usagi_image06

Olá pessoal!

Hoje vamos com um tema simples, só não é menor que o post de Gears of War, mas que pra mim foi uma grata surpresa.

Como vocês sabem, sou muito fã d’As Tartarugas Ninja (mais os quadrinhos que os desenhos), e uma das coisas mais legais é a interação com outros personagens. Responsáveis por uma febre de HQs com criaturas antropomórficas, sendo que o personagem que mais fez sucesso nessa moda toda quase atingiu a mesma notoriedade dos quelônios. Esse personagem é o Coelho Ronin Usagi Yojimbo!

Criado em 1984 (mesmo ano de criação das tartarugas) por Stan Sakai, as histórias do coelho samurai ocorre em um Japão Feudal totalmente tomado por animais- não há humanos no mundo de Usagi. Após se engajar nas guerras pelo seu shogun, Usagi decide deixar seu mestre, tornando-se um ronin errante, viajando por todo o “Japão”, levando a justiça e a honradez para aqueles que precisam.

Dessa vez não teremos nada de número completo no post, pois é muito fácil achar as revistas do personagem por aqui (em formato encadernado- incluindo um crossover muito divertido com as Tartarugas)- e todas as histórias levam esse clima medieval em conta (sério, vale a pena). Uma das coisas que me deixava muito intrigado era o fato do personagem nunca (eu disse nunca) ter aparecido em nenhum jogo d’ As Tartarugas Ninja (nem mesmo no “Smash Bros” dos quelônios). Sempre sonhei em poder jogar com o coelho samurai, seja nos beat’n ups ao lado de Leonardo (meu favorito) ou mesmo num jogo próprio. Eis que caçando um tema para essa quinzena, me deu aqueles 5 min do “vai que…?” e decidi pesquisar se havia algum jogo de Yojimbo. E, para minha surpresa, existe. Não só um, como dois.

 usagi-01

O primeiro saiu em 1988 para Commodore 64. apesar dos gráficos perderem (e muito) para os jogos das Tartarugas do Nes, o game de Yojimbo tinha um diferencial: a possibilidade de utilizar dois modos- o pacífico e o de combate. “O caminho do Ronin é longo e triste”, já dizia o herói e no seu caminho há desde peregrinos, até os ardilosos Ninjas Neko (principais antagonistas do personagem). A música muda quando você alterna nos modos, mas essas músicas não mudam. Até também um contador de karma, que aparentemente cai quando você ataca um inocente- é interessante como esses modos de jogo lembram o clássico karateka:

 

Eis que procurando mais, encontro um jogo recente de Yojimbo!

USAGI600HEAD1

Usagi Yojimbo –  Way of The Ronin é um beat’n up clássico, com gráfico exométrico e tudo mais, com direito a escolher personagens. O único problema: é um jogo par acelular (lágrimas).

 

Os gráficos são muito bons para um jogo de celular- sprites em HD, desenhados e fidelíssimos ao traço de Sakai, com direito a “caveirinha” quando o inimigo morre. Diversos inimigos de Usagi aparecem, como os já citados Ninjas Neko, além dos demônios Obakemonos e os ninjas morcegos Komori. Pelo que podemos ver do trailer, temos vários aliados de Usagi jogáveis (ainda não comprei, mas pretendo), sendo listados os três principais a seguir:

usagi_yojimbo

Usagi Yojimbo:

Ronin Errante (para os leitores de Samurai X/Ruroni Kenshin sabem que o termo mais correto seria Ruroni- Andarilho, mas não vamos exigir fidelidade em 1984, certo?) foi um dos principais samurais de lorde Hirano. Após o fim das guerras, deixou seu senhor, transformando-se num Ronin (neste caso, aparentemente ele foi dispensado de seus serviços, então não caiu em desgraça). Extremamente habilidoso, seu principal defeito é seu temperamento (que sempre tenta controlar).

 

Gennosuke:gen-fight

Guerreiro de aluguel, o Rinoceronte Gennosuke é um companheiro recorrente de Yojimbo, mas sua personalidade não combina nada com o estilo honrado de Usagi. Sacana e ganancioso, o mercenário tem uma habilidade ímpar com o arco.

Quase sempre se estranha com o herói, quase indo as vias de fato- o que normalmente gera uma divisão de caminhos (mas que se sempre voltam a se cruzar).

chizu2Chizu

Antiga Jonin (líder) do clã de ninjas Neko, Chizu é irmã de um antigo (e honrado) inimigo de Usagi. Seu primeiro encontro foi no extremamente divertido crossover de Yojimbo com as Tartarugas Ninja (você acha aqui no Brasil no encadernado Sombras da Noite).

Extremamente ágil, tornou-se intreresse romântico de Usagi, deixando o clã de mercenários e seguindo o mesmo caminho de seu amado.

 

E… é isto por essa quinzena galera! Daqui quinze dias, vou trazer um game que por muito tempo segurei para fazer, mais por não conseguir fazer o gameplay dele (como não consegui, vai de vídeos na net mesmo). E esse post merece ser muito (mas muito) grande.

E só pra não dizer que não dei nenhum extra pra vocês:

Valeu pessoal! Até daqui quinze dias.

Escritor frustrado e viúva da Sega, acho que sou o único que gosta dos amigos do Sonic (até mesmo aquele gato estranho do Adventure 2).

Facebook Twitter YouTube 

Categoria:

Gamics

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

4 Comentario(s)

  • Vale lembrar que Usagi Yojimbo é inspirado na trajetória de Miyamoto Musashi, o maior samurai que já existiu.

  • Junto com tartarugas ninja foram meus primeiros desenhos quando estava aprendendo a desenhar. Sou muito fan.

  • Eu já havia visto esse coelhinho em alguma capa quando passeava na seção de HQs, mas nunca havia dado atenção, por achar que fosse algo infantil e sem graça. Na próxima oportunidade vou dar uma olhada com mais afinco.