Atendendo a muitos pedidos, vamos começar a fazer lives semanais, além de gravações de atrações do site, ao vivo !

Porém estamos em um dilema aqui, e como sempre fomos muito transparentes em decisões que tomamos com relação ao site, gostariamos da opinião de vocês mais uma vez!

Bom, quem acompanhou o twitter do site ontem, viu o Diego se batendo para fazer o twitch.tv do Fênix Down funcionar. Os testes foram um sucesso e ele já está pronto para ser usado. O twitch é uma das melhores ferramentas para se fazer lives atualmente, e um fato que comprova isso é o investimento dos novos consoles em oferece-lo como plataforma de stream.

Já fizemos testes de lives em nosso canal do youtube e que também foram ótimos! O Fênix Down sempre quis investir muito em lives diretamente pelo canal do youtube, porém nosso receio era acabar poluindo o mesmo com tanta video de lives que já aconteceram, onde a grande graça vem da pessoa estar online, participar no chat e interagir com o pessoal do site.

Até ontem.

Ontem, nosso amigo Thiago Adamo sugeriu algo que nunca haviamos pensado. Fazer as lives no youtube e deixar os videos como não listados. Ou seja, os videos não vão para a timeline (não poluindo o canal) e ao mesmo tempo já temos o registro diretamente em nossa principal plataforma, centralizando o conteúdo apenas no youtube, e posteriormente sendo postado no site para quem não viu, quem quer ver de novo ou quem tem interesse de assisti-lo depois.

Pois é, de um lado temos uma plataforma feita especificamente para isso e com uma infra relativamente melhor, e do outro temos nossa principal plataforma de conteúdo, que impulsionaria nosso crescimento, com alguns likes que são convertidos em twittadas (criando uma divulgação instantânea), e com uma base instalada de mais de 9.000 (yes! it’s over nine thousaaands) de inscritos que receberão em suas timelines e e-mails quando uma live começar.

Além de que existe uma questão de lag do que falamos com o que vocês asssistem, que parece ser maior no youtube, e segundo nossos testes, tem um aumento de uns 5 segundos em relação ao twitch, fora o problema do chat do youtube ser meio bugado e as vezes apresentar os comentários em blocos e não 1 a 1 como o twitch faz com excelência.

Comentados os pontos fortes e fracos conhecidos por nós, acreditamos fortemente que o público que acessa o site preferirá o twitch já que é a plataforma que a maioria de nossos parceiros usa. Porém, como forma de crescimento do canal e centralização de conteúdo, estamos fortemente dividos a fazer as lives diretamente pelo canal, que possui um outro público que só consome nosso conteúdo por lá, já possui uma base instalada e nos cria um receio de construir mais essa empreitada do zero. Além do fato de que amanhã os consoles podem começar a streamar diretamente pelo youtube e dividir novamente essa tendência, o que acreditamos acontecer.

Mas e você? Qual a sua opinião sobre isso? Você consome esse tipo de conteúdo ao vivo? Prefere assistir lives em em que plataforma? Faz diferença? Deixaria de assistir se fosse no twitch ou no youtube? Assistiria uma vez que já houvesse acontecido? Comente!

Queremos a opinião de vocês e queremos que coloquem mais cartas na mesa com relação a pontos fortes e fracos para tomarmos a melhor decisão possível! Pretendemos centralizar as lives em apenas uma das plataformas mas até este veredicto final, ainda faremos teste em ambas as plataformas para ver como elas se comportam e quem abraça mais público, comentários e feedback!

Assine-as e deixe sua opinião porque certamente vai infuenciar em nossa decisão!

Pior host do mundo, criou o Fênix Down para continuar falando de games. Mas sua mania compulsiva acabou criando mais colunas do que ele aguenta.

Facebook Twitter YouTube 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

29 Comentario(s)

  • DeltaSnake 3 anos atrs

    Na lata mesmo, prefiro o Twitch.tv
    Tem tudo de bom lá: funciona com vários aplicativos de stream, sistema de comentários com moderador, ferramentas pra sorteio de brindes, etc.

    • olha ae, mais pontos positivos.
      É isso que queremos saber de vocês. Que fique bem claro, queremos tomar a decisão certa =]

  • Como participei das lives feitas pelo YT e foi bem complicado a questão do delay e dos comentários, voto nas lives pelo twitch.tv. Tem muita gente fazendo lives pelo twitch.tv, inclusive os parceiros do FD, e por isso acho que não vai ser empecilho pra ninguém assistir as lives do FD no twicth.tv

    • a questão não é o consumo de vocês que já são publico cativo, a questão da live no youtube é a expansão do canal.
      ainda assim, foi o que comentamos no post com relação aos bugs do youtube, funciona meio bugado…

  • natchy 3 anos atrs

    twitch

  • Pelo twitch vocês têm a possibilidade de baixar o stream depois? Por que daí vocês poderiam subir depois no YT, listado ou não. Daí vocês teriam o benefício das duas plataformas.

    • também pensamos nisso, alias se o twitch for o escolhido nós faremos isso. Mas não é o depois que conta apenas, é na hora tb… os 9k do youtube nao saberão ja q nem todos seguem o twitter e nem todos deram like na fanpage. Esse é o contraponto. =]

      • Maaaaaas, no upload do stream vcs podem colocar o link o twitch para educar o pessoal, combinado com avisos no site e outras xoxomídias, deve pegar uma parcela razoável dos 9k. E fazer propaganda dos streams nos outros vídeos deve ajudar a alertar esse pessoal que só segue via youtube.

        • Os videos ficarão como nao listados pq n pretendemos poluir o canal entao eles nem vao ver. Ja a propaganda eh fato que vai existir =]

  • como já tinha falado no tuister, prefiro o twitch, pelo simples fato que na minha internet fedorenta aqui do interior, lives no twitch funcionam de boa, enquanto no youtube é uma bela de uma bosta!

    • anotada a sua situação =]

    • eu concordo com o @rafaelccrm, as lives no twitch fluem muito melhor do que no youtube, exemplos disso eh o campo de comentários, e a qualidade de transmissão do site, fora aquela para dos popups q eu particularmente gosto muito.

  • Elton 3 anos atrs

    Então, quase nunca consigo acompanhar lives devido a outros afazeres, maaaaaas as poucas que acompanhei pelo Twitch foram infinitamente melhores que as do youtube, sem contar que o lance da internet que o @rafaelccrm disse aí encima é valido pra mim tbm, internet do interior é um cocô com live no youtube, ja no twitch é uma beleza!! O foda é esse lance da comunidade do youtube mesmo…talvez fazer um video e postar la dizendo sobre a mudança e como assinar o canal no twitch ja ajude um pouco!!!

  • Eu sou noobão dessas coisas, mas é muito complicado fazer os stream das duas simultaneamente? Sempre vejo alguns campeonatos que ocorrem em ambos, mas devo imaginar que eles tenham boa banda pra fazer isso. Particularmente, eu prefiro o twitch, ele parece ter melhor estrutura pra fazer esse tipo de coisa, comparado ao youtube, além do que quase sempre que eu pergunto a quem assiste algum live, eles comentam que o youtube é bugado/lagado/pesado… Ahh, mais uma coisa, para vocês, principalmente para quem fica de admin nos chats, em qual dos dois serviços é melhor? Levem em consideração as facilidades para quem tem que ficar ali com o BanHammer também. XD

    • Ogro Himself 3 anos atrs

      Dá pra fazer streaming simultaneo, mas nao em todos jogos.

      Por ex, se eu e o Diego jogarmos multiplayer, podemos fazer streaming em ambas, um em cada site.

      Mas se for um single player por ex, complica mais. Até onde testamos o software só faz upload pra um dos sites.

    • raramente precisamos excluir alguem
      nosso publico é bem civilizado
      e a ideia de fazer duas lives simultaneas tem varios problemas… exige muita banda e exige atenção a dois chats, mais o jogo q vc está jogando
      é complexo huahuahua

  • dariek 3 anos atrs

    Não sei se o youtube tem algo parecido,mas no Twitch ele te avisa por email quando um stream começa,alem de ter um aplicativo no google chrome que também te avisa quando um dos canais que você segue começa a fazer stream.
    Isso facilita muito a vida de quem não entra no twitter com frequência.

  • Firekuro 3 anos atrs

    Eu prefiro o twitch por ser uma ferramenta melhor tanto para stream quanto para quem assisti. O twitch consigo assistir até pelo 3g fedorento do meu celular já o YT tem delay absurdo até no meu pc :P

  • Eu voto no Twitch. Os streams do Youtube são muito ruins de assistir e o sistema de chat é uma bosta. Gravando a live do twitch e colocando no youtube depois, com o tempo a galera vai migrando cada vez mais.

  • gordinho do baixaki 3 anos atrs

    Escrevi e saí correndo, pau no cu de quem tá lendo

  • samuel 3 anos atrs

    twitch acho melhor para live, mas se a configuração de transmissão estiver em high, fica impossível para pessoas com internet capenga(como a minha) acompanhar. No youtoba da pro usuário configurar, normalmente, mesmo com o lag de transmissão. voto no twitch pelas qualidades, mesmo com a possibilidade de não conseguir acompanhar

  • LocoMilk 3 anos atrs

    Difícil mesmo decidir, mas eu continuaria no you tube pela base instalada e visando o crescimento.
    Para o alto e avante!!!! o/

  • Lucas Araujo 3 anos atrs

    Não teria sido melhor um vídeo peguntando, ao invés de um texto? O texto só vai ser visto por quem vem no site. Eu verei as lives em qualquer lugar, não me importo.

    • mas o Fênix Down é o site
      o canal é apenas uma extensão do nosso trabalho
      fazemos artigos, podcasts, videos… o canal não tem 100% do nosso conteudo =]

      e principalmente, queria ver a opiniao do pesoal do site pq quem vive no youtube ia votar no youtube
      e fique tranquilo, todo mundo vai sair feliz nessa historia =D

  • Fábio Daleffi 3 anos atrs

    A ferramenta correta para isto seria o Twitch. Via YouTube vocês teriam que utilizar de diversos workaround (nome bonito para gambiarra) para não sujar o canal além de que o Chat, que é a parte mais legal da transmissão, não é muito eficiente.
    O problema é realmente a base de inscritos no canal, que teriam que se cadastrar no Twitch também, mas nada que um trabalho legal de divulgação, nao resolva.
    Lembrando que o Twitch também dispara email no início das transmissões

  • TheMax 3 anos atrs

    O qual der mais chance de monetização para o Fenix Down tá bão de mais sô.

    • poxa, vlw por pensar assim na gente TheMax!
      Mas vamos abrir mão dessa monetização pela qualidade que o povo quer mesmo =]