sonysta extreme
            mas nao ligo nao, dou risada das tuas pérolas huahuahua

        • DioRod 3 anos atrs

          Tranquilo, chapa! Você sempre comenta alguma coisa maneira. E eu também me divirto com seu sonysmo, hehehehehe

          Se não parte pra ofensa, eu não me incomodo, não!

  • Po muito bom joguei o jogo…mas confesso que tinha uns vilões que não sabia da onde tinham saído…nem a origem…agora sim!!!!!

  • Daigreon 3 anos atrs

    E errou sim,que o Rhino não tem nada a ver com a sala vermelha e o departamento X. Mas isso é extremamente específico e só gente escrota como eu sabe disso de cor.

    A graça real do Cavaleiro da Lua é que ele pode OU NÃO ter poderes,assim como o lance de ser avatar do Khonshu ser balela,talvez. Talvez. O cara já tem 800 personalidades múltiplas mesmo, embora elas só apareçam de 3 em 3. Vai que é 'metagene' latente e precisa do doido acreditar em coisas pra funcionar. Eu acho que ele funciona melhor só na casca-grossisse mesmo.

  • E errou sim,que o Rhino não tem nada a ver com a sala vermelha e o departamento X. Mas isso é extremamente específico e só gente escrota como eu sabe disso de cor.